O projeto de comunicação visual do Stok Center, foi um dos reconhecidos pelo Paris Design Awards durante premiação que celebra excelência em design em diversas áreas. O projeto foi desenvolvido pelo STUDIOMDA, escritório de arquitetura, em Porto Alegre (RS), especializado em designs que utilizam estratégias de wayfinding para encontrar melhores soluções visuais.
A técnica de wayfinding está relacionada a forma como nos orientamos e nos movimentamos dentro de um espaço. É por meio dela que o ambiente pode transmitir sensações e facilitar a circulação. Mais do que simples sinalização, o wayfinding envolve a criação de sistemas visuais que tornam a navegação mais intuitiva e agradável.
Design e ambientação no varejo
No varejo ele é o responsável por indicar setores e produtos com clareza, reduzindo a frustração do cliente e tornando a jornada de compra muito mais positiva.
O Stok Center, maior atacarejo do Rio Grande do Sul, tem utilizado a técnica de wayfinding desde 2024 na comunicação espacial em suas lojas. O objetivo é duplo: reforçar a conexão com os clientes e, ao mesmo tempo, tornar a jornada de compra mais simples e intuitiva. Luciana Matiello, diretora do STUDIOMDA e responsável pelo projeto comenta a decisão de adotar a estratégia. “Antes havia muita informação dispersa, excesso de painéis promocionais e pouca sinalização clara nas lojas. O desafio foi repensar a comunicação global do atacarejo de forma estratégica, considerando a intenção do Stok Center de se aproximar ainda mais dos seus clientes”.
Transformação planejada
A partir de um diagnóstico detalhado, foi elaborada uma nova estratégia para a comunicação dentro dos espaços das lojas. A inspiração do projeto veio de referências globais e da cultura regional dos consumidores. Cores, legibilidade, sustentabilidade e reorganização das informações foram alguns dos critérios que nortearam a criação.
“Em ambientes de varejo, onde naturalmente há muita informação, é essencial pensar em como codificamos as informações para que os clientes encontrem rapidamente o que precisam, sem perder a identidade única do Stok Center”, destaca Matiello.
Um dos pontos que recebeu uma atenção especial foi o sistema de drive-thru do Stok Online. Para dar o devido destaque ao serviço de “clique e retire”, foram instalados pictogramas de alta visibilidade que orientam os clientes até as vagas específicas no estacionamento para essa modalidade de compra.
Reconhecimento mundial em Paris
A nova comunicação visual já está presente em todas as lojas inauguradas pelo Stok Center desde 2024. Para o gerente de marketing da rede, Eron Moraes, o reconhecimento em uma das principais premiações internacionais reforça o trabalho realizado. “É gratificante ver um projeto brasileiro, criado em colaboração com o STUDIOMDA, receber o reconhecimento em Paris. Esse prêmio evidencia a força da inovação do varejo e fortalece nosso compromisso de tornar a experiência de compra cada vez mais intuitiva, agradável e próxima dos clientes no Stok Center”.
A cerimônia da entrega do prêmio aconteceu no final de outubro, em Paris. Luciana Mattiello esteve presente representando o projeto e o design brasileiro. Para ela, o prêmio valida a qualidade da execução, mas também a visão de futuro do Stok Center. “É muito gratificante ver nosso trabalho sendo reconhecido internacionalmente. Receber essa premiação confirma o valor que damos à experiência das pessoas e reforça o impacto positivo que o design pode ter no dia a dia dos clientes”, destaca a diretora do STUDIOMDA.

