Novidade combina sustentabilidade, pertencimento e o trabalho de artistas locais estampadas em sacolas retornáveis exclusivas
O Supermercado Nordestão convidou quatro artistas locais para assinarem uma linha de ecobags que retratam os encantos da cidade do Natal, pensando em reduzir os impactos ambientais causados pelo consumo de sacolas plásticas e estimular os seus clientes a optarem por escolhas mais sustentáveis ao levarem suas compras para casa.
Compõem o projeto “Artistas da Gente” os ilustradores Aureliano Medeiros, Yann Valber, Natsy Alencar e Jackie Monteiro. Cada um deles, envolvidos pelo sentimento de pertencimento, retratou aspectos característicos da capital potiguar, berço da empresa varejista. A ideia surgiu do Gestor de Comunicação e Marca do Grupo Nordestão, Igor Marcelino, que junto com o time desenvolveu o projeto. Para ele, “É motivo de orgulho realizar algo que contempla artistas da nossa terra e ainda enaltece as belezas e a cultura da nossa cidade, tudo isso com um propósito maior de conscientizar a comunidade a reduzir o uso de sacolas plásticas.”
A linha de sacolas “Artistas da Gente” conta com quatro modelos com artes diferentes. Aureliano Medeiros intitulou a sua de “Cultura é Memória” e por meio de traços leves celebra um dos maiores patrimônios potiguares, o Teatro Alberto Maranhão. Yann Valber com a ilustração “O Mundo Todo Aqui” buscou trazer união, diversidade e alegria em torno do Morro do Careca, outro cartão postal da nossa terra. Natsy Alencar com “Potiara” uniu a ancestralidade e a atualidade de forma lúdica, usando marcos de Natal, dentre eles a Ponte Newton Navarro e o Forte dos Reis Magos. Jackie Monteiro em “Advento” revela, com delicadeza e tons terrosos, a sua interpretação sobre o surgimento da capital potiguar usando outro grande símbolo, o Pórtico dos Reis Magos.
A iniciativa, que também foca na sustentabilidade, objetiva causar resultados positivos. Segundo a analista de Sustentabilidade do Grupo Nordestão, Alyne Azevedo, a estimativa é que cada sacola retornável (com capacidade de oito sacolas convencionais) dure em média 5 anos de uso. O que é equivalente a mil sacolas plásticas que seriam descartadas no meio ambiente.