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Sweet Grape ganha 1ª embalagem compostável voltada para o segmento FLV

Novidade reflete o compromisso da marca com a sustentabilidade e busca reduzir significativamente o impacto ambiental na comercialização do produto

De Redação SuperHiper
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O Sweet Grape, tomate do tipo Grape, da marca My Sweet Salad, acaba de ganhar a primeira embalagem compostável voltada para o segmento de Frutas, Legumes e Verduras (FLV) do país. Produzida a partir de matérias-primas renováveis, como a cana-de-açúcar, a novidade reflete o compromisso da marca com a sustentabilidade e busca reduzir significativamente o impacto ambiental na comercialização do produto.

A nova embalagem compostável do Sweet Grape substitui o modelo padrão conhecido como “clamshell” – composto por duas partes articuladas que abrem e fecham como uma concha – por um formato selado, protegido por um filme impresso, semelhante ao utilizado em iogurtes.

De acordo com o Davi Nunes, gerente técnico de produção e comercialização do departamento de novos negócios da Sakata, detentora da marca My Sweet Salad, “o mercado de FLV está cada vez mais atento às soluções sustentáveis que agreguem valor ao produto sem onerar a cadeia produtiva. Por isso, nossa nova embalagem é uma resposta a essa tendência, proporcionando um descarte ambientalmente correto e favorecendo a decomposição natural, sem gerar resíduos tóxicos ou microplásticos”, explica.

Ganhos para toda a cadeia

Além de ser benéfico para o meio ambiente, o novo material oferece transparência total, inclusive no rótulo, valorizando o produto nas gôndolas. Outro benefício foi a possibilidade de um processo de embalamento mais simplificado, que reduz etapas logísticas e aumenta a eficiência operacional, sem impactar o preço final ao consumidor, mesmo com o uso de um insumo mais nobre. Essa otimização também contribui para um melhor transporte e armazenamento do produto.

Mais um diferencial é o uso de QR Code padrão GS1 2D impresso na embalagem, que conecta o consumidor a informações detalhadas sobre origem, certificações, rastreabilidade e práticas agrícolas sustentáveis. Essa ferramenta reforça a transparência e credibilidade da marca, atendendo a consumidores cada vez mais exigentes e conscientes.

A nova embalagem do Sweet Grape já está disponível nos principais pontos de venda do Varejo do Rio Grande do Sul e, chegará gradualmente a outros mercados do Brasil. A marca também projeta, futuramente, passar a utilizar esse tipo de embalagem em outros produtos de seu portfólio, visando ampliar o impacto sustentável em toda a linha.

Mais que uma embalagem, uma solução sustentável

Para levar todo este avanço à cadeia de hortifrúti, a My Sweet Salad se cercou de fornecedores e parceiros de grande referência no país, como a ERT Bioplásticos, empresa pioneira e maior produtora de bioplástico 100% compostável da América Latina. “Nosso objetivo é viabilizar uma alternativa escalável e sustentável para a indústria de alimentos. A parceria com a My Sweet Salad é estratégica porque une escala, inovação e uma cadeia de distribuição já consolidada. Isso acelera a chegada de embalagens compostáveis às gôndolas de todo o país”, afirma o CEO da ERT Bioplásticos, Kim Gurtensten Fabri.

A empresa mantém duas fábricas no Brasil: uma em Curitiba (PR), com capacidade anual de 7 mil toneladas, e outra inaugurada em maio de 2025 em Manaus (AM), que adicionou mais 7 mil toneladas por ano à capacidade instalada. Juntas, as unidades permitem produção próxima de 15 mil toneladas anuais. A planta de Manaus nasceu com a Positivo Tecnologia como primeiro grande cliente e atende tanto ao mercado doméstico quanto às exportações para a América Latina.

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