Das pequenas redes, aos grandes grupos supermercadistas, o que não faltou em 2024 foi abertura de novas lojas em todo o País. Paralelamente a isso, a expectativa da população com a chegada de um novo empreendimento em sua região só vem crescendo, o que faz com que as empresas de varejo alimentar sigam trabalhando com os seus projetos de expansão para os próximos anos.
Grupo Mateus, Muffato, Angeloni, Pereira e Festval foram algumas das redes que mais apresentaram novas unidades no decorrer deste ano. Um dos destaques dessa lista foi o Grupo Koch. Somente no mês de novembro, a empresa investiu fortemente em seu estado de origem, Santa Catarina. Foram entregues quatro lojas de bandeira Super Koch e uma do Komprão Atacadista.
Leia também:
- Exclusivo: Grupo TOP fatura mais de R$ 1 bilhão em 2024
- Supermercados BH faz balanço de 2024 e projeções para 2025
Para você ficar por dentro dos últimos lançamentos realizados pelas redes supermercadistas, SuperHiper selecionou alguns dos principais destaques. Confira:
Grupo Pereira
Após entregar a sua quinta loja na cidade de Joinville, município de Santa Catarina, no final de novembro, o Grupo Pereira, dono da bandeira Fort Atacadista, fez um incrível lançamento. Com um investimento total de R$ 250 milhões, em uma só tacada, a empresa abriu mais quatros lojas, em apenas um dia. Santa Cruz do Sul (RS), as catarinenses Lajes e Itajaí, e São Bernardo do Campo (SP) foram as cidades beneficiadas com esses lançamentos.
Os números das unidades
Área de vendas: 3 mil m²
Empregos gerados: 2000
Vagas de estacionamento somadas: 450
Outro fato relevante nessa movimentação foi a geração de dois mil empregos diretos e indiretos. Tal número contribui não apenas para a economia desses locais, mas permite que o cliente tenha uma experiência mais ágil e eficiente.
“Projetamos seguir em expansão estratégica consolidando as bandeiras do Grupo Pereira em regiões que já atuamos e explorando novos mercados onde enxergamos oportunidades”, diz o vice-presidente comercial e de Marketing do Grupo Pereira, João Pereira.
Grupo Muffato
Assim como realizado na reta final de 2023, o Grupo Muffato termina 2024 com a abertura de novas lojas da bandeira Max Atacadista. Uma dessas entregas foi realizada em Ponta Grossa, a pouco mais de 100km da capital paranaense, e a outra na cidade de Curitiba.
Com uma área construída de 13.000 e 12.000 metros quadrados, respectivamente, e um total de R$ 128 milhões investidos, os empreendimentos mais recentes do Muffato chegaram oferecendo excelentes espaços para circulação entre os corredores, comunicação visual vibrante e repletos de serviços.
Os números das unidades
Área construída: 12mil m² a 13mil m²
Empregos gerados: 650
Total de vagas de estacionamento: 750
Quantidade de check-outs em cada loja: 31
O diretor do Grupo Muffato, Ederson Muffato, fez questão de ressaltar que “esta é uma nova geração de atacarejos, com muitas oportunidades para melhorar o poder de compra das famílias e pequenos empreendedores”.
Angeloni
Localizada na rua 9 de março, 774, no centro de Joinville, Santa Catarina, a terceira loja do Angeloni Supermercados daquele município foi inaugurada no dia 27 de novembro. Moderna e espaçosa, ela chegou trazendo o conceito de proximidade, totalmente pensado pela empresa para atender às necessidades do dia a dia e reforçando os laços com a comunidade.
Os números da unidade
Área de vendas: 1.462 mil m²
Mix de produtos: 12 mil
Empregos gerados: 200
Vagas de estacionamento: 90
Check-outs: 6
Self checkouts: 4
É na parte externa que está um dos diferenciais dessa unidade. Um confortável espaço idealizado para os clientes consumirem produtos no local, como degustar um vinho ou provar especialidades da padaria e da exclusiva seleção de queijos do Angeloni.
Na parte interna também há um espaço para consumo, além de diversas opções de pratos e novos serviços como quiosque de sushis e pedido digital pelo totem, agilizando assim a experiência do cliente.
Grupo Koch
No setor supermercadista, uma das empresas que mais inauguraram lojas em 2024 foi, sem dúvida, o Grupo Koch. Presente no Estado de Santa Catarina, a expansão da rede naquele estado foi bastante expressiva e somente no mês de novembro foram realizadas a abertura de quatro novas unidades, sendo três da bandeira SuperKoch e duas do Komprão Atacadista.
Décima maior rede supermercadista do Brasil, segundo o Ranking ABRAS 2024, o Grupo Koch gerou mais de 580 empregos diretos e 1.700 indiretos, apenas para essas últimas unidades.
Os números das unidades
Área construída: 6,4 mil m² a 11,3 mil m²
Empregos gerados: 2280
Vagas de estacionamento somadas: 1200
O novo SuperKoch de Tijucas, por exemplo, é um presente especial no ano em que a empresa celebra três décadas de história. “Tijucas nos acolheu muito bem há 30 anos, e continuamos investindo aqui. Somos gratos pelo que construímos e retribuímos esse carinho com uma nova loja do SuperKoch”, declarou o CEO da empresa, José Koch.