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domingo, novembro 9, 2025
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Eventos

Brasil em Código 2025 discute o futuro das relações entre marca e consumidor

De Redação SuperHiper 8 de agosto de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

Em um cenário de constantes mudanças tecnológicas, a confiança se consolida como fator determinante para o relacionamento entre empresas e consumidores. Foi nesse contexto que a Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil realizou na última quinta-feira, 7, o Brasil em Código 2025, com o tema “Inovando com Transparência”.

Diante de um grande público, a associação reuniu especialistas de diferentes setores com o intuito de refletir sobre o papel da tecnologia na construção de conexões mais claras e responsáveis entre marcas, produtos e pessoas. A proposta parte de uma constatação de que não há inovação relevante sem transparência, e não há competitividade sem confiança.

Ao longo do dia, lideranças empresariais, executivos de tecnologia, profissionais de comunicação e representantes do setor produtivo trocaram experiências sobre como a inovação pode sustentar práticas mais abertas, rastreáveis e alinhadas às novas exigências do consumidor.

A programação incluiu painéis sobre temas como rastreabilidade, governança, ESG, inteligência artificial e cultura organizacional. O economista da XP Investimentos, Alexandre Maluf; o gerente de automação hospitalar do Hospital Israelita Albert Einstein, Nilson Malta; o professor e consultor, Ricardo Vandré; o CIO do Hospital Sírio-Libanês, Alex Julian; o CEO da Persevera Asset Management, Guilherme Abbud; o CEO da Paripassu, Giampaolo Buso; a atriz Denise Fraga; a jornalista e cofundadora da revista HSM Management, Adriana Salles Gomes; a vice-presidente do Instituto Brasileiro de Direito e Ética Empresarial (IBDEE), Olga Pontes e o especialista em inovação e tecnologia da BetaLab, Marcel Nobre, foram os palestrantes dessa edição do evento.

“A cada ano este evento se fortalece num ponto de encontro entre empresas, profissionais, especialistas e organizações que estão contando o futuro. E este ano não poderia ser diferente. Depois do sucesso da última edição do ano passado, que reuniu aqui mesmo, neste local, mais de 2.100 pessoas que participaram, e nos convidou a refletir com a pergunta, que foi o tema da época, o que move o seu agora? Seguimos em busca do que realmente torna as relações mais verdadeiras e duradouras. E é esse o objetivo que escolhemos para o tema deste ano. Inovando em transparência. Vivemos num mundo cada vez mais conectado e orientado por dados. Neste cenário, a inovação deixou de ser um diferencial competitivo para se tornar uma exigência. Este movimento está diretamente ligado à agenda ISG. E hoje atravessa todas as dimensões da gestão. A governança, a ética, a transparência, a sustentabilidade dos negócios. Os consumidores querem saber a origem dos produtos. Entender o processo por trás da marca do produto. Conhecer as escolhas feitas pelas empresas e os compromissos que elas assumem. Neste contexto, a tecnologia tem um marcado importante. Facilitar o acesso às informações. Também fortalecer a confiança. Promover conexões autênticas entre marcas, pessoas e parceiros. Na GS1, trabalhamos de forma contínua para transformar esta visão em realidade. Este ano, inclusive, celebramos um marco histórico. Ultrapassamos a marca das 60 mil empresas associadas. Empresas que são desde pequenos empreendedores até grandes corporações. Atuando em mais de 40 segmentos da economia. Que nos posiciona como a quinta maior GS1 do mundo”, declarou o presidente da Associação Brasileira de Automação GS1-Brasil, João Carlos de Oliveira.

Conformidade para todos

A padronização e a conformidade sempre foram marcas da GS1, mas a associação acaba de corroborar seu protagonismo em relação a isso. Isso porque ela está participando ativamente do programa “Conformidade para Todos”, que integra a Estratégia Nacional de Infraestrutura e Qualidade (ENIQ).

Iniciativa do governo brasileiro, liderada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), a ENIQ tem por objetivo fortalecer a infraestrutura de qualidade no País, bem como garantir a segurança, a conformidade e a competitividade de bens, serviços e processos. Ela abrange órgãos públicos e privados, políticas, leis e práticas que promovem a qualidade e a proteção do meio ambiente.

A estratégia tem como base o Cadastro Nacional de Produtos (CNP), sistema estruturado a partir dos padrões globais da GS1, entidade responsável pela identificação única de itens em todo o mundo. É nesse ambiente padronizado e confiável que as empresas registram dados oficiais dos seus produtos, como o código de barras GTIN/EAN (Global Trade Item Number), além de atributos, como dimensões, peso e informações fiscais.

Em constante evolução, o sistema passou a ter um novo campo para autodeclaração de norma técnica aplicável ao item cadastrado. Na avaliação da GS1, a inclusão da conformidade técnica ao lado dos atributos já padronizados ao GTIN reforça o compromisso da associação com a construção de um mercado mais ético, eficiente e confiável para todos.

A ideia é que, no futuro, o programa “Conformidade para Todos” tenha abrangência ampla, alcançando a indústria e o comércio, bem como os órgãos reguladores. E, claro, os consumidores que, por sua vez, passarão a ter acesso a dados que garantem a conformidade e a qualidade das mercadorias.

Nesse primeiro momento, o “Conformidade para Todos”, que é voluntário, envolve o setor de compras públicas e a cadeia de materiais de construção. Mesmo assim, a adesão tem se mostrado positiva. Já são 17.208 produtos com, pelo menos, uma norma cadastrada e com mais de 18.500 normas autodeclaradas. Porém, o potencial é imenso. Atualmente, o CNP reúne mais de 85 milhões de produtos cadastrados.

Os próximos que devem aderir são os segmentos de pneumáticos, cosméticos e agrotóxicos. Mas o varejo alimentar também tem grande potencial relacionado a esse projeto, segundo o gerente de relações institucionais e governamentais da GS1 Brasil, Pedro Henrque Di Martino.

“É importante esclarecer que o ‘Conformidade para Todos’ não é só para contas públicas. É uma nova forma de conscientização sobre a importância dos dados. É uma tarefa da indústria, mas que deve ter o apoio do varejo e dos consumidores. No caso do varejo alimentar, em geral, os itens comercializados são mais bem regulados. Portanto, já seguem uma conformidade maior. Inclusive, isso é imposto pela Nota Fiscal Eletrônica (NF e). O nosso trabalho é fazer com que essas informações cheguem ao consumidor.” E acrescentou: “O varejista se beneficia como? Na minha loja, por meio do programa, não vai haver produto que não esteja em conformidade. Ou seja, ter selo ‘varejo conforme’. E, assim, garantir que as mercadorias comercializadas estão em conformidade com as regras, entre elas do Inmetro, da NBR, da Anvisa e do Mapa, porque já fiz essa validação com o meu fornecedor ou com o meu distribuidor.”

Ainda segundo Di Martino, no caso dos supermercados, o “Conformidade para Todos” deve colaborar mais com a área de perecíveis, em virtude das novas regras envolvendo o uso de agrotóxicos. Contudo, não há prazo de quando isso acontecerá.

No caso dos consumidores, de acordo com o executivo, o acesso ao programa deverá ocorrer por meio de um outro padrão da GS1 já presente em muitos produtos comercializados pelo varejo: o código 2D ou QR Code.

Na avaliação de Di Martino, o processo de transição do código de barras tradicional (1D) para o QR Code, já em andamento, tem ganhado cada vez mais força e deve se acentuar até 2028. O principal ganho de se adotar o QR Code como padrão único está na sua capacidade de armazenar informações mais amplas e detalhadas em um espaço compacto nas embalagens, entre elas a conformidade.

De acordo com ele, essa transição não trará mudanças em como a precificação é feita no ponto de venda. “O consumidor vai perceber isso de outra forma. Com mais acesso a informações, inclusive em relação à validade e ao best before, conceito que a GS1 também apoia.” A ABRAS é uma das defensoras e propagadoras da adoção do conceito best before no Brasil, principalmente para alimentos não perecíveis, como forma de reduzir o desperdício e potencialmente baratear esses itens, desde que ainda estejam seguros para consumo. E, assim, flexibilizar o conceito de “data de validade” para “consumir preferencialmente antes de”.

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Negócios

Assaí 2T25: faturamento de R$ 21 bi representou crescimento de 7,2%

De Redação SuperHiper 8 de agosto de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

O Assaí Atacadista reportou os resultados financeiros do 2º trimestre deste ano com crescimento de lucro e rentabilidade, ampliação de serviços nas lojas e na diversidade de sua liderança. O faturamento chegou a R$ 21 bilhões (+7,2% vs. 2º trimestre de 2024), puxado principalmente pelo bom desempenho do parque de lojas convertidas de hipermercados, que segue em processo de maturação. O lucro líquido atingiu R$ 219 milhões (pós-IFRS16), alta de 78% em relação ao mesmo período do ano anterior. No acumulado do semestre, o lucro foi de R$ 336 milhões (+83,6% vs. 1º semestre de 2024 – pós-IFRS16). O EBITDA Pré-IFRS16 ajustado somou R$ 1,1 bilhão (+11,8%), com margem de 5,7%. Este é o melhor resultado para um segundo trimestre desde 2021, reforçando os ganhos de rentabilidade da Companhia.

“O resultado mostra que seguimos com foco em crescer com disciplina e reduzir a alavancagem. Além disso, no trimestre, fomos reconhecidos como a marca mais valiosa do varejo alimentar no Brasil por três importantes rankings nacionais (Interbrand, Brand Finance, TW20+InfoMoney). Esse reconhecimento histórico reflete a força do Assaí e reforça nossa liderança”, avaliou o CEO do Assaí Atacadista, Belmiro Gomes.

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Com foco em eficiência, o Assaí também avançou na gestão de custos. Mesmo com a ampliação dos serviços nas lojas – hoje, 224 unidades contam com caixas de autoatendimento, um forte avanço já que no mesmo período de 2024, apenas sete lojas contavam com o serviço –, as despesas seguiram sob controle. Isso contribuiu para o ganho de margem e para a geração de R$ 2,7 bilhões em caixa livre nos últimos 12 meses. A alavancagem (representada pela relação entre dívida líquida e Ebitda ajustado) caiu para 3,17x, reforçando o compromisso da Companhia com uma operação financeiramente sustentável.

No campo ESG, o trimestre também foi positivo. O Assaí avançou na inclusão social, com aumento da diversidade na liderança: 46,7% de pessoas negras ocupam hoje cargos de alta liderança. A empresa também foi reconhecida, pelo 4º ano consecutivo, como a melhor do varejo alimentar para se trabalhar pelo Great Place to Work (GPTW). Além disso, o Assaí também atualizou a sua meta de emissões de gases de efeito estuda (GEE), que agora é alinhada à metodologia Science Based Targets Initiative (SBTi), para reduzir em 42% as emissões dos escopos 1 e 2 até 2030, considerando o parque de lojas do ano-base 2021.

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Internacional

Amazon ganha terreno em perecíveis

De Redação SuperHiper 8 de agosto de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

Por Renato Müller

A Amazon fechou o segundo trimestre do ano com um crescimento de 13% em suas vendas – um desempenho estimulado pelo aumento da penetração da empresa no varejo alimentar. Durante a mais recente conferência de apresentação de resultados, a varejista disse que os esforços que têm sido feitos para estimular os clients a pedir mais alimentos perecíveis junto com outros itens no e-commerce vem trazendo resultados.

Leia também:

  • Venda de alimentos ganha força no Prime Day da Amazon
  • Amazon quer reinventar o setor de supermercados

“Começamos a expander nosso piloto com itens perecíveis, em que oferecemos produtos da categoria quando eles estão pedindo outros itens que serão entregues no mesmo dia pela nossa logística”, afirmou o CEO da Amazon, Andy Jassy. Segundo o executivo, 75% dos consumidores que compraram alimentos frescos no site da empresa em 2025 são novos e 20% do público comprou várias vezes ao mês, mostrando uma curva de adoção relevante para o serviço.

Com o mindset do consumidor americano, focado em valor, o timing do serviço de alimentos da Amazon tem se mostrado vantajoso. “Continuamos oferecendo preços baixos para os clientes e essa é uma das razões pelas quais nossos itens essenciais do dia a dia têm tido um crescimento superior ao do restante do nosso negócio e já representam um terço dos itens vendidos”, afirmou Jassy.

No trimestre encerrado em 30 de junho, as vendas líquidas da Amazon avançaram 13%, para US$ 167,7 bilhões, com expansão de 11% no mercado americano. Os lucros operacionais avançaram 30,6% na comparação annual, para US$ 19,2 bilhões.

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Negócios

Iquegami Supermercados apresenta novo plano de negócios

De Redação SuperHiper 7 de agosto de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

A rede Iquegami Supermercados realizou na última terça-feira, 5, no Terraço Hot Beach, em Olímpia, o evento JBP 2025 – Conexão, Estratégia e Oportunidades. O encontro, para cerca de 250 pessoas, reuniu representantes de mais de 100 indústrias e teve como objetivo apresentar aos parceiros os planos de negócios conjuntos para os próximos 12 meses. O momento é especial e estratégico: em 2025, a rede varejista paulista está comemorando 60 anos de história e projeta fechar o ano com um faturamento recorde de R$ 1 bilhão.

Nova geração impulsiona crescimento

Durante a apresentação, a diretoria da Iquegami, representada pelos irmãos Juliano e Junior Iquegami, compartilhou com os parceiros a evolução da empresa desde sua fundação em 1965, com destaque especial para o crescimento acelerado registrado após 2018, quando a nova geração da família assumiu a direção estratégica do negócio ao lado do fundador. Desde então, a rede mais que dobrou o número de lojas e registrou crescimento superior a 200%.

Demonstrando a solidez das relações comerciais construídas pela rede ao longo de sua trajetória, o evento reuniu grandes parceiros industriais, além da empresa Meu Cliente, parceiro de Trade Marketing do JBP. “Este evento representa a consolidação de parcerias estratégicas que construímos ao longo dos anos. É um momento de celebrar essas relações e, principalmente, de planejar o futuro juntos. Isso é só o começo de uma nova fase de crescimento”, disse Juliano Iquegami, diretor da rede.

Os parceiros industriais puderem conhecer no JBP 2025 um portfólio completo de soluções de trade marketing, incluindo materiais de PDV, comunicação integrada, ações digitais e ativações em loja.

Atualmente, a Iquegami opera 22 lojas, 1 centro de distribuição e 2 centros administrativos distribuídos em 11 cidades do interior paulista e emprega mais de 2.600 colaboradores. Fundada em Olímpia (SP), a empresa atende uma população de aproximadamente 474 mil habitantes e é referência em qualidade no varejo alimentar.

A estratégia de expansão já está definida para 2026, com a entrada em mais dois municípios, além da abertura de uma nova loja em Olímpia. Até 2030, o plano de crescimento projeta 35 lojas e um faturamento de R$ 2 bilhões.

Inovação tecnológica e compromissos ESG

Reconhecida há sete anos consecutivos entre as 100 maiores redes de supermercados do Brasil pelo ranking ABRAS, a Iquegami mantém a essência familiar aliada à inovação tecnológica e responsabilidade socioambiental.

A rede possui um moderno centro de distribuição de 12 mil m² construídos, frota própria de 97 veículos e programa de fidelidade com 128 mil clientes ativos, o “Clube do Japonesinho”, além de alcançar 217.190 cadastros por meio do WhatsApp de ofertas.

Na área socioambiental, desenvolve programas estruturados como o “Troco Solidário”, que já repassou R$ 1,56 milhão para 22 instituições da região, e projetos ambientais como o “Papa Pilhas” (responsável pela coleta e destinação correta de mais de 4 toneladas de material). A empresa também investe em governança corporativa, por meio de parceria com a Fundação Dom Cabral, com programas de desenvolvimento, sucessão e excelência empresarial.

“Estamos comemorando 60 anos, mas a geração atual é nova e tem muito ainda para desenvolver. Todo esse desenvolvimento estratégico, investimento em tecnologia e plano de expansão é um sinal para que a comunidade entenda que o Iquegami não vai parar por aqui. Estamos só começando”, afirmou Juliano.

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ABRASEconomiaLegislação

Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento ABRAS propõe plano anticrise para blindar economia dos efeitos do tarifaço

De Redação SuperHiper 7 de agosto de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

O Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento ABRAS (FCNA) apresentou nesta quinta-feira (7) ao Governo Federal um plano emergencial para proteger o crescimento do Brasil diante das tarifas de 50% impostas pelos Estados Unidos às exportações brasileiras. O estudo técnico, liderado pelo economista Paulo Rabello de Castro, propõe ações estruturantes para neutralizar os efeitos da medida sobre o PIB, o emprego e a arrecadação pública.

A imposição unilateral do tarifaço pelo governo norte-americano atinge diretamente setores chave da indústria e do agronegócio brasileiro, reduzindo de forma abrupta o acesso ao principal mercado consumidor de produtos brasileiros com alto volume exportado. Isso compromete a capacidade de geração de divisas e renda nacional.

Segundo o estudo da RC Consultores, o impacto pode representar uma perda de até US$ 80 bilhões no PIB em 12 meses, com queda de 3,7 pontos percentuais no crescimento da economia e retração severa na indústria de transformação. A arrecadação federal pode cair mais de 5%, aprofundando o desequilíbrio fiscal.

A proposta central do FCNA é transformar o mercado interno no novo motor de crescimento econômico, por meio de:

  • Antecipação da isenção da Cesta Básica Nacional de Alimentos (CBNA);
  • Redução coordenada da taxa Selic;
  • Incentivo ao crédito e simplificação da contratação formal;
  • Revisão do regime fiscal e tributário para garantir estabilidade.

Com a adoção integral das medidas propostas, o país pode recuperar trajetória de crescimento sustentável, com geração de até 1,7 milhão de empregos e melhora no índice de distribuição de renda (Gini).

O Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento ABRAS

Criado com o objetivo de promover o diálogo entre os elos essenciais do abastecimento e da segurança alimentar no Brasil, o Fórum reúne os principais setores estratégicos da economia nacional. Endossam o estudo as seguintes entidades: Croplife Brasil, ANDAV – Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários, ABRAMILHO – Associação Brasileira dos Produtores de Milho e Sorgo, ABIC – Associação Brasileira da Indústria do Café, ABPA – Associação Brasileira de Proteína Animal, ABAG – Associação Brasileira do Agronegócio, ABIA – Associação Brasileira da Indústria de Alimentos, ABIR – Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas, ABIPLA – Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins, ABRE – Associação Brasileira de Embalagem, ABRALATAS – Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio, ABRALOG – Associação Brasileira de Logística, ABAD – Associação Brasileira de atacadistas e distribuidores de produtos industrializados, até os últimos elos da cadeia: ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados e ANR – Associação Nacional dos Restaurantes.

Clique aqui e acesse o estudo completo PROPOSTAS DO FÓRUM DA CADEIA NACIONAL DE ABASTECIMENTO ABRAS PARA O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO SUSTENTÁVEL DO BRASIL.

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Lançamentos

Froneri lança Chokito Bites

De Redação SuperHiper 7 de agosto de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

A Froneri, multinacional fabricante de sorvetes das marcas Nestlé, Lacta, Garoto, Oreo, Fini e Nobrelli no Brasil, anuncia o lançamento do Chokito Bites, transformando o clássico chocolate crocante e caramelizado em uma deliciosa opção no formato de minibombons gelados.

O lançamento também é uma celebração aos 25 anos de Sorvetes Nestlé no Brasil. Com ele, os fãs de gelados e de um dos chocolates mais queridos pelos brasileiros poderão desfrutar do sabor inconfundível de Chokito, de uma maneira deliciosa, divertida e que combina o melhor dos dois mundos em pequenas porções ideais para consumo, em qualquer momento.

Presente no mercado brasileiro há 54 anos, a marca Chokito, criada na Suíça em 1965 e lançada no Brasil pela Nestlé em 1971, construiu um forte legado de memória afetiva no país. Reconhecido por gerações de consumidores, o chocolate Chokito já teve versões em picolé e sorvete (com o primeiro picolé lançado há 40 anos).

“Agora, com o novo formato, Chokito fica ainda mais conectado às tendências de consumo. É uma marca repleta de história, afeto e sabor, que volta ao freezer para conquistar antigos fãs e novas gerações”, explica Diana Sá, diretora de marketing da Froneri Brasil.

Com Chokito Bites, a Froneri reforça, portanto, seu compromisso em inovar, ao oferecer produtos que combinam a força de marcas já consolidadas com a praticidade e conveniência que os consumidores modernos tanto valorizam.

Chokito Bites será fabricado na unidade da Froneri, na Argentina, e estará disponível em todos os canais de venda no Brasil a partir do início de agosto em uma caixinha personalizada, com 78 g.

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Negócios

Diversificação de canais, menos idas ao PDV, marcas próprias e indulgência puxam consumo na América Latina

De Redação SuperHiper 7 de agosto de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

A América Latina registrou, nos primeiros três meses de 2025, o décimo trimestre consecutivo de crescimento no setor de bens de consumo massivo, consolidando a maior sequência positiva da série histórica. O desempenho médio foi de 1,7% na região, impulsionado por uma combinação de diversificação de canais e priorização dos gastos por parte dos consumidores.

O norte da América Latina segue liderando o avanço do consumo, sendo que as marcas próprias tiveram papel central nesse desempenho, com crescimento expressivo em volume – 5,7% na América Central, 5,2% na Colômbia, 2,3% no Equador e 2,2% no México.

Já a alta de preços no setor – que acumula 15% no primeiro trimestre de 2025 – levou os latino-americanos a reorganizar os hábitos de consumo. O número médio de canais usados aumentou de 8,9 para 9,5, enquanto as compras se tornaram mais planejadas e menos frequentes. A busca por melhor custo-benefício também impulsionou o crescimento das marcas próprias (13% em unidades) e dos canais modernos (+3%).

Essas mudanças ocorrem mesmo com o aumento de lares classificados como “comfortable”, que têm maior capacidade de consumo. A proporção desses domicílios subiu de 23% em 2024 para 26% em 2025, com destaque para a Argentina (de 15% para 25%), o México (de 25% para 32%) e o Peru (de 18% para 24%).

As categorias de bebidas e cuidados pessoais também se destacam no início de 2025: a primeira, impulsionada pelo crescimento na penetração de produtos como chás prontos para beber (+4,1 pontos de penetração) e águas (+5,4 pontos). Já a segunda, pelo aumento da frequência de compra de produtos, por exemplo, hidratantes (+5,1%) e skincare (+5,9%). No total, 87% das categorias registraram ganho de penetração, 15% apresentaram aumento de frequência e 28% cresceram simultaneamente nas faixas de marcas próprias e premium.

As informações são do relatório trimestral Consumer Insights, produzido pela Worldpanel by Numerator, que acompanha de forma contínua o comportamento de consumo dos latino-americanos, com foco em alimentos, bebidas, produtos de limpeza e itens de higiene e beleza. A edição referente ao primeiro trimestre de 2025 contempla 14.220 entrevistas em nove mercados: a América Central (a Costa Rica, El Salvador, a Guatemala, Honduras, a Nicarágua, o Panamá e a República Dominicana), a Argentina, a Bolívia, o Brasil, o Chile, a Colômbia, o Equador, o México e o Peru.

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Lojas

Rede Supermarket inaugura loja em Cascadura, bairro no Rio de Janeiro

De Redação SuperHiper 7 de agosto de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

A rede Supermarket inaugurou na última quarta-feira, 6, a sua primeira loja em Cascadura, na rua Cerqueira Daltro, 51. A abertura consolida a marca de 146ª unidade da rede e materializa seu plano de expansão em todo o estado do Rio de Janeiro. Com capacidade de atendimento diário a 3.500 pessoas, a nova unidade vai oferecer um mix de mais de 5000 mil produtos, com destaque para as seções de açougue fresco, adega, empório de grãos e temperos e itens perecíveis. Para a operacionalização do empreendimento foram gerados 250 empregos diretos e indiretos.

“Cascadura ganha a primeira unidade da Rede, uma unidade que vai privilegiar conforto e qualidade. Queremos oferecer aos nossos clientes uma experiência de compra de excelência, com grande variedade de produtos e, claro, os melhores preços. Investimos em equipamentos, iluminação e comunicação visual, para que o consumidor se sinta à vontade e com acesso a um mix de produtos de qualidade, com preços competitivos. Vamos atender às necessidades dos moradores de Cascadura e região”, diz o diretor-presidente da rede Supermarket, Paulo Bonifácio.

Serviço
Rede Supermarket – Cascadura
Endereço: rua Cerqueira Daltro, 51, Cascadura, Rio de Janeiro
Horário de atendimento: de segunda a sábado, das 6h30 às 22h. Aos domingos, das 6h30 h às 18h.

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Gente

Ypê anuncia Sergio Pompilio como novo Diretor Executivo

De Redação SuperHiper 7 de agosto de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

A Ypê acaba de anunciar a chegada de Sergio Pompilio como novo diretor executivo, assumindo a liderança das áreas de Jurídico, Conformidade e Governança, Riscos e Compliance, Auditoria e Controles internos, Comunicação Externa e Relações Institucionais e Governamentais.

Reconhecido como um dos principais executivos jurídicos da América Latina, Pompilio traz sua sólida experiência em governança corporativa, advocacy institucional e políticas públicas. Com passagens por empresas como Johnson & Johnson, AstraZeneca e Avon, ocupou posições de liderança por mais de duas décadas, incluindo o cargo de Vice‑Presidente de Government Affairs & Public Policy para a América Latina na J&J.

Atualmente, Pompilio é presidente do CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), reeleito para o biênio 2024–2026, e também lidera o Conselho Superior da ABA (Associação Brasileira de Anunciantes). Sua atuação no CONAR tem se destacado pela inovação e compromisso com a ética na publicidade, modernização da governança focada no ambiente digital, e criação de um capítulo específico para o setor de apostas esportivas e influenciadores digitais. “Assumir esse novo desafio na Ypê, uma empresa 100% brasileira, com reputação sólida e propósito claro, é uma oportunidade de contribuir com uma agenda institucional baseada na integridade, no diálogo e na construção de valor para a sociedade no país”, disse Pompilio.

A chegada do executivo ocorre em um momento simbólico: a Ypê se prepara para celebrar seus 75 anos de história em novembro de 2025, reforçando seu compromisso com a perenidade, a integridade e a confiança nas relações institucionais e com a sociedade.

Reputação que se constrói com consistência

A Ypê é líder em importantes categorias de higiene e limpeza e está presente em mais de 95% dos lares brasileiros. Seu compromisso com ética, governança e responsabilidade institucional é reconhecido por iniciativas e conquistas como:

  • Ser signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção, iniciativa do Instituto Ethos;
  • Ser a única empresa do setor de limpeza reconhecida duas vezes consecutivas como Empresa Pró-Ética (2020-2021 e 2022-2023) pela Controladoria-Geral da União (CGU);
  • Participar do Confia, programa de conformidade cooperativa da Receita Federal, com apenas 20 empresas no Brasil, sendo a única do setor de higiene e limpeza;
  • Obter classificação máxima (A+) no Programa de Estímulo à Conformidade Tributária da Fazenda do Estado de São Paulo desde sua criação;
  • Possuir uma estrutura robusta de governança, com conselho de administração composto por conselheiros externos independentes, que são referência no mercado, comitês de assessoramento estratégicos e ser a primeira empresa do setor de limpeza a conquistar o selo Women on Board, em reconhecimento à representatividade feminina em instâncias decisórias.

Com mais de 7.300 colaboradores, a Ypê conta com complexos fabris em cinco estados brasileiros (SP, BA, GO, MG e PE) e um portfólio com mais de 450 produtos em 23 categorias, incluindo marcas como Assolan, Atol, Tixan, Perfex, Action de Ypê, Flor de Ypê, Siene e Banho a Banho.

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ESG

Comercial Zaffari e Stok Center destinam R$ 1,5 milhão aos bombeiros

De Redação SuperHiper 7 de agosto de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

No primeiro semestre de 2025, a Comercial Zaffari e o Stok Center destinaram mais de R$ 1,5 milhão em doações ao Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul, por meio do Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública (PISEG). Os recursos foram aplicados na aquisição de equipamentos essenciais para operações de resgate e salvamento, beneficiando os batalhões das cidades gaúchas de Canoas, Sarandi, Lajeado e Erechim.

Segundo a rede, novas ações estão previstas ainda para 2025. A empresa, ao tornar pública a iniciativa, busca inspirar outras organizações a também adotarem esse compromisso social. Para a rede, os impactos de iniciativas como essa fortalecem a sociedade e estimulam o setor privado a se engajar cada vez mais.

A companhia integra o programa desde 2024, quando destinou mais de R$ 1,3 milhão em contribuições. Para este ano, novas doações já estão em andamento e devem ser oficializadas até dezembro.
A iniciativa reforça o compromisso da rede com a segurança e o bem-estar das comunidades onde ela está presente. Ao longo de sua trajetória, a Comercial Zaffari tem mantido o foco em ações que ampliam o impacto social de sua atuação.

As doações realizadas, de janeiro a junho deste ano, foram direcionadas à aquisição de equipamentos fundamentais para as operações de resgate e salvamento do Corpo de Bombeiros. Nos primeiros seis meses de 2025, foram os seguintes investimentos:

  • Erechim: R$ 510.000,00 destinados à compra de dois desencarceradores e um drone.
  • Lajeado: R$ 497.203,13 em doações que viabilizaram a aquisição de uma picape, motopodas, drone, notebooks e monitores.
  • Sarandi: R$ 301.130,00 para a compra de uma viatura.
  • Canoas: R$ 249.219,00 para a doação de duas viaturas e um kit motosserra.

“Por meio do programa, atendemos às solicitações do Corpo de Bombeiros e destinamos parte do valor abatido do ICMS diretamente aos batalhões. Mais do que um incentivo fiscal, essa iniciativa representa o nosso compromisso em deixar um legado concreto para a cidade”, destaca o presidente, Sérgio Zaffari. “É uma forma de retribuir o trabalho corajoso e essencial realizado pelos bombeiros, uma missão que nos enche de orgulho e que contribui diretamente para a segurança de toda a comunidade.”

Para o gerente de marketing da Comercial Zaffari, Eron Moraes, essas doações materializam um dos pilares do propósito empresarial da companhia, que é gerar impacto positivo nas comunidades onde atua. “Nós não nos dedicamos apenas à geração de emprego e renda, mas ao fortalecimento das estruturas locais, como as forças de segurança.”

Para o tenente-coronel e comandante do 7º Batalhão de Bombeiros Militares, Alessandro Bauer, parcerias como essa são fundamentais para a atuação da corporação. “Essas colaborações possibilitam a aquisição de equipamentos modernos e melhorias na infraestrutura, o que resulta em respostas mais rápidas e eficazes. A população se beneficia com um ambiente mais seguro e uma maior sensação de proteção. Por isso, vínculos com empresas socialmente responsáveis, como a Comercial Zaffari, são extremamente relevantes.”

7 de agosto de 2025 0 Comentários
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