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Supermercados inovam com soluções de checkout

Confira exemplos internacionais de empresas que repensaram o uso de tecnologia para facilitar os pagamentos nas lojas

De Redação SuperHiper
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Por Renato Müller

A diversidade de soluções tecnológicas vem aumentando no varejo supermercadista, abrindo mais possibilidades de inovação, personalização do relacionamento e boas experiências para os clientes. O autoatendimento (self checkout) está presente em muitos mercados, como uma alternativa prática e funcional para determinadas missões de compra.

Mesmo em mercados europeus como a Alemanha, onde as compras com dinheiro ainda têm uma grande relevância e existe uma preocupação grande em manter caixas com atendimento pessoal, redes de supermercados estão investindo em tecnologia para entregar mais praticidade, velocidade e conforto aos clientes. Confira estes 4 exemplos:

1) Edeka, Alemanha
Na cidade de Freckenfeld, quase na fronteira com a França, o grupo supermercadista Edeka abriu uma loja autônoma que conta com um sistema que estima a idade dos clientes a partir de visão computacional e Inteligência Artificial. A solução, que libera a venda de itens com restrição etária (como bebidas alcoólicas), reconhece que um produto foi escaneado no self checkout e, após autorização do cliente, abre uma câmera para filmagem do consumidor.

2) Rewe, Alemanha
Já em Kamen, no noroeste alemão, a Lekkerland (bandeira de conveniência do grupo Rewe) tem uma loja autônoma em uma estação de recarga de veículos elétricos. Com apenas 250 SKUs, em itens de consumo rápido, bebidas e uma linha restrita de hortifrutis, a loja é a terceira da rede supermercadista neste modelo, sempre acoplado a uma estação de recarga. A ideia é que os clientes aproveitem a parada para uma compra muito rápida: o cliente faz o check-in pelo app da marca, retira os produtos das prateleiras e a compra é automaticamente debitada do cartão de crédito.

3) Intermarché, França
Em várias cidades francesas, o grupo Intermarché está testando o uso de carrinhos de compra com cameras, para que os clientes não precisem passar os produtos pelo checkout no fim do processo. Cada item colocado ou retirado do carrinho é identificado por um sistema de visão computacional e o pagamento é feito em um caixa dedicado. Segundo a varejista, os resultados iniciais têm sido encorajadores.

4) Colruyt, Bélgica
A rede belga Colruyt, que conta com quase 400 pontos de venda em seu país natal, em Luxemburgo e na França, tradicionalmente usa um sistema de checkout em que os operadores ficam em pé, o que traz mais mobilidade e facilita a abertura e fechamento dos caixas. A evolução dessa filosofia vem sendo testada em algumas lojas belgas: o sistema de “Easy Checkout” usa câmeras no teto, apontadas para a esteira dos caixas. As cameras leem os produtos e automatizam o processo de checkout. A ideia é implementar a solução em toda a rede ao longo deste ano.

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Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

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