Estudo mostra que consumidores esperam cada vez mais dos varejistas – e cumprir com as expectativas é cada vez mais difícil
Por Renato Müller
Um estudo divulgado pela Food Industry Association (FMI) nos Estados Unidos mostra que é cada vez mais difícil atender às expectativas dos clientes – e que esse é o maior desafio a ser enfrentado na busca por mais fidelidade, vendas e resultados.
Segundo o estudo, a ideia de “valor” não está mais restrita a preços baixos. Os consumidores também querem qualidade, relevância, experiência e conveniência, e todos esses aspectos desempenham um papel na escolha de lojas, marcas e produtos.
“O comportamento do consumidor continua muito influenciado pela inflação, mas os clientes ampliaram a sua definição de valor para outros atributos. Entender essa mudança e reagir a ela é essencial para que os supermercados continuem a ser relevantes para o consumidor”, afirma Leslie Sarasin, presidente e CEO da FMI. Na avaliação da executiva, preço não é mais a principal forma de chamar a atenção dos clientes e conquistar sua preferência.
Os números mostram essa mudança de percepção dos clientes. Embora 75% dos entrevistados pela FMI digam estar preocupados com o aumento dos preços dos alimentos, somente 41% estão comprando mais produtos de marca própria (que seriam uma alternativa óbvia para otimizar o orçamento familiar). Em uma amostra de como a conveniência tem um peso importante nas decisões de compra, 47% dos millenials estão dispostos a gastar mais para evitar dividir suas cestas de consumo em múltiplas lojas e 50% gastam mais em locais onde se sentem bem.