SuperHiper
  • Seções
    • ABRAS
    • Consumidor
    • Consumo nos Lares
    • Economia
    • ESG
    • Eventos
    • Gente
    • Internacional
    • Legislação
    • Lojas
    • Mentores do Varejo
    • Negócios
    • Tecnologia
    • Lançamentos
  • TV SuperHiper
  • Newsletter
  • Revista
  • Anuncie
  • Contato
  • Seções
    • ABRAS
    • Consumidor
    • Consumo nos Lares
    • Economia
    • ESG
    • Eventos
    • Gente
    • Internacional
    • Legislação
    • Lojas
    • Mentores do Varejo
    • Negócios
    • Tecnologia
    • Lançamentos
  • TV SuperHiper
  • Newsletter
  • Revista
  • Anuncie
  • Contato
quarta-feira, setembro 10, 2025
SuperHiper
SuperHiper
SuperHiper
  • Seções
    • ABRAS
    • Consumidor
    • Consumo nos Lares
    • Economia
    • ESG
    • Eventos
    • Gente
    • Internacional
    • Legislação
    • Lojas
    • Mentores do Varejo
    • Negócios
    • Tecnologia
    • Lançamentos
  • TV SuperHiper
  • Newsletter
  • Revista
  • Anuncie
  • Contato
Eventos

Livro apresenta caminhos estratégicos para o sucesso do varejo

De Redação SuperHiper 16 de junho de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

Por Renato Müller

A partir do foco no consumidor, o varejo supermercadista deve percorrer uma agenda estratégica para o sucesso que envolve aspectos tão diferentes (e fundamentais) quanto a cultura do negócio, o modelo operacional, o marketing, o desenvolvimento de lojas como hubs omnicanais, o uso de retail media e a responsabilidade social. Esse “mapa do sucesso” vem sendo empregado pelos principais varejistas brasileiros e é analisado em profundidade em um livro que será lançado ainda este mês.

Dez temas estratégicos para o varejo brasileiro, a partir da visão de dois dos principais especialistas do mercado e CEOs de empresas líderes. Essa é a proposta de “10+10: 10 Grandes Nomes + 10 Temas Estratégicos Para o Futuro do Varejo”, livro que será lançado no dia 23/06 na Livraria Travessa do Shopping Iguatemi, em São Paulo. Alberto Serrentino e Eduardo Terra, fundadores da btr varese, selecionaram 10 temas e convidaram 10 CEOs em comemoração aos 10 anos da empresa, que se tornou referência em estratégia, tendências, conteúdo e apoio para gestão  estratégica e transformação do varejo.

“Ao completarmos uma década de parceria, decidimos compartilhar experiências e trazer alguns dos maiores nomes do nosso varejo para conversas de alto nível”, conta Alberto Serrentino. Assim, o leitor é convidado a mergulhar em análises a partir de conversas com Daniel Mazini (Amazon) Fernando Yunes (Mercado Livre),  Belmiro Gomes (Assaí), Marcílio Pousada (RD Saúde), Sergio Zimerman (Petz), Fred Trajano (Magazine Luiza), Paulo Corrêa (C&A), Marcelo Pimentel (GPA), Alê Costa (Cacau Show) e Fernando Modé (Grupo Boticário). Cada capítulo traz, além de reflexões sobre o futuro do varejo, links e QR Codes para episódios em vídeo e podcasts do projeto 10+10, disponíveis no YouTube e Spotify, promovendo uma experiência multimídia e interativa.

“A transformação do varejo e o desenvolvimento de empresas sólidas nasce da centralidade no cliente, passa pela cultura da organização e avança por temas como operação, marketing, retail media, formação de ecossistemas, canais digitais e omnicanalidade. Essa não é uma agenda para alguns poucos: ela é essencial para a evolução dos supermercados e tem sido uma prioridade nas empresas mais maduras”, analisa Eduardo Terra.

Lançamento do livro “10+10: 10 Grandes Nomes + 10 Temas Estratégicos Para o Futuro do Varejo”

Dia 23/06, a partir das 18h

Livraria Travessa – Shopping Iguatemi SP

Av. Brig. Faria Lima, 2232 – São Paulo/SP

 

Serviço:

10 + 10 – 10 Grandes Nomes + 10 Temas Estratégicos Para o Futuro do Varejo

Alberto Serrentino, Eduardo Terra e convidados

208 páginas

16 x 23cm

Editora: Literare Books International

Preço sugerido: R$ 89,90

 

16 de junho de 2025 0 Comentários
0 FacebookTwitterPinterestLinkedinWhatsappTelegramThreadsBlueskyEmail
Negócios

Assaí aparece em rankings de marcas mais valiosas do varejo alimentar no Brasil

De Redação SuperHiper 16 de junho de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

O Assaí Atacadista foi reconhecido como a marca mais valiosa do varejo alimentar brasileiro em três dos principais rankings do setor. A rede lidera as avaliações realizadas pelas consultorias Interbrand, Brand Finance e TM20, que combinam métricas financeiras e análises de percepção junto ao consumidor.

Nos rankings divulgados nesta quarta-feira (11), a marca figura como líder do segmento pela sétima vez consecutiva no estudo da Interbrand, que avalia performance financeira, influência e força da marca no relacionamento com os consumidores. O Assaí aparece na 21ª posição no ranking geral, sendo a primeira entre as empresas do varejo alimentar.

Já no levantamento da Brand Finance, o Assaí mantém a liderança pelo quinto ano consecutivo como a marca mais valiosa do varejo alimentar, ocupando a 16ª posição entre as 100 maiores marcas do Brasil. A metodologia combina dados financeiros e percepção de marca para estimar o valor das companhias.

O terceiro reconhecimento veio do ranking “Marcas Mais Valiosas do Varejo Alimentar”, realizado pela consultoria brasileira TM20, em parceria com InfoMoney, Brazil Panels e Elos Ayta. Divulgado na última segunda-feira (9), o levantamento considera indicadores financeiros e entrevistas com consumidores de todas as classes sociais nas cinco regiões do País. O Assaí ficou na primeira colocação entre 15 empresas avaliadas, com destaque para a confiança e a força da marca junto ao público.

“Todos esses reconhecimentos são, para nós, resultado da integração entre desempenho operacional e construção de marca — um reflexo direto do nosso esforço em oferecer uma experiência de compra eficiente, acessível e conectada às necessidades reais das famílias brasileiras”, afirma Marly Yamamoto, CMO do Assaí.

Presente em 24 estados e no Distrito Federal, com 302 lojas e mais de 40 milhões de clientes por mês, o Assaí consolida sua liderança no formato de atacarejo e reafirma sua estratégia de crescimento sustentável e capilaridade nacional. Segundo a Nielsen IQHomescan, a marca está presente no consumo de 1 a cada 4 famílias brasileiras.

16 de junho de 2025 0 Comentários
0 FacebookTwitterPinterestLinkedinWhatsappTelegramThreadsBlueskyEmail
Consumidor

Ponto Novo celebra 11 anos de seu Clube de Vantagens, referência em relacionamento no varejo regional

De Redação SuperHiper 16 de junho de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

O Ponto Novo Supermercados celebrou, em maio de 2025, os 11 anos de seu Clube de Vantagens — um dos programas de relacionamento mais sólidos do varejo alimentar da região da Baixa Mogiana. Criado em 2014 com o propósito de estabelecer uma conexão direta e inteligente com os consumidores, o Clube cresceu e se transformou em um dos principais pilares de estratégia e fidelização da rede, que atua nas cidades de Mogi Guaçu, Mogi Mirim e Espírito Santo do Pinhal, em São Paulo.

O programa reúne mais de 150 mil clientes cadastrados e responde por mais de 90% do faturamento da empresa. “O Clube de Vantagens nos deu muito mais do que uma base de dados. Ele moldou nossa forma de pensar o varejo e nos permitiu evoluir da promoção genérica para campanhas assertivas, centradas no comportamento real de compra”, afirma Adriano Roberto de Lima, diretor do Ponto Novo Supermercados.

Ao longo dos anos, o Clube deixou de ser apenas um canal promocional para se tornar um verdadeiro ecossistema de relacionamento. Hoje, a rede opera com grupos de ofertas segmentadas, que ampliam a personalização da experiência do cliente. Entre eles, destacam-se: Clube do Vinho, Empório do Malte, Amo Chocolate, Amo Biscoito, Mundo Bebê, Vida Saudável, Amo Pet e o Clube da Firma — este último, voltado exclusivamente aos mais de 600 colaboradores da empresa, com o apoio direto de fornecedores parceiros.

O programa também ficou marcado por ações promocionais de alto impacto, como sorteios de carros, motos, caminhonetes, refrigeradores, maletas de dinheiro e até duas casas construídas durante campanhas especiais. Nessas ações, os clientes puderam interagir em enquetes, opinar sobre acabamentos e resgatar cupons, num formato que aproximou ainda mais a marca da comunidade local.

Atualmente, o foco do Clube está voltado para o sorteio de cashbacks semanais, uma forma de tangibilizar o retorno ao consumidor, e no desenvolvimento de um novo e-commerce que integrará as experiências físicas e digitais com o CRM da rede. “A inteligência que construímos com o Clube nos permite operar com dados que refletem o comportamento de compra dos nossos clientes. Mais de uma década depois, o que nos orgulha é ver que ele não envelheceu: pelo contrário, ele se reinventa a cada dia”, destaca Adriano.

Para os próximos anos, o Ponto Novo planeja expandir as possibilidades de personalização, implementar algoritmos preditivos e fortalecer o relacionamento com o cliente como motor para um crescimento sustentável. Com isso, o Clube de Vantagens consolida-se como um ativo estratégico do varejo regional e um case de sucesso em como ouvir o cliente pode ser o caminho mais eficaz para vender mais — e melhor.

Ponto Novo - Clube de Vantagens
Ponto Novo - Clube de Vantagens
16 de junho de 2025 0 Comentários
0 FacebookTwitterPinterestLinkedinWhatsappTelegramThreadsBlueskyEmail
ESG

Sonda Supermercados realiza 7ª edição da Campanha do Agasalho

De Redação SuperHiper 13 de junho de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

O Sonda Supermercados deu início à 7ª edição da sua Campanha do Agasalho, que este ano traz o tema “Aquecendo o Coração de Quem Precisa”. A iniciativa segue até o dia 21 de junho de 2025 e é promovida pelo Departamento de Assistência Social do Grupo Sonda.

Visando apoiar pessoas em situação de vulnerabilidade social, a campanha tem como objetivo arrecadar roupas de inverno e cobertores. Os donativos podem ser entregues em pontos de coleta instalados em lojas da rede localizadas na capital paulista, nas regiões do ABC, em Guarulhos, no interior do Estado de São Paulo, além das unidades da bandeira Cobal.

Ao término da campanha, os itens arrecadados serão destinados aos Fundos Sociais das respectivas regiões e a instituições parceiras que atuam no acolhimento de pessoas em situação de alta vulnerabilidade.

A ação reforça o compromisso do Sonda com a responsabilidade social e com o bem-estar das comunidades onde está presente, promovendo solidariedade e mobilização em sua rede de clientes, colaboradores e parceiros.

Pontos de coleta

São Paulo (capital): Água Branca, Boavista Shopping, Cidade Dutra, Edgar Facó, Fazendinha, Jaçanã, Itaberaba, Itapecerica, Maria Cândida, M’Boi Mirim, Parque da Mooca, Penha, Pompeia, Taipas, Tatuapé, Tremembé, Vila Carrão e Vila São José.

Região do ABC: Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano I, São Caetano II e Rudge Ramos.

Guarulhos: Vila Galvão, Vila Barros e Vila Rio.

Interior: Arujá, Cabreúva, Cajamar I, Cajamar II e São José dos Campos.

Bandeira Cobal: Cobal Penha, Cobal Carapicuíba I e Cobal Carapicuíba II.

13 de junho de 2025 0 Comentários
2 FacebookTwitterPinterestLinkedinWhatsappTelegramThreadsBlueskyEmail
Negócios

ExpoSuper 2025 reúne mais de 300 expositores e lideranças do setor supermercadista em SC

De Redação SuperHiper 13 de junho de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

A ExpoSuper 2025 — Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermercados — promete movimentar o varejo catarinense entre os dias 16 e 18 de junho, no Expocentro de Balneário Camboriú. Promovido pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats), o evento é considerado o maior encontro de negócios do setor em Santa Catarina e reunirá mais de 300 expositores, além de uma programação robusta de palestras, painéis e talk shows.

Voltada à geração de conhecimento, à conexão entre profissionais e ao fortalecimento do ecossistema varejista, a ExpoSuper 2025 contará com a presença de especialistas em mercado e varejo que irão compartilhar experiências e debater tendências que impactam o setor. Um dos destaques da programação é a participação do comentarista político da CNN Brasil, Caio Coppolla, que apresenta a palestra “Por que o Brasil está condenado ao sucesso?”. Coppolla também participa do painel “Economia e Negócios: situação atual e perspectivas”, ao lado de João Galassi, presidente da ABRAS, Cleverson Siewert, secretário da Fazenda de SC, e Igor Rose, economista sênior do Itaú BBA. A mediação será feita por Paulo Lopes, CEO do Grupo Top e presidente do Conselho Diretor da Acats.

A programação inclui ainda a palestra “Ética: escolhendo o melhor caminho”, com Clóvis de Barros Filho, Doutor e livre-docente pela Escola de Comunicações e Artes da USP, e a participação de Fábio Neto, Diretor de Estratégia da StartSe, que abordará o tema “Transformação do varejo: tendências que estão redesenhando o mercado”. Ricardo Wagner, Especialista em inteligência artificial, acessibilidade e ESG, com passagens pela HP e Microsoft, falará sobre “A nova ambidestria do varejo: negócios e inteligência artificial”.

Outro nome confirmado é o de Bia Bottesi, Diretora de Marketing da Meta Brasil, que abordará o tema “Liderança humanizada em tempos digitais”. Também integra a programação o ex-Vice-Presidente do Grupo Silvio Santos e ex-CEO da Jequiti, Lásaro do Carmo Júnior, com a palestra “Cultura corporativa que gera resultados”, e Erich Shibata, Diretor de Branding da Cimed, que apresenta o tema “Marcas que geram receita: o case Cimed”. Rony Meisler, Fundador da Reserva, também está confirmado como palestrante, trazendo o assunto “Rebeldes têm asas: estratégias para construir marcas fortes e liderar com protagonismo”.

Entre os painéis da 36ª edição da ExpoSuper está “Brasil e China: desafios e oportunidades para o varejo”, que reunirá Alexandre Simioni, Presidente da Acats e do Grupo Passarela, Carlos Júlio (StartSe), Fabrizzio Topper (Diven.cx e Quality Digital) e In Hsieh (Pioneiro do e-commerce no Brasil e Parceiro oficial do Tiktok Shop no Brasil), com mediação de Romano Pansera, Estrategista global de varejo e Vice-presidente da Academia Brasileira de Eventos e Turismo. Já o painel “Reforma Tributária: impactos no setor supermercadista” terá a participação de Antônio Viel (TOTVS), Fernando Pergher (KPMG), Lucas Rossetto (Rossetto Advogados) e Marcos Koenig (Acats), com mediação de Olívio Janecke (Grupo TOP).

A convenção contará ainda com o talk show “Governança, sucessão e profissionalização em empresas familiares”, promovido pelo Comitê Sucessores da Acats, que terá a participação de Vanessa Sandrini CEO da VaS Soluções Estratégicas, que já atuou em empresas como Grupo Pão de Açúcar, Leroy Merlin e St Marche. Participam ainda Isabella Caviguioli, Diretora Comercial do Grupo Hipermais, e Taynara Souza, Diretora de RH do Hiper Select – ambas com participação no Comitê Sucessores e Membros do Conselho Diretor da Acats. A mediação será conduzida pelos Coordenadores do Comitê Francielly Crestani, Gerente Administrativa do Bonno Atacado e Varejo e Vipi Supermercados, e Rogério Tridapalli Junior, Gerente e Nutricionista do Supermercados Carol.

Já o painel “Inteligência de negócios para uma operação de alta performance” será conduzido por Alexandre Quadros (Grupo Koch), Bruna Habka (Grupo Big Box/Ultrabox) e Graziela Schmoller (Grupo TOP e Conselho Diretor da Acats), com mediação de Caio Camargo (Host do VarejoCast).

“Estamos vivendo um momento de grandes transformações no varejo, e a ExpoSuper 2025 é o ecossistema que conecta profissionais de todo o país para construir, juntos, as soluções que irão impulsionar o mercado nos próximos anos. Cada palestra e cada painel foram planejados para gerar debates de alto nível e oportunidades de crescimento e inovação para todos que vivem o varejo, além de promover negócios e troca de experiências que fortalecem o setor supermercadista em Santa Catarina e no Brasil”, destaca o Presidente da Acats, Alexandre Simioni.

Além das palestras e painéis, os participantes poderão assistir a workshops sobre açougue, promovidos pelo Açougue Notável e Frigorífico São João, e sobre panificação, apresentado pelo Senac/SC.

INSCRIÇÕES ABERTAS

As inscrições para a ExpoSuper 2025 são gratuitas para profissionais do setor de varejo alimentar. Já para fornecedores associados, o custo é de R$ 150,00, e para fornecedores não associados, R$ 300,00. As inscrições estão abertas no site oficial da ExpoSuper 2025: exposuper.com.br

13 de junho de 2025 0 Comentários
0 FacebookTwitterPinterestLinkedinWhatsappTelegramThreadsBlueskyEmail
ABRASConsumidorEventos ABRAS

Resíduos sólidos: de passivos a ativos das empresas

De Redação SuperHiper 13 de junho de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

Por Redação SuperHiper

De resíduos geradores de passivo ambiental a insumos capazes de produzir energia limpa e promover sustentabilidade, colaborando para a economia circular. Essa foi a proposta apresentada durante o 5º Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento (FCNA) ABRAS realizado em 10 de junho, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília. A ideia é destinar resíduos sólidos aos biodigestores no lugar dos aterros sanitários e até lixões. 

Participaram dos debates, mediados pela jornalista Rosana Jatobá, o presidente-executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e Bebidas Não Alcoólicas (Abir), Alexandre Horta; o secretário nacional do Meio Ambiente, Adalberto Maluf; o primeiro vice-presidente da ABRAS e diretor-executivo de Relações Institucionais do Assaí, Paulo Pompilio; a professora doutora da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) e integrante da Superintendência de Gestão Ambiental da Universidade de São Paulo (USP), Tamara Maria Gomes e o diretor da Coca-Cola, Eduardo Dias.

Segundo dados apresentados durante as discussões, a maioria dos resíduos orgânicos no brasil ainda é descartada de forma inadequada, misturada ao lixo comum e encaminhada a:

1) aterros sanitários (quando existem): mesmo sendo a forma mais correta de destinação, aterros recebem resíduos que poderiam ser reaproveitados;

2) lixões e aterros controlados: ainda são realidade em mais de 2.500 municípios brasileiros (segundo dados da Abrelpe/2023);

3) sem tratamento prévio: mais de 90% do lixo orgânico urbano não passa por nenhuma forma de tratamento ou reaproveitamento;

Em contraponto, a usina de produção de bioenergia e biofertilizantes com resíduos orgânicos, do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE-USP), é um projeto inovador que visa transformar resíduos orgânicos em energia e biofertilizantes, promovendo a sustentabilidade e a economia circular.

A motivação principal é reduzir o impacto ambiental causado pelo descarte inadequado de resíduos e, simultaneamente, gerar energia limpa e “insumos verdes”, que possam ser utilizados na agricultura.

A proposta é a de replicação do modelo em todo o País. Com base nos resultados obtidos, a USP pode desenvolver diretrizes e modelos para replicar a usina em diversas localidades, adaptando o projeto às necessidades específicas de diferentes comunidades e regiões.

Destaques dos debates

“O setor produtivo tem feito sua parte e sua lição de casa. Um exemplo disso é que hoje nós temos 100% das garrafas pets de água mineral recicladas no Brasil. Além disso, a consciência ambiental e a capacidade tecnológica de reciclagem evoluíram muito no País. Fóruns, como esse que a ABRAS promove, mostra o que cada entidade tem realizado. Então, nós temos contribuído e queremos fazer mais, mas precisamos do auxílio de políticas públicas, em âmbito de governos estaduais e municípios, bem como de diálogo e de debates”, disse o presidente-executivo da Abir, Alexandre Horta.

“Após quinze anos da Política Nacional de Resíduos Sólidos, tivemos muito avanços em muitas áreas, mas, infelizmente, muitas dessas políticas não avançaram como poderiam.  Por exemplo, nem metade dos municípios tem coleta seletiva. Há também a questão dos lixões. Fechá-los é um desafio histórico, especialmente em cidades com menos de 20 mil habitantes. Então, no papel, nós evoluímos muito com muitos planos e programas. Portanto, precisamos trabalhar para a implementação disso, bem como o consumo consciente e os princípios de circularidade. E tudo isso envolve o setor privado e os próprios consumidores”, afirmou o secretário nacional do Meio Ambiente, Adalberto Maluf.

“Hoje, 50% de todo lixo produzido é orgânico. Um cidadão produz 70 quilos de lixo orgânico por ano e isso acaba indo para aterros e até lixões. A composição leva à emissão de metano que tem impacto muito maior para a atmosfera do que o gás carbônico. A alternativa é a implantação de biodigestores, que têm capacidade para tratar de 20 a 25 toneladas de resíduos orgânicos, o equivalente ao que é gerado por municípios de 50 mil habitantes. Ou seja, a faixa que, muitas vezes, ainda tem lixões.  O modelo que temos na cidade universitária da USP, em São Paulo, produz biogás metano a partir desses resíduos orgânicos. Nesse processo, ocorre a cogeração de energia que pode ser usada tanto para a rede como aproveitada fonte térmica para todo o sistema. A compressão do biogás, por sua vez, gera o BioGNV. Ao fim de tudo isso, o resíduo, que é tratado e estabilizado, tem potência agronômica como biofertilizante por ser muito rico em nitrogênio, fósforo e potássio. Isso já tem sido utilizado, em fase de testes, em hidroponia com hortaliças e com cana-de-açúcar. Outro benefício é o sequestro de carbono ao longo de todo o processo”, disse a professora doutora da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) e integrante da Superintendência de Gestão Ambiental da Universidade de São Paulo (USP), Tamara Maria Gomes.

“Economia circular só é circular, quando gera renda e envolve a questão social. Por isso, acho importante a gente começar a pensar e juntar esforços para que os catadores possam gerar seu próprio ‘business’ por meio da atividade que desenvolvem, isto é, se tornem empresários. Outro ponto muito importante é como podemos juntar esforços em prol da uniformização das regras envolvendo a Política Nacional de Resíduos Sólidos”, afirmou o diretor da Coca-Cola, Eduardo Dias.

“A gente não tinha uma solução tão clara e viável economicamente para resíduos sólidos. O varejo não tem muita margem para fazer investimentos necessários para gerar custo. Nosso desafio é fazer um ‘pool’ de empresas capaz de gerar duzentas toneladas dias de resíduo orgânico para tornar-se viável o biometano, que pode voltar para gente para carregar empilhadeiras, caminhões, etc.”, disse o primeiro vice-presidente da ABRAS e diretor-executivo de Relações Institucionais do Assaí, Paulo Pompilio.

13 de junho de 2025 0 Comentários
0 FacebookTwitterPinterestLinkedinWhatsappTelegramThreadsBlueskyEmail
Lojas

Minuto Pão de Açúcar inaugura primeira loja em Vinhedo (SP)

De Redação SuperHiper 13 de junho de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

Por Redação SuperHiper

Nesta sexta-feira (13), foi inaugurado o primeiro Minuto Pão de Açúcar, em Vinhedo, interior de São Paulo, na Rodovia Edenor João Tasca. Com 240 metros quadrados de área, a loja gerou 12 empregos diretos na região.   A marca Minuto segue em forte expansão. No mesmo dia, foi inaugurada uma unidade na capital paulista, na Avenida Cerro Corá, e no dia 16 de junho está prevista a abertura de um estabelecimento no litoral paulista, no Guarujá, na Praia de Pernambuco, na Avenida Pernambuco, 440.    

“As nossas lojas do Minuto Pão de Açúcar atendem às diferentes jornadas de compra com praticidade e rapidez. É por acreditar na adesão dos clientes de Vinhedo que estamos abrindo a primeira unidade na cidade. Acreditamos que esse modelo de loja tem muito potencial na região e estamos bastante otimistas com essa inauguração”, explica o diretor de Operações de Proximidade do GPA, Emerson Colinas. 

A bandeira do formato premium do Grupo Pão de Açúcar (GPA) tem como objetivo ser uma extensão da despensa de seus clientes e se diferencia pela experiência de compra premium, que adequa o sortimento de cada loja aos bairros onde as unidades estão localizadas.

A proposta do Minuto Pão de Açúcar é oferecer desde itens básicos de reposição até uma linha de produtos gourmet, com destaque nas categorias de vinhos, queijos, orgânicos e saudáveis, pães e itens importados. O ambiente de lojas e layout, inspirados em modelos europeus, é moderno e sofisticado, entregando ao cliente uma experiência de compra agradável, conveniente e prática. No momento, o Minuto tem como foco ser o melhor vizinho do bairro com mais frescor, sortimento, e rapidez na hora de passar no caixa, além do melhor atendimento.

No último balanço de resultados divulgado pelo GPA, referente ao primeiro trimestre de deste ano, a companhia informou que o foco da sua expansão de lojas é o formato de proximidade premium, com a bandeira Minuto Pão de Açúcar. Segundo o documento, a bandeira já possui formato maduro, escalável e com maior potencial de capilaridade, prevendo o adensamento e verticalização da cidade e Região Metropolitana de São Paulo. 

 

As lojas, direcionadas ao público mais afluente, estão localizadas em pontos de alta qualidade e apresentam rápida maturação, com uma média de sete meses, além de alta performance. As safras, a partir de 2022, superaram as margens das unidades inauguradas anteriormente e apresentam uma rentabilidade média superior à rentabilidade consolidada da Companhia. 

No primeiro trimestre de 2025, a margem EBITDA de contribuição – antes do rateio dos custos corporativos – do formato de proximidade avançou 1,1 p.p., refletindo o sucesso do modelo. 

De janeiro a março deste ano, o GPA tinha inaugurado 11 lojas, sendo: 9 Minuto Pão de Açúcar, 1 Mini Extra e 1 supermercado da bandeira Pão de Açúcar.

13 de junho de 2025 0 Comentários
0 FacebookTwitterPinterestLinkedinWhatsappTelegramThreadsBlueskyEmail
Internacional

O custo da insegurança: hackers derrubam vendas da Marks & Spencer

De Redação SuperHiper 13 de junho de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

Por Renato Müller

O varejo vem sendo um dos setores mais visados por criminosos digitais, por contarem com grandes bases de dados de clientes e, na maioria dos casos, com sistemas tecnológicos antigos, com brechas de segurança que podem ser exploradas. Um caso ocorrido recentemente no Reino Unido mostra o quão dramático é esse problema – e o quanto as empresas ainda estão despreparadas.

A rede Marks & Spencer, uma das varejistas mais tradicionais do Reino Unido, sofreu um ataque no dia 22 de abril que paralisou suas vendas online e gerou problemas de abastecimento em suas lojas – especialmente nos produtos alimentares. A operação online foi retomada, ainda que de forma parcial, somente no dia 10 de junho – e a invasão dos sistemas reverteu uma trajetória de crescimento que a empresa vinha mantendo desde o ano passado.

Segundo dados da NielsenIQ publicados pelo jornal The Telegraph, as vendas da Marks & Spencer cresceram 0,8% no mês seguinte à invasão, na comparação com o mesmo período de 2024. Nos três meses anteriores à crise, a empresa havia tido um crescimento anual de vendas de 10%. O market share da empresa, que havia chegado a 3,8% no varejo alimentar britânico, caiu para 3,3% após o ataque.

Até agora, quase dois meses depois de ter seus sistemas invadidos, a Marks & Spencer não conseguiu restabelecer a venda online de vestuário e itens para casa. A varejista estima que a paralisação causará uma perda de até 300 milhões de libras esterlinas em vendas até o fim do ano. A empresa faturou quase 14 bilhões de libras no ano passado, 6,1% mais que em 2023 – somente as vendas de alimentos geraram 9 bilhões de libras, com 8,7% de crescimento.

13 de junho de 2025 0 Comentários
0 FacebookTwitterPinterestLinkedinWhatsappTelegramThreadsBlueskyEmail
LojasNegócios

Minimercado autônomo estreia em universidade e mira expansão no setor educacional

De Redação SuperHiper 13 de junho de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

Por Redação SuperHiper

A Minha Quitandinha, startup brasileira especializada em tecnologia para varejo e pioneira no modelo de minimercados autônomos por franquia, acaba de inaugurar sua primeira unidade em um ambiente universitário. O local escolhido foi o campus do Centro Universitário Estácio Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, uma das maiores instituições de ensino superior do país.

Com funcionamento ininterrupto — 24 horas por dia, sete dias por semana — a loja oferece um mix de produtos voltado para as necessidades do público acadêmico, como snacks, bebidas e itens de conveniência. A operação é 100% autônoma, dispensando vendedores e proporcionando mais agilidade e autonomia ao consumidor.

De acordo com Douglas Pena, CRO e sócio-fundador da Minha Quitandinha, a aposta no ambiente universitário surge como uma evolução natural do modelo, que já tem presença consolidada em centros corporativos, condomínios e academias. “Queremos estar onde há fluxo constante de pessoas e rotina acelerada. Essa unidade foi pensada para atender estudantes, professores e colaboradores, oferecendo praticidade com tecnologia e segurança”, afirma.

Com mais de 300 lojas espalhadas pelo Brasil, a rede enxerga nas instituições de ensino um novo nicho estratégico de crescimento. A meta para 2025 é ousada: dobrar o número de unidades e alcançar a marca de 600 lojas em operação no país.

A proposta da Minha Quitandinha é oferecer conveniência com tecnologia e proximidade, garantindo ao consumidor uma experiência de compra descomplicada, eficiente e disponível a qualquer hora — agora também no ambiente acadêmico.

13 de junho de 2025 0 Comentários
0 FacebookTwitterPinterestLinkedinWhatsappTelegramThreadsBlueskyEmail
Lojas

Boa Supermercados investe R$ 35 milhões em nova loja em Paulínia (SP)

De Redação SuperHiper 13 de junho de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

Dando continuidade ao seu plano de expansão no interior paulista, o Boa Supermercados inaugurou, nesta quinta-feira (12), sua primeira loja em Paulínia, na Região Metropolitana de Campinas (RMC). Com um investimento de R$ 35 milhões, a nova unidade gerou mais de 130 empregos diretos e eleva para 20 o número de operações da rede no estado de São Paulo.

Segundo Luciano Boa, presidente do Grupo Boa, a escolha por Paulínia foi estratégica. “A cidade tem excelente infraestrutura, forte potencial econômico e qualidade de vida. Fomos muito bem recebidos e estamos felizes em entregar aos paulinenses uma loja moderna, com a qualidade que sempre foi nossa marca registrada”, afirma.

A nova loja conta com um mix completo de produtos e serviços, incluindo padaria, peixaria, açougue com carnes de procedência garantida e hortifruti abastecido por produtores locais. A proposta da rede é manter o compromisso com qualidade a preço justo, marca presente em todas as unidades.

Entre os diferenciais da operação, está o programa de fidelidade Clube +amigo, que oferece preços exclusivos com base no histórico de compras dos clientes, além de campanhas promocionais. O cartão +amigo ainda garante 5% de desconto em setores como Açougue Fresco, Hortifruti e Ovos. O cadastro é gratuito e pode ser feito na loja ou pelo site clubemaisamigo.com.br.

A nova unidade do Boa Supermercados está localizada na Avenida Caldas Carvalho, 260 – Bela Vista, entre as avenidas José Paulino e Paulista, ao lado da antiga ponte.

13 de junho de 2025 0 Comentários
0 FacebookTwitterPinterestLinkedinWhatsappTelegramThreadsBlueskyEmail
Mais recentes
Mais Antigas
BANNER SITES
feed
previous arrow
next arrow
  • FFLV+O: oportunidades e desafios
  • Casa Gallo lança azeite premium Rossio de Abrantes
  • Grupo Pão de Açúcar investe em segurança cibernética
  • Pedigree Nutrição Essencial tem nova fórmula e embalagem
  • Ehrmann traz iogurtes proteicos de pistache
  • Mart Minas celebra 24 anos investindo em projetos sociais
  • Assaí prepara abertura de sua primeira loja em Sumaré (SP)

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

logo-c-superhiper@2x.webp

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 50 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

  • Seções
    • ABRAS
    • Consumidor
    • Consumo nos Lares
    • Economia
    • ESG
    • Eventos
    • Gente
    • Internacional
    • Legislação
    • Lojas
    • Mentores do Varejo
    • Negócios
    • Tecnologia
    • Lançamentos
  • TV SuperHiper
  • Newsletter
  • Revista
  • Anuncie
  • Contato
  • Seções
    • ABRAS
    • Consumidor
    • Consumo nos Lares
    • Economia
    • ESG
    • Eventos
    • Gente
    • Internacional
    • Legislação
    • Lojas
    • Mentores do Varejo
    • Negócios
    • Tecnologia
    • Lançamentos
  • TV SuperHiper
  • Newsletter
  • Revista
  • Anuncie
  • Contato

Leia a última edição

Abras

ABRAS’25 food retail future: confira os palestrantes do primeiro dia do evento
ABRAS’25 food retail future: participação na vida do consumidor é tema central...
Super Live apresenta programação da ABRAS’25 food retail future

Super atualizada. Hiper Conectada

Siga-nos
Linkedin Instagram Facebook Youtube Tiktok
SuperHiper
  • Home3 Homes
  • Home 1
  • SuperHiper