Sete em cada dez consumidores brasileiros participam de programas de fidelidade oferecidos por supermercados, segundo a pesquisa “Dados sobre Consumo e Fidelização no Brasil”, realizada pela Neogrid em parceria com o Opinion Box. Entre os cadastrados, seis em cada dez acumulam participação em dois a quatro programas diferentes, demonstrando que a busca por benefícios tornou-se parte da rotina de compras da população.
Os principais atrativos apontados pelos consumidores são as milhas aéreas, citadas por 60% dos entrevistados, seguidas por descontos diretos (54%) e acesso a promoções exclusivas (42%). Esses benefícios têm impacto direto no orçamento das famílias, especialmente em um cenário de alta sensibilidade ao preço, permitindo que os consumidores mantenham hábitos de consumo essenciais e otimizem seus gastos.
Além de proporcionar economia, os programas de fidelidade vêm se consolidando como ferramentas estratégicas para o varejo, funcionando como canais de retenção e relacionamento. “Eles fortalecem os vínculos entre marcas e clientes por meio de benefícios recorrentes e alinhados às necessidades do dia a dia”, destaca a Chief Marketing Strategy Officer da Neogrid, Christiane Cruz Citrângulo.
O levantamento também revela que 68% dos consumidores organizam suas compras com base nas promoções e descontos oferecidos por esses programas. Esse comportamento reforça a importância de uma comunicação clara e antecipada por parte das marcas, além do investimento em campanhas segmentadas e personalizadas, para potencializar o retorno e a eficiência das ações promocionais.
+Amigo do Plurix
O +Amigo já foi implementado em mais de 100 lojas das redes Boa, Superpão, Compre Mais e Avenida, e é descrito pela Plurix como um “clube de vantagens com promoções exclusivas todos os dias”.
“Estamos criando uma alavanca poderosa para fortalecer ainda mais o varejo regional. O +Amigo traduz a proximidade que temos com nossos clientes e o compromisso de entregar valor em cada ponto de contato. É uma iniciativa estratégica, que une tecnologia, dados e relacionamento de forma simples e acessível”, afirma o diretor de novos negócios da Plurix, Vinicius Lustosa.
Como funciona o Plurix?
O +Amigo conta com um cartão de crédito proprietário, desenvolvido em parceria com a Afinz e a Visa, oferecendo benefícios reais no dia a dia dos consumidores, dentro e fora das lojas. Entre os diferenciais do cartão, estão o desconto de 5% em categorias selecionadas como arroz, feijão, leite, carnes, aves, suínos frescos e hortifrúti; acesso ao programa de fidelidade Você Bem, que oferece até 70% de desconto em medicamentos, consultas e exames; acúmulo de pontos que podem ser trocados por vale-compras; além de aceitação em toda a rede Visa, com até 40 dias para pagamento.
Com milhares de cartões emitidos nas primeiras semanas e resultados acima das expectativas, o programa tem previsão de ser expandido para todas as associadas até o final de 2025.
Lustosa conta que a proposta é transformar cada compra em uma oportunidade de fidelização, gerando benefícios tanto para o cliente quanto para o negócio. “Mais do que um programa de descontos, o +Amigo é um elo de confiança. Porque, no fim das contas, é bom ter um amigo para contar.”
Fonte: Mercado e Consumo