Maior encontro de empresários e profissionais supermercadista do Brasil, criado para celebrar, elevar e promover a performance das empresas do setor, o Smart Market ABRAS é o momento mais aguardado pela comunidade do varejo alimentar no país.
Na terceira edição do Smart Market ABRAS, que aconteceu entre os dias 08 e 09 de abril de 2024, um dos primeiros painéis apresentados foi o Comunidade Comercial. O ciclo de debate contou com a presença do diretor comercial do grupo Ivasko, Paulo Ivasko, do diretor comercial do supermercados Bruda, Adriano Ferreira, do diretor comercial do Dom Atacadista, Caio Lira e do diretor comercial da Redemais Supermercados, Mikelyson Gois, a quem coube a moderação do painel.
Leia também:
- Retail mídia e seleção estratégica de fornecedores serão temas do painel Trade Marketing
- Paulo Muzy e Felipe Massa confirmam presença no Smart Market 2025
- Painel Pessoas e Cultura abordará produtividade
- Painel Estratégia de Expansão trará ótimas discussões sobre o setor
- Mike Coupe confirma presença no Smart Market ABRAS 2025
- Smart Market ABRAS 2025: o maior encontro da comunidade de alta performance do varejo alimentar brasileiro
Paulo Ivasko abordou o tema “Ciclo Financeiro”, em que envolve o prazo médio de recebimento, ciclo operacional, estoque médio e prazo de pagamento.
“Há seis, sete anos atrás, época em que a empresa faturava um quinto do que fatura hoje, nós começamos a realizar um trabalho em parceira com uma assessoria para que pudemos aprimorar os nossos indicadores. Ela visualizou a possibilidade da gente reduzir o nível de estoque e trabalhar com uma quantidade de produtos mais assertivo”, declarou Paulo Ivasko.
Para melhorar a eficiência em seu departamento comercial, a empresa começou a trabalhar o prazo de recebimento dos fornecedores, catalogou todas elas, com o seu atraso de entrega, com a sua demanda e demanda do grupo Ivasko.
“Nós estávamos comprando muitos produtos pelo ciclo dos fornecedores, da indústria e não pelo nosso. A partir do momento em que fatiamos os prazos de de recebimento dos produtos, a frequência de entrega foi reorganizada e nos permitiu utilizar menos capital de giro. O ganho financeiro da empresa, de três anos para cá, foi de 27%”, comentou Paulo.
Girando a roda de palestrantes, o próximo a falar foi o diretor comercial do supermercados Bruda, Adriano Ferreira. Com o tema “Percentual de Bonificação”, cujo indicador “teve um bom crescimento na empresa”, Adriano declarou que esse impulsionamento nos números surgiu depois que o seu departamento comercial realizou acordos mais consistentes com os fornecedores.
“No final de 2022, nós finalizamos o ano com um percentual de contribuição dos acordos comerciais na margem geral de 0,7%. Ou seja, a composição geral da margem, 0,7% vinham de acordos comerciais, de bonificação, enfim. E no final do ano passado, a gente fechou com 1,6%. Conseguimos triplicar a arrecadação de verbas”, relatou Adriano Ferreira.
Mesmo com números expressivos, o diretor comercial do supermercados Bruda entende que a sua empresa ainda esta na metade do caminho dessa questão e tem muito a ser feito. “Todo mundo sabe o que pode acontecer com 1,6% a mais de margem no final do ano”.
Esse novo cenário foi gerado após uma mudança interna na empresa onde a principal alteração foi a extinção do setor de abastecimento. O setor de compras passou a fazer parte da área comercial. “Dessa forma conseguimos estruturar o setor de compras, criando metas por comprador, por categoria. Foi feita uma substituição de conceito, de visão. O comprador atingiu um percentual de compras a partir de um aumento de vendas, isso começou a inverter a situação”, disse Adriano.
O terceiro e último painelista convidado a falar foi o diretor comercial do Dom Atacadista, Caio Lira. Em cima do tema do Cash & Carry, o convidado trouxe uma visão sobre a “Gestão de Mix, Categoria e Margem”. “Em construção há um ano, montamos uma equipe de trabalho para decidir quais itens poderíamos inativar e deixar de cadastrar um novo item. Saímos de um mix de 15 mil sku’s, onde uma grande gama desses sku’s apresentava pouca representatividade na venda e elencamos uma matriz de sku’s prioritários”, comentou Caio.
Rompendo essa primeira fase, a empresa elencou as prioridades para ajustar o processo dentro de casa. Hoje ela conta com parâmetros estabelecimento em sistema, o que impede o favorecimento do crescimento do mix desordenado. “O resultado desse trabalho foi uma redução de 15 mil sku’s para cerca de 10 mil. Consequentemente, tívemos uma redução de 45% na ruptura e atingimos um ganho de 1.5, quase 2 pontos de margem percentual no último ano”, finalizou Cairo Lira.
Para participar da edição do Smart Market ABRAS 2025, faça a sua inscrição aqui!
Painel Performance Comercial – Pricing e Promoções
No próximo dia 15 de abril, a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) promove o Smart Market ABRAS 2025, o maior encontro de empresários e profissionais do setor supermercadista, criado para celebrar, elevar e promover a performance das empresas do setor no Brasil. O objetivo do Smart Market ABRAS é elevar a performance profissional, das áreas funcionais e das empresas do setor supermercadista, através da troca de conhecimento, experiências, melhores práticas e referências de mercado.
Para este ano, o debate do painel Performance Comercial – Pricing e Promoções trará grandes nomes do setor supermercadista, a saber:
Painelistas confirmados:
– Diretor comercial do Super Campeão, Alex Rodrigo
– Diretor executivo do Grupo RedeCompras, Bruno Farias
– Gerente de inteligência comercial do Roldão Atacadista, Danilo Leal
Inscreva-se e garanta seu lugar neste grande evento! Basta acessar a página smartmarket.abras.com.br.
Serviço
SMART MARKET 2025
Data: 14/04/2025 (Jantar do Ranking ABRAS 2025 – apenas para convidados)
Data: 15/04/2025 (Encontro Anual das Comunidades Supermercadistas de Alta Performance Smart Market ABRAS 2025)
Horário: das 9h às 18h30
Local: Transamérica Expo Center
Endereço: Avenida Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387, Santo Amaro, São Paulo, SP.