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quarta-feira, setembro 10, 2025
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Gente

Belmiro Gomes, CEO do Assaí, é eleito Executivo de Valor 2025

De Redação SuperHiper 17 de junho de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

Belmiro Gomes, CEO do Assaí Atacadista, foi eleito Executivo de Valor 2025, na categoria Comércio, em premiação realizada pelo jornal Valor Econômico. A iniciativa, que chega à 25ª edição, reconhece anualmente líderes de destaque em 20 setores da economia e em cinco categorias especiais.

O executivo, que tem uma trajetória de mais de três décadas no varejo alimentar,  ingressou no setor aos 13 anos de idade e acumula ampla experiência na operação e gestão do modelo atacarejo. Desde 2010 à frente do Assaí, o executivo liderou um dos ciclos de expansão mais expressivos do varejo nacional, com a abertura de mais de 130 lojas desde 2021. A rede conta hoje com 302 unidades distribuídas em 24 estados e no Distrito Federal, empregando mais de 87 mil colaboradores.

“Ser eleito na categoria Comércio, vindo especialmente do setor alimentar e do atacarejo, modelo que começou no Brasil e que hoje corresponde por mais de 50% do varejo alimentar brasileiro, e que nós ajudamos a construir, nos enche de orgulho”, afirmou Belmiro Gomes.

Além da capilaridade, o executivo também se destacou pelo fortalecimento da cultura interna, pela inovação no formato de loja e pela capacidade de adaptação do negócio. Desde 2022, ele também integra o Conselho de Administração da companhia.

A escolha dos vencedores do prêmio Executivo de Valor é baseada em pesquisa conduzida por 12 consultorias que integram a Association of Executive Search and Leadership Consultants (AESC), presente em 74 países. O processo de votação é secreto, realizado em dois turnos, e considera critérios como desempenho empresarial, inovação, sustentabilidade, diversidade, reputação e liderança.

Gomes reforçou que a conquista é coletiva. “Temos um equilíbrio entre compromisso e resultado, seja com nossos acionistas, com os 40 milhões de clientes que passam mensalmente pelas nossas lojas ou com os quase 90 mil colaboradores do Assaí. Agradeço ao Valor Econômico e ao Grupo Globo pela realização deste importante reconhecimento ao empresariado brasileiro”, destacou.

Para ele, o cenário de constante transformação é uma motivação. “O consumidor muda, os desafios mudam e nós seguimos evoluindo, sem perder nossa essência”, concluiu.

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Lojas

Peres Atacarejo inaugura unidade em Casa Branca com proposta de economia real no carrinho

De Redação SuperHiper 17 de junho de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

O município de Casa Branca passou a contar, desde o dia 12 de junho, com uma nova alternativa de compras com a chegada do Peres Atacarejo. A unidade foi inaugurada com a proposta de oferecer economia concreta ao consumidor, por meio de uma política de preços baseada no modelo atacarejo — que leva ao varejo os benefícios do preço de atacado, sem exigir grandes quantidades ou programas de fidelidade.

Ao contrário de formatos que concentram descontos em poucos itens, o Peres Atacarejo aposta em uma estratégia ampla: oferecer preços acessíveis em uma grande variedade de produtos. A ideia é simples — mesmo que um item isolado não esteja com o menor preço do mercado, o valor total da compra acaba sendo mais vantajoso. Isso garante mais transparência e competitividade para o consumidor final, que sente a economia no carrinho, e não apenas na etiqueta.

Além do diferencial nos preços, a nova loja também oferece um espaço moderno, organizado e voltado ao conforto da população de Casa Branca. O atendimento atencioso e a praticidade no layout complementam a experiência de compra pensada para atender às necessidades do dia a dia com eficiência.

 

Uma trajetória de trabalho e compromisso com a região

Com mais de 25 anos de atuação, o Grupo Peres tem sua origem na história de vida do empresário Ademir Peres. Natural de Itapira (SP), o fundador iniciou sua jornada em Vargem Grande do Sul, onde trabalhou como porteiro e, com esforço e espírito empreendedor, fundou a Peres Distribuidora — empresa que se consolidou no fornecimento de alimentos e produtos essenciais para comércios da região.

Em 2022, o grupo deu um passo estratégico ao inaugurar sua primeira loja no formato atacarejo, em Vargem Grande do Sul. O sucesso da operação levou à expansão do modelo, que combina preços competitivos com uma estrutura de supermercado tradicional. Agora, Casa Branca é a nova cidade a receber essa proposta, em um ponto já conhecido pela população: o antigo salão do abrigo de idosos, no centro da cidade.

Com a abertura da unidade, o Grupo Peres reafirma seu compromisso com o desenvolvimento regional, a geração de empregos e a oferta de soluções que unem economia e qualidade no varejo alimentar. O Peres Atacarejo chega a Casa Branca com a solidez de uma marca construída com dedicação, e a missão de fazer parte da rotina e da história da comunidade local.

 

 

Com informações do Portal da Cidade de Casa Branca

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LojasNegócios

Expansão supermercadista aquece economia e impulsiona geração de empregos no Espírito Santo

De Redação SuperHiper 17 de junho de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

Apresentando crescimento acumulado de 4,7% no volume de vendas nos primeiros meses de 2025, o setor supermercadista do Espírito Santo vive um momento de expansão. Grandes redes de varejo e atacarejo estão ampliando suas operações na Grande Vitória, com a inauguração de novas lojas previstas até o fim do ano — movimento que deve gerar centenas de oportunidades de emprego na região.

O Grupo Coutinho, que opera as bandeiras Extrabom e Atacado Vem, prevê a abertura de três novas unidades ainda este ano. A expansão contempla uma loja do atacarejo em Alto Lage, Cariacica, com inauguração prevista para o terceiro trimestre, além de dois supermercados Extrabom que serão instalados nos bairros Santo Antônio, em Vitória, e Campo Grande, em Cariacica. Ao todo, as novas operações devem abrir cerca de 400 vagas de trabalho.

Outra movimentação importante vem do Grupo Carone, que anunciou a implantação de uma unidade do Sempre Tem na Barra do Jucu, em Vila Velha. Com 9.900 metros quadrados de área construída, a loja demandará um investimento de R$ 63 milhões e deve gerar aproximadamente 400 empregos diretos e indiretos.

Também em expansão no Estado, a rede mineira BH Supermercados reforçou sua presença com a reinauguração da loja de Paul, em Vila Velha, após um ano de reformas estruturais. A rede também assumiu três unidades do extinto Canguru Supermercados, localizadas na Serra. Duas delas — nos bairros Jardim Limoeiro e Novo Horizonte — seguem com o modelo tradicional de varejo, enquanto a unidade de São Patrício foi convertida para o formato BH Atacado e Varejo.

A rede Assaí, por sua vez, planeja a instalação de sua terceira loja no Espírito Santo, desta vez em Vila Velha. A unidade será localizada às margens da Avenida Carlos Lindenberg, no bairro Nossa Senhora da Penha. O projeto ainda aguarda a aprovação dos estudos de viabilidade junto à prefeitura local, após a realização de audiência pública sobre o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), em fevereiro.

O movimento de expansão das redes supermercadistas no Estado reforça o papel estratégico do setor na economia local, promovendo desenvolvimento regional, geração de empregos e ampliação da oferta de serviços ao consumidor.

 

Com informações de A Gazeta

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Lojas

Grupo Superpão lança novo conceito de loja com foco em preço baixo, qualidade e experiência de compra

De Redação SuperHiper 17 de junho de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

A partir do conceito de uma loja “de todos para todos”, o Superpão Democrático é o novo formato de loja do Grupo Superpão, que reúne estrutura atualizada, ambientação mais acolhedora e um mix de produtos que combina qualidade, diversidade e preços competitivos. O objetivo é atender diferentes perfis de público com uma oferta robusta de perecíveis, produtos frescos e soluções práticas para o dia a dia.

A loja, que antes operava sob a bandeira Compre Mais, passou por um processo de reformulação completo e agora inaugura uma proposta mais moderna, acessível e centrada na experiência do consumidor.

Entre os destaques estão a padaria com pães de fermentação natural e confeitaria fresca e congelada, um setor de hortifrúti abastecido por produtores locais, açougue com cortes especiais e rotisseria com porções prontas. Além disso, o espaço conta com sistemas de autoatendimento e self-checkout, ampliando a conveniência e a agilidade no atendimento.

De acordo com diretor-geral do grupo, Sérgio Nóia , o novo modelo reforça o compromisso da empresa com o tripé “qualidade, variedade e preço justo”. “Queremos oferecer uma loja bem estruturada, agradável, com o melhor que podemos entregar em produtos frescos, regionais e com ofertas atrativas. É um conceito democrático, acessível e conectado ao que o consumidor busca hoje”, afirma.

A escolha de Porto União para inaugurar o novo formato foi estratégica. A cidade, que já conta com outras unidades da rede e faz fronteira com União da Vitória (PR), representa um mercado-chave para a empresa, que pretende expandir o conceito para outras lojas da região ainda no segundo semestre de 2025. A campanha de lançamento adotou o mote “O que era MAIS agora é Super”, sinalizando a transição da bandeira Compre Mais para o novo posicionamento da marca.

Com mais de 100 anos de história, o Grupo Superpão tem sede em Guarapuava (PR) e atuação consolidada nos estados do Paraná e Santa Catarina. A companhia opera com diversas bandeiras, entre elas Superpão, Compre Mais, Superpão Atacado e Super Baratão, além de postos de combustíveis e uma estrutura logística própria. Em franco crescimento, a rede planeja ampliar sua presença com novas unidades e modernizações até 2026, reforçando sua missão de estar cada vez mais próxima dos consumidores com soluções completas e acessíveis.

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Negócios

Grupo Koch inaugura quarta unidade em Palhoça e reforça presença na região da Grande Florianópolis

De Redação SuperHiper 17 de junho de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

O Grupo Koch, maior rede supermercadista de Santa Catarina, avança em sua estratégia de expansão com a inauguração de mais uma loja na cidade de Palhoça. A nova unidade da bandeira Komprão será aberta ao público na quarta-feira,  1817, na Avenida Pedra Branca. Com essa abertura, a rede passa a contar com quatro unidades no município, sendo esta a terceira da marca Komprão.

A escolha da localização é estratégica, segundo o CEO do Grupo, José Koch. “A Avenida Pedra Branca é um ponto de cruzamento entre três bairros importantes. A nova loja facilitará o acesso dos clientes e permitirá atender ainda melhor a população de Palhoça, que tem grande importância para os nossos negócios”, afirma.

Com uma área construída de 11,3 mil metros quadrados e estacionamento com 578 vagas, a nova loja contará com 122 colaboradores diretos e cerca de 350 indiretos. O mix inclui seções de hortifrúti, padaria, açougue e adega com mais de 500 rótulos de vinhos. A galeria anexa oferece ainda farmácia, lojas de produtos naturais, lanchonete, lavanderia, unidade bancária e acessórios para celular.

O novo Komprão de Palhoça funcionará de segunda a sábado, das 6h às 23h, e aos domingos e feriados, das 8h às 22h.

Serviço

O quê: Inauguração da nova loja Komprão – Grupo Koch
Quando: Quarta-feira, 18 de junho, às 8h
Onde: Avenida Pedra Branca, nº 45 – Bairro Pedra Branca – Palhoça (SC)

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ConsumidorConsumo nos Lares

Inflação e “bets” pressionam consumo em 2025

De Redação SuperHiper 16 de junho de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

Por Redação SuperHiper

Além da inflação, o bolso de grande parte das famílias do País tem lidado com outro vilão: as apostas on-line, as populares “bets”. Isso porque, para uma parcela considerável dos brasileiros, elas representam erroneamente uma forma de investimento ou uma alternativa para recompor a renda. E isso já se reflete no consumo. Mesmo assim, os números apresentados pela Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (Abad) mostram resiliência, nos cinco primeiro meses do ano. E, diante disso, as projeções para o encerramento de 2025 são otimistas: crescimento nominal em torno de 7%.

Segundo os dados do Termômetro ABAD/ NielsenIQ, de janeiro a maio, o segmento registrou um avanço de 6,2% em comparação a igual período de 2024. Esse desempenho é resultado de quase um semestre com dinâmica positiva: janeiro registrou alta de 8%; fevereiro, de 6,7%, março, de 8,4%; e, em maio, o aumento no faturamento foi de 3,6%. Em relação a abril, o crescimento foi de 9,1%, após uma queda de 5,1% naquele mês frente a março.

Embora tenha havido uma desaceleração – em maio particularmente a leitura é de que ocorreu um baixo avanço em valor e queda em unidades – as projeções para o encerramento do ano são positivas, isto é, de reaquecimento de forma mais vigorosa. Especialmente porque, tradicionalmente, no segundo semestre o consumo tende a aumentar puxado pelas festas de fim de ano e pela chegada do verão.

Para o presidente da Abad e atual presidente da União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (Unecs), Leonardo Miguel Severini, os números divulgados reforçam a resiliência do setor e se tornam ainda mais relevantes quando analisados à luz do cenário macroeconômico atual, que continua marcado por desafios importantes, entre eles a inflação e as “bets”.

“Tanto pelo lado da Abad quanto da Unecs vemos a questão das apostas on-line como algo muito grave para o varejo ampliado e para os consumidores. Muitas pessoas que respondem pelos orçamentos familiares têm a percepção de que as “bets” são um complemento de renda. Temos muito claro que a decisão de querer apostar envolve o livre arbítrio de cada um. Defendemos uma economia de livre mercado, mas entendemos que o Brasil carece de uma legislação que aprimore questões relativas à propaganda e à tributação das apostas on-line.”

A análise de Severini foi corroborada pelo diretor de varejo da NielsenIQ, Domenico Tremarolli Filho. “Especialmente as classes com renda mais baixa acabam sentido mais os impactos do cenário econômico e isso se reflete diretamente na confiança dessas famílias. A tendência é que, diante desse cenário, o consumidor deixe de lado grandes compras para abastecimento e passe a priorizar volumes menores para reposição.”

E acrescentou. “Temos dados que mostram que 15% das famílias brasileiras utilizam ‘bets’ na expectativa que elas se revertam em uma segunda fonte de renda, sendo que isso dificilmente acontece, de fato. Sem contar que o consumo dos lares que declaram fazer parte dos apostadores retrai muito mais do que aqueles que não lançam mão disso. As consequências são menor frequência de compra e menos disponibilidade de renda para a compra de itens essenciais, como arroz e feijão.  Além disso, os níveis de endividamento e inadimplência de lares com apostadores tende a ser maior. E isso reduz o consumo dessas famílias.”

 

 Pequeno varejo

Ainda sobre o Termômetro ABAD/ NielsenIQ, Tremarolli destacou que o range de R$ 25 milhões a R$ 45 milhões foi o que mais contribuiu para o crescimento do setor, com 39,1%. O que demonstra a força do pequeno varejo.

Dessa forma, Tremarolli aproveitou o gancho para apresentar um estudo inédito da NielsenIQ sobre o pequeno varejo brasileiro, realizado com base em entrevistas feitas com 400 estabelecimentos em todo o País. O objetivo foi mapear o funcionamento do chamado “varejo de vizinhança” e compreender os fatores que influenciam suas decisões de compra, estrutura física, operação e relação com os canais digitais.

Segundo os dados, os canais tradicional e autosserviço independente representam 33% dos pontos de venda do varejo nacional, com destaque para sua participação de 30% no faturamento das cestas NielsenIQ. O canal tradicional, por exemplo, é o maior em número de pontos de venda (416 mil) e responde por 11% do faturamento. Por sua vez, o autosserviço independente representa 19% e ocupa a segunda posição, atrás apenas do cash & carry (atacarejo).

A pesquisa revela ainda forte concentração regional desse tipo de comércio no Nordeste, Sul e Sudeste, com participação que chega a representar mais de um terço do faturamento de bens de consumo rápido (FMCG) em algumas áreas.

Outro destaque do estudo é o perfil operacional desses estabelecimentos. As lojas independentes têm, em média, 300 metros quadrados, 2,5 check-outs e 7 funcionários – número que vem diminuindo nos últimos anos. Já as lojas do canal tradicional são ainda mais enxutas: média de 45 metros quadrados e apenas dois colaboradores. Muitas operam com estrutura mínima, como presença reduzida de refrigeradores e poucas opções de autosserviço.

A gestão desses pontos de venda também está mudando. Cresce a presença de gerentes contratados no lugar de proprietários, ao mesmo tempo em que se observa um perfil mais jovem, mais feminino e com maior escolaridade entre os responsáveis. Ainda assim, muitos dos processos seguem sendo manuais: 45% dos gestores utilizam sistemas próprios para controle de estoque, enquanto 22% recorrem ao Excel e 12%, a anotações em caderno.

Por conta de uma área de estoque reduzida, bem como de um número pequeno de colaboradores, esses estabelecimentos tendem a priorizar três fatores na hora de se abastecer: preço (isso é decisivo na escolha do canal que ele irá se abastecer), relacionamento e urgência.

Outra questão que impacta o abastecimento dos pequenos varejos é o giro dos itens. Higiene/beleza e limpeza tendem a ter um giro mais lento, portanto, nesses casos há uma preferência pelos atacadistas e distribuidores.  Já as categorias que giram muito rápido (salgadinhos, carnes frescas, bebidas e cigarros), a tendência é buscar reposição em hipermercados, supermercados, atacadistas ou direto com o fabricante.

As informações foram divulgadas durante a coletiva de imprensa na segunda-feira (16) pela Abad que realiza, nesta semana, sua 44ª Convenção Nacional e Anual do Canal Indireto, em Atibaia (SP), cujo tema é: “Transformação inteligente – equilibrando inovação e propósito com foco no crescimento”.

16 de junho de 2025 0 Comentários
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Economia

Mercado paralelo de “bets” pode chegar a R$ 40 bi por ano

De Redação SuperHiper 16 de junho de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

Por Redação SuperHiper

Além das apostas on-line no Brasil legalizadas, existe um mercado paralelo de “bets” ilegais que pode chegar a R$ 40 bilhões anuais, segundo projeções. Os cálculos têm como base um estudo elaborado pelo Instituto Locomotiva que, por sua vez, serviu como insumo para outro levantamento feito pela LCA Consultores. Além do impacto social, a evasão fiscal atribuída às plataformas não autorizadas pode chegar a R$ 10,8 bilhões anualmente.

De acordo com o material da LCA, a estimativa é a de que de 41% a 51% do mercado de apostas no Brasil opere na ilegalidade. Somente no primeiro trimestre de 2025, o mercado ilegal movimentou de R$ 6,6 bilhões a R$ 9,9 bilhões. Com uma carga tributária que gira em torno de 27%, pelas projeções, nos primeiros três meses de 2025, o governo pode ter deixado de arrecadar entre R$ 1,8 bilhão e R$ 2,7 bilhões.

De acordo com dados do Banco Central (BC), os brasileiros gastaram, aproximadamente, R$ 30 bilhões por mês com apostas on-line nos três primeiros meses de 2025. O acompanhamento tornou-se mais efetivo após as “bets” legalizadas serem obrigadas a registrar uma conta bancária com uma Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) específica.

A pesquisa do Instituto Locomotiva, realizada entre abril e maio deste ano e baseada em 2 mil entrevistas, mostra que 77% dos apostadores concentraram seus gastos em sites não regulamentados. Os dados revelam um uso elevado de apostas ilegais entre os jovens de 18 a 29 anos, com 83% deles optando por essas plataformas. Na região Centro-Oeste, esse número é de 82%.

O mesmo levantamento também evidencia que a ilegalidade está mais presente entre indivíduos de menor renda e escolaridade, que estão mais vulneráveis à falta de proteção que as plataformas regulamentadas oferecem, como reconhecimento facial e alertas sobre comportamentos de risco.

 

Fontes:  Inspirednews/ Agência Brasil

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GenteNegócios

Cicopal anuncia Gileno Leão como Head Comercial

De Redação SuperHiper 16 de junho de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

A Cicopal anuncia a chegada de Gileno Leão como novo head comercial da companhia. Com ampla experiência no setor de Alimentos e Bebidas e uma trajetória marcada por resultados consistentes, o executivo assume o desafio de impulsionar o ambicioso plano de expansão territorial da empresa, que busca consolidar-se como a principal indústria brasileira no mercado de salgadinhos e batata palha até 2028.

Leão iniciou sua carreira como promotor de vendas e construiu uma sólida jornada profissional em empresas nacionais e multinacionais. Com mais de 27 anos de atuação, acumula passagens de destaque por companhias como Pepsico e M. Dias Branco, onde liderou projetos de expansão e transformação de negócios e cultura. Reconhecido por sua visão estratégica e integrada de vendas, o executivo chega à Cicopal com a missão de implementar a estratégia de crescimento da empresa com foco na jornada do shopper e na excelência dos pontos de venda, físicos e digitais.

Para Victor Cardoso, CEO da Cicopal, a chegada de Leão marca um momento decisivo para a companhia. “A participação do head comercial nesta nova etapa da marca será essencial não somente para os planos de expansão da empresa, mas também para a transformação cultural, sistêmica e estrutural deste novo momento da Cicopal”, afirma o executivo.

A contratação de Leão ocorre em meio a um ciclo de crescimento acelerado da Cicopal, que está investindo mais de R$ 220 milhões para ampliar sua presença em todo o país. Parte desse investimento já se concretiza com a inauguração da quarta fábrica da companhia — a primeira no Sudeste —, localizada em Patrocínio (MG). A expansão inclui também a entrada da empresa em nove novos estados: Amazonas, Acre, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Piauí, Roraima e Minas Gerais.

Gileno Leão destaca que sua chegada representa um compromisso com o fortalecimento e a evolução da marca: “meu trabalho com a Cicopal reflete um compromisso estratégico de unir forças para transformar e evoluir. Nosso foco é claro: fortalecer os mercados onde já atuamos e conquistar novos espaços, por meio de uma atuação próxima a clientes e parceiros, levando nossas marcas e o sabor da felicidade a cada lar brasileiro”, afirma o executivo.

Atualmente consolidada no mercado de snacks e batata palha, a Cicopal opera com três unidades fabris em Goiás, Pará e Bahia, e um portfólio com mais de 180 produtos. A empresa projeta a abertura de mais três fábricas nos próximos anos, totalizando sete unidades produtivas no país até 2028.

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InternacionalTecnologia

Carrefour testa formato de loja conectada

De Redação SuperHiper 16 de junho de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

Por Renato Müller

Para o Carrefour, o futuro está sendo testado a 40 km de Paris. Em Villabé, a uma hora de carro do centro da capital francesa, um hipermercado da varejista concentra diversas tecnologias que testam o que pode vir a ser uma loja conectada. A partir de uma parceria com o VusionGroup, o ponto de venda combina visão computacional, Inteligência Artificial, etiquetas eletrônicas, análise de dados e Internet das Coisas para colocar mais informações nas mãos dos colaboradores e aumentar a eficiência operacional.

O sistema integrado avisa os funcionários da loja sobre as tarefas que precisam ser executadas em cada corredor e mostra como realizá-las mais rapidamente. A loja conta com monitoramento em tempo real das prateleiras, para que qualquer ruptura seja resolvida rapidamente. Outro recurso é o uso de geolocalização de produtos para ajudar os clientes a encontrar os itens que desejam e otimizar o picking da operação de e-commerce (que usa a loja como hub logístico).

“A digitalização é, há bastante tempo, um tema central na nossa estratégia”, afirma Emmanuel Grenier, diretor executivo de e-commerce, dados e transformação digital do Carrefour. “As lojas são nossa principal prioridade, pois respondem por 90% da nossa receita”, acrescenta.

O uso integrado de tecnologia também permite oferecer serviços e recomendações personalizadas para os clientes. No total, o hipermercado de Villabé usa cerca de 70 mil etiquetas eletrônicas de preço e 500 câmeras.

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Negócios

Grupo Nova Era inaugura indústria de alimentos e amplia presença no mercado do Norte

De Redação SuperHiper 16 de junho de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

O Grupo Nova Era acaba de dar um passo estratégico em sua expansão de negócios com a inauguração da TG Foods, sua primeira indústria de alimentos. A nova operação é pioneira entre redes atacarejo na região Norte e será responsável por produzir toda a linha própria de panificação, confeitaria, chocolates, salgados, além de itens como água de coco, molhos, frios e carnes, que abastecerão as lojas Super Nova Era e Pátio Gourmet.

Com a inauguração, o Grupo gera cerca de 50 novos empregos diretos, número que deve crescer com a ampliação da produção. Esses profissionais se somam aos mais de 4 mil colaboradores que já atuam nas frentes operacionais da companhia.

Instalada em uma área de 3,3 mil m², a TG Foods deve aumentar em 25% as vendas dos produtos de marca própria já nos primeiros meses de operação. Inicialmente, a produção atenderá as 14 unidades do Super Nova Era em Manaus e as três lojas do Pátio Gourmet. Em breve, a distribuição será estendida às lojas do grupo em Porto Velho (RO) e Boa Vista (RR).

Segundo Armando Vinicio da Silva, diretor de Indústria do Grupo Nova Era, a criação da TG Foods visa garantir padronização e abastecimento contínuo. “Essa é uma estratégia adotada por grandes redes no país, e agora o Nova Era se posiciona como pioneiro na região Norte. Se antes produzíamos 90 toneladas de panificação e confeitaria por mês, agora, com a TG Foods, a capacidade sobe para 250 toneladas mensais, garantindo abastecimento integral e regular das unidades”, afirma.

O gerente de Operação da TG Foods, Cláudio Machado, destaca que a fábrica foi equipada com máquinas de última geração, o que permite um salto significativo na produção diária. “Com esse investimento, centralizamos nossa produção, garantindo padronização, controle de qualidade e eficiência logística, já bem estruturada dentro do grupo.”

Além do impacto interno, a mudança chega até o consumidor. “O cliente encontrará mais variedade e qualidade, com a consistência que já é marca registrada do Nova Era”, completa Machado.

 

Expansão estratégica

Além da indústria, o Grupo Nova Era mantém ritmo acelerado de crescimento. Cinco novas lojas, adquiridas no fim do ano passado, serão inauguradas nos próximos meses, após passarem pelo processo de transição. A meta é encerrar 2025 com 25 unidades em operação na região Norte.

De acordo com o diretor comercial, Tarcísio Bunzli, o grupo mantém uma trajetória sólida de crescimento, com geração de empregos e impacto econômico positivo nos estados em que atua. Com 13 anos de presença na região, o Nova Era foi apontado como o maior atacadista e distribuidor do Norte em 2022 e 2023, segundo levantamento da ABAD/Nielsen.

Com atuação no atacado e no varejo, o grupo opera por meio de lojas físicas, site próprio (www.supernovaera.com.br) e plataformas como o iFood. Outro diferencial é o TeuCard, cartão exclusivo da rede, que oferece parcelamento em até 3 vezes sem juros, prazo de até 40 dias para pagamento e anuidade cobrada apenas quando houver fatura emitida.

 

Destaque nacional

Na última semana, o Grupo Nova Era foi destaque no portal da Revista Exame, em matéria conduzida pelo jornalista Daniel Giussani, com o faturamento de R$ 3 bilhões da empresa. Na reportagem, Tarcísio Bunzli revelou que a inauguração da indústria de alimentos é um dos pilares para que o grupo atinja R$ 5 bilhões até 2027.

“Entramos num novo ciclo, com indústria, marca própria e uma gestão logística que precisa ser quase cirúrgica para funcionar na região”, pontuou o executivo.

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Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

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SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 50 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

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