Home SeçõesInternacional Tarifas levam consumidores dos EUA a usar mais “buy now pay later”

Tarifas levam consumidores dos EUA a usar mais “buy now pay later”

Pagamento parcelado ganha força no mercado americano diante de incertezas sobre preços dos produtos

De Redação SuperHiper
0 Comentário

Por Renato Müller

O uso de modelos de pagamento parcelado, chamados lá fora de “buy now pay later”, deverá ter um impulso adicional no varejo dos Estados Unidos com a entrada em vigor de novas tarifas alfandegárias, como as recentemente impostas a diversos produtos brasileiros.

Dados de uma pesquisa realizada pela CouponBirds mostram que 52% dos consumidores já usaram opções de financiamento no passado, com destaque para o público mais jovem (66% dos integrantes da Geração Z). Para 68% dos entrevistados, o impacto das tarifas sobre o preço dos produtos do dia a dia deverá levar a um aumento do uso do “buy now pay later” – sendo que 27% do total tem uma “grande possibilidade” de aumentar o uso de pagamentos parcelados.

Com uma frequência cada vez maior, programas de pagamento parcelado têm sido usados para atender necessidades básicas de consumo. Segundo a CouponBirds, as gerações Z (51%) e X (24%) lideram o uso desses serviços para financiar despesas de saúde – esse índice é de apenas 12% entre os baby boomers. O pagamento de aluguel, água, energia elétrica e gás também vem crescendo.

Com o aumento do uso, também aumenta a inadimplência: de acordo com o estudo, 51% dos consumidores Gen Z atrasaram pelo menos um pagamento nos últimos 12 meses e 38% atrasaram várias parcelas – pessoas com renda annual abaixo de US$ 50 mil têm quase duas vezes mais possibilidade de atrasar pagamentos.

“Se o ‘buy now pay later’ representa uma inovação genuína ou um sinal de problemas financeiros maiores depende em grande parte de como as instituições financeiras vão equilibrar crescimento e responsabilidade na concessão de empréstimos, especialmente conforme o serviço avança para bens e serviços essenciais”, disse a CouponBirds no relatório.

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 50 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada