<< Voltar pra Home

ESG



Supermercados querem adotar ESG

9 de junho de 2021
 - 
16:45
 - 
Bruno Marcon
Featured image for “Supermercados querem adotar ESG”

ABRAS reunirá o setor supermercadista em um evento para debater a velocidade das ações ESG com debates entre especialistas e também os ministros da Economia, Cidadania, Fazenda e Meio Ambiente

O setor supermercadista entrou de vez para a lista de segmentos preocupados em acelerar a adoção do ESG (sigla para ambiental, social e governança). Em evento na próxima quinta-feira, 17, representantes do setor irão se reunir para discutir as melhores práticas de governança social e ambiental de maneira definitiva. A reunião, chamada de Fórum Nacional da Cadeira de Abastecimento, será coordenada pela ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS).

O evento contará com a presença de ministros, lideranças da cadeia produtiva e do mercado de capitais, entidades de classe, além de especialistas em meio ambiente e governança. De acordo com a ABRAS, o objetivo é chegar a um consenso na definição de soluções em resposta aos principais desafios do setor na hora de adotar o ESG, especialmente na cadeia de abastecimento. O que deixa claro que, no caso dos supermercados, não basta olhar para as ações internas, mas sim ampliar o escopo socioambiental para os fornecedores, distribuidores e entidades ligadas direta ou indiretamente ao caminho entre os produtos e serviços e as dispensas dos clientes.

Durante o evento, participarão também os ministros da Economia, Paulo Guedes; da Fazenda, Teresa Cristina; da Agricultura, João Roma; da Cidadania e Ricardo Salles, do Meio Ambiente.

Segundo Joao Galassi, presidente da ABRAS, além de discutir os principais desafios ESG, o fórum surge para facilitar a adoção dessa política por todas as empresas representadas pelo setor supermercadista. “Pretendemos discutir o posicionamento institucional para ESG e sugerir temáticas de auto regulação para setor. A articulação dessa agenda positiva certamente avançará a partir desse fórum”, disse, em nota.

Painéis do evento

O evento virtual terá seis diferentes painéis que vão abordar desde a governança familiar até a importância da sigla nas cadeias de abastecimento.

– Dimensão e a importância da cadeia de abastecimento nacional;

– A origem, significado e importância do ESG;

– O impacto social, ambiental e econômico;

– Cases de sucesso da cadeia de abastecimento’;

– Posicionamento institucional da cadeia de abastecimento para ESG;

– Governança familiar e corporativa no contexto ESG’.

A pressa pelo ESG

Para os supermercados, adotar melhores práticas está em linha com uma demanda crescente de investidores e consumidores preocupados com as políticas internas por trás de grandes cadeias de suprimentos. Trata-se de uma questão estratégica, não mais opcional.

Um exemplo claro está na gigante Carrefour, que tenta recuperar a confiança de investidores após a morte de João Alberto, um cliente negro, por seguranças terceirizados.

O evento repercutiu em uma crise de imagem para a rede, que já anunciou a criação de um comitê interno para avaliar práticas voltadas à diversidade na empresa, além de ter divulgado, mais recentemente, três diferentes editais de apoio ao empreendedorismo negro que juntos representam um investimento de 2 milhões de reais.

Fonte: Exame Invest


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Cencosud Brasil: venda líquida de R$ 2,5 bi no 1T24 supera projeções

Nos últimos nove meses, empresa entregou sete novas lojas, um marco na história de toda a sua operação A Cencosud…
Image

Carrinho de Supermercado: qual é o seu modelo preferido?

Do mais simples ao tecnológico, esses equipamentos são essenciais para a experiência do cliente na loja Seja equipado com cadeirinha…
Image

Robô Atendente chega na Rede Supermarket e faz sucesso entre os clientes

Equipado com IA, Robs consolida busca por inovação e ajuda consumidores durante as compras A loja recém-inaugurada da Rede Supermarket…
Image

Campanha “Tá na sua vida, tá no Tenda” é lançada em diversas plataformas

“Este filme mostra como humanizamos a nossa marca para se conectar emocionalmente com os nossos clientes”, diz Gustavo Delamanha, diretor…