“Trabalhamos com margens apertadas e todo ganho é fundamental”, declarou Vitorino Correa Neto, diretor da rede
Em 2023, Vitorino Correa Neto, diretor do Supermercados Correia, rede familiar criada pelo casal Guy Côrrea e Maria Pereira a partir de um pequeno mercadinho em 1984 e hoje com 18 lojas espalhadas por Sorocaba, Votorantim, Iperó, Salto de Pirapora e Porto Feliz, no interior de São Paulo, apostou na adoção do cofre inteligente para ter mais eficiência operacional em sua tesouraria. Estava cansado de perder horas e manter uma equipe grande de funcionários dedicados à contagem manual do numerário. Tudo era cansativo, repetitivo e, por vezes, com erros que comprometiam todo o trabalho executado. “Precisávamos de uma solução que nos desse segurança e agilidade às nossas operações”, diz o executivo.
Foi assim que Vitorino, com apoio do presidente da rede, Sebastião Atadaine Correia, decidiu ir ao mercado em busca de soluções tecnológicas que pudessem colaborar com o time da tesouraria. Conheceu o Intelisafe, cofre inteligente da Sesami. O resultado, de imediato, foi mais do que positivo. “A solução agilizou e deu mais segurança ao trabalho da equipe. Antes tínhamos 12 funcionários para fazer o serviço de controle e levávamos horas para promover a contagem. Hoje, o processo, com apenas dois colaboradores, não demora 30 minutos, com toda tranquilidade e confiança”, afirma.
Com o cofre inteligente da Sesami não há erros de contagem e a empresa reduziu seus gastos com transporte dos valores e colaboradores na área da tesouraria em cerca de 30%. Ele também tem um software que permite a sincronia de todos os processos, desde o depósito do dinheiro no cofre até o transporte ao banco. “Quando você tem um sistema integrado, como o Intelisafe, as informações são disponibilizadas em tempo real. Acompanhamos tudo online”, argumenta Vitorino. Ele lembra ainda que o controle da operação é todo automatizado por meio de senhas que identificam o responsável pela operação até o depósito no cofre.
Hoje, os cofres inteligentes estão presentes em sete lojas, mas a ideia é que eles possam ser adquiridos também nas demais unidades, nas mãos de irmãos, cunhado, tios e primos de Vitorino. “Os resultados são tão bons que devemos usá-los ainda na nossa rede de postos de combustíveis”, completa. A companhia tem oito postos em Sorocaba e Votorantim. “Trabalhamos com margens apertadas e todo ganho é fundamental. Assim, é necessário prevenirmos as perdas para que rentabilizemos ao máximo o nosso negócio”, declara Vitorino.
Dinheiro ainda é muito utilizado – Carteiras digitais, implantação de novos meios de pagamento como o Pix em lojas físicas e online são as principais respostas do varejo para um consumidor cada vez mais digitalizado. Mas a circulação de dinheiro no comércio subiu durante a pandemia e continua em alta. De acordo com o 4º Panorama dos Meios de Pagamento do Varejo Brasileiro, levantamento feito pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), o dinheiro aparece como meio mais utilizado em 58% dos pagamentos em lojas físicas em 2022.
Nesse cenário, a gestão de numerário torna-se fundamental no incremento da eficiência operacional da loja, traduzida no aumento das vendas, redução de custos, satisfação do cliente e reconhecimento da marca (frutos de uma boa jornada e experiência de compra). “Além da redução de custos e conquista de processos mais eficientes, o retorno sobre investimento da gestão de numerário proporciona melhor nível de atendimento a clientes. É simplesmente prevenir perdas com eficiência para que seu negócio se rentabilize ao máximo”, afirma Marcelo Almeida, gerente de Desenvolvimento de Negócios da Sesami.