Por Renato Müller
Comprar cerveja na temporada de Natal pode ser uma missão quase impossível no Reino Unido. Um das fabricantes da bebida, a Diageo, disse que a “demanda excepcional” no mês de novembro fez com que ela limitasse as vendas para pubs e supermercados, mesmo com suas fábricas operando com 100% da capacidade.
A cerveja vem ganhando popularidade entre mulheres e consumidores jovens, depois de alguns anos em que a Diageo ampliou seus esforços de marketing ao trabalhar com influenciadores. Como resultado, dados da empresa de pesquisas CGA mostram que enquanto o mercado britânico de cerveja diminuiu ligeiramente entre julho e outubro, o volume de vendas de um determinado rótulo da empresa saltou mais de 20%.
Para esta temporada de Natal, a empresa vem alocando os estoques semanalmente, para garantir o atendimento aos consumidores. Segundo um porta-voz da Diageo ouvido pela BBC, a empresa vem “maximizando a produção e trabalhando proativamente com os clientes para gerenciar a distribuição da forma mais eficiente possível”.