Home SeçõesConsumidor Um brinde à cachaça que tem um dia só dela e movimenta R$ 15,5 bi só no Brasil

Um brinde à cachaça que tem um dia só dela e movimenta R$ 15,5 bi só no Brasil

Primeiro destilado da América latina, bebida ocupa terceiro lugar em ranking mundial de consumo

De Edevaldo Figueiredo
0 Comentário

“Pinga”, “branquinha”, “mé” … A cachaça tem tantos nomes pelo Brasil afora e é tão representativa que ganhou uma data só para ela: 13 de setembro. Criada pelo Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac), a ocasião celebra a bebida que é patrimônio nacional e cuja cadeia produtiva movimenta R$ 15,5 bilhões por ano só no Brasil. Além disso, ela ocupa o terceiro lugar entre os destilados mais consumidos no mundo. Perde apenas para o soju (destilado de arroz coreano), líder do ranking, seguido pela vodca.

Números sobre a bebida (2023)

Produção: 800 milhões de litros (*estimativa)
Total de cachaçarias registradas: 1.217
Marcas: 10.526, sendo que Minas Gerais lidera
Empregos diretos gerados: 6.371
Mercado interno: responde por 96,2% do volume produzido
Exportações: 8,6 milhões de litros (volume)/ US$ 20,2 milhões (valores)
Principais mercados consumidores no exterior: Estados Unidos e Europa

Fontes: Mapa da Cachaça/ Anuário da Cachaça 2023, Ministério da Agricultura e Pecuária/ Expocachaça

Origem da data: está relacionada a um episódio histórico ocorrido no mesmo dia em 1661, quando a rainha Luísa de Gusmão liberou a produção e a comercialização da cachaça no Brasil.

Curiosidades

– A cachaça surgiu, intencionalmente no Brasil entre os anos de 1516 e 1532, provavelmente em algum engenho de açúcar do litoral;
– É considerada a primeira bebida destilada da América Latina, antes do aparecimento do pisco, da tequila e do rum;
– Em 1996, o presidente Fernando Henrique Cardoso estabeleceu critérios de fabricação e comercialização da bebida, e em 2001, o Decreto da Cachaça definiu o nome como indicação geográfica brasileira.

Fonte: Ibrac

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada