Início » Seção » SmartStore inicia testes de setor inédito de saúde e bem-estar em lojas autônomas

SmartStore inicia testes de setor inédito de saúde e bem-estar em lojas autônomas

Iniciativa deverá ser implantada de forma escalonada em toda a rede no Brasil e está alinhada à legislação sanitária brasileira

De Redação SuperHiper
0 Comentários

A SmartStore anunciou em janeiro deste ano o início dos testes de um novo setor voltado a produtos de saúde, bem-estar e primeiros socorros. A iniciativa, chamada Smart Pharma e ainda em fase piloto no escritório da empresa, marca um movimento pioneiro no varejo de proximidade automatizado, ao estruturar um espaço específico para itens não medicamentosos de uso imediato — como curativos, termômetros, itens de higiene pessoal, cosméticos e suplementos — dentro de lojas autônomas já consolidadas em condomínios residenciais e ambientes corporativos. A medida está totalmente alinhada à legislação sanitária brasileira, segundo o artigo 2º do Decreto Federal nº 8.077/2013 e da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 752/2022 da Agência Nacional da Vigilância Sanitária (Anvisa).

O plano é de que duas novas unidades do novo setor deverão ser instaladas em fevereiro, em condomínios residenciais de médio e alto padrão nas cidades de Campinas e Valinhos (SP). A fase de testes seguirá até maio de 2026, quando serão avaliados indicadores como giro de produtos, impacto no ticket médio e percepção dos consumidores.

O projeto nasceu a partir da análise do comportamento de consumo nas unidades da SmartStore. Dados internos mostraram que produtos ligados a cuidados básicos de saúde e bem-estar já apresentavam boa saída, especialmente em situações emergenciais, mas ainda sem organização ou visibilidade adequadas. A resposta foi a criação de um setor com identidade própria, que amplia a proposta de conveniência da marca sem descaracterizar o conceito de mercadinho autônomo.

Todo o escopo do projeto foi desenvolvido com acompanhamento jurídico e regulatório, respeitando integralmente as normas da Anvisa. O setor não comercializa medicamentos sob prescrição, controlados ou que exijam dispensação farmacêutica, deixando claro ao consumidor que não se trata de uma farmácia tradicional.

“O objetivo é reforçar o papel da SmartStore como uma plataforma completa de conveniência, capaz de atender necessidades imediatas do dia a dia, inclusive ligadas à saúde e ao bem-estar, de forma responsável e dentro da lei”, destacou o CEO da Smartstore, Evandro Machado.

Embora ainda em fase de validação, a SmartStore vê o novo setor como um potencial eixo complementar de crescimento, além de um diferencial competitivo relevante em um mercado onde ainda são raras iniciativas estruturadas nesse formato dentro de lojas autônomas. “Após a consolidação do piloto, a empresa avalia ampliar a comunicação da iniciativa e transformar o projeto em um case público para o mercado”, afirmou Machado.

Crescimento

Em apenas cinco anos, a empresa registrou um CAGR de 353% ao ano, alcançando R$ 370 milhões em faturamento em 2025 — e com meta de chegar a R$ 1,3 bilhão até 2030. A SmartStore foi pioneira no modelo de lojas em contêineres, dando nova destinação a unidades portuárias sem uso e criando uma alternativa sustentável, ágil e econômica de implantação. O formato também abriu espaço para uma nova categoria de empreendedor: o microempreendedor que busca baixo investimento, retorno rápido e alta rentabilidade.

As lojas da rede apresentam lucratividade média de 25% a 30% e payback de 7 a 9 meses, números que se tornaram benchmark no setor. Esse desempenho transformou o modelo autônomo em uma das principais portas de entrada para quem deseja empreender no varejo sem custos elevados.

Em 2024, a SmartStore também se tornou a primeira rede do segmento a internacionalizar a marca, com operações nos Estados Unidos e na Colômbia. Já são mais de 50 lojas em funcionamento no exterior, e a projeção é que 43% do faturamento do grupo venha das operações internacionais nos próximos anos.

A aceitação do público é outro indicador do avanço da marca: as lojas apresentam NPS acima de 80 pontos, patamar considerado de excelência e raro no varejo. Para sustentar o crescimento acelerado, a SmartStore anuncia investimentos estruturados em três pilares estratégicos: Aumento de performance das mesmas lojas (same store sales); Melhorias de sistemas e modelos de assessment (Os modelos de assessment são ferramentas essenciais na gestão de desempenho, permitindo que as organizações mensurem e analisem o desempenho de seus colaboradores) e novos formatos de lojas.

Leia Também