Maior rede de supermercados do Reino Unido adota sistema que permite self checkout sem uso do aplicativo da marca
Por Renato Müller
Desde que a Amazon abriu sua primeira loja autônoma Amazon Go, há quase seis anos, o conceito de “compre sem pagar” vem evoluindo constantemente, ganhando novas características para ser viável em lojas físicas que também recebem clientes que preferem pagar no caixa. No Reino Unido, a britânica Tesco deu mais um passo nessa evolução.
Uma das grandes barreiras ao modelo tradicional de loja autônoma é a necessidade de baixar o aplicativo da varejista e cadastrar um número de cartão de crédito. Esse passo aparentemente simples é suficiente para inibir clientes que nunca compraram nessas lojas – e pode ser fatal para escalar o conceito em um varejo tão competitivo quanto o de supermercados.
Em Fulham Reach, na zona oeste de Londres, uma loja da Tesco passou a testar um modelo que usa câmeras e sensores para identificar o que os clientes estão comprando. A diferença é que o cliente pode pagar em um caixa convencional ou, ao se posicionar em frente ao self checkout, o caixa já informa tudo o que ele comprou, sem necessidade de escanear nenhum item. Os clientes podem, então, conferir a lista e fazer o pagamento, sem precisar fazer o download do aplicativo Tesco Grocery (como acontece em outras lojas no formato autônomo GetGo em Londres).
“Estamos sempre buscando melhorar o formato para fazer o processo de compra ser tão simples e conveniente quanto possível”, afirma Sarah Quiggin, head de Experiência do Cliente da Tesco. “Esse teste adiciona uma opção para que os clientes de Fulham Reach ganhem tempo e não precisem aguardar em filas”, diz ela.