Rede americana de supermercados se destaca entregando qualidade e evitando competição exclusivamente baseada em descontos
Por Renato Müller
É comum que o varejo foque em produtos de qualidade a preços mais altos, ou então foque no preço baixo e abra mão da qualidade. A rede de supermercados Trader Joe’s, com mais de 500 lojas em mais de 40 estados americanos, vem tendo sucesso com preços competitivos e qualidade superior.
“Violamos todas as regras do varejo, menos uma: entregamos muito valor para os clientes”. Essa é uma frase conhecida do fundador da rede, Joe Coulombe, e que ainda hoje se aplica ao negócio. Em uma recente edição do podcast “Inside Trader Joe’s”, os apresentadores Tara Miller e Matt Sloan (ambos executivos da rede) discutiram o que preço, custo e valor significam – e como eles se traduzem na experiência dos consumidores.
Leia mais:
- Nos EUA, posição política aparece até mesmo nos supermercados
- Varejo volta ao básico nas oportunidades de mídia nas lojas
- Supermercados aumentam disputa pelas visitas dos clientes
“Preço é um componente importante do valor. O que procuramos fazer é oferecer uma qualidade excepcional a um preço muito bom, fazendo com que a equação custo/benefício seja muito vantajosa para os clientes”, afirma Matt Sloan, VP de marketing da empresa. “Preço é o que o cliente paga. Valor é o que ele recebe pelo que paga”, acrescenta.
Para a diretora de marketing Tara Miller, um ponto essencial da estratégia é que a marca se posiciona como um agente de compras para os clientes. “Queremos levar sempre a melhor negociação possível, pois, com bons preços, os clientes compram mais”, acredita.
Além disso, a empresa só mexe nos preços dos produtos se os custos mudam. Assim, aumento de preços é a última opção – e caso os custos diminuam, o preço na gôndola varia para baixo também. “Dessa forma, conseguimos oferecer muito valor pelo que cobramos, sempre”, justifica Sloan.