O varejo alimentar tem inúmeros serviços que o tornam singular na vida do consumidor. Sabe em quais deve apostar?
Fazer o uso da inteligência artificial, implementar mais ofertas, acelerar a digitalização, trabalhar com produtos mais econômicos, reforçar o sortimento, focar em um atendimento mais personalizado, enfim, o leque de serviços é infinito para que os varejistas busquem maneiras de capitalizar oportunidades e fidelizar clientes.
Mais quais os melhores serviços à oferecer? No que investir? O diretor geral do Paulistão Atacadista, Rodolfo Savegnago, comenta que neste ano as grandes ações com fornecedores, a definição de um mix adequado para o canal, embalagens institucionais, a oferta de crédito do Nosso Cartão, o programa de relacionamento Cliente Campeão, o atendimento do foodservice e os preços diferenciados para quem o utiliza e é um Cliente Campeão são os grandes diferenciais da loja e que serão mantidos e ainda mais explorados em 2024. ”
Atrair clientes
“O Paulistão vem com um conceito de loja para atender o cliente transformador, restaurantes, bufês, bares, varejos de vizinhança, com produtos e embalagens voltadas para este público, com todo o apoio de equipe de televendas e vendedores externos, atingindo toda a região onde as lojas estão inseridas. Temos também o canal de e-commerce no qual o cliente pode fazer o pedido e retirar na loja no melhor horário. Além disso, temos facilidade de pagamento por meio do Nosso Cartão (mencionado a cima), no qual foi desenvolvido o cartão empresarial que disponibiliza um limite de crédito ainda maior no CNPJ. Também atendemos a todo público, inclusive o cliente final que gosta deste formato de vendas, pois prezamos sempre pelo bom atendimento, com experiência de compra com conforto, além de comodidade e rapidez”, explica Savegnago.
Troca de experiência
“Compartilhar estratégias valiosas para auxiliar supermercados, principalmente os menores, a superar obstáculos e se destacar no mercado é essencial, pois eles têm a flexibilidade necessária para se adaptar rapidamente às demandas dos consumidores, oferecendo um atendimento personalizado, superando qualquer tipo de desafio”, diz o consultor de pequenos e médios supermercados, Nelson Alexandre.
- Experiências de compra agradáveis: Uma abordagem inteligente é desenvolver áreas de refeições rápidas, cativando clientes em busca de praticidade. Buscar fornecedores locais que prezam pela qualidade pode estabelecer parcerias vantajosas, proporcionando um diferencial notável.
- Presença digital impactante: Ainda que sejam empreendimentos de menor porte, ter uma presença online é fundamental para facilitar compras à distância e oferecer opções de entrega, adaptando-se às necessidades modernas do consumidor.
- Atendimento personalizado e acolhedor: Conhecer os clientes, oferecer conselhos personalizados e criar um ambiente acolhedor faz toda a diferença. Os supermercados menores geralmente têm uma capacidade maior de implementar estratégias focadas no atendimento individualizado. Normalmente os funcionários desses supermercados, conhecem parte dos clientes até pelo nome; isso já é um grande diferencial.
- Adaptabilidade às mudanças: A flexibilidade inerente aos negócios de menor porte possibilita ajustar estratégias rapidamente, especialmente em períodos desafiadores. A capacidade de resposta das pequenas empresas é notavelmente mais ágil em comparação às grandes corporações.
- Fortalecimento com parcerias locais: Estabelecer parcerias dentro da comunidade fortalece a economia local e possibilita o acesso a produtos exclusivos. Oferecer atendimento personalizado, focado nas necessidades dos clientes, cria laços emocionais e promove a fidelização. Investir em tecnologia e adaptar-se aos novos hábitos de consumo é crucial para permanecer relevante. Destacar-se pela qualidade do atendimento e pelo uso estratégico das redes sociais também se mostra crucial. O objetivo principal deve ser sempre proporcionar uma experiência de compra excepcional aos clientes.
Digitalização
De acordo com o relatório “Tendências do Varejo 2024”, da Opinion Box, algumas mudanças significativas irão moldar o cenário do e-commerce e das lojas físicas. Nos últimos 12 meses, 77% das compras foram realizadas em sites e/ou lojas virtuais, enquanto 67% foram realizadas em lojas físicas. A aposta em 2024 é investir em atendimento em todos os canais. Isso porque, segundo o relatório, em um mercado cada vez mais competitivo, é essencial que as marcas busquem prestar mais atenção nos clientes, a fim de potencializar o serviço de atendimento, tornando esse setor da empresa um diferencial para o negócio.
Com a proposta de oferecer um serviço rápido, simples e objetivo, diminuindo custos e potencializando vendas, as empresas devem se atentar a essas tendências:
Chatbots
De acordo com a Gofind, empresa de soluções Online-to-Offline, se antes os chatbots (robôs desenvolvidos dentro de aplicativos de mensagens para automatizar o atendimento) eram baseados em regras pré-definidas ou comandos limitados, hoje é possível tornar esse atendimento cada vez mais personalizado.
Os bots impulsionados por inteligência artificial entendem a linguagem natural das pessoas e seguem aprendendo com cada conversa e evoluindo para interagir cada vez melhor com as pessoas. Sendo assim, para uma comunicação eficiente, é ideal que as empresas invistam em um serviço de atendimento de qualidade que atenda as necessidades dos seus clientes.
Humanização no atendimento
Em 2024, a Scooto, central de atendimento que transforma o relacionamento entre pessoas e empresas, acredita que a humanização no atendimento se destacará como uma tendência fundamental, indicando uma compreensão crescente da importância do capital humano nas organizações. Em contraste com a busca por eficiência, por meio de novas tecnologias, a ênfase deve estar na integração da experiência humana para criar experiências personalizadas. Esse movimento reconhece não apenas a eficácia das inovações tecnológicas, mas também ressalta a necessidade de equilibrar a eficiência com a autenticidade proporcionada pelo olhar humanizado, tanto para o relacionamento com o cliente quanto com os profissionais da sua empresa.
Jornada do cliente de ponta a ponta
A maioria das organizações está focada apenas no caminho até a compra e não se atentam para a retenção do consumidor. Para a ilegra, empresa global de design, inovação e software, se as empresas se concentrarem na jornada completa, por três anos ou mais, terão duas vezes mais chances de obterem apoio da gestão. É preciso pensar além da compra para criar experiências completas para o cliente.