<< Voltar pra Home

Internacional



Startup de IA para varejo acelera crescimento

24 de março de 2023
 - 
21:00
 - 
Redação SuperHiper
Featured image for “Startup de IA para varejo acelera crescimento”

Portuguesa AssetFloow recebe 1,5 milhão de euros em investimento e quer consolidar liderança na América Latina e Europa

Por Renato Müller

Uma empresa de tecnologia que consegue descrever o comportamento dos consumidores dentro da loja, sem utilizar câmeras ou sensores. A partir dessa proposta inusitada, a startup portuguesa AssetFloow pretende triplicar sua estrutura de desenvolvimento, acelerar a expansão na Europa e América Latina e consolidar sua posição no varejo.

A companhia recebeu neste mês um investimento de 1,5 milhão de euros da GED Ventures para acelerar seu crescimento. “Combinamos Inteligência Artificial com Análise Comportamental, diretamente a partir de dados anônimos de venda dos varejistas. Dessa forma, eliminamos a necessidade de outros equipamentos no PDV e conseguimos trabalhar com 100% dos dados gerados na loja”, afirma Katya Ivanova, co-fundadora da empresa.

A tecnologia utilizada analisa o percurso feito pelos consumidores no ponto de venda e suas interações com os produtos, o que permite entender os padrões de comportamento e compra. O sistema gera um “gêmeo digital” da loja atual ou de PDVs simulados, para aprofundar os estudos de mapas de calor, percursos mais usados por diferentes perfis de consumidores, sugestões de onde colocar produtos ou categorias e que ações promocionais desenvolver.

Hoje, a AssetFloow atua em Portugal, Espanha, Reino Unido, Itália e Brasil. “São países com um varejo muito bem estabelecido e com empresas inovadoras, que buscam sempre aumentar seus esforços para atrair os consumidores para as lojas físicas, onde é possível estabelecer relacionamentos mais fortes com as marcas”, comenta Katya.

Do ponto de vista do varejista, a solução aumenta a assertividade das ações promocionais e do mix de produtos. “Em um cliente no Brasil, a plataforma conseguiu detectar mudanças comportamentais com três meses de antecedência em relação à equipe interna do varejista, o que contribuiu para aumentar as vendas em um cenário de forte impacto da inflação”, finaliza Katya.


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Tesco amplia liderança entre supermercados britânicos

Mesmo crescendo pouco acima da média, varejista ganha market share no trimestre. Asda é quem mais perde participação Por Renato…
Image

CNMC autoriza primeira fase de compra de lojas do Supercor pelo Carrefour

47 unidades estão sendo negociadas e, caso a operação seja concluída, Carrefour confirma sua estratégia de expandir no formato de…
Image

Novo Atacarejo abre três unidades neste mês

A primeira inauguração será em Recife, e outras duas unidades estão localizadas no sertão pernambucano A rede nordestina Novo Atacarejo…
Image

Piracanjuba apresenta nova diretora de marketing

Lisiane Campos, com mais de 26 anos de experiência no segmento de alimentos, assume a nova posição na empresa A…