Início » Seção » Supermercadistas celebram o Dia Mundial do Pão

Supermercadistas celebram o Dia Mundial do Pão

Alimento é um dos mais consumidos nas famílias brasileiras e sempre presente nas gôndolas

De Redação SuperHiper
0 Comentários

O Dia Mundial do Pão, comemorado nesta quinta-feira, 16, é uma data que ressalta a relevância cultural, nutricional e econômica desse alimento tão tradicional. Para o setor supermercadista, essa celebração representa uma oportunidade estratégica para fortalecer a conexão com o consumidor, impulsionar vendas e valorizar fornecedores locais e artesanais.

O pão está presente no cotidiano dos brasileiros, desde o café da manhã até lanches rápidos. Supermercados, ao aproveitar a data com campanhas temáticas, promoções e eventos degustação, reforçam seu papel na oferta de produtos de qualidade e diversidade, atendendo às demandas de diferentes públicos, incluindo os que buscam versões integrais, funcionais e sem glúten.

Além disso, o Dia Mundial do Pão impulsiona a movimentação junto aos fornecedores e indústrias de panificação, estimulando parcerias comerciais e a inovação no setor. É um momento para destacar os padrões de segurança alimentar e qualidade, essenciais para manter a confiança do consumidor.

Para o varejo supermercadista, celebrar o Dia Mundial do Pão significa investir em comunicação eficaz e no desenvolvimento de espaços dedicados à panificação, gerando valor para a marca e fidelizando clientes. Em suma, essa data reforça a importância do pão como um elo entre tradição, saúde e comércio, essencial para o sucesso do setor supermercadista.

Mercado aquecido

De acordo com dados Worldpanel by Numerator, encomendados pela Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães Industrializados (Abimapi), no ano móvel terminado em junho de 2025, os pães industrializados estiveram presentes em mais de 95% dos lares brasileiros, um aumento de 5,7% se comparado ao mesmo período do ano anterior.

O mesmo estudo aponta que o consumo de pão industrializado cresceu em volume entre os lares compradores de até 29 anos (+2,1%) e de 30 a 40 anos (+1,4%), enquanto aqueles lares com mais de 50 anos reduziram o consumo (-2,5%). Já os lares das classes C e D/E contribuíram com um aumento de 4,1% enquanto a classe AB reduziu -3,5% no período citado.

Já o levantamento da Cesta Abimapi, com dados da NielsenIQ, mostra que, até junho de 2025, a categoria de pães industrializados cresceu 7,8%, com faturamento de R$8,3 bilhões. O volume cresceu 3,5% alcançando 400 mil toneladas neste semestre, o que consolidou os pães como a segunda categoria mais importante para a associação.

Os pães de hambúrguer e hot dog são o destaque da categoria, apresentaram crescimento em volume e giro, ganhando importância de 1,3% e 0,4%.

Regionalmente, o Sul (+3,1% no valor) e o canal cash & carry, o conhecido atacarejo (+2,8% de contribuição) funcionaram como as grandes alavancas de crescimento. Em ambos, o pão de forma foi o que mais impulsionou as vendas. O pão de forma comum cresceu em importância de 62,9% para 65,7%, se comparados aos primeiros semestres de 2024 e 2025; enquanto isso, o integral caiu de 37,1% para 34,3%.

Apostas da indústria

Decio Novaes, Gerente Executivo de Assuntos Corporativos do Grupo Bimbo, explica que marcas como Pullman, Plusvita e Artesano são referências em produtos para diferentes ocasiões de consumo. “Além disso, o grupo Bimbo mantém liderança consolidada no mercado, sustentado por tradição, qualidade e inovação contínua, priorizando o investimento em tecnologias para garantir o frescor de seus produtos e os mais altos níveis de qualidade. Ainda conta com a BNutrition, área especializada em ciência da nutrição, composta por engenheiros de alimentos e nutricionistas cujo foco é gerar conhecimento técnico-científico sobre tendências nutricionais, promover transparência e segurança alimentar, além de apoiar na comunicação com consumidores a respeito dos benefícios do pão na dieta.”

Um dos destaques da Bauducco, é a fermentação natural, uma técnica tradicional e artesanal que deixa o pão com uma textura mais leve, macia, além do sabor e aroma mais pronunciados e inigualáveis. “A fermentação natural é uma tendência de mercado, mas para a marca, ela é muito mais: é a essência da nossa história. A nossa Massa Madre, que dá vida aos Bauducco Panettones e Chocottones há mais de 70 anos, hoje também compõe a nossa linha de Pães, conferindo textura e aromas únicos. E seguindo a atenção e cuidado que sempre dedicamos aos nossos produtos, também inovamos com a introdução da embalagem selada, inédita no setor brasileiro. Essa combinação nos permite manter o frescor dos pães por muito mais tempo”, revela Luis Iannini, diretor de marketing da Bauducco.

Graziela Luchini, Diretora Executiva da Grani Amici, explica que cada vez mais cresce a busca por produtos que unem conveniência e praticidade. A marca lançou recentemente o Minipão com 6g de proteína na porção, com maior conteúdo de fibras, além de uma linha sem glúten e vegana ideal para ocasiões “on the go”. “No segmento free from (sem glúten, sem lactose, sem ingredientes de origem animal, entre outros), o desafio é ainda maior: entregar pães com textura e sabor capazes de agradar a todos os paladares, garantindo uma experiência completa mesmo em opções voltadas a necessidades específicas. Unir inovação, praticidade e qualidade sensorial é essencial para sustentar o crescimento da categoria nos próximos anos”, explica.

“O consumidor tem buscado produtos mais saudáveis, versáteis e que unem sabor e praticidade, com destaque para pães integrais, fermentação natural e receitas enriquecidas com grãos, sementes e ingredientes diferenciados”, é a análise que faz Giselle Fontana, Gerente de Marketing da Interbrands Food. Ela conta ainda que, nos últimos anos, a marca ampliou o olhar para o segmento de panificação apostando no posicionamento inovador da linha S’OUi, que traz uma proposta de brioches e mini brioches mais sofisticados e voltados ao consumo premium. “Já na nova linha de Pães Especiais e Brioches Santa Edwiges, buscamos exatamente responder a essas tendências, união da tradição da panificação com a inovação que o consumidor moderno deseja”, conclui.

Já a Panco aposta em produtos da linha Artesanale, inspirados em pães feitos em casa, com fatias mais grossas, textura macia e um toque especial de cobertura de farinha, com dois novos sabores: Coco e Cacau & Mel. Já a linha Vida, com os lançamentos Castanha do Pará & Quinoa e Maçã, Canela & Castanha, oferece opções sem conservantes artificiais. “Estamos sempre atentos ao que nossos consumidores desejam e percebemos que havia uma oportunidade de inovar dentro da categoria. Os novos sabores foram criados para oferecer ainda mais versatilidade, permitindo que o pão esteja presente nas refeições principais e sobremesas, atendendo ainda às tendências em nutrição e sabor, além de oferecer escolhas que respeitam o bem-estar”, destaca Érika Junqueira Rodrigues, gerente de marketing da companhia.

Leia Também