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quinta-feira, setembro 11, 2025
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ABRAS

Temas urgentes e estratégicos movimentam Brasília no 5º Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento

De Renata Ruiz 6 de junho de 2025
Escrito por Renata Ruiz

Reforma Tributária, combate à fome, desperdício de alimentos, impactos das BETS (apostas online) no consumo das famílias e a implantação do modelo de prazo de validade dos alimentos “Best Before ” estarão no centro das discussões do 5º Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento ABRAS (FCNA).

O evento acontece em Brasília, no dia 10 de junho de 2025, das 9h às 18h, no CICB, reunindo autoridades públicas, especialistas internacionais e lideranças das 16 principais Associações de Classe Empresarial representantes dos principais setores que compõe a cadeia nacional de abastecimento, com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico, social e ambiental sustentável do Brasil.

O Fórum, criado em 2021 pela ABRAS, tem caráter multissetorial e interinstitucional, promovendo a união das 16 associações empresariais membro que representam os principais elos da cadeia, desde os insumos e a produção agropecuária até o varejo e os serviços de alimentação. A proposta é construir, de forma coordenada, propostas concretas de políticas públicas e diretrizes estratégicas alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

A edição de 2025 reforça cinco temas centrais da agenda estratégica definida pelo Fórum, com proposta e apresentação de projetos de lei ao parlamento:
1) REDUÇÃO DE CUSTOS – REFORMA TRIBUTÁRIA
2) CONSUMO CONSCIENTE – ECONOMIA CIRCULAR
3) REDUZIR O DESPERDÍCIO – ADOÇÃO DO “BEST BEFORE”
4) COMBATE À FOME – CONECTAR O MAPA DO DESPERDÍCIO AO MAPA DA FOME
5) DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO – CONSUMO DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS PROTEÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA CONTRA OS IMPACTOS DAS APOSTAS ONLINE

O FCNA conta com apoio institucional do Centro de Excelência Contra a Fome do WFP/ONU, da Rede Brasil do Pacto Global da ONU , e apoio técnico da KPMG.

Serviço:

Dia 10/06
Das 09h às 18h
Assista pelo YouTube da ABRAS: https://www.youtube.com/watch?v=ANN1FhLKb_Q

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Lojas

Nordestão assume parte das operações da Rede Cidade

De Redação SuperHiper 6 de junho de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

Por Redação SuperHiper

O Grupo Nordestão, que opera as bandeiras Nordestão e SuperFácil, acaba de formalizar que assumirá, em julho de 2025, algumas das operações da rede Cidade, em Mossoró (RN) e Parnamirim (RN). Isso representa não apenas um novo capítulo na trajetória de sucesso das duas empresas, mas um compromisso sólido com o desenvolvimento local, a geração de empregos e a modernização do setor supermercadista da região.

Cerca de R$ 30 milhões de reais vão ser investidos em adaptação e mudança das fachadas em seis das oito lojas do Grupo Cidade que compraram em Mossoró (cinco unidades) e Parnamirim (um estabelecimento). As lojas que vendem no varejo vão se chamar Atacadão e as que atuam no atacado vão operar sob a bandeira SuperFácil. Além disso, a negociação envolveu duas centrais de distribuição nos respectivos municípios.

Contudo, as unidades do Grupo Cidade localizadas no Centro e no Abolição II, continuam sob a gestão da rede original. Inclusive a loja do Abolição II está passando por reformas.

Em relação às seis lojas que serão transferidas para o Grupo Nordestão, o presidente da empresa, Leonardo Correia, disse aquelas que trabalham com vendas no varejo serão transformadas em Supermercado Nordestão. Já as unidades que vendem no atacado serão transformadas em SuperFácil.

Na avaliação dos investidores, até o primeiro semestre de 2026, o Grupo Nordestão deverá estar totalmente instalado em Mossoró, inclusive com novas fachadas em todas as lojas e com treinamento em andamento para os servidores.  

Com a união das marcas, o Grupo Nordestão reforça seus pilares de governança, responsabilidade social e excelência operacional, trazendo para Mossoró toda a força de um grupo com mais de 50 anos de história e liderança no mercado potiguar. O plano de expansão prevê importantes investimentos já em 2025, incluindo um ambicioso projeto de retrofit/reforma das lojas, que trará modernização das estruturas físicas, melhoria dos serviços e ampliação do mix de produtos — sempre valorizando fornecedores locais e as preferências regionais dos clientes mossoroenses. 

E o mais importante: os colaboradores atuais da Rede Cidade serão mantidos, com oportunidades de crescimento, capacitação e integração à cultura do Nordestão. O Grupo Nordestão acredita que são as pessoas que fazem a diferença, e por isso aposta fortemente em um modelo de gestão humanizada, respeitando o legado construído ao longo dos anos pela rede Cidade, ao mesmo tempo em que impulsionará a gestão com sua forma única de atuar. 

“Queremos somar forças e crescer junto com Mossoró. A chegada do Nordestão significa mais empregos, mais investimentos e mais oportunidades para a cidade e para toda a região Oeste. Nosso compromisso é entregar um varejo moderno, eficiente e próximo das pessoas, com respeito à história e à identidade local”, destaca o presidente do Grupo Nordestão, Leonardo Correa.

A governança sólida do grupo, reconhecida por práticas éticas e transparência, será fundamental para integrar operações, melhorar processos logísticos e administrativos, e garantir que clientes e colaboradores vivenciem uma transição tranquila, com ganhos em todos os níveis. 

O Grupo Nordestão também reforça seu compromisso com iniciativas sociais, apoio a comunidades locais e incentivo à economia regional, pilares que sempre guiaram sua atuação. Mossoró agora faz parte da família Nordestão. 

Fundado há mais de 53 anos no Rio Grande do Norte, o Nordestão é líder no segmento supermercadista no estado, reconhecido por sua excelência em atendimento, inovação e responsabilidade social. Com operações modernas e uma forte conexão com as comunidades onde atua, o grupo é referência em qualidade, sustentabilidade e gestão.  

Fonte: Assessoria de imprensa do Grupo Nordestão e Mossoró Hoje

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Consumo nos LaresEconomia

Inflação acelera avanço das marcas próprias e desafia fidelidade no varejo alimentar

De Redação SuperHiper 6 de junho de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

Por Redação SuperHiper

O avanço da inflação está corroendo o poder de compra e os alimentos figuram entre os maiores vilões da alta de preços. Assim, o consumidor brasileiro tem buscado alternativas que entreguem valor real no carrinho, dando destaque às marcas próprias, que estão ganhando nesse movimento. Segundo levantamento recente da Neogrid, 70% dos brasileiros já percebem aumento na oferta desses produtos nas lojas.

Para o supermercadista, o dado é revelador: mais do que uma alternativa barata, as marcas exclusivas vêm se consolidando como opção de escolha consciente e não, apenas, emergencial. A leitura do cliente mudou: a lealdade à marca está em segundo plano quando a proposta de valor fala mais alto. Hoje, a qualidade pesa mais do que o preço na decisão de compra — 76% dos consumidores apontam esse como o principal motivo para serem fiéis a um produto, contra 43% que destacam o fator preço.

No dia a dia da loja, isso também se reflete nas escolhas do ponto de venda: 52% dos entrevistados costumam comprar no mesmo supermercado, mas os motivos apontados dizem mais sobre conveniência e entrega de valor do que sobre hábito: variedade de itens (50%), descontos (43%) e proximidade (42%) lideram a lista de prioridades. No digital, a fidelidade é ainda mais volátil, já que só 4% mantêm compromisso com uma única loja online.

Fidelidade plural e recompensas mais amplas

Quando se trata de programas de fidelidade, o cenário é igualmente dinâmico. Seis em cada dez consumidores participam de dois a quatro programas simultaneamente, tanto no físico quanto no digital. E a maioria gostaria de contar com sistemas que reúnam múltiplas redes e marcas em um mesmo programa de vantagens — 89% disseram preferir esse modelo mais flexível, que permite comparar, escolher e ser recompensado por isso.

Na prática, o consumidor está cada vez mais racional, estratégico e impaciente com promessas que não se cumprem. Ele testa, compara, e se a experiência for boa, volta. A inflação acelerou esse processo — e agora é papel do varejo entender esse novo código de consumo. Marcas próprias, mix inteligente e relacionamento mais transparente e vantajoso são os pilares que devem sustentar as próximas decisões de quem quer seguir competitivo.

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ESG

Grupo Vanguarda promove mutirão para contratar 100 funcionários

De Redação SuperHiper 6 de junho de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

O Grupo Vanguarda, responsável pela rede de supermercados Carvalho Super, abriu 100 vagas de emprego e promove, neste sábado (7), um mutirão de entrevistas presenciais em Teresina (PI). A ação será realizada no Senac da Avenida Campos Sales, no Centro da capital, das 8h às 12h.

Os candidatos deverão comparecer ao local com currículo impresso e documento oficial com foto. Serão distribuídas 100 senhas por ordem de chegada. As oportunidades incluem cargos como açougueiro, aprendiz, auxiliar de cozinha, auxiliar de perecíveis, auxiliar de supermercado, encarregado de supermercado, fiscal de prevenção de perdas e operador de caixa.

Entre os benefícios oferecidos estão vale-alimentação diário de R$ 16, vale-transporte, folga no dia do aniversário, seguro de vida, plano de saúde com coparticipação, plano odontológico e cartão convênio.

 

Fonte: GP1 Piauí

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Lojas

Mixter Atacadista: nova loja do Nagumo é inaugurada em Guarulhos (SP)

De Redação SuperHiper 6 de junho de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

Por Redação SuperHiper

 

O Grupo Nagumo inaugurou, na última quinta-feira (5), mais uma unidade da sua bandeira de atacarejo, o Mixter Nagumo, em Guarulhos (SP). Localizada na Estrada Elenco, 848, no bairro Jardim Dona Meri, a nova loja reforça a estratégia de crescimento da rede em sua cidade de origem, oferecendo uma proposta que combina preços competitivos com a conveniência de um supermercado tradicional.  A cerimônia de inauguração teve clima festivo, com música ao vivo, degustações de produtos e atendimento especial aos primeiros clientes.

A proposta do Mixter é clara: unir a economia do atacado à praticidade do varejo, oferecendo um mix diversificado de produtos com condições de pagamento acessíveis. Com isso, a marca se consolida como uma opção atrativa para famílias e microempreendedores que precisam comprar em maior volume sem abrir mão de qualidade e serviço.

A expansão da bandeira em Guarulhos está alinhada à história do próprio Grupo Nagumo. Foi na cidade que a rede deu seus primeiros passos, e desde então vem fortalecendo sua presença no município. Em setembro de 2024, o grupo inaugurou na Vila Augusta sua maior loja, marco que ampliou a capacidade de atendimento local.

Além das lojas físicas, a rede disponibiliza aos clientes o aplicativo Meu Nagumo, que oferece promoções exclusivas, além de um canal direto via WhatsApp (11 92091-8422) para facilitar pedidos e atendimento. A unidade também aceita diversos cartões de alimentação e refeição, inclusive em compras via delivery e retirada, respeitando os regulamentos de cada bandeira.

Com essa inauguração, o Mixter Nagumo amplia sua presença estratégica no Estado de São Paulo e modelo de atacarejo adotado pela rede segue como uma tendência no setor, atendendo à crescente demanda por soluções de compras mais econômicas e eficientes.  O novo ponto de venda funcionará diariamente, das 7h às 22h, atendendo tanto consumidores finais quanto pequenos comerciantes da região, que buscam variedade e economia em um só lugar.

 

Fonte: GuarulhosWeb

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Internacional

Conheça a rede de supermercados que move mais de 2% do PIB espanhol

De Redação SuperHiper 6 de junho de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

Por Renato Müller

 

O supermercado é muito mais que um negócio de compra e venda de produtos – ele possui um profundo impacto socioeconômico em cidades, estados e países inteiros. Às vezes, um exemplo de outro país ajuda a trazer essa realidade às claras.

Um estudo realizado na Espanha pelo Instituto Valenciano de Investigaciones Economicas (Ivie) quantificou o impacto econômico da rede de supermercados Mercadona em 2024. A empresa fechou o ano com um faturamento de 33,35 bilhões de euros e sua cadeia de valor movimentou o equivalente a 2,1% do PIB do país. Segundo o estudo, cada euro gerado nas lojas da rede movimenta 4,6 euros na economia espanhola, mostrando que os impactos da supermercadista vão muito além de seus pontos de venda.

Além disso, mais de 743 mil postos de trabalho estão direta ou indiretamente vinculados à atividade mercantil da Mercadona, o equivalente a 3,71% dos empregos totais na Espanha. De forma direta, a supermercadista emprega 103 mil pessoas.

De acordo com o estudo do Ivie, a Mercadona provoca três tipos de impacto na economia. O primeiro é o direto, derivado da venda de produtos nas lojas e e-commerce da rede. O segundo é indireto, resultado das compras feitas junto aos fornecedores. Por fim, há o impacto induzido, que é gerado pelo consumo associado aos salários e ganhos de funcionários e fornecedores. Esses efeitos, combinados, geram um volume de negócios da ordem de 109 bilhões de euros na economia espanhola.

Além disso, a cadeia de valor da Mercadona pagou 12,6 bilhões de euros em impostos no ano passado, o que representa 2,15% da arredacação total da administração pública espanhola. Diretamente, a varejista contribuiu com 2,8 bilhões, com 7,5 bilhões e 2,3 bilhões de euros vindos de impactos indiretos e induzidos, respectivamente.

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Negócios

Savegnago e Supernosso promovem ações especiais com vinhos

De Redação SuperHiper 6 de junho de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

Por Redação SuperHiper

Canal preferencial dos consumidores brasileiros para aquisição de vinhos, segundo estudo recente do Instituto MDA Pesquisa, os supermercados apostam em ações especiais para incentivar as vendas da categoria num momento propício: a proximidade da chegada do inverno.

Com mais de 400 rótulos nacionais e importados, o Savegnago Supermercados iniciou mais uma edição da Expovinho, que será realizado até 23 de julho, nas 63 unidades das 20 cidades do interior paulista onde a rede está presente, com condições especiais de pagamento com o Nosso Cartão, bandeira gerenciada pelo grupo. Com o tema “Há 16 anos, brindando com amor”, a 16ª feira de Vinhos do Supernosso começou dia 2 e vai até 30 de junho, em todas as lojas da bandeira, no app do Supernosso e no supernosso.com. A expectativa é de um aumento de 20% nas vendas, em relação a igual período de 2024.

Expovinho

No caso do Savegnago, os consumidores encontram vinhos de países consagrados, como o Chile, a França, a Itália, a Argentina e a Espanha, além das melhores bebidas fabricadas no Brasil. Quem prefere outras opções pode comprar cervejas especiais e destilados. Há também uma seleção de produtos para acompanhar as bebidas, como queijos, embutidos finos, pães italianos e azeites.

Um atendente de vinhos estará disponível nas adegas de todas as lojas para auxiliar os clientes em suas compras. O profissional esclarece dúvidas sobre tipos de uvas, taças adequadas e harmonização. Além disso, são oferecidas degustações que elevam a experiência dos consumidores.

Durante a Expovinho, produtos selecionados estão com descontos especiais tanto nas lojas quanto no site (clicando aqui: https://www.savegnago.com.br/expovinho). No caso de espumantes, vinhos e destilados, é possível parcelar em até seis vezes sem juros com o Nosso Cartão.

Feira

Durante a feira do Supernosso, os clientes poderão adquirir vinhos de mais de mil rótulos nacionais e importados. O ponto alto da campanha será no dia 14 de junho, em evento coproduzido pelo Projeto Aproxima, das 10h às 18h, na rua Tenente Brito Melo, 1090, no Barro Preto, em Belo Horizonte, em frente à Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. O espaço terá barracas com comidas mineiras e internacionais, harmonizadas com vinhos de todo o mundo; adega Supernosso com equipe de sommeliers; minicursos com degustações; padaria artesanal, culinária japonesa, queijos, frios, pastas, caldos. Além da área kids, o evento será também pet friendly.

A expectativa do Supernosso é de reunir cerca de 5 mil pessoas durante todo o dia. “Esta é uma celebração que já faz parte do calendário cultural de BH. Este ano, estaremos em um espaço maior, com o melhor dos vinhos e a atmosfera de um evento ao ar livre “, destaca o diretor comercial do Supernosso, Marcos Poggiali.

 

Fonte:  Assessoria de imprensa da rede Savegnago e Portal Amis

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Lojas

Supermercados Pague Menos inaugura sétima loja em Campinas (SP), durante campanha de aniversário

De Redação SuperHiper 6 de junho de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

Por Redação SuperHiper

A Rede de Supermercados Pague Menos inaugura, no próximo dia 12 de junho, sua sétima unidade em Campinas (SP). Localizada na Avenida John Boyd Dunlop, nº 375, a nova loja marca a expansão da rede na região e reforça sua presença em uma das cidades mais estratégicas do interior paulista. A abertura da unidade coincide com a campanha promocional “Aniversário da Sorte Pague Menos”, que comemora os 36 anos da rede com a distribuição de mais de 2.500 prêmios instantâneos de R$ 200 em vales-compra, até o dia 3 de julho.

Com 45 unidades em operação, a Pague Menos segue ampliando sua atuação no estado de São Paulo. A nova loja traz um mix completo de produtos, ambiente moderno e atendimento voltado à conveniência e à experiência de compra. A fachada será decorada com um laço simbólico de nove metros de altura, em alusão ao “presente” que a rede oferece à cidade.

Presente em Campinas desde 2011, quando inaugurou sua primeira loja na Avenida Mirandópolis, a rede tem expandido gradativamente sua operação no município. Nos últimos anos, novas unidades foram abertas nos bairros Barão Geraldo, Parque Prado, Satélite Íris, Castelo e, mais recentemente, Lix da Cunha, totalizando agora sete lojas em funcionamento.

Segundo a rede, o plano de crescimento é estratégico, com foco em ampliar o acesso dos consumidores a produtos de qualidade, variedade e preços competitivos, além de contribuir para o desenvolvimento econômico local por meio da geração de empregos diretos e indiretos.

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Negócios

Perecíveis: no coração do GPA e dos clientes

De Redação SuperHiper 6 de junho de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

Que tal transformar a lista de compras em uma surpresa para quem você ama? Para celebrar o Dia dos Namorados, o Grupo Pão de Açúcar (GPA) preparou uma ação especial e bem-humorada em cinco de suas lojas, localizadas nas cidades de São Paulo e Campinas, com foco em perecíveis, além de itens prontos para consumo. Entre os dias 9 e 12 de junho, produtos, como chuchu, laranja, pão, sonho, uva, morango, quindim e doce de coco ganharão embalagens temáticas exclusivas, inspiradas em expressões carinhosas muito usadas pelos brasileiros, como “meu docinho de coco”, “minha metade da laranja” e “meu chuchuzinho”.

A ação, criada pela agência PROS, convida os consumidores a surpreenderem seus parceiros ou parceiras com um presente diferente, divertido e cheio de significado, provando que até as coisas mais simples do dia a dia podem ser uma forma simples e criativa para demonstrar carinho e amor.

“O Pão de Açúcar é uma marca que busca estar presente no dia a dia dos clientes, desde os momentos mais simples do dia a dia até as ocasiões especiais. Por isso, considerar os pequenos gestos e as datas especiais, como o Dia dos Namorados, faz todo sentido para a proposta de valor da marca. Esta ação traz uma abordagem leve, afetiva e divertida, reforçando o nosso compromisso de proporcionar ações que tornam a experiência de compra ainda mais especial”, comenta a diretora de marketing, fidelidade e clientes do Pão de Açúcar, Maria Cristina Merçon.

As unidades participantes da ação são Praça Panamericana, Oscar Freire, Real Parque e Ricardo Jafet, localizados na capital paulista, além de Hípica Campinas, na cidade de Campinas (SP), enquanto durarem os estoques. Além das embalagens exclusivas, as lojas terão ambientação temática para que os clientes possam entrar no clima e se divertir durante as compras.

O Pão de Açúcar também oferece canais digitais para quem prefere comprar sem sair de casa. Pelo site www.paodeacucar.com e pelo aplicativo, os clientes encontram uma experiência completa de compra, incluindo a categoria de frutas, verduras e legumes. Vale destacar que a ação mencionada é válida apenas nas lojas físicas, mas a marca reafirma seu compromisso em oferecer conveniência e praticidade em todos os seus canais.

Importância da categoria

Os perecíveis têm ganhado papel cada vez mais vital para os negócios do GPA. No balanço do primeiro trimestre deste ano, a rede informou que no e-commerce, um dos principais destaques foi a evolução das vendas de perecíveis no canal on-line — pilar estratégico de diferenciação e fidelização — que atingiram 36,9% do total, crescimento de 3,4 p.p. na comparação anual.

Durante o Smart Market ABRAS 2025, num dos painéis que debateu a excelência operacional, o CEO do GPA, Marcelo Pimentel ressaltou que os perecíveis têm sido fundamentais para o sucesso das vendas digitais, mas, para isso, é fundamental assegurar que o item que chega à casa do consumidor seja igual ou superior àquele que seria escolhido por ele no ponto de venda físico.

Endereços das lojas participantes da ação especial do Dia dos Namorados:

Praça Panamericana: Praça Panamericana, 217 – Alto de Pinheiros, São Paulo – SP, 05461-010.

Oscar Freire: Alameda Min. Rocha Azevedo, 1136 – Jardim Paulista, São Paulo – SP, 01410-002.

Real Parque: Av. Magalhães de Castro, 6118 – Jardim Panorama, São Paulo – SP, 05676-120.

Ricardo Jafet: R. Prof. Serafim Orlandi, 299 – Vila Mariana, São Paulo – SP, 04115-090.

Campinas: Rua Antônio Marchili, 54 – Bairro das Palmeiras, Campinas – SP, 13092-588.

Iniciativa solidária

Em paralelo à ação do Dia dos Namorados, o GPA celebra os resultados da parceria com o Movimento Arredondar, que há nove anos tem transformado pequenos gestos em grandes impactos sociais. Desde o início da parceria, em 2016, o arredondamento de centavos nas compras realizadas nas redes Pão de Açúcar, Minuto Pão de Açúcar, Extra Mercado e Mini Extra já arrecadou mais de R$ 2,5 milhões, beneficiando mais de dez organizações não governamentais (ONGs), que atuam nas áreas de alimentação e de educação.

Por meio do Arredondar, os clientes das lojas do GPA têm a oportunidade de contribuir de forma simples e acessível: ao arredondar o valor de suas compras em dinheiro, os centavos excedentes são direcionados a organizações certificadas que desenvolvem projetos sociais. Até o momento, já foram mais de 8 milhões de microdoações, reforçando o impacto positivo dessa iniciativa.

Atualmente, as ONGs, que são apoiadas pela parceria, desenvolvem projetos fundamentais para a sociedade, sendo elas a AACD, Prato Cheio, CREN, AFESU, Instituto Elos, Instituto Padre Haroldo, SERTA, Redes da Maré, Projeto Uerê e Terra Livre. Essas instituições trabalham para garantir acesso à educação de qualidade, segurança alimentar e inclusão social para pessoas em situação de vulnerabilidade.

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ABRASEventos

ABRAS em Ação nas Estaduais – Paraná promove negócios, relacionamento e muita conexão

De Redação SuperHiper 5 de junho de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

Por Redação SuperHiper

A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), em parceria com a Associação Paranaense de Supermercados (Apras), realizou nesta quinta-feira (5), o ABRAS em Ação nas Estaduais – Paraná, que aconteceu em Curitiba, no Ligga Arena (Estádio Mário Celso Petraglia). Com o tema “Colaboração entre o varejo e a indústria“, o evento disseminou muito conteúdo sobre temas relevantes para quem faz parte do dia a dia do varejo alimentar, bem como fortaleceu laços entre os supermercadistas paranaenses e fornecedores de produtos e serviços para o setor.

O evento foi aberto pelo vice-presidente de Relações Institucionais e Administrativo da ABRAS, Marcio Milan, e o presidente da Apras, Harri Pankratz.

Durante o intervalo do evento o vice-presidente de vendas e marketing da ABRAS, Celso Furtado, reforçou o papel do ABRAS em Ação nas Estaduais, evento criado há três anos, que tem como pilares a qualidade do público local e a força do conteúdo da entidade supermercadista. “Trata-se de um evento itinerante e marcante que leva conteúdo de qualidade para todos os estados do Brasil nos quais é realizado por meio de parcerias com as entidades associativas da ABRAS. Com isso, gera-se negócios, relacionamento e muita conexão.”

Palestras

O início da programação se deu com o tema “Impacto dos eventos climáticos no seguro“, abordado pelo diretor comercial da Qualiseg, Marcus Sousa.

Na sequência, Milan, voltou ao palco para abordar questões relativas à reforma tributária, empréstimo consignado, modernização do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) e redução da jornada de trabalho.

Durante sua apresentação, o vice-presidente de Relações Institucionais e Administrativo da ABRAS, Marcio Milan, destacou que a desoneração completa de uma cesta básica tão abrangente é um avanço significativo e um motivo de grande comemoração para o Brasil. Além de beneficiar diretamente o consumidor, especialmente as famílias de baixa renda, essa medida reduz o custo dos alimentos essenciais e melhora o poder de compra da família brasileira. Dessa forma, a isenção de impostos sobre produtos básicos deve ser reconhecida como um direito adquirido e constitucional, garantindo que as futuras gerações possam usufruir dessa proteção e viver de forma mais justa e digna. E fez um apelo para que os governadores, as Secretarias Estaduais de Fazenda e os Legislativos Estaduais adotem, de forma imediata e coordenada, a alíquota zero de ICMS para os itens definidos como integrantes da futura Cesta Básica Nacional de Alimentos Isenta.

Sobre o PAT, Milan apresentou o conjunto de medidas estratégicas defendidas pela ABRAS no âmbito do governo federal que tem por objetivo: eliminar as distorções, ampliar a concorrência e acabar com as taxas abusivas dos vouchers privados que impactam diretamente os preços na gôndola. Assim, a associação propõe que o PAT seja operado diretamente pelo Governo Federal via pagamento em conta salário. As sugestões incluem, por exemplo, a criação do PAT Digital, com conta vinculada ao Pix para cada beneficiário, além de teto de 0,7% para taxas, reembolso em até dois dias, padronização de contratos e supervisão do Banco Central (BC).

No caso do consignado, a ABRAS tem reafirmado propostas voltadas à proteção da renda dos trabalhadores e ao fortalecimento da economia formal no País.

Quanto à redução na jornada de trabalho, os dados apresentados por Milan revelam que a adoção da 4×3 no Brasil, se confrontaria com uma queda relevante do Produto Interno Bruto (PIB) e com um aumento expressivo do grau de informalidade no mercado de trabalho.

Resumindo, com essas propostas, a ABRAS reforça ao governo sua disposição de contribuir de forma construtiva para o desenvolvimento de políticas públicas que conciliem proteção social, geração de empregos e crescimento econômico.

Na sequência, o gerente de Expansão da DM, Fabio Trivedi, discorreu sobre “Performance em vendas”. E destacou as contribuições que os meios de pagamento private label – os famosos cartões de loja – trazem para o varejo. “Se pegarmos só o cartão DM como exemplo, o tíquete médio é 9,7% maior. Mas a gente falar em faturamento com cartões, o número é bem mais alto: chega a aproximadamente 30%/40%.”

A executiva de Contas da Bluesoft, Fabiana Rudnik, falou sobre “Varejo inteligente: como a IA transforma a gestão e os resultados”. Durante sua explanação, ela destacou o empenho da companhia em desenvolver soluções ainda mais robustas e escaláveis para seus clientes. E ressaltou o fato de a Bluesoft ser a única empresa da América Latina a possuir o certificado de Retail Competency da Amazon Web Services (AWS), uma validação da abordagem inovadora da companhia como provedora de softwares de gestão cloud para o comércio, bem como de ser uma empresa sempre à frente do mercado.

“Varejo baseado em dados é a nossa ‘pegada’ metodológica mais relevante para levar sucesso aos nossos clientes e garantir que isso seja perene. Nós realizamos uma mudança cultural e dinâmica que compõe essa abordagem baseada em dados. É isso que promove a transformação em termos de mais eficiência e performance. Daí a importância de identificar em que ponto o seu varejo está quanto a deficiências e para onde ele deve ir em relação à eficiência. Essa melhoria de performance tem um bônus, que é um lucro líquido maior“, disse o CEO e fundador da R-Dias, Alexandre Ribeiro durante sua palestra sobre “Trade marketing: ferramenta estratégica que gera resultado para o varejo e para a indústria”.

À frente do tema “Energia do futuro”, o vice-presidente comercial da Ecom, Luis Prates, destacou a importância estratégica do mercado livre de energia, com as devidas garantias legais, para solucionar um dos principais fatores geradores de custo para o varejo alimentar. De forma resumida, o mercado livre de energia permite que permite que empresas, no lugar de comprarem energia da distribuidora local (mercado regulado), negociem diretamente com geradoras ou comercializadoras de energia, com mais liberdade para escolher fornecedor, preço e condições de pagamento. Há 23 anos atuando no mercado brasileiro de comercialização de energia e com uma carteira de mais de 700 clientes, incluindo 40 grupos de supermercados, a Ecom oferece desde a comercialização de energia no atacado e no varejo até projetos de geração solar, créditos de carbono e gestão de resíduos alimentares.

Por sua vez, o painel “Colaboração indústria e varejo”, capitaneado pela diretora comercial e de desenvolvimento de vendas da Advantage, Rosana Carvalho, teve a participação da gerente de trade marketing da Pernord Ricard, Rebeca Neiman, e do diretor comercial do Grupo Italo, Marcos Pessanha. Além da importância da colaboração em si, o ponto central dos debates recaiu sobre a importância desse conceito para o sucesso de projetos de JBP (sigla em inglês para Joint Business Plan). Ou seja, a estratégia colaborativa entre um varejista e um fornecedor (geralmente a indústria) para alinhar objetivos de negócios, metas e ações conjuntas, com o objetivo de alcançar resultados positivos para ambas as partes e para os consumidores finais.

“Colaboração é  um tema que permeia muito o mundo dos negócios, muito relevante e que traz resultados quando envolve transparência e foco nos negócios. Trata-se de algo cada vez mais importante diante de um ambiente extremamente competitivo.  Colocar a colaboração no centro dos negócios ajuda as empresas a se posicionarem no topo do jogo”, destacou Rosana, da Advantage. Ela acrescentou que a colaboração é a base para a sustentabilidade de objetivos estratégicos e a base para iniciar um projeto de JBP com base no conceito de “ganha-ganha”.

Para Rebeca, da Pernord Ricard, o JBP é uma jornada em construção que envolve confiança entre as duas partes envolvidas e cujo objetivo é sempre comum: oferecer o melhor para o consumidor. Pessanha concordou e reforçou que a grande conquista é justamente essa: agradar ao shopper.

Responsável pela abordagem do tema “Como a informação transforma desperdício em oportunidade no varejo”, o CEO e fundador da Food to Save, Lucas Infante, CEO e fundador da Food to Save, destacou a importância que o conceito tem não só para o negócio do varejo alimentar em termos de evitar perdas, mas o alcance quanto à imagem e à reputação. “Não é só a geração Z que está atenta à questão do desperdício sob o âmbito da sustentabilidade. Além disso, isso se torna uma questão-chave diante de um cenário com um impacto maior da inflação e de redução do poder de compra do consumidor.”

Na palestra “Conhecendo as tendências do consumidor”, o gerente de Relacionamento com Varejo da NielsenIQ, Rubens Costa, destacou a importância tanto da indústria quanto do varejo de oferecer ao consumidor categorias em sintonia com os anseios do shopper. “Sabemos que a gôndola é inelástica. Porém, no caso da indústria, é preciso pensar num sortimento amplo e inovador. Quanto ao varejo, é necessário colocar o foco na experiência de compra e em categorias que capazes de mudar a percepção do consumidor.”

O ABRAS em Ação nas Estaduais – Paraná teve o patrocínio de: Bluesoft, DM, Ecom, Fini, Food to Save, Qualiseg Brasil e Toledo do Brasil. Apoiadores: CIMED, EMS, Kuka Baby e Pernod Ricard.

5 de junho de 2025 0 Comentários
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SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 50 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

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