Home SeçõesConsumidor Seu supermercado se preparou para as vendas dos produtos sazonais?

Seu supermercado se preparou para as vendas dos produtos sazonais?

De Edevaldo Figueiredo
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SuperHiper conversou com especialistas que contaram como se preparam para a temporada e deram dicas para melhorar a rentabilidade

Semana passada começou a temporada verão 2023/2024 e, na época de vendas de produtos sazonais o varejo alimentar precisa ter uma estratégia de compra antecipada devido a demanda. Tudo precisa estar devidamente planejado para não haja rupturas em diversas áreas. No entanto, há muitos detalhes que o setor supermercadista deve ficar atento até o final da temporada do verão.

“Neste momento, as empresas do varejo alimentar precisam acompanhar os números, ver o desempenho de cada produto, não pela média, mas por loja. Como está o processo de venda de cada loja, acompanhar os preços, inclusive da concorrência, porque aí é uma oportunidade de alinhar esses valores para ficar competitivo, mas, atenção, é um competitivo que não comprometa o resultado! A empresa precisa ter ali uma margem. Por isso julgo esse acompanhamento das vendas por loja fundamental”, explica o especialista do Centro de Excelência em Varejo da FGV (FGVcev), Olegário Araújo.

Produtos

A escolha do mix também é um diferencial dentro dessa inteligência estruturada que cada loja deve ter. “Para nós que operamos com supermercado, a principal força de vendas nesta sazonalidade são as bebidas. Cervejas, refrigerantes, sucos e águas. Temos, inclusive, um olhar focado em frutas e verduras, aliás, um dos nossos pontos fortes. Neste este ano, voltamos nossa atenção para bazar e categorias de verão. Melhorar o mix para a atender as necessidades da região é uma das premissas de nossa estratégia. Por exemplo, revisamos o mix de produtos de piscina, que vai deste o tratamento e limpeza como a venda de acessórios como piscinas infláveis, boias, coletes, guarda sol, cadeiras, etc ”, enfatiza o Gerente Comercial da Rede Federzoni de supermercados, localizado na região de Caieiras e Franco da Rocha, São Paulo, Marcos Paulo da Silva.

Sem desfalque

Acompanhar as vendas ajuda a identificar uma loja que está vendendo muito e que vai ter ruptura e a loja não está, por alguma razão, com um desempenho não muito bom. Pode ser devido a uma questão da operação da loja, a exposição pode não estar correta, o preço pode não está adequado para loja e o produto, por isso, fica com baixo giro. “Depois de analisar todo este caminho é possível transferir parte desse produto para  loja que está vendendo mais. É como que se os varejistas montassem um grupo de lojas, se tiverem várias, analisar de que loja faz mais sentido transferir para outra para não faltar produto em uma e não ficar produto parado em outra”, comenta Olegário Araújo.

Itens revisados

Marcos Paulo da Silva complementa com importantes dicas: “Revisar o mix atual, entender a necessidade dos clientes no entorno das lojas (regionalidade), mapear os concorrentes com relação ao mix. Ter meta bem definida para estas categorias e desenvolver o plano de negócio (JBP) como os principais fornecedores afim de garantir os volumes e competitividade necessária para esta sazonalidade. Também ter um olhar para as categorias correlatas ou seja, que possam ser exploradas e pegar carona com a sazonalidade. Por exemplo: se aumenta a venda de itens de piscina, também vai aumentar a categoria de churrasco, desde carnes a acessórios”, finaliza Silva.

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