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“Tecnologia avançada e soluções orientadas por dados estão revolucionando o varejo”

De Edevaldo Figueiredo
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Em entrevista exclusiva à SuperHiper, o presidente da Zebra Techologies no Brasil, Vanderlei Ferreira, entende que automação permite alavancar os negócios dos seus clientes; algumas empresas já colhem frutos 

Em entrevista exclusiva à SuperHiper, o presidente da Zebra Techologies no Brasil, Vanderlei Ferreira, comentou sobre a importância do mercado brasileiro para a empresa, a utilização da Inteligência Artificial que o potencial de transformar a experiência do clientes e de garantir que varejistas estejam sempre um passo à frente.

Qual a importância do mercado brasileiro para a Zebra?
Para a Zebra Technologies, o mercado brasileiro é muito importante do ponto de vista estratégico dentro da América Latina, destacando-se como o segundo maior da região. Em meio a uma era de rápida transformação digital, a operação no Brasil demonstrou um desempenho muito positivo, alcançando um crescimento de 24% em 2023, o que representa um cumprimento de 125% das metas estabelecidas. Esse resultado reconhece a necessidade de digitalizar e modernizar a cadeia de suprimentos para se manter competitivo no mercado global e reflete a evolução do comportamento do consumidor, que prioriza cada vez mais a experiência omnicanal.

Quais as ferramentas mais adequadas para o setor supermercadista que consigam integrar os pontos de contato digitais e físicos?
Para integrar os pontos de contato digitais e físicos sem atritos, a Zebra oferece uma abordagem holística que abrange desde a identificação precisa de produtos com suprimentos inteligentes até soluções avançadas de computação móvel e RFID, que juntas, dão visibilidade em todos os processos.

Atualmente, as impressoras de etiquetas de identificação são fundamentais para garantir a rastreabilidade e a gestão eficiente do estoque, enquanto os computadores móveis e tablets equipam os colaboradores com ferramentas de produtividade indispensáveis, tanto no armazém quanto na loja. Estes dispositivos também suportam soluções de autoatendimento, permitindo que os clientes desfrutem de uma experiência de compra mais autônoma e personalizada.

A tecnologia RFID tem sido um diferencial, especialmente para o controle de estoque e gestão de inventários, reduzindo perdas e aumentando a eficiência operacional. Além disso, nossas soluções de IA, como os scanners de balança que utilizam reconhecimento de imagem, asseguram que o produto pago seja exatamente o produto adquirido, aumentando a confiança e a satisfação do cliente.
Estamos constantemente inovando e expandindo nosso portfólio para incluir tecnologias emergentes, como realidade aumentada e machine learning, que revolucionam ainda mais a experiência de compra.

De forma prática, como que a Inteligência Artificial Generativa contribuiu para uma melhor experiência do cliente supermercadista?
De uma forma prática a IA tem o potencial de transformar a experiência do clientes e de garantir que varejistas estejam sempre um passo à frente. Ela já está sendo utilizada para o controle de estoque, ou seja, nossos sistemas podem prever a demanda com precisão, garantindo que os produtos estejam disponíveis quando e onde os clientes quiserem. Isso reduz as chances de falta de estoque, um fator crítico na satisfação do cliente.

A personalização também é a chave para o engajamento do cliente. Por meio da análise de dados de comportamento de compra, a IA permite criar ofertas e promoções sob medida para as preferências individuais dos clientes. Isso não só melhora a experiência de compra, mas também aumenta a fidelidade deles.

Outro ponto importante é a melhora da eficiência no atendimento. Os clientes podem fazer suas compras mais rapidamente e com maior satisfação, graças à automação e otimização de processos. Isso inclui desde o checkout até a assistência personalizada durante a compra.

Como a Zebra observa o público brasileiro, se comparado com o estadunidense e europeu, quando o assunto é “novas tecnologias” nos supermercados? A Zebra vê boa aceitação dos brasileiros?
O público brasileiro é engajado e aberto às novas tecnologias, o que contribui para o avanço do setor varejista e aprimora a experiência dos consumidores. Isso é extremamente relevante para a modernização e eficiência do varejo nacional e alinha-se com as tendências observadas nos mercados estadunidense e europeu. Os resultados da 16ª Pesquisa Global Anual de Consumidores da Zebra revelaram que o ecossistema está no caminho certo com 86% dos consumidores da América Latina, incluindo o Brasil, afirmando ter uma experiência melhor quando os funcionários das lojas usam a mais nova tecnologia para ajudá-los. Além disso, 78% dos entrevistados preferem uma experiência de compra que integre de forma fluida as lojas físicas e online.

O estudo também identificou que após vários anos de transformação global no varejo, o setor realmente se adaptou ao “novo normal” e a satisfação dos consumidores, em geral, é forte. Vimos um aumento notável da percepção positiva em relação a 2022 e até mesmo superando os níveis de 2019. Esse cenário é reforçado por estudos de comportamento, como o CX Trends 2024, da Zendesk, que aponta que 74% dos consumidores brasileiros já consideram a inteligência artificial como parte moderna e integral do atendimento ao cliente. Essa aceitação positiva demonstra a disposição do público brasileiro em adotar e se beneficiar das inovações tecnológicas no varejo.

Tecnologia avançada e soluções orientadas por dados estão revolucionando o cenário do varejo e isso é uma resposta ao aumento das expectativas dos clientes. A otimização das operações e do gerenciamento de inventário é vital para alcançar a rentabilidade e aumentar a satisfação do cliente frente a desafios contínuos.

Quais soluções tecnológicas a Zebra acredita serem as mais adequadas para diminuir o nível de perdas nas lojas?
As soluções tecnológicas da Zebra para diminuir o nível de perdas nas lojas são bastante abrangentes. A tecnologia de RFID (Identificação por Radiofrequência) é uma das principais ferramentas, pois oferece uma visibilidade mais precisa do inventário, ajudando a reduzir as perdas não identificadas, como furtos, roubos e erros humanos. Um estudo recente da Zebra, o Estudo Global sobre o Futuro dos Armazens, com executivos do varejo, indica que há uma tendência crescente em adotar essa tecnologia para agilizar processos nos centros de distribuição. A expectativa é que a adoção do RFID impulsione as vendas globais para $18,9 bilhões até 2031, um aumento significativo em relação aos anos anteriores.

Além disso, a Zebra oferece soluções analíticas prescritivas que empregam inteligência artificial para identificar e resolver problemas de inventário e ponto de venda em tempo quase real. Sistemas de prevenção de perdas e proteção de ativos também são parte do portfólio, contribuindo para a proteção dos estoques e minimização de desperdícios e perdas financeiras. A rápida integração e localização automática de problemas de inventário são outras formas de reduzir perdas e aumentar a eficiência operacional.

Também lançamos no Brasil a “The Modern Store by Zebra”, um framework que inclui um ecossistema de soluções que ajuda os varejistas a resolver desafios operacionais críticos, como perdas e roubos, e a melhorar a experiência de compra dos consumidores. A Modern Store é apoiada por serviços abrangentes e mais de 10.000 parceiros em 100 países para fornecer soluções personalizadas, integradas e prontas para o varejo que proporcionam os resultados desejados aos varejistas.

Que tipo de automação é possível aplicar no setor supermercadista, que permita aos colaboradores uma melhor produtividade?
É possível aplicar uma variedade de soluções de automação para o setor de supermercados que visam aprimorar a produtividade dos funcionários. A implementação de tecnologia RFID (Identificação por Radiofrequência) pode proporcionar uma gestão de inventário mais eficaz, minimizando as rupturas de estoque. Além disso, a automação de fluxos de trabalho baseados em equipamentos móveis, pode direcionar os colaboradores para atividades mais estratégicas e voltadas ao atendimento ao cliente, potencializando a produtividade. Também oferecemos ao mercado os sistemas de visão inteligente que ajudam a diminuir os erros operacionais.

Outra inovação significativa é a integração de robôs móveis autônomos (AMRs) com dispositivos móveis, como tablets e scanners de código de barras, que pode aumentar o rendimento operacional e economizar espaço físico, ao mesmo tempo que libera os colaboradores de tarefas repetitivas e manuais. Essas tecnologias não só otimizam as operações dos supermercados, mas também contribuem para uma melhoria contínua na eficiência dos colaboradores.

Os carrinhos inteligentes começam a chegar no Brasil… O que mais podemos esperar em tecnologia para supermercadista, nos próximos anos, aqui no Brasil?
Nossa aposta é no modelo “Modern Store by Zebra”, o framework de soluções que ajuda os varejistas a resolver desafios operacionais críticos, como perdas e roubos, e a melhorar a experiência de compra dos consumidores. Esta abordagem integra dispositivos móveis com funcionalidades avançadas, como leitura de códigos de barras e processamento de pagamentos digitais, que podem substituir os caixas tradicionais. Além disso, a tecnologia de self-checkout, que utiliza sensores de RFID e computação gráfica para identificar produtos, promete agilizar o processo de pagamento, melhorando a experiência do consumidor.

No futuro, é provável que vejamos mais tecnologias que visam resolver problemas comuns de disponibilidade de produtos e conhecimento dos vendedores. Isso pode incluir sistemas mais sofisticados de gerenciamento de inventário, plataformas de e-commerce integradas para uma experiência de compra omnicanal, e talvez até o uso de realidade aumentada para fornecer informações detalhadas sobre produtos aos clientes.

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Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

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