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quarta-feira, setembro 10, 2025
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Negócios

Grupo Libraga Brandão incorpora rede Compre Mais ao seu portfólio

De Redação SuperHiper 11 de junho de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

O Grupo Libraga Brandão Supermercados, com sede em Santa Maria (RS) e detentor das bandeiras Rede Vivo e Rancho Atacadista, acaba de anunciar a aquisição da rede de atacarejos Compre Mais, controlada pela Super Luvisa, de Passo Fundo (RS). O valor da transação não foi divulgado.

Segundo comunicado interno da empresa adquirida, divulgado pela colunista Giane Guerra (GZH), a transição das operações será iniciada ainda em junho. A gestão da Super Luvisa seguirá até o final de agosto, quando o controle dos pontos de venda será totalmente assumido pela nova administradora. A nota também assegura a manutenção dos contratos de trabalho dos colaboradores durante o processo de transição.

A incorporação da Compre Mais representa mais um movimento estratégico do Grupo Libraga Brandão para consolidar sua presença no varejo alimentar do Rio Grande do Sul. Em 2023, a companhia já havia ampliado sua estrutura com a aquisição de três unidades e do centro de distribuição da Boa Vista Supermercados, em Carazinho.

 

Com informações da AGAS.

11 de junho de 2025 0 Comentários
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Internacional

Na Alemanha, ofensiva de preços da Lidl sai pela culatra

De Redação SuperHiper 11 de junho de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

Por Renato Müller

Um tiro no pé. É como pode ser classificada a nova ofensiva de preços da rede supermercadista de descontos Lidl no mercado alemão, que começou há duas semanas. Anunciada como a maior ação promocional da história da empresa, a campanha ficou bem longe de ter um impacto positivo nas vendas. Bem pelo contrário: segundo dados da consultoria Accurat, a participação da Lidl nas visitas de clientes às lojas caiu de 16,4% para 16,1% na semana seguinte ao início da campanha.

A ação inclui descontos permanentes de até 35% em 500 produtos e pretendia ser um forte argumento de atração de público – até ser igualada com competidores como Aldi, Edeka, Rewe e Penny, que cortaram preços de forma equivalente. Até mesmo a Kaufland, bandeira irmã da Lidl, se viu obrigada a reagir para não perder mercado.

Como resultado, a guerra de preços nos supermercados alemães ganhou intensidade e gerou preocupação sobre a sustentabilidade de estratégias de descontos agressivos, que impactam as margens de lucro do varejo e da indústria. Será que não existem outras opções para ganhar mercado?

11 de junho de 2025 0 Comentários
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Consumo nos LaresEconomiaESGEventosEventos ABRAS

FCNA ABRAS: um catalisador para um Brasil mais sustentável

De Redação SuperHiper 10 de junho de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

Por Redação SuperHiper

Por definição, um catalisador é uma substância que acelera uma reação química sem ser consumida no processo. Em termos simples, é um “agente acelerador” que ajuda as reações a acontecerem mais rapidamente, mas não é usado no processo. É justamente esse o papel das propostas elaboradas e debatidas no 5º Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento (FCNA) ABRAS realizado nesta quinta-feira, 10 de junho, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília. O Fórum reafirmou o papel estratégico da cadeia de abastecimento no desenvolvimento econômico e social do País e na promoção da segurança alimentar.

Durante o evento, o presidente da ABRAS, João Galassi, entregou ao vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, o Manifesto Coletivo de Apoio ao Fórum, assinado pelas 16 entidades que integram a iniciativa. Esse gesto simbolizou o compromisso conjunto da cadeia nacional de abastecimento com o desenvolvimento econômico, social e ambiental sustentável do Brasil.

Além de Alckmin, o Fórum recebeu a presença de executivos das 16 associações de classe empresarial, que compõem esse ecossistema que movimenta mais de 200 cadeias produtivas, distribuídas em 90 categorias e cerca de 240 mil produtos únicos, especialmente de quatro principais segmentos de itens essenciais para a vida da população alimentos, bebidas, higiene e limpeza.

O evento reuniu ainda outras autoridades do poder público: o secretário extraordinário da Reforma Tributária do Ministério da Fazenda, Bernard Appy; o secretário Nacional de Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental, Adalberto Maluf; dos senadores Efraim Filho (União-PB) e Izalci Lucas (PL–DF); e dos deputados federais:  Domingos Sávio (PL-MG), Joaquim Passarinho (PL-PA), Luiz Gastão (PSDB-CE) e Zé Neto (PT-BA).  

Como o Fórum tem o apoio institucional de organizações, como o Centro de Excelência Contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos da ONU – WFP / Brasil, e a Rede Brasil do Pacto Global da ONU, bem como da consultoria internacional KPMG, o FCNA envolveu também a participação ativa de seus representantes.  

A realização do FCNA 2025 marcou mais um passo na consolidação de um espaço de diálogo permanente e propositivo entre os setores produtivos e o poder público, promovendo uma agenda comum para o abastecimento eficiente, justo e sustentável no Brasil.  

A edição de 2025 reforçou cinco temas centrais da agenda estratégica definida pelo Fórum, com proposta e apresentação de projetos de lei ao parlamento:

1) REDUÇÃO DE CUSTOS – REFORMA TRIBUTÁRIA

ANTECIPAÇÃO DA CESTA BÁSICA NACIONAL DE ALIMENTOS

“Poder reunir visões tão diferentes é extremamente importante. E a aprovação da reforma tributária com a cesta básica isenta foi uma grande conquista”, afirmou o presidente da ABRAS, João Galassi.

2) CONSUMO CONSCIENTE – ECONOMIA CIRCULAR

DESTINAÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS AOS BIODIGESTORES

“No âmbito do varejo precisamos de projetos que melhorem a nossa eficiência operacional e reduzam custos. Hoje, há tecnologia viável para fazer o redirecionamento de resíduos orgânicos de forma estruturada e eficiente envolvendo o biometano, que pode ser reaproveitado nas lojas, por exemplo, como combustível para empilhadeiras. Mas, para isso, necessitamos de um ‘pool’ de empresas para alcançar os volumes necessários”, disse o primeiro vice-presidente da ABRAS e diretor-executivo de Relações Institucionais do Assaí, Paulo Pompilio. 

3) REDUZIR O DESPERDÍCIO – ADOÇÃO DO “BEST BEFORE” NO BRASIL 

O Brasil vive uma grave contradição social e econômica: enquanto milhões de pessoas enfrentam a fome e convivem com algum grau de insegurança alimentar, o País desperdiça cerca de 27 milhões de toneladas de alimentos por ano. Uma das principais causas desse desperdício, é o atual modelo rotulagem de prazos de validade, impedindo a comercialização e consumo após o prazo de validade.

Essa rigidez conduz ao descarte de alimentos ainda seguros e adequados, gerando impactos negativos, não apenas para as famílias brasileiras, mas também para o meio ambiente e para a economia.

Pela proposta do Fórum, os alimentos não perecíveis, receberão no lugar da marcação no rótulo de validade “até”, a marcação “consumir preferencialmente até”, podendo o produto ser vendido e consumido após a data desde que respeitada regras de conservação. 

4) COMBATE À FOME – CONECTAR O MAPA DO DESPERDÍCIO AO MAPA DA FOME

ISENÇÃO DE IMPOSTOS SOBRE DOAÇÃO DE ALIMENTOS

“Na   Pesquisa de Eficiência Operacional, realizada pela ABRAS, detectamos uma melhora muito grande nos índices entre os produtos não perecíveis devido à prática dos supermercados de oferecer itens próximos ao vencimento com descontos. Ao fazer essas medições sobre onde estão nossas eficiências e ineficiências, conseguimos encontrar alternativas para a redução do desperdício que geram ganhos para o meio ambiente, a sociedade e o consumidor”, afirmou o vice-presidente de Relações Institucionais e Administrativo Marcio Milan. 

5) DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO – CONSUMO DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS PROTEÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA CONTRA OS IMPACTOS DAS APOSTAS ON-LINE

“Aliás, nas “bets” eu acho que nós devíamos aplicar o Código de Defesa do Consumidor (CDC) que prevê publicidade enganosa. Você dizer que a pessoa vai ficar rica ou milionária jogando em “bet” é claramente uma publicidade enganosa. Também devem ter limites envolvendo publicidade de questões que levem a doenças, caso dos cigarros e das bebidas alcóolicas. A ludopatia, o vício do jogo não é ganhar, é jogar. A pessoa ganha e continua jogando. Gostei da proposta de vocês de aumentar o tributo. Isso vai evitar que muitas famílias sejam prejudicadas”, disse o ao vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin. 

 “Por que não taxar uma atividade que menos emprega e menos paga impostos no País, que são as “bets”? Na minha visão, elas deveriam receber o mesmo tratamento tributário dado a outros segmentos que geram dependência, entre eles cigarros”, afirmou o deputado federal e presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo, Joaquim Passarinho (PL-PA). 

Importante destacar que, a exemplo de cada edição, será lançado e publicado, futuramente, o relatório da 5ª. edição do FCNA ABRAS com o resumo e conclusão dos debates para prosseguirmos com a sua evolução.

10 de junho de 2025 0 Comentários
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Lojas

Grupo Passarela prestes a abrir nova loja em Santa Cruz do Sul

De Redação SuperHiper 10 de junho de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

Por Redação SuperHiper

A inauguração do Passarela Supermercados em Santa Cruz do Sul (RS) está prevista para julho deste ano. A informação foi confirmada pelo presidente do grupo, Alexandre Simioni. O projeto representa um investimento de R$ 15 milhões. Trata-se de uma proposta diferenciada de atuação no município no qual a rede atua, desde 2023, por meio de uma unidade no formato atacarejo, sob a bandeira Via Atacadista.

Segundo Alexandre Simioni, presidente do Grupo Passarela, a intenção é avançar com a expansão deste segmento levando para mais cidades do RS um mix completo de produtos variados, importados e com muito frescor, priorizando a praticidade e focando no setor de perecíveis, com a integração de serviços que valorizam a conveniência.

“Santa Cruz do Sul nos acolheu de forma extraordinária com a nossa primeira unidade, o que confirmou o potencial que já enxergávamos na região, um polo vibrante, com uma economia dinâmica e uma comunidade que valoriza qualidade, proximidade e confiança. Esta nova etapa reforça nosso compromisso com o desenvolvimento regional, a geração de oportunidades e com as pessoas que fazem parte dessa trajetória”, destaca Simioni.

O Passarela é um modelo de negócio distinto que aposta em um mix diferenciado, com foco em praticidade e frescor. O consumidor vai encontrar itens exclusivos, principalmente na área de importados, além de uma linha especial de perecíveis, com comidas prontas, e açougue com proposta diferenciada. “É um supermercado pensado para quem busca conveniência em um ambiente moderno e mais silencioso”, explicou o presidente do grupo.

O supermercado está sendo estruturado na Rua Oscar Jost, no espaço onde funcionava anteriormente a Cirúrgica Santa Cruz. As obras contemplam a ampliação e a modernização do local, incluindo a construção de um estacionamento com 150 vagas. A loja terá 2,3 mil metros quadrados e deverá gerar cerca de 120 empregos diretos.

Para otimizar a logística de abastecimento, o grupo adquiriu um terreno com acesso por uma rua lateral, onde será construída uma área exclusiva para descarga de caminhões, além de um espaço de apoio para os funcionários.

Planos de expansão

Cumprindo seu plano de expansão, o Grupo Passarela inaugurará, em 2025, mais cinco novas lojas — sendo uma de atacarejo em Santa Catarina e quatro no Rio Grande do Sul, das quais três serão de atacarejo e uma de varejo.
Com uma trajetória de mais de 35 anos, o Grupo Passarela conta com mais de 3.500 colaboradores e possui 22 lojas nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, estando presente em 17 cidades com as bandeiras Passarela Supermercados e Via Atacadista.

 

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Lojas

Grupo Pereira inaugura loja Comper em Cuiabá e reforça presença no Mato Grosso

De Redação SuperHiper 10 de junho de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

Por Redação SuperHiper

 

O Grupo Pereira, sétimo maior varejista do Brasil, inaugurou uma nova unidade da bandeira Comper em Cuiabá (MT). Com investimento de R$ 55 milhões, a loja localizada no bairro Belvedere é uma das mais modernas do país, e reforça a presença da companhia na região onde já detém a maior participação de mercado.

Com 2.400 m² de área de vendas, a nova unidade aposta em um conceito de experiência, reunindo serviços como restaurante, cafeteria, pastelaria, peixaria, sushi, produção de pizzas artesanais, food hall, além de um espaço para degustação de vinhos. A ambientação da loja valoriza a cultura local, com afrescos e elementos que remetem às tradições ribeirinhas de Mato Grosso.

“A loja foi pensada para surpreender em todos os sentidos, estrutura, serviços e conexão com a cidade. Queremos que os clientes tenham orgulho de ter um Comper desse porte em sua região”, afirma João Pereira, vice-presidente comercial e de operações do Grupo Pereira.

A nova unidade gerou 350 empregos diretos e integra a estratégia de expansão do Grupo Pereira no estado, onde já opera há mais de 30 anos. Atualmente, são 26 unidades no Mato Grosso, incluindo 13 lojas Comper, cinco Fort Atacadista, cinco farmácias SempreFort, um posto Fort e duas lojas Pera Turismo, empregando mais de 4 mil pessoas na região.

Expansão e investimentos

A loja em Belvedere é a quarta inauguração do grupo em 2024. As outras três, da bandeira Fort Atacadista, foram abertas em Florianópolis (SC), Novo Hamburgo (RS) e Penha (SC). Para este e o próximo ano, o Grupo Pereira prevê a abertura de mais dez unidades e a revitalização de outras nove.

Com atuação em sete estados e no Distrito Federal, o grupo emprega atualmente cerca de 22 mil colaboradores. Em 2024, a receita bruta de vendas alcançou R$ 15,3 bilhões, com projeção de R$ 17,5 bilhões para 2025 — um crescimento estimado de 14%.

Cartão próprio e ações sustentáveis

O Comper Belvedere também oferece o Vuon Card, cartão de crédito exclusivo do Grupo Pereira, com vantagens como parcelamento em até 10 vezes e até 40 dias para pagamento, além de descontos e promoções especiais.

A companhia também mantém iniciativas de responsabilidade social e ambiental. Entre elas, o Troco Solidário, que já arrecadou mais de R$ 20 milhões desde 2017, e ações como o plantio de 200 árvores no Parque Bernardo Berneck, em Cuiabá, como parte do programa de compensação de carbono.

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Lançamentos

Tang lança edição limitada inspirada em Stitch e aposta em novas experiências para o consumo familiar

De Redação SuperHiper 10 de junho de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

A Tang, marca líder no segmento de bebidas em pó no Brasil, acaba de anunciar uma edição especial que une inovação de produto e apelo emocional: uma linha limitada inspirada em Stitch, personagem da Disney que volta aos holofotes com o lançamento do live-action Lilo & Stitch. A novidade chega às prateleiras de todo o país neste mês e inclui sete sabores, sendo seis tradicionais e um lançamento exclusivo, o inédito “Azul Espacial”.

Com embalagens temáticas e coloridas, a linha celebra a chegada do filme aos cinemas e busca oferecer às famílias brasileiras uma nova forma de consumir a bebida, estimulando momentos de lazer e conexão entre pais e filhos. O novo sabor, desenvolvido exclusivamente para essa campanha, possui coloração azul e faz referência ao universo do personagem, conhecido por sua personalidade divertida e afetuosa.

“O Stitch é um personagem que tem marcado gerações e carrega uma mensagem central sobre o valor da família. Isso conversa diretamente com o propósito de Tang em ser um parceiro presente nas refeições do dia a dia. Essa iniciativa reforça nosso compromisso com experiências que vão além do sabor, levando mais cor, afeto e diversão à mesa”, afirma Rebeca Carvalho, gerente de marketing da categoria de bebidas em pó.

A linha limitada estará disponível nos principais pontos de venda do país enquanto durarem os estoques, e conta com os sabores clássicos de laranja, limão, abacaxi, maracujá, morango e uva, além do novo “Azul Espacial”, que promete surpreender o consumidor com seu visual lúdico e sabor misterioso.

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Negócios

Verdemar realiza Semana da Contratação com seleção presencial em Belo Horizonte (BH)

De Redação SuperHiper 10 de junho de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

A rede de supermercados Verdemar promove, até 13 de junho, mais uma edição da Semana da Contratação, com atendimento presencial para candidatos interessados em compor o time da empresa. A seleção será realizada das 8h às 17h, na Rua Rio de Janeiro, 600, 8º andar, no Centro da capital mineira, próximo à Praça Sete.

Sem necessidade de agendamento, a ação facilita o acesso de profissionais com ou sem experiência ao processo seletivo. A proposta é ampliar as oportunidades de inclusão produtiva, oferecendo vagas para diferentes perfis e níveis de escolaridade. Para participar, basta apresentar documento pessoal e comprovante de endereço.

De acordo com a rede, os salários e benefícios oferecidos estão entre os mais atrativos do setor. A iniciativa reforça o compromisso da empresa com o fortalecimento do mercado de trabalho local, especialmente no segmento de varejo alimentar.

“Esta é uma grande oportunidade tanto para quem busca o primeiro emprego quanto para profissionais que desejam se recolocar. Valorizamos a diversidade e oferecemos um ambiente acolhedor, com reais possibilidades de crescimento”, afirma Leandro Souza de Pinho, superintendente de Recursos Humanos do Verdemar.

Com presença consolidada em Minas Gerais, a rede Verdemar é reconhecida por seu modelo de operação diferenciado, que une excelência em atendimento, produtos de alto padrão e gestão de pessoas centrada no desenvolvimento contínuo dos colaboradores.

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ESG

Instituição inaugura horta orgânica com apoio da Coop

De Redação SuperHiper 10 de junho de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

A Instituição Assistencial Meimei (IAM), localizada em São Bernardo do Campo (SP), acaba de inaugurar a horta orgânica Plantando Saúde e o Espaço Brincar – Elza Terra Cotrim, iniciativas voltadas ao desenvolvimento socioemocional de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. A ação é fruto do apoio do Programa de Benefício às Entidades, promovido pela Coop – Cooperativa de Consumo.

Criado em 2002, o programa já destinou R$ 7,3 milhões a 358 organizações sociais do estado de São Paulo. A IAM atende cerca de 350 crianças, adolescentes e suas famílias, oferecendo suporte educacional, social e emocional. Agora, com a nova horta, o objetivo é ampliar as possibilidades de aprendizado por meio de atividades práticas ligadas à sustentabilidade.

“A proposta é trabalhar valores como paciência, cooperação e cuidado, além de promover a alimentação saudável. Parte dos alimentos será consumida na própria instituição e outra parte será levada para casa pelas famílias atendidas”, explica Sueli Talita Bastos, supervisora de desenvolvimento infantil da IAM.

As inscrições para novos projetos sociais estão abertas até 20 de junho. Neste ano, a Coop prevê a destinação de até R$ 650 mil para iniciativas selecionadas, alinhadas aos eixos de responsabilidade social da cooperativa.

De acordo com Priscila Maria Teixeira, analista sênior de responsabilidade social da Coop, o objetivo do programa é fortalecer ações com impacto direto na qualidade de vida da população vulnerável. “O apoio contempla desde a aquisição de equipamentos e materiais pedagógicos até projetos voltados à geração de renda e sustentabilidade das entidades”, afirma.

Podem participar organizações sem fins lucrativos que ofereçam atendimento gratuito e contínuo à população nas regiões do Grande ABC, São José dos Campos, Sorocaba, Tatuí e Piracicaba. Os projetos devem estar alinhados aos temas prioritários da Coop: combate ao desperdício de alimentos, educação, diversidade e inclusão, gestão de resíduos, empregabilidade, saúde, consumo consciente e segurança alimentar.

Demandas pontuais, como doações de alimentos, fraldas e medicamentos, não se enquadram no escopo do programa, mas estão detalhadas na plataforma de inscrição, disponível no link.

Após a fase de triagem inicial, os projetos pré-selecionados passam por visitas técnicas conduzidas pela equipe de responsabilidade social da Coop, que avalia de perto a viabilidade e o impacto das propostas.

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Consumo nos LaresEconomiaEventos ABRAS

Antecipação da cesta básica isenta demanda diálogo e alternativas

De Redação SuperHiper 10 de junho de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

Por Giseli Cabrini

Arrecadação versus necessidade social. Esse tem sido o dilema de grande parte dos estados brasileiros diante da proposta do 5º Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento (FCNA) ABRAS envolvendo a antecipação da implantação da Cesta Básica Nacional de Alimentos isenta. Isto é, adiantar o processo no lugar de aguardar o ciclo de implantação entre 2027 e 2033, com a isenção do ICMS dos estados sobre os produtos regulamentados.

Para debater o assunto, estiveram presentes ao painel do 5º FCNA ABRAS, o presidente da associação, João Galassi; os deputados federais, Domingos Sávio (PL-MG) e Joaquim Passarinho (PL-PA); a sócia-líder de tributos indiretos da KPMG no Brasil, Maria Isabel Ferreira; o economista e ex-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social ( BNDES)  e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ( IBGE), Paulo Rabello de Castro;  o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil) e o secretário extraordinário da Reforma Tributária do Ministério da Fazenda, Bernard Appy. A mediação ficou sob o comando da jornalista Rosana Jatobá.

Cada um dos participantes trouxe sua visão sobre a questão, mas, de forma geral, o consenso é de que se trata de algo possível, desde que respeitadas algumas questões, como a autonomia de cada estado sobre o tema, ou seja, diálogo e algum tipo de compensação. Nesse sentido, entre as propostas está a de ampliar a tributação sobre as apostas on-line, popularmente chamadas de “bets”.

Na abertura dos trabalhos, Galassi destacou a participação dos parlamentares, de Appy, da KPMG e de Rabello para a aprovação do novo modelo de cesta básica isenta, principalmente a questão envolvendo a inclusão das proteínas. E agradeceu a presença de Caiado ao trazer sua visão enquanto governador. 

“Poder reunir visões tão diferentes é extremamente importante. E a aprovação da reforma tributária com a cesta básica isenta foi uma grande conquista”, comemorou o presidente da ABRAS.

Parlamentares

“Acredito que não há alguém que discorde de termos alimentos a um custo menor. Esse foi o fundamento que nos uniu para ter uma cesta básica isenta e com qualidade. Portanto, o que antes era um tanto polêmico se tornou consensual”, disse Sávio. O parlamentar, que também preside a Frente Parlamentar de Comércio e Serviços, aproveitou a ocasião para defender medidas envolvendo a contenção de gastos públicos, bem como as reformas tributária e administrativa no âmbito dos estados a fim de facilitar essa antecipação da desoneração da cesta.  

À frente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo, Passarinho, elogiou a forma que o Fórum e, em particular, a ABRAS tem conduzido a questão. Isto é, a partir de números e dados. Ele ponderou que essa antecipação, à primeira vista, provoca certo desconforto aos governadores ao renunciar algo tão importante, mas que há alternativas para compensar isso. “Toda mudança traz incerteza. Por que não taxar uma atividade que menos emprega e menos paga impostos no País, que são as “bets”? Na minha visão, elas deveriam receber o mesmo tratamento tributário dado a outros segmentos que geram dependência, entre eles cigarros. Porém, nada deve ser feito por imposição. É preciso isso que estamos fazendo agora: diálogo.” 

Setor privado

Para a executiva da KPMG, o sistema tributário no Brasil é disfuncional, mas a reforma tributária aprovada foi a melhor possível.  E que a questão da antecipação da isenção deve ser trabalhada num âmbito mais amplo que contemple os efeitos disso sobre toda a cadeia de abastecimento.

Por sua vez, Paulo Rabello de Castro, também defendeu a compensação da isenção por meio de aumento da tributação das “bets”, o que traria impactos positivos para a arrecadação dos estados. E até fez uma espécie de trocadilho no sentido que a medida viraria o jogo a favor da alimentação e do capital humano. Para ele, a reforma tributária é uma “grande obra em andamento.”

Poder público

Caiado contribuiu ao compartilhar seu ponto de vista enquanto governador sobre a questão. “Ninguém é contra a isenção de tributos.” E acrescentou que o governo de Goiás está aberto ao diálogo.

O secretário extraordinário da Reforma Tributária do Ministério da Fazenda, Bernard Appy, ponderou que a antecipação envolve questões técnicas complexas e defendeu que cada estado tenha autonomia para lidar com o tema. “A reforma tributária tem seus custos e suas dores especialmente em relação à adaptação por parte das empresas, mas ela irá privilegiar muito a questão da eficiência.” 

Proposta do Fórum

Pela proposta aprovada sobre a nova cesta básica, mercadorias, como: arroz, feijão, açúcar, sal, café, farinha de mandioca, farinha, grumos e sêmolas de milho, grãos de milho, farinha de trigo, grãos de aveia, farinha de aveia, tapioca, massas, leite, leite em pó, fórmulas infantis, carnes bovinas, carnes suínas, carnes caprinas, carnes de aves, peixes e carnes de peixes, frutas, legumes, verduras, ovos, manteiga, margarina, queijos, pão francês, massas alimentícias, óleo de babaçu, mate e fórmulas dietoterápicas,   passarão a ser isentas de impostos.

Além desses, todos os produtos de consumo humano receberão 60% de desconto da alíquota do IBS – Imposto sobre Bens e Serviços – e da CBS – Contribuição sobre Bens e Serviços –, no âmbito da reforma tributária de consumo do Brasil, da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e da Política Nacional de Abastecimento Alimentar.

Nesse contexto, itens de higiene e limpeza, como: sabões de toucador, dentifrícios, escovas de dentes, papel higiênico, água sanitária, sabões em barra, também terão 60% de redução das alíquotas do IBS e da CBS.

Para antecipar os efeitos de isenção total dos produtos da nova Cesta Básica Nacional de Alimentos, é necessário que os governadores de estado zerem o ICMS ainda incidente sobre esses produtos.  Assim, antecipa-se a segurança alimentar, amplia-se o acesso da população aos alimentos, e cria-se um ciclo virtuoso de consumo, produção e desenvolvimento econômico.

No entendimento do FCNA, trata-se de uma ação de justiça tributária e de emergência social, que pode aliviar o orçamento das famílias, estimular o consumo consciente e garantir alimentação mais acessível a todos os brasileiros. Antecipar os efeitos sociais da reforma tributária é agir com responsabilidade diante da realidade. É mostrar que o brasil pode, sim, colocar a segurança alimentar no centro das prioridades.

A fim de colaborar com essa questão, a ABRAS produziu um estudo recente que traz um mapa com as alíquotas de ICMS incidentes para cada um dos alimentos que vão compor a nova Cesta Básica Nacional de Alimentos isenta, em cada um dos estados da federação.  Esse estudo, compartilhado durante o Fórum e que está à disposição de todos, mostra como a questão da desoneração tem sido tratada estado a estado.

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Consumo nos LaresEconomiaEventos ABRAS

Fã de supermercados, Alckmin defende reforma tributária e regras mais duras para “bets”

De Redação SuperHiper 10 de junho de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

Por Giseli Cabrini

O 5º Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento ABRAS (FCNA) iniciou os trabalhos no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB) – Brasília com a presença ilustre do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin. 

Durante seu discurso, ele destacou o papel dos supermercados na geração de emprego, renda e na excelência em sua prestação de serviços. E se declarou ser um “fã” da atividade. Também falou sobre a importância da reforma tributária e de outros projetos do governo voltados a simplificar e desburocratizar os negócios no País.

Alckmin foi enfático quanto à questão das “bets”, cuja publicidade deveria estar condicionada a regras mais duras por se configurar uma “propaganda enganosa”, uma vez que ela não leva ao ganho, mas, sim, ao vício. E fez um alerta sobre os problemas da ludopatia, doença caracterizada por uma compulsão incontrolável de jogar, apesar das consequências negativas. 

O vice-presidente da República e ministro também demonstrou apoio às propostas feitas pelo presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), João Galassi, relativas a uma maior tributação a fim de coibir o vício em “bets” definida pela entidade como um “predador silencioso” das famílias brasileiras, bem como da modernização do  Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) –  que tem por objetivo: eliminar as distorções, ampliar a concorrência e acabar com as taxas abusivas dos vouchers privados que impactam diretamente os preços na gôndola – e, finalmente, a questão que envolve a liberação da venda de medicamentos isentos de prescrição (MIPs) em redes de supermercados.

“Temos uma agenda ampla e com muito impacto social e econômico para o País elaborada por essas 16 entidades, que compõem o FCNA. Nosso time da ABRAS está muito empenhado nisso. Esse caminho, ao longo do tempo, foi trilhado pela ABRAS e começou há muito tempo. Agradecemos também a todos nossos amigos patrocinadores que têm elevado o trabalho das nossas associações”, disse Galassi. E, na sequência, ele solicitou a apresentação do vídeo sobre as “bets”, feito pela ABRAS. Em resumo, o material defende o poder de compra da população, e faz um apelo sobre a necessidade de proteger a sociedade brasileira contra os impactos negativos das apostas on-line (bets) que corroem a renda e o consumo da maioria da população.  

Projetos do governo

Alckmin destacou avanços relativos à unificação de cinco tributos (ICMS, ISS, IPI, PIS e Cofins) no IVA dual: a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). Mas ponderou que isso será feito de forma gradual até estar completamente em vigor, a partir de 2033.  E discorreu sobre outros projetos que prometem beneficiar todo o setor produtivo, como a criação da Letra de Crédito do Desenvolvimento (LCD). Similar às Letras de Crédito Agrícola (LCA) e Imobiliário (LCI), oferece isenção de imposto de renda para investidores e permite que os bancos de desenvolvimento captem recursos a custos mais baixos para financiar projetos de longo prazo.  Outras propostas destacadas por ele foram: o “fundo do clima” (voltado à eficiência energética), a “lei do bem” ( instrumento público de apoio à inovação) e o “Brasil mais produtivo” ( iniciativa, que integra a política industrial do governo federal e conta com a execução do Sebrae e do Senai). 

O vice-presidente da República e ministro destacou a melhoria de indicadores socioeconômicos, que impactam diretamente as entidades que compõem o FCNA, em particular, os supermercados, como a retirada de 24 milhões da linha da fome, a redução nos índices de desemprego e o crescimento da massa salarial.

Alckmin também defendeu a importância da responsabilidade fiscal e o comprometimento para que a receita cresça e as despesas caiam, refletindo na melhoria do déficit primário. E também mostrou forte apoio à questão do combate ao desperdício, que faz parte das propostas do FCNA.  

 Propostas do Fórum

“Eu estou aqui, desde a primeira edição, e posso dizer que é uma grande alegria ver como a cada ano o fórum reafirma o seu propósito, sendo cada vez mais efetivo. E convido a cada um dos presentes a ler a proposta da quinta edição do FCNA, que está muito detalhada e didática”, disse a jornalista Rosana Jatobá, mediadora do evento. Na sequência, ela reforçou o convite para que o encontro fosse acompanhado on-line pelo canal do YouTube da ABRAS. 

Pela quinta vez consecutiva, o fórum reúne lideranças das 16 associações de classe empresarial, legítimos representantes dos principais setores que compõem a cadeia nacional de abastecimento do Brasil. O objetivo é levar às autoridades constituídas, propostas concretas para o desenvolvimento econômico, social e ambiental sustentável do brasil, por meio do diálogo aberto e transparente entre o setor produtivo, o parlamento e o governo, com o apoio e supervisão de agências reguladoras, organismos internacionais competentes e especialistas.  

Em seguida, Rosana fez uma breve apresentação sobre pontos de destaque sobre o conjunto dos desafios e propostas do Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento (FCNA) ABRAS.

A proposta é de antecipação “pra já” da implantação da Cesta Básica Nacional de Alimentos isenta, ao invés de aguardar o ciclo de implantação entre 2027 e 2033, com a isenção do ICMS dos estados sobre os produtos regulamentados que vão compor a nova cesta básica nacional de alimentos. 

O Fórum também quer reduzir o desperdício – com a adoção do “best before“ – nessa proposta, será alterada a marcação no rótulo de validade dos alimentos não perecíveis, trocando “até” por “consumir preferencialmente até”, podendo o produto ser vendido e consumido após a data desde que respeitada regras de conservação. sem prejudicar segurança no consumo ou nutrientes do alimento. 

O FCNA aborda ainda o tema do combate à fome por meio de mudanças em questão relativas à doação de alimentos. Hoje, no Brasil, paga-se imposto para doar alimentos.  Alimentos ainda apropriados para consumo são descartados, incinerados ou destruídos, enquanto milhões de brasileiros passam fome. A isenção de impostos sobre doações tem potencial para erradicar a fome no Brasil.  

Outro tema recai sobre o consumo consciente – economia circular e a Política Nacional de Resíduos Sólidos. A proposta prevê a destinação dos resíduos sólidos biodegradáveis aos biodigestores ao invés dos aterros sanitários.  

10 de junho de 2025 0 Comentários
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