A Seven Boys acaba de anuncia a inclusão do Lupinha nas embalagens de seu portfólio. Trata-se de um QR Code desenvolvido pela Associação Brasileira de Embalagem (ABRE), para ajudar o consumidor a entender o que fazer com o pacote quando o produto termina e ainda possibilita acesso e inclusão no consumo de mais de 7 milhões de brasileiros com deficiência visual ou com baixa visão.
A Bisnaguinha Original com a nova personagem Alice, o Sequilhos Tradicional e o Pão de Milho são os primeiros produtos a terem o QR Code que facilita o acesso a informações por meio de leitura ampliada e audiodescrição. Os itens com essa funcionalidade já estão disponíveis nos pontos de venda em todo o Brasil e a aplicação da ferramenta será expandida gradualmente para os demais produtos da marca ao longo do ano. Essa iniciativa reforça o compromisso da fabricante com a comunicação inclusiva, que vai das unidades fabris aos canais digitais e agora também nas embalagens.
“Estamos presentes em milhares de lares brasileiros e seguimos avançando com nosso propósito de sermos um agente de transformação social, usando os nossos produtos e estabelecendo parcerias para contribuir com uma sociedade mais diversa. A ferramenta Lupinha, por exemplo, está alinhada aos nossos valores de respeito às pessoas e reforça nosso compromisso com a comunicação inclusiva, um dos pilares que orientam nossos negócios”, afirma o coordenador de marketing da fabricante, Fernando Morais.
A embalagem é um dos principais canais de comunicação entre a marca e o consumidor, exercendo um papel estratégico na decisão de compra. Pensando nisso, o design das novas versões com o Lupinha, desenvolvido pela agência Studio 11 Arte, incorporou o QR Code ao layout das embalagens, com o objetivo de oferecer não apenas informações acessíveis, mas também transmitir confiança às pessoas com deficiência visual ou baixa visão.
Conheça o Lupinha
O Lupinha é uma ferramenta desenvolvida pela Associação Brasileira de Embalagem (ABRE) para facilitar o acesso à informação por pessoas com deficiência visual ou com baixa visão no ambiente de consumo. Ao apontar a câmera do celular para o QR Code presente nas embalagens, o consumidor pode visualizar dados ampliados na tela ou ouvir o conteúdo por meio de audiodescrição, desde que a função de acessibilidade esteja ativada no dispositivo. A ferramenta permite acessar especificações completas sobre o item, além de orientações para reciclagem e descarte das embalagens.
Com isso, a Seven Boys já torna a experiência de compra mais inclusiva e acessível para os brasileiros. A iniciativa reforça o compromisso da marca com a diversidade e garante que informações essenciais, como ingredientes e validade, estejam disponíveis para todos os perfis de consumidores.
Informações em braile
O Lupinha não é a primeira iniciativa de acessibilidade promovida pela fabricante. As embalagens de Panettone Frutas e Panettone Gotas Sabor Chocolate já contam com as informações em braile, permitindo que pessoas com deficiência visual tenham autonomia na identificação do item, acesso às especificações básicas e participação ativa na experiência de compra, especialmente em datas comemorativas como o Natal.
Mais do que uma ação pontual, o uso do braile reforça o compromisso da empresa com práticas inclusivas e socialmente responsáveis. Em um mercado cada vez mais atento à diversidade, medidas como essa fortalecem a relação com o consumidor e contribuem para tornar o ato de consumir mais democrático, respeitando o direito de todos à informação.
Alice: nova personagem com deficiência
Além das iniciativas voltadas à inclusão de pessoas com deficiência visual, a marca apresenta uma nova personagem: Alice, uma garota com deficiência que usa prótese e estampa a embalagem da Bisnaguinha Original a partir de setembro, e foi desenvolvida em parceria com a AACD e ADD.
A ação reforça o compromisso da marca com a representatividade e a diversidade, ao trazer para o centro da comunicação uma personagem para simbolizar a valorização das diferenças. A iniciativa contribui para ampliar o debate sobre a inclusão das pessoas com deficiência no ambiente corporativo e inspira a discussão sobre o papel da diversidade na construção de espaços mais justos e acolhedores.
Selos AACD e eureciclo
Além do recurso de acessibilidade, as novas embalagens também contam com o selo da AACD, indicando que parte do valor das vendas é revertida para a instituição. Reconhecida por sua atuação em prol da inclusão, a instituição colaborou com orientações para tornar os produtos da Seven Boys mais acessíveis, fortalecendo uma parceria baseada em valores comuns como a diversidade e responsabilidade social.
Outro destaque é a presença do selo eureciclo, que atesta o compromisso da fabricante com a compensação ambiental e a logística reversa de embalagens pós-consumo, reforçando o cuidado das ações da empresa com o meio ambiente.