Entre as maiores e mais relevantes feiras do Norte e Nordeste do setor supermercadista e de varejo, a Super Mix deu a largada a sua 18ª edição. O evento segue até o dia 4 de outubro, das 14h às 21h, no Pernambuco Centro de Convenções, em Olinda.
Se a iniciativa impressiona por suas dimensões, ao contemplar mais de mil marcas em 400 estandes, nos 20 mil metros quadrados do pavilhão de feiras, os visitantes também têm a oportunidade de adquirir novos conteúdos em palestras e oficinas, além de encontrar as principais tendências do segmento, em contato com novas tecnologias e estratégias de vendas. A Super Mix é realizada em paralelo à HFN – Hotel & Food Nordeste e as duas feiras juntas devem atrair cerca de 26 mil pessoas.
“Mais uma vez, superamos as expectativas. Tivemos que adaptar os projetos aos espaços físicos, criando novas ilhas, por exemplo, para dar conta da fila de espera dos expositores. Foi uma evolução no investimento”, garantem os sócios da Insight feiras e negócios, liderada por Carol Baía, Tatiana Menezes e Rodrigo da Fonte. O evento recebe pelo menos três perfis principais de público: os que desejam ampliar sua rede de relacionamentos profissionais (networking), os que já estão fechando negócios e quem está estudando o mercado, para começar seu próprio empreendimento. “E ainda há quem venha em busca de capacitação. Alguém que montou sua lanchonete e não sabe ainda como fazer uma ficha técnica, nem precificar o produto, para ter mais rentabilidade”.
Mini mercado erguido dentro da Super Mix, o Mercado Modelo costuma ser um dos espaços mais visitados, por apresentar algumas das novidades do setor. Coordenado pela consultora de varejo Mônica Leão, traz inovações como o fiscal remoto, um cantinho dedicado aos grãos e temperos e conta com iluminação especial.
O diretor comercial da Metal Design, Emerson Rodrigues, que completará 20 anos em janeiro de 2025 e é a empresa responsável pela montagem do Mercado Modelo, comenta que a otimização dos espaços é uma das tendências. Segundo ele, os estoques nos pontos comerciais estão deixando de existir, para que se ganhe espaço no salão das lojas, um feito conseguido por equipamentos como o rack gôndola, que dispõe os produtos em grandes estantes verticais, de cima para baixo. “Nossa ideia é fazer gôndolas mais robustas em aço e em madeira. Esse ano, criamos um novo modelo de ponta de gôndola, para dar mais visibilidade às mercadorias. E também estamos criando caixas de supermercados personalizados, onde o nome do cliente pode ser adicionado às laterais, com as letras colocadas através de recorte eletrônico”, revela Emerson.
Com soluções para residências, negócios e mobilidade elétrica, a Raízen Power é um dos expositores da feira que abraçam o caminho da sustentabilidade. Na região Nordeste, a Raízen Power já administra 16 plantas de energia renovável e possui mais 30 em construção, reforçando sua atuação estratégica para apoiar os consumidores na transição energética. “Nossas soluções seguem o perfil técnico do cliente. Temos a geração distribuída compartilhada, tanto para consumidores comerciais, quanto residenciais, em planos com e sem fidelidade. Eles terão economia de custo e poderão utilizar o selo de empresa verde, por usarem energia sustentável”, aponta o porta-voz da Raízen Power, Alexandre Coquet.
Para ampliar os conteúdos, uma das oportunidades da feira é acompanhar o Super Mix Talks by SindVarejista (Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Recife). São 50 participantes em cada palestra ou workshop. Na programação desta quinta-feira (3), temas como comunicação no ponto de venda e desafios para pequenas e médias empresas. As inscrições devem ser realizadas diretamente no site da Super Mix.
Parcerias
A Feira Super Mix é realizada pela Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores (ASPA) e pela Associação Pernambucana de Supermercados (APES), com organização da Insight Feiras & Negócios. Para profissionais do setor com CNPJ, o credenciamento é gratuito.