Por Renato Müller
O uso de modelos de pagamento parcelado, chamados lá fora de “buy now pay later”, deverá ter um impulso adicional no varejo dos Estados Unidos com a entrada em vigor de novas tarifas alfandegárias, como as recentemente impostas a diversos produtos brasileiros.
Dados de uma pesquisa realizada pela CouponBirds mostram que 52% dos consumidores já usaram opções de financiamento no passado, com destaque para o público mais jovem (66% dos integrantes da Geração Z). Para 68% dos entrevistados, o impacto das tarifas sobre o preço dos produtos do dia a dia deverá levar a um aumento do uso do “buy now pay later” – sendo que 27% do total tem uma “grande possibilidade” de aumentar o uso de pagamentos parcelados.
Com uma frequência cada vez maior, programas de pagamento parcelado têm sido usados para atender necessidades básicas de consumo. Segundo a CouponBirds, as gerações Z (51%) e X (24%) lideram o uso desses serviços para financiar despesas de saúde – esse índice é de apenas 12% entre os baby boomers. O pagamento de aluguel, água, energia elétrica e gás também vem crescendo.
Com o aumento do uso, também aumenta a inadimplência: de acordo com o estudo, 51% dos consumidores Gen Z atrasaram pelo menos um pagamento nos últimos 12 meses e 38% atrasaram várias parcelas – pessoas com renda annual abaixo de US$ 50 mil têm quase duas vezes mais possibilidade de atrasar pagamentos.
“Se o ‘buy now pay later’ representa uma inovação genuína ou um sinal de problemas financeiros maiores depende em grande parte de como as instituições financeiras vão equilibrar crescimento e responsabilidade na concessão de empréstimos, especialmente conforme o serviço avança para bens e serviços essenciais”, disse a CouponBirds no relatório.