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Supermercados Superviza mira expansão da rede para 2025 associada ao uso de tecnologia e inovação

Empresa catarinense encontrou na Plataforma Darwin caminho para aumentar o número de vendas, e já prepara para ampliar o uso da solução em suas novas lojas

De Redação SuperHiper
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Oferecido por Inwave

A rede de Supermercados Superviza relatou com exclusividade os benefícios obtidos após adesão da Plataforma Inwave Darwin, solução que tem como objetivo agilizar o atendimento, prevenir perdas e reduzir custos operacionais para redes varejistas e que inclui a funcionalidade de um fiscal remoto tecnológico e inovador. A empresa conseguiu dobrar seu número de vendas através da plataforma, além de reduzir o tempo de atendimento aos clientes e o índice de perdas dos pontos de venda, conforme relata Paulo Oneda, Controller do Grupo Superviza, que cita o exemplo da loja de Chapecó da rede, uma das primeiras que receberam a solução de frente de caixa da Inwave:

“Sentimos essa necessidade porque tínhamos recém-inaugurado a loja de Chapecó, em setembro de 2023, e no dia da inauguração nós vimos que o maior problema estava no PDV. Todos os caixas estavam travados, esperando o fiscal liberar. Tanto que dias depois da implantação da solução, a loja de Chapecó vendeu quase o dobro do dia da inauguração. Sem filas, sem problema nenhum. Essa foi a grande diferença que a gente notou, e credibilizou ainda mais a ferramenta”.

A rede de supermercados inicia sua trajetória no varejo em 2002, com a abertura de sua primeira loja em Videira, Santa Catarina. Juscemar Zabloski, sócio proprietário da Rede Superviza, conta como aconteceu o surgimento dessa primeira loja: “Antes do Superviza surgir, eu era cozinheiro, isso quando tinha 16 anos. Então, eu e minha mãe conseguimos comprar e abrir um restaurante, onde eu e ela trabalhávamos juntos na cozinha. Porém, eu tinha um sonho de abrir um supermercado, e o que eu tinha condição de fazer na época era montar na garagem de casa esse mercadinho. Fechei a garagem e fiz um mercadinho com uma geladeirinha azul, duas prateleiras e um caixa que eu mesmo atendia. E isso foi dando proporção. Logo a gente foi evoluindo, teve outro, mudamos… é uma longa história, mas que escalou muito rápido”.

De fato, o mercado que começou em uma garagem cresceu em larga escala, ao ponto de se tornar um dos principais supermercados do Estado de Santa Catarina, ocupando a oitava colocação no Ranking Estadual de Supermercados da ACATS (Associação Catarinense de Supermercados). Hoje, a rede conta com seis lojas, sendo quatro varejistas e dois atacados, com a previsão de abertura de mais uma em Pato Branco ainda no ano de 2024, e com a projeção de mais nove novas lojas para 2025. Além disso, são 1200 colaboradores atuando na rede atualmente.

Com todo esse crescimento em alta escala, a rede sentiu a necessidade de buscar por inovação e tecnologia, visando melhorar o controle sobre seus produtos, além de otimizar a velocidade de atendimento em seus pontos de venda. Através dessa busca por otimização, Juscemar conheceu a Inwave, e se interessou pela Plataforma Darwin, que oferecia exatamente o que ele buscava:

“Desde sempre, nessa região do meio oeste catarinense, a nossa rede sempre foi pioneira em inovações, fomos os primeiros a informatizar, os primeiros a incluir balança no checkout. Em busca de mais novidades e tecnologias para explorarmos, começamos a buscar por tecnologias que melhorassem nosso controle sobre produtos e que trouxessem maior agilidade ao nosso atendimento ao cliente, por conta da nossa alta demanda, eram fatores que estavam escapando da gente, nós não tínhamos contabilizado o número de perdas que tínhamos nem o tempo que gastávamos com tarefas como cancelamento de itens, multiplicação de operações. E, quando encontramos a Plataforma Darwin, ganhamos muito em agilidade e em controle de nossas operações”, ele relata.

A rede implementou a solução da Inwave em 15 de dezembro de 2023 e, mesmo com a implantação acontecendo próximo ao Natal, data em que as lojas possuem movimento intenso, foi possível notar grandes diferenças no fluxo do supermercado e no controle de segurança dos pontos de venda, conforme relata Paulo:

“Antes da Inwave, nossa operação de caixa era muito travada, pois o fiscal de cancelamento por vezes tinha uma demanda muito alta de cancelamentos, e por conta disso, a liberação da compra ou o cancelamento de um item levava cinco, por vezes até dez minutos. Atualmente, em trinta a quarenta segundos nós já estamos liberando o cliente. Além disso, a partir da Central Remota, nós conseguimos acompanhar a operação do caixa para verificar possíveis erros, e depois realizamos uma auditoria em cima dos vídeos sinalizados pelas regras de exceção da plataforma”.

“Conseguimos uma grande redução de divergências de inventário, que tínhamos por conta de quebra de produtos que não eram computadas, por exemplo. Essa otimização melhorou nosso controle sobre nosso inventário disponível, melhorou nosso índice de perdas e permitiu com que façamos um controle de estoque mais inteligente e coerente”, comenta Paulo, que explica também como funciona o processo operacional através da Plataforma Darwin: “O caixa, na hora que ele tem a necessidade de multiplicar o produto, cancelar item ou cancelar o cupom, ele ergue o telefone e chama o fiscal remoto, que abre o PDV (Ponto de Venda) e a câmera já, e por lá ele consegue cancelar o item ou cancelar o cupom. Isso agiliza muito nossa operação, reduzindo o tempo gasto em erros comuns, como de multiplicação, ou digitação de um código errado, por exemplo”, relata Paulo.

Hoje, a rede tem a solução Darwin instalada em todas as seis lojas, totalizando 170 checkouts. A próxima loja a ser inaugurada, em Pato Branco, já será aberta com a ferramenta em uso, e a expectativa é que, para as próximas lojas a serem inauguradas, a solução também seja implementada.

“Estou montando em conjunto com toda a equipe de prevenção um planejamento, fortalecendo isso cada vez mais, porque a gente vai expandir. O Superviza, planeja para o ano que vem nove novas lojas, e a gente está buscando cada vez mais controladoria, tecnologia para prevenção, porque tem que ter controle. Uma empresa tem que ter o controle. E essa tecnologia trouxe mais controle, mais segurança para nós. Ganhamos em atendimento e velocidade, porque o cliente não gosta de ficar muito tempo na fila, e com esse ganho de agilidade, conseguimos vender mais e, consequentemente, seguir expandindo nossa operação”, completa Juscemar.

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