Home SeçõesEventos SuperAgos 2024 se consolida com mais de R$ 200 milhões em negócios

SuperAgos 2024 se consolida com mais de R$ 200 milhões em negócios

Durante três dias de evento, público seleto ultrapassou 20 mil pessoas, sendo mais de cinco mil CNPJs, em busca de tecnologia, inovação e capacitação no segmento supermercadista

De Edevaldo Figueiredo
0 Comentário

Entre os dias 24 e 26 de setembro, a SuperAgos 2024, a maior edição da principal feira voltada para supermercadistas, varejistas, atacadistas e fornecedores do segmento alimentar de todo o Centro-Oeste, apresentou a um público que reuniu mais de 20 mil pessoas do segmento, sendo mais de cinco mil CNPJs, em três dias de evento as grandes novidades no mercado atual, com novos produtos, tendências e estratégias. Organizada pela Associação Goiana de Supermercados (Agos), entre os destaques da SuperAgos, a inteligência artificial aliada a novas tecnologias conquistou os olhos do público.

A Easytech, fabricante de equipamentos de autoatendimento para supermercados (os chamados totens de self-checkout), junto com a Viva Sistemas, que integra o sistema com a criação de softwares, e a GS1 Brasil, que levou para a feira a novidade tecnológica do Código 2D, apresentaram aos empresários e supermercadistas novas ferramentas para acabar com algumas das grandes dores na experiência do cliente: as filas e o empasse de produtos próximos a validade ou vencidos.

Por meio dos totens de autoatendimento, fabricados pela Easytech e que utilizam o software goiano desenvolvido pela Viva Sistemas, o consumidor pode realizar a compra por conta própria, registrando os produtos desejados no caixa e efetuando o pagamento de forma autônoma. “Além do self-checkout, também temos o sistema ‘mata-fila’, em que um funcionário do estabelecimento vai até o consumidor, e com um tablet, uma pequena impressora e um leitor bluetooth, consegue realizar todo o processo de compra, sem que o consumidor precise esperar muito tempo”, explica o CEO da Viva Sistemas, Warquia Pereira.

Em testes realizados em estabelecimentos, Warquia Pereira aponta que a solução já gerou reações consideravelmente positivas por parte dos consumidores, que relatam que a facilidade e agilidade do sistema evita o estresse das filas.

 Solucionar o estresse do supermercadista junto ao consumidor é, também, uma das motivações por trás do novo Código 2D, desenvolvido pela GS1 Brasil, Associação Brasileira de Automação. “Um novo código reúne um universo de informações e pode ser implantado nas embalagens de qualquer tipo de produto. Entre elas, um sistema de identificação de data de validade não permitirá que itens vencidos sejam vendidos para os consumidores, serão automaticamente retidos no caixa. Resultado disso é gerar maior satisfação aos clientes, garantir uma melhor gestão dos produtos aos supermercadistas e evitar as multas junto aos órgãos de fiscalização”, garante o diretor de relações institucionais da GS1 Brasil, Paulo Crapina.

“Durante a feira, milhares de visitantes, vindos não somente das 246 cidades de Goiás, mas de outros 22 estados brasileiros, puderam conhecer essas novas tecnologias que prometem revolucionar o futuro do segmento supermercadista”, destaca o presidente da Agos, Sirlei Couto.

A feira reuniu mais de 150 empresas expositoras, número recorde, em uma área de aproximadamente 5 mil metros quadrados no Centro de Convenções em Goiânia. Desse total, mais de 30 empresas fizeram suas estreias na SuperAgos, provando o quão importante é o evento para o segmento e para a economia goiana.

Negócios em alta e expectativas superadas

A SuperAgos 2024 consolidou-se como uma das maiores feiras do setor supermercadista e de varejo alimentar do Centro-Oeste, superando expectativas tanto em número de visitantes quanto em volume de negócios. Dados preliminares revelam que a feira ultrapassou os R$ 200 milhões projetados inicialmente em transações comerciais, de acordo com os organizadores. Diversos expositores ressaltaram a importância do evento para a prospecção de novos clientes e o fortalecimento de relações comerciais.

O diretor executivo da AlcaFoods, Roberval Martins, destaca a relevância da feira para a empresa e o mercado regional. “A SuperAgos é uma feira bastante importante porque mostra ao nosso cliente o que estamos fazendo para melhor atendê-lo aqui em Goiás. Esses três dias trouxeram um movimento consideravelmente interessante”, afirmou. A AlcaFoods participa da feira há mais de cinco anos e, segundo Roberval Martins, os resultados têm sido sempre positivos.

O impacto regional da feira foi também ressaltado pelo diretor comercial e de marketing da São Salvador Alimentos (SSA), Sérgio Moura. “Por se tratar da maior feira de varejo alimentar do Centro-Oeste, viemos aqui para mostrar nossas novidades, trazer nossos clientes e olhar no olho de cada um”, pontua, comentando ainda sobre o crescimento da SuperAgos ao longo dos anos. “Os estandes melhoraram bastante, assim como nossas expectativas de faturamento”, revela.

A Cristal Alimentos, que comemora 60 anos de história, também marcou presença na feira. Para o diretor administrativo da empresa, Marcos Vinícius Borrás Santana, além de bem movimentada, a feira contou com boa interação do público. “Estamos tendo um grande retorno do investimento, assim como todas as outras empresas fizeram para estarem aqui”, afirma, acrescentando que a SuperAgos é uma oportunidade única de estreitar relações com os varejistas e apresentar novidades ao mercado.

Para o diretor comercial da Zuppani, Rafael Marques, a feira foi um ponto alto para fortalecer o networking com clientes de diversas regiões. “Este ano, nós da Zuppani queremos multiplicar nosso networking com nossos clientes, estreitando cada vez mais nosso relacionamento. Conseguimos grandes negociações, algo que temos alcançado com muito êxito nesses três dias”, aponta.

A SuperAgos 2024 mais uma vez se destacou não apenas como uma vitrine de lançamentos e tendências, mas também como um espaço crucial para negociações e crescimento de empresas no setor supermercadista e de varejo.

Imersão e inovação nas palestras que moldaram o futuro do varejo

Durante os três dias de intensa programação da SuperAgos 2024, especialistas renomados do setor supermercadista e afins compartilharam suas visões sobre as principais tendências e desafios do varejo. Com temas que abordaram desde a transformação digital até a sustentabilidade no comércio, as palestras atraíram profissionais de todo o Estado e consolidaram o evento como uma plataforma de troca de conhecimento e inovação para o mercado goiano.

Com mais de 20 palestras ao longo da 21ª edição da SuperAgos, a feira reafirmou seu compromisso com o desenvolvimento do setor, oferecendo conhecimento relevante e prático para que os supermercadistas possam enfrentar os desafios atuais e se preparar para as oportunidades futuras.

Uma das palestras de maior participação de público ficou por conta do gerente de fiscalização do Procon Goiás, Antonísio Teixeira. Com o tema “Encontro com o Procon GO: Procedimentos, Dicas e Fiscalização”, trouxe uma explicação aprofundada sobre diversos temas de interesse dos empresários e esclareceu dúvidas que cercam o dia a dia dos negócios. Questões acerca do Código de Defesa do Consumidor, atuação do Procon em todo o Estado, particularidades dos produtos, vendas e aplicação de leis foram abordadas.

“Palestras com um tema como este são de fundamental importância, até porque traz conhecimento tanto para o empresário, como para os funcionários. Além também dos prestadores de serviços. Quanto mais eles souberem das leis, mais eles irão procurar e corrigir os detalhes que, nós como fiscais, constatamos no dia a dia do trabalho de fiscalização. Foi muito proveitoso, o pessoal participou bastante. Acredito que foi extremamente saudável e enriquecedor”, celebra Antonísio Teixeira.

A gestora da unidade da Sr. Food Safety de Rio Verde, Viviane Rodrigues acompanhou este e outros painéis da SuperAgos 2024. Para ela, o ambiente carrega muita importância para o crescimento profissional. “Todo ano nós participamos da feira da Agos. Gostei muito das palestras porque elas são muito instrutivas, principalmente com o pessoal que trabalha mesmo na área. Todo ano eu venho e ano que vem eu virei de novo”, conta Viviane Rodrigues.

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada