Por Renato Müller
Focar em saúde e bem-estar pode trazer crescimento expressivo. Essa é a aposta da rede de supermercados Sprouts Farmers Market, que tem a ambição de saltar das atuais 450 lojas em 24 estados americanos para, eventualmente, chegar a 1.400 pontos de venda no país. A rede pretende fechar 2025 com a abertura de 35 novas unidades em estados como Utah, Texas, Tennessee e Maryland.
No primeiro semestre do ano, a rede de supermercados teve um aumento de 18% em suas vendas líquidas, para cerca de US$ 4,5 bilhões, com um lucro líquido de US$ 314 milhões.
Para chegar a 1.400 supermercados nos Estados Unidos, a Sprouts tem como foco os consumidores que dão mais importância a saúde e bem-estar – um público atento aos ingredientes e ao valor nutricional do que estão comprando. “Costumamos ser uma compra suplementar para esse público, mas queremos ser a principal opção”, afirma Jack Sinclair, CEO da empresa.
O mercado americano de alimentação movimenta cerca de US$ 1,6 trilhão. O foco da Sprouts está em um mercado endereçável da ordem de US$ 250 bilhões. “Hoje, nossos clientes gastam cerca de 13% de seu orçamento de alimentação conosco. Podemos aumentar esse share e ganhar mercado”, acredita o executivo.
A expansão deverá passar por novos mercados, fazendo com que dependa da capacidade de desenvolvimento de uma boa malha logística. “Há muitos mercados em que não temos ainda capacidade de distribuição. Conforme construímos novos CDs, podemos aumentar a densidade de lojas e avançar para novas regiões, chegando mais perto de 50 estados do que dos atuais 24”, afirma Sinclair.
Segundo o executivo, as lojas precisam estar a no máximo 250 milhas (400 km) de distância dos Centros de Distribuição. Recentemente, a empresa construiu estruturas de armazenamento no Colorado, Flórida e sul da Califórnia. “Quando focamos em alimentos perecíveis como um fator-chave de atração de público, precisamos que os CDs tão próximo da loja quanto possível”, justifica o executivo. Produtos frescos representam hoje 20% das vendas das lojas da rede.