Alimentos prontos ganham força no mix das redes americanas e acirram competição com bares e restaurantes
Por Renato Muller
A transformação digital dos supermercados chama atenção, mas uma outra mudança radical vem ocorrendo no setor. Cada vez mais, as empresas do setor estão ampliando sua área de foodservice, agregando restaurantes e opções de alimentos prontos para comer. E os consumidores têm gostado dessa opção.
De acordo com dados da Technomic, 64% dos consumidores utilizam opções de foodservice em supermercados mais de uma vez por mês e somente 17% dizem não encontrar boas opções de alimentos frescos nessa área das lojas. Mas há espaço para evolução, já que dois terços dos consumidores querem mais opções saudáveis e produtos que demandem apenas aquecimento. Outra demanda é por itens que representem uma culinária mais global, de acordo com o FMI – The Food Industry Association.
No varejo americano, a participação das refeições prontas saltou 8,6 pontos percentuais em relação ao ano passado, de acordo com dados da Circana. Já o consumo de ingredientes crus avançou 4,7 pontos. “Os consumidores estão buscando algo que seja conveniente e disponível com facilidade, mas esses itens não eliminam o consumo de alimentos perecíveis tradicionais”, afirma Kate Allmandinger, especialista em alimentos da Circana.