Empresa adota posicionamento “4R” para diminuir impacto ambiental de sua cadeia de suprimentos
Por Renato Müller
Desde 2019, a Tesco retirou mais de dois bilhões de embalagens de plástico das prateleiras de suas lojas, como parte de sua estratégia ambiental. A maior rede de supermercados do Reino Unido adotou uma postura “4R”: remover, reduzir, reutilizar e reciclar. Somente no ano passado, a varejista identificou pelo menos 500 milhões de itens plásticos desnecessários, incluindo 30 milhões de tampas de iogurte e 42 milhões de garfos em saladas – os itens foram substituídos por versões em madeira.
“Temos a responsabilidade de cuidar do planeta. Remover plásticos desnecessários é uma forma importante de reduzir o nosso impacto ambiental”, afirma o diretor de abastecimento sustentável da Tesco, Kené Umeasiegbu. Além de tomar medidas dentro das lojas, a varejista quer trabalhar com fornecedores e outras redes de supermercados para aumentar o impacto positivo das ações 4R.
Nos últimos anos, a Tesco obteve uma redução de 55% nas emissões de carbono a partir do banimento de sacolas plásticas e da remoção de embalagens plásticas desnecessárias. Para continuar avançando, a rede publicou um relatório em que busca contribuir com a cadeia de suprimentos, outros varejistas e governo, sugerindo mudanças nas embalagens de produtos.
Atualmente, cerca de 50% das embalagens plásticas vendidas nos supermercados britânicos não são recicladas, seja por falta de conscientização dos clientes, seja pela dificuldade em fazer a separação desse plástico no dia a dia.