Supermercadista americana foge dos descontos e atrai mais clientes que a média do setor. Qual é o segredo?
Em tempos de inflação, a reação tradicional dos supermercados é subir o tom das promoções, destacando ações do tipo “leve 3, pague 2” ou “o segundo item com 20% de desconto”. Mas e quando uma empresa não faz nada disso e, ainda por cima, vê o fluxo de clientes subir mais que a média do setor?
Esse é o caso da Trader Joe’s, supermercadista americana que é uma referência em marcas próprias e bom atendimento ao cliente. Um relatório divulgado recentemente pela Placer.ai mostra que, enquanto no mês de maio o tráfego nos supermercados americanos caiu 5% sobre janeiro, na Trader Joe1s houve um crescimento de 6,3% no fluxo de clientes.
Trata-se de um daqueles casos de “estar no lugar certo na hora certa”. A Trader Joe’s é uma marca que alia preços justos e produtos de alta qualidade, vendidos por meio de marcas próprias. As prateleiras das lojas, por sinal, são dominadas por produtos private label e, normalmente, existem poucas opções de cada produto para escolher – o que acelera o processo de compra e faz da marca uma curadora do sortimento.
Assim, a Trader Joe’s se estabeleceu há muito tempo como uma marca de preços justos – e essa percepção de valor tem sido reforçada no atual momento de inflação no varejo americano. Mais ainda: a varejista oferece a clientes com aperto orçamentário a possibilidade de ter uma experiência premiunizada, com produtos com uma relação custo/benefício extremamente positiva em um momento em que é difícil ter “luxos extras” que caibam no bolso.