Home SeçõesTecnologia Supernosso aposta em IA e machine learning para criar layout dinâmico e fortalecer lojas físicas

Supernosso aposta em IA e machine learning para criar layout dinâmico e fortalecer lojas físicas

No lugar de planogramas tradicionais e reativos, rede investe em solução proativa e preditiva na qual mudanças na exposição de itens são sugeridas ou automatizadas com base em dados em tempo real e análises avançadas

De Redação SuperHiper
0 Comentário

Você já entrou em um supermercado para comprar apenas um item e saiu com o carrinho cheio? Esse fenômeno não é por acaso — a ciência por trás da disposição dos produtos, conhecida como layout dinâmico ou inteligente, está transformando a forma como consumidores fazem compras. Diferente da tradicional organização por categorias, o layout dinâmico é uma estratégia inteligente que combina tecnologia, análise de dados e psicologia do consumidor para criar um fluxo de compra natural e intuitivo.

“Estamos falando de uma verdadeira reengenharia do espaço de venda, onde cada produto é posicionado estrategicamente para atender ao comportamento real dos clientes”, explica o diretor comercial do Grupo Supernosso, Marcos Poggiali. E acrescenta: “Quando o layout reflete como os consumidores realmente pensam e se movem pela loja, criamos uma experiência mais fluida que, naturalmente, aumenta o tíquete médio”. Um exemplo disso foi a reorganização estratégica da categoria de amaciantes nas lojas cash & carry do Apoio Mineiro, atacadista do Supernosso. Isso gerou um aumento de 2,5 pontos percentuais no market share da categoria.

A empresa não dá detalhes sobre quando o projeto foi iniciado nem quantas lojas estão envolvidas. Em linhas gerais, a mudança mais significativa é a adaptabilidade. Enquanto o planograma tradicional é reativo — as mudanças são feitas após um problema ou tendência ser identificada e analisada manualmente —, o layout dinâmico ou inteligente é proativo e preditivo: as alterações são sugeridas ou automatizadas com base em dados em tempo real e análises avançadas. O que, segundo a empresa, impacta a velocidade de resposta, a personalização da experiência do cliente e a eficiência operacional.

Para isso, os algoritmos de inteligência artificial (IA) e machine learning (ML) analisam vários volumes de dados (histórico de vendas, tráfego na loja, comportamento do cliente, sazonalidade, eventos externos, dados de estoque etc.) a fim de identificar padrões, prever tendências e recomendar ou automatizar as melhores disposições de produtos. Eles podem, por exemplo, sugerir onde posicionar um novo produto, qual categoria precisa de mais espaço ou como otimizar o fluxo de clientes. A partir disso, os dados são analisados por uma equipe especializada, podendo ou não ser acatados.

De acordo com o Supernosso, adicionalmente ao aumento de market share, o layout dinâmico ou inteligente tende a estimular a compra por impulso e de produtos complementares, bem como a visualização de itens de maior valor, contribuindo para o aumento do tíquete médio. Ao encontrar com mais facilidade o que procura, o cliente é exposto a ofertas relevantes, e a chance de comprar mais é maior.

Além disso, a integração do layout dinâmico ou inteligente com a gestão de estoque permite que o sistema identifique produtos com alta demanda e baixo estoque, otimizando seu posicionamento ou até mesmo alertando para a necessidade de reposição. Isso ajuda a reduzir a ruptura, garantindo que os itens mais procurados estejam sempre disponíveis. Portanto, embora não seja um sistema de gestão de estoque em si, o layout dinâmico ou inteligente fornece insights valiosos que podem aprimorar a gestão. Ao entender melhor o fluxo de vendas de cada item em diferentes posições e momentos, é possível otimizar os níveis de estoque, reduzir excessos e obsolescência e melhorar a acuracidade do inventário.

Com isso, o Supernosso fortalece suas lojas físicas, ainda que a presença no e-commerce seja forte. “Nosso digital complementa o físico, canal no qual grande parte das decisões de compra acontecem. Para nós, o importante é garantir presença onde o cliente estiver, seja no app, no site ou na loja. Queremos oferecer a melhor experiência, no momento e da forma que ele preferir”, afirma Poggiali.

Um estudo global da POPAI/Shop!, associação especializada em marketing de varejo, revelou que 82% das decisões de compra são tomadas dentro da loja, muitas vezes influenciadas pela forma como os produtos estão dispostos. “A compra acontece quando o produto certo, o cliente e a comunicação se encontram no mesmo lugar e momento”, destaca a pesquisa.

Campanha de fidelidade

No dia 14 de julho, a rede lançou a campanha de fidelidade com panelas da renomada marca francesa Cuisinox. Criada em parceria com a L – founders of loyalty — líder global em campanhas de fidelidade no varejo —, a nova ação da rede mineira de supermercados prestigia os clientes do Clube Supernosso.

A campanha contempla seis modelos de panelas importadas: frigideiras de 20 cm e 24 cm, caçarolas com tampa de 20 cm e 24 cm, panela para molho de 16 cm e uma wok de 28 cm, em alumínio reciclado, revestimento cerâmico (livre de resíduos tóxicos) e compatíveis com todos os tipos de fogão, incluindo indução. As tampas de vidro possuem pegador com descanso de utensílios e cabos de baquelite que funcionam como isolamento térmico, proporcionando mais conforto ao uso. A cada R$ 20 em compras, os clientes cadastrados no Clube Supernosso recebem um selo, que poderá ser trocado por descontos progressivos na compra desses itens. A ação é válida para compras realizadas em 36 lojas físicas da rede e também no e-commerce, reforçando a presença multicanal do grupo.

Além de ser uma ação promocional, a iniciativa busca trazer outros resultados quanto ao aumento de frequência, ao crescimento das vendas nas lojas físicas e à ampliação de clientes do Clube Supernosso.

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 50 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada