Por Renato Müller
Dois terços dos supermercadistas americanos pretendem ampliar seus investimentos em tecnologia neste ano, com foco em pontos importantes para os consumidores: oferecer melhores ofertas e promoções e trazer mais conveniência para o processo de compra, tanto nas lojas físicas quanto online.
De acordo com a edição 2025 do Grocery Tech Trends Study, que ouviu tanto varejistas quanto consumidores, diferentes gerações de clientes continuam apresentando hábitos de consumo bastante diferentes, especialmente no uso de tecnologia. Isso faz com que as empresas tenham que continuar experimentando novidades para atender à demanda cada vez mais relevante do público da Geração Z, altamente digitalizada.
O estudo mostra que cerca de um quarto dos varejistas entrevistados pretende investir “bem mais” em tecnologia e automação neste ano e 37% irão investir “ligeiramente mais”. Apenas 2% afirmam que farão investimentos significativamente maiores em 2025.
Mais importante do que o tamanho dos investimentos é sua alocação. Tecnologias como etiquetas eletrônicas de preços, Inteligência Artificial, machine learning e gestão da força de trabalho estão no radar de 40% dos varejistas. O uso de QR Codes dentro das lojas, terminais de autoatendimento para a realização de pedidos e automação da cadeia de suprimentos são áreas que estão ganhando tração. De forma geral, o estudo indica que o varejo está priorizando tecnologias de interface com os consumidores para aumentar a conveniência e o engajamento dos clientes.
Em relação a tecnologias que já estão implementadas nas lojas, os destaques são plataformas de data analytics / relatórios (70% já utilizam), segurança de dados (69%), programas e apps de fidelidade (68%) e sistemas de pedidos online para delivery (68%). Para 29% dos entrevistados, apps e programas de fidelidade estão entre as 3 principais prioridades de investimentos nos próximos 12 a 18 meses.
A lista de inovações tecnológicas que o varejo pretende adicionar a seu arsenal conta com elementos como sinalização digital (89%), redes de retail media (88%), smart labels (79%) e ferramentas de apoio às equipes usando IA (79%). O uso de Inteligência Artificial, tanto em aplicações de retaguarda quanto no relacionamento com os clientes, vem ganhando força.