Por Renato Müller
A Tesco pretende voltar no tempo. Mais precisamente, a 2012, quando detinha uma participação de mais de 30% nas vendas dos supermercados do Reino Unido. A empresa, atualmente com um market share de 27,8%, segundo dados da Kantar, disse recentemente em um evento para fornecedores que quer capitalizar seu apelo junto aos clientes para impulsionar a venda de marcas que possam trazer mais oportunidades de crescimento.
Ashwin Prasad, chief comercial officer da empresa, disse que “crescer mais rápido” se tornou uma missão para a Tesco. Para isso, a varejista quer bater as ofertas de seus rivais em valor, qualidade, atendimento e disponibilidade, procurando convencer os fornecedores de que a empresa também é o melhor veículo para que a indústria cresça mais rápido.
“Estamos encorajando nossos fornecedores a trabalhar conosco e nos considerar prioritários em suas estratégias de crescimento”, disse Prasad. No que foi visto como uma referência direta à rival Asda, que vem cortando SKUs das lojas em uma medida para se tornar mais eficiente, a Tesco falou muito sobre ter a linha mais completa de produtos à disposição de seus clientes.
Para crescer, a Tesco precisará tomar espaço das redes rivais. No momento, Asda e Morrisons parecem ser as mais ameaçadas, uma vez que a Lidl (a que mais cresce no Reino Unido) tem os produtos de marca própria como foco e a Sainsbury’s tem o clube de fidelidade Nectar como uma arma para combater a Tesco e seu Clubcard.