Por Giseli Cabrini
O varejo alimentar exerce múltiplos papéis. Entre eles, está o de “catalisador” de novos negócios por meio de programas de aceleração de startups, isto é, de empresas jovens e inovadoras.
Segundo informações do Sebrae Minas, enquanto as incubadoras dão o suporte necessário para a estruturação do negócio, as aceleradoras de startups direcionam a operação para o crescimento acelerado em direção ao lucro. Por isso, o processo seletivo para ingressar em programas de aceleração é mais concorrido. Ele exige mais maturidade e estruturação por parte das startups e também é mais criterioso, uma vez que os resultados da aceleradora estão diretamente ligados ao lucro obtido pela acelerada.
Mas por que redes supermercadistas estão apostando nisso? Para inovar de forma estratégica e, assim, contribuir para a criação de soluções de impacto real no varejo. Entre as que já fazem isso estão os grupos Condor e Pereira.
Condor
O Condor Connect é a aceleradora de startup para inovação aberta corporativa do Grupo Condor, criada oficialmente em agosto de 2019, mas com atuação ao lado de startups desde 2016. O programa nasceu com a missão de aproximar o varejo de soluções inovadoras e estratégicas, fortalecendo o ecossistema de inovação do Paraná e do Brasil. Atualmente, são nove startups em aceleração e sete investidas.
“A iniciativa opera com duas teses de investimento. A primeira é o programa de aceleração com smart money, voltado a startups que já possuem MVP [sigla em inglês para Produto Mínimo Viável] validado no mercado e estão prontas para rodar provas de conceito (POCs) com o Condor ou com demais empresas e players do Grupo Zonta. A segunda frente é o investimento financeiro em startups em fase de tração, realizado por meio de um fundo próprio gerido pela Bossa Invest ou por aportes diretos de investimento-anjo”, explica a CEO do Condor Connect, Kauana Yrina.
Segundo a executiva, a decisão do grupo em apostar na inovação aberta partiu da visão de que fazer isso é essencial para acompanhar a transformação digital e a evolução do consumo.
“Ao se conectar com a aceleradora Condor Connect, o grupo amplia sua competitividade, gera novos negócios e contribui para a criação de soluções de impacto real no varejo.”

Aceleradora Condor Connect. Foto: Divulgação
Resultados expressivos
Desde o início, o Condor Connect trouxe resultados expressivos. Durante a pandemia, o grupo implementou soluções de startups como atendentes virtuais via projeção holográfica, tecnologias de realidade aumentada e ferramentas de higienização inteligente, bem como foodtechs de alimentação saudável e inclusiva. Outras inovações foram aplicadas em áreas estratégicas, como a gestão de acesso de terceirizados e promotores, benchmark de preços frente à concorrência, estudos de precificação para o lançamento do atacadista Gigante e medição de produtividade no centro de distribuição (CD).
Atualmente, estão em fase de validação de POCs startups voltadas a Recursos Humanos, atendimento de vendas via WhatsApp e soluções fintech para o superapp do Grupo Condor.
“Esses exemplos demonstram que o programa não apenas apoia o desenvolvimento de startups, mas também gera transformação prática para o negócio, para os clientes e para o ecossistema de inovação”, destaca a CEO do Condor Connect.
GPS
Em janeiro deste ano, o Grupo Pereira lançou o seu “GPS”. Trata-se do programa de aceleração Grupo Pereira Startups, voltado a soluções tecnológicas para o varejo e para tecnologias emergentes.
Ao todo, 111 startups de 18 estados se inscreveram. Desde o fim de abril, as selecionadas – uma de Sergipe, uma do Rio Grande do Sul, uma de Santa Catarina e três de São Paulo – atuam em frentes como: redução do tempo de espera na fila do caixa; aumento da durabilidade e saudabilidade de frutas, verduras e legumes; plataforma de marcas próprias; validação de pagamentos via Pix; assinatura de chocolates premium; e ferramenta de acordo e gestão comercial.
De acordo com a empresa, o objetivo é estar perto de quem está criando as próximas soluções para o varejo. E, por meio do poder da colaboração entre grandes empresas e startups, provocar mudanças significativas para a organização, os clientes, os parceiros e o setor como um todo.
Além do programa de aceleração de startups, a companhia reforça seu compromisso com a inovação e tecnologia com investimentos, ao longo de dois anos, em uma parceria com a Zanthus para a criação de uma startup, a Instivo Retail Tech, que oferece soluções tecnológicas avançadas para o varejo.