<< Voltar pra Home

ESG



Setor de Tecnologia, Mídia e Telecomunicações amplia visibilidade de práticas ESG

6 de fevereiro de 2023
 - 
21:00
 - 
Bruno Marcon
Featured image for “Setor de Tecnologia, Mídia e Telecomunicações amplia visibilidade de práticas ESG”

KPMG divulga estudo que evidencia o progresso das empresas do setor e as principais estratégias que podem implementar na elaboração de relatórios de sustentabilidade

Empresas do setor de Tecnologia, Mídia e Telecomunicações (TMT) apresentaram um crescimento notável na elaboração de relatórios sobre metas de redução de carbono nos últimos anos, avançando de 61% em 2017 para 81% em 2022, e ocupando agora a terceira posição entre vários setores. Além disso, o setor de TMT há muito tempo é socialmente consciente sobre a gestão ambiental e está alavancando recursos e visibilidade para inovar e influenciar nessa área. Outro dado é que a adoção de recomendações da Força-Tarefa de Divulgações Financeiras Relacionadas ao Clima (TCFD) por empresas de TMT saltou de 20% em 2020 para 45% em 2022, ultrapassando outros setores importantes. Essas são algumas das conclusões da 12ª edição do estudo “KPMG Survey of Sustainability Reporting 2022”, que analisou relatórios e websites financeiros, de sustentabilidade e de ESG das 100 maiores empresas de 58 países, territórios e jurisdições, totalizando 5.800 empresas. As organizações de TMT representam 10% da amostra total, ou seja, 580 empresas. 

“O estudo evidencia o progresso das empresas do setor e as principais estratégias que podem implementar na elaboração de relatórios de sustentabilidade. Entre elas, merece destaque avaliar o impacto das mudanças climáticas nas divulgações das demonstrações financeiras e alinhar o relatório de sustentabilidade e de ESG com os principais formatos de relatórios obrigatórios e facultativos. Além disso, as estratégias envolvem conhecer expectativas dos stakeholders e criar relatórios de ESG com base em avaliações de materialidade e benchmarking”, afirma Márcio Kanamaru, sócio-líder de Tecnologia, Mídia e Telecomunicações da KPMG no Brasil e na América do Sul.

Estamos entrando em um período onde transparência e qualidade de informação sobre os aspectos ambientais, sociais e éticos dos negócios tem cada vez mais valor para todos os públicos que se relacionam com as empresas. Isso não é diferente neste setor. “Os relatórios de sustentabilidade (ou de ESG), alinhados com normas internacionais, são um excelente instrumento para demonstrar este compromisso. No final, a forma de entendimento e gestão dos aspectos ESG servem para avaliar também a qualidade da liderança da empresa”, afirma Nelmara Arbex, sócia-líder de ESG Advisory da KPMG no Brasil.

A publicação também ressalta que as empresas de TMT precisam melhorar os relatórios em relação à biodiversidade e outros recursos naturais. Por exemplo, considerando todos os setores, 40% em média da amostra total divulga informações sobre a perda de biodiversidade ou de recursos naturais como um risco ao negócio. Em TMT somente 30% dessas empresas mencionam riscos relacionados à perda de biodiversidade, número significativamente abaixo da média, evidenciando também possíveis oportunidades para as empresas do setor. Há uma relativamente nova norma internacional para isso — a da Força-Tarefa de Divulgações Financeiras relacionadas à Natureza (TNFD). Preparar relatórios utilizando ela é muito relevante em tempo de extrema perda de biodiversidade e uma nova tendência.


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Paganini amplia portfólio com novas massas

Produzidas, conforme a autêntica tradição italiana, entre os lançamentos, o Nhoque de Batata é um dos grandes destaques A Casa…
Image

#AjudaSul: setor supermercadista segue contribuindo em prol do RS

Empresas de todo o País continuam apoiando o povo do sul; você empresário, participe também dessa grande ação, faça a…
Image

Neugebauer lança embalagem em apoio ao Instituto Floresta

Novidades trazem QRCode que leva para doações ao projeto, que vem promovendo diversas ações para reconstrução do Estado A Neugebauer,…
Image

CEO do Grupo Carrefour Brasil fala sobre as chuvas no Rio Grande do Sul

Stéphane Maquaire comentou sobre congelamento de preços em virtude da tragédia no RS e o processo de integração das novas…