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Sortimento, eficiência operacional e retail media são pontos-chave para varejo alimentar

Estudo da McKinsey e EuroCommerce revela insights para ficar de olho e fortalecer negócio, a partir de experiência europeia

De Redação SuperHiper
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Comparar processos, produtos, serviços ou posicionamento de uma empresa com a concorrência é uma prática que já virou rotina no varejo alimentar. Trata-se de fazer “benchmark“. Diante disso, o relatório “State of Grocery Europe“, realizado em parceria pela McKinsey e EuroCommerce traz uma visão abrangente do mercado e das tendências futuras para o varejo alimentar, a partir da realidade europeia. Na preparação do relatório, foram ouvidos mais de 12.000 consumidores em 11 países europeus e mais de 30 executivos de supermercados de mais de 15 países do continente, além de quatro CEOs.

A inflação dos preços dos alimentos no velho continente repercutiu no dia a dia das redes varejistas, pressionando margens e custos. E é claro afetando o poder de compra dos clientes. Porém, graças aos sinais iniciais de recuperação econômica e ao aumento dos salários em muitos países, a confiança do consumidor está retornando.

Nesse cenário, as marcas próprias e o formato de hard discount, similar ao do nosso atacarejo, se destacaram. O varejo on-line, por sua vez, mostrou tendência de estabilidade. Confira, a seguir, oito pontos para ficar de olho, assim como pontos-chave para fortalecer os negócios de quem atua no varejo alimentar.

Principais tendências do varejo alimentar na Europa para ficar de olho:

  1. Pressão sobre custos e margens: é a preocupação “número 1” dos CEOs;
  2. Retorno da polarização: a maioria dos grupos de consumidores ainda pretende reduzir gastos, especialmente os de baixa renda, enquanto famílias mais abastadas estão começando a gastar mais;
  3. Comida para viagem: à medida que os consumidores passam mais tempo fora de casa, o mercado de alimentos para levar para casa está crescendo rapidamente;
  4. Sustentabilidade: progresso feito, mas ainda há muito a realizar: uma mudança significativa exige ações ousadas dos varejistas;
  5. On-line X Off-line: o supermercado on-line está cada vez mais se transformando em um formato independente com uma proposta de valor diferenciada;
  6. Retail media: 20 dos 30 maiores supermercadistas europeus já possuem ações nesse sentido estabelecidas;
  7. Comércio conversacional: habilitado pela IA gerativa, ele tem o potencial de reinventar a forma como fazemos compras;
  8. Mão de obra: é preciso tornar o varejo uma atividade atrativa para as carreiras, novamente. Supermercados em toda a Europa enfrentam um número sem precedentes de vagas em aberto e o tempo médio de permanência dos funcionários está diminuindo.

Pontos-chave para fortalecer o negócio no futuro

Sortimento: devido à popularização, os varejistas devem atuar nas seguintes frentes. Equilibrar a acessibilidade a produtos de maior valor agregado ao mesmo tempo em que racionalizam o mix para otimizar custos. Apostar em marcas próprias. Estar atentos à demanda crescente por produtos saudáveis e por opções de alimentos prontos para consumir, aquecer e viagem. Ampliar as opções para consumidores dispostos a pagar mais. Contemplar a diferenciação com foco em regiões e bairros.

Eficiência operacional: com a pressão sobre as margens e os custos permanecendo alta, os varejistas precisam tomar ações efetivas para alcançar economias de custos, entre elas: otimização da cadeia de suprimentos de ponta a ponta (da fábrica até a loja) e renegociação de aluguel.

Retail media: para ir de bom a excelente, os varejistas precisam pensar como agências de publicidade. Embora os empresários do varejo alimentar desfrutem de uma posição privilegiada no cenário midiático atual, para continuar sendo relevantes para os anunciantes ao longo do tempo, devem considerar melhorar suas medições de impacto, além de aprimorar e renovar continuamente suas ofertas publicitárias.

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Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

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