Por Giseli Cabrini
Com presença garantida cada vez mais cedo nas gôndolas, eles já podem ser vistos nas prateleiras a partir de agosto, os panetones compõem uma categoria sazonal vista com potencial para ampliar as vendas do varejo alimentar e da indústria.
Do lado do varejo, as redes apostam em marcas líderes, panetones de fabricação ou marcas próprias e, também, ações sociais. Do lado da indústria, para a temporada 2024/25, há sabores inusitados, entre eles versões com toque de bebidas como limoncello e prosecco, além de opções veganas, livres de glúten, leite e lactose, bem como diferentes formatos, gramaturas e embalagens, de olho no potencial da categoria como item presenteável.
A produção de panetones em unidades tem crescido de 3% a 5% ao ano, enquanto o faturamento segue com uma evolução de 5% a 8%, fruto do aumento no tíquete médio. As informações são da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas, Pães e Bolos Industrializados (Abimapi).
Vale destacar que, em 2023, o resultado foi particularmente expressivo, com um crescimento de 31,5% em faturamento de novembro a janeiro, alcançando 37,6 milhões de lares. Esse aumento reflete não só o poder de recuperação econômica, mas também o valor emocional que os consumidores atribuem ao panetone, especialmente nas festas de fim de ano, segundo análise feita pela Abimapi.
Varejistas
O grupo GTOP – que reúne as bandeiras Rede TOP e Preceiro Atacadista – reforça que a categoria de panetones tem papel importante na sazonalidade de festas de fim de ano. “Ela compõe a cesta natalina dos clientes, quer para presentear ou para consumo próprio. Isso, com certeza, atrai os consumidores até as lojas. Nos últimos anos, os sabores com chocolate têm ganhado relevância entre os clientes. Em algumas marcas, a versão já ultrapassa a venda do tradicional sabor frutas”, detalha o diretor comercial do grupo GTOP, Douglas Campestrini.
Segundo o executivo, para o consumo, a gramatura mais procurada é de 500 gramas. Já, para presentear, panetones de 750 gramas e as opções em lata são os preferidos.
De modo geral, a qualidade é o principal atributo valorizado pelos clientes. Em segundo lugar, o custo-benefício. “Mas é importante destacar que as marcas líderes e as embalagens festivas são de grande procura entre os presenteáveis”, explica Campestrini. Ele acrescenta que, nas lojas da rede, os panetones chegam às gôndolas em setembro, pois é também o momento que a maior parte da indústria coloca os itens à venda.
Além de panetones de fornecedores, a rede GTOP possui uma linha de fabricação própria, produzida na sua indústria de pães Infinito Sabor como uma proposta de produto artesanal. “Quanto ao volume, nossa projeção é um crescimento de 15% nas vendas.”
Ainda sobre a categoria, o grupo GTOP tem um trabalho social importante social com o Panetone do Bem. Trata-se de um projeto destinado a oferecer apoio financeiro e visibilidade para lares de idosos. “A cada Panetone do Bem vendido, destinamos R$ 2,00 para instituições parceiras. Em 14 anos de existência do projeto, já foi destinado mais de R$ 700 mil a lares de idosos. Essa ação, sem dúvida, tem um impacto positivo nas vendas da categoria. Além disso, a exposição massiva dos panetones nas lojas é uma estratégia clássica e eficiente para o cliente tenha contato com o item já pensando na sazonalidade”, destaca Campestrini.
Fabricantes
O presidente-executivo da Abimapi, Claudio Zanão, destaca que o segmento de panetones têm uma contribuição significativa para o faturamento geral da indústria de produtos natalinos, representando uma parcela importante do desempenho anual das empresas. “A cada ano, a categoria ganha mais relevância dentro do nosso setor, tanto em termos de faturamento quanto em geração de empregos temporários, especialmente no período de festas. Após o fim da pandemia, observamos uma retomada consistente nas vendas.”
Por enquanto, a Abimapi não dispõe de um dado consolidado sobre o consumo per capita de panetone por regiões de forma detalhada. “O que podemos afirmar é que o consumo do produto tem uma forte presença em todas as regiões do País, sendo especialmente relevante no Sudeste, que concentra o maior volume de vendas.”
Sobre a aposta das redes de supermercados em marcas próprias de panetones, a Abimapi vê isso de forma positiva. “Elas ajudam a democratizar o acesso ao produto. Além disso, a variedade de marcas, sejam elas próprias ou tradicionais, colabora para que o panetone continue sendo um item relevante em todas as classes sociais”, explica Zanão.
Quanto a estratégias para potencializar as vendas dessa categoria sazonal, para o executivo, a antecipação das vendas é eficaz. “Isso permite maior exposição e, consequentemente, mais tempo para decisões de compra. A indústria e o varejo podem trabalhar juntos para realizar ações promocionais, degustações e campanhas que reforcem o panetone não só como item de consumo, mas também como presente. Importante destacar que o fato de as embalagens estarem mais sofisticadas também reforça esse apelo.” Para Zanão, explorar a categoria como presenteável ajuda a expandir o período de vendas e atingir mais clientes. “O varejo pode criar seções específicas com panetones posicionados ao lado de outros itens sazonais. Por exemplo, oferecer opções personalizadas, como kits com vinhos ou espumantes. O consumidor valoriza a conveniência e as opções que unem sabor e experiência.”
Em relação aos desafios para a indústria, segundo Zanão, o principal deles, em 2024, tem sido lidar com o aumento dos custos de produção, o que afeta toda a cadeia produtiva. “Insumos como farinha, energia e transporte estão em alta. Equilibrar essa pressão sem repassar integralmente ao consumidor é uma questão delicada. Porém, vemos oportunidades no crescimento da diversificação dos produtos.”
Prova disso, segundo ele, cada vez mais o mercado de panetones traz uma variedade maior de opções para os consumidores. “Em paralelo a sabores tradicionais de frutas cristalizadas e gotas de chocolate, há a inclusão de opções salgadas, versões veganas, sem glúten e sem lactose, bem como panetones em diferentes gramaturas, que vão de pequenas porções individuais até os grandes formatos para presentear.”
Confira, a seguir, novidades da indústria:
Bauducco: a novidade em 2024 é a Bauducco Lata Panettone e Chocottone (800g), uma opção presenteável para os consumidores. Os clássicos Bauducco Panettone e Chocottone continuam sendo os favoritos, enquanto o Bauducco Panettone Pandoro (500g) traz sua receita tradicional. Há também o Bauducco Panettone Limão-Siciliano (500g) e o Bauducco Panettone Frutas & Damasco (500g). O Bauducco Panettone Salgado (400g) é uma alternativa diferenciada. A linha também inclui o Bauducco Chocottone M&Ms (80g), uma versão mini com sachê de M&Ms e calda de avelã para decoração personalizada. Para quem busca praticidade, os Bauducco Chocottone Bites (107g) e Bauducco Panettone Bites (107g) trazem os sabores icônicos em porções menores, cobertos com chocolate ao leite. Os chocólatras poderão desfrutar das variedades de Bauducco Chocottone Maxi, que incluem Avelã (450g), Gotas & Cobertura (450g), Chocolate Branco (450g), Mousse (450g) e Trufa (450g).
Nestlé: entre os destaques estão o Panettone com recheio de chocolate e gostas de chocolate, Alpino; o Panettone com recheio meio amargo, Classic; Panettone com recheio de chocolate ao leite, creme de caramelo e pedaços de amendoim na massa, Charge; Panettone com recheio de chocolate e pedaços de avelãs na massa, Talento. Estão disponíveis na versão de 450g.
Panco: a companhia apresenta para 2024 a versão damasco, doce de leite e castanha-do-pará, em embalagem de 550g para presentear. Para quem prefere porções menores, a opção é o Mini Panetone de Gotas de Chocolate (80g). A atualização da linha Zero com utilização do adoçante stevia também está disponível este ano. Ela possui as categorias tradicionais, com os sabores frutas e gotas de chocolate, e os especiais com fruta zero (com adoçante natural stevia e sem adição de açúcares), trufado, banoffee e tiramissu.
Santa Edwiges: inova sua linha de panetones premium com novos sabores. Entre as novidades estão os Panettones de avelã e pistache, disponíveis em opções de 500g e 800g, e são feitos com fermentação natural e recheio cremoso.
Seven Boys: a fabricante traz duas versões clássicas: Panettone de Frutas e Panettone Gotas sabor Chocolate. Ambos são preparados com fermentação natural e possuem 400g.
Wickbold: apresenta novidades em duas categorias: tradicionais e sem glúten. As versões tradicionais de 400g, disponíveis nos sabores frutas e gotas de chocolate, são preparadas com ingredientes premium e fermentação natural. Para quem segue uma alimentação restrita, a marca oferece os panetones sem glúten e sem lactose (300g), nas opções frutas, com mamão e laranja, ambos cristalizados; e gotas sabor chocolate. As embalagens são desenhadas para serem presenteáveis.
Marilan: apresenta seus lançamentos Casa Suíça 2024: Mini Panetones de 80g nos sabores tradicionais de frutas e chocolate, além do Pettit Gattone Mini (130g). O La Veneziana (750g), panetone premium da marca, contém ingredientes selecionados. Há também as versões: ChocoNozes (500g) e Tortinha de Limão (400g).
Casa Germani: traz para 2024 os tradicionais panetone Gotas de Chocolate ao leite (450g) e Frutas Cristalizadas e Uva-Passa (500g).
GraniAmici: apresenta duas opções unindo a receita clássica com um toque especial da marca: o Panettone Gotas de Chocolate (300g) e o Panettone de Frutas com passas (300g). Ambos os Granittones são livres de glúten, leite e lactose.
Kellanova: traz o Panettone Trufado Parati (400g), que une fermentação natural italiana com recheio de chocolate meio amargo e gotas de chocolate ao leite. Além desta novidade, a marca antecipou a chegada de seus panetones das linhas Tradicional e Max.
La Pastina: relança sua coleção sob a nova marca MAESTRA per LA PASTINA. A coleção inclui uma variedade de sabores: o Panettone Limoncello (750g); o Panettone Vegano com Gotas de Chocolate Meio Amargo (750g) é livre de leite e ovos, adoçado com açúcar de cana e enriquecido com gotas de chocolate meio amargo; o Panettone Gianduia (750g), recheado com uma mistura especial de chocolate e avelãs; o Panettone Prosecco com Uva-Passa (750g); o Panettone Creme de Pistache com Gotas de Chocolate (750g) combina chocolate meio amargo e creme de pistache; o Panettone Tradicional (750g) inclui uvas-passas e cascas de laranja cristalizadas; e o Pandoro (750g), com seu formato estrelado, é produzido 100% com manteiga e finalizado com açúcar de confeiteiro, sendo aromatizado com óleos cítricos e um blend especial de essências.