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segunda-feira, setembro 8, 2025
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ESG

Coop participa da campanha do agasalho de Sorocaba (SP)

De Redação SuperHiper 24 de junho de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

Colaborar com a comunidade onde está inserida faz parte do compromisso de responsabilidade social da Coop e, com a chegada do inverno, as suas unidades de Sorocaba também serão pontos de coleta da Campanha do Agasalho 2025, promovida pelo Fundo Social de Solidariedade da cidade.

Até o dia 29 de agosto, os interessados em colaborar com a iniciativa poderão doar roupas de inverno masculinas, femininas e infantis, além de cobertores, mantas, meias, toucas e luvas, novos ou em bom estado de conservação, nas unidades Coop localizadas na rua Padre Madureira, 255 e na avenida Itavuvu, 3.799.

Todos os itens serão encaminhados para as entidades cadastradas pelo Fundo Social de Solidariedade que farão a distribuição para a população em situação de vulnerabilidade social e pessoas em situação de rua nos diversos bairros de Sorocaba.

“A Coop acredita no poder da cooperação e conta com a solidariedade de todos os cooperados e clientes para levar conforto e calor a quem mais precisa neste inverno”, reforça a coordenadora de responsabilidade social da Coop, Luciana Benteo.

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Lançamentos

BerryBites chega na rede Pão de Açúcar

De Redação SuperHiper 24 de junho de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

A fabricante de sobremesas BerryBites concluiu a primeira entrega de snacks da marca para a rede Pão de Açúcar, da holding GPA, passando a ter produtos comercializados em cerca de 500 pontos de venda no Brasil.

Além das lojas dos clusters AB do Pão de Açúcar em São Paulo, a marca já era vendida nas redes paulistanas Casa Santa Luzia e St. Marché, na rede carioca Zona Sul, na mineira Meu Prata e nas catarinenses Archer, Hippo, Imperatriz e Koch.

Em comum, elas têm a estratégia de atuar com categorias de produtos de valor agregado, mirando extratos de consumo de maior poder aquisitivo, destacando produtos de posicionamento premium e atributos considerados inovadores para manter continuamente o interesse de seus consumidores.

No caso do Pão de Açúcar, o fornecimento vai começar com as linhas de snacks BerryBites proteicos de framboesa com chocolate amargo, mirtilo com chocolate amargo e morango com chocolate ao leite e açaí. “Esses produtos não têm concorrentes no mercado. O Pão de Açúcar está apostando na diferenciação”, afirma o CEO da BerryBites, Ricardo Cotrim.

Fundada em maio do ano passado, a BerryBites iniciou sua atuação comercializando um snack de fruta congelada coberta com chocolate análogo ao doce argentino Franuí, que havia então viralizado nas redes sociais. A busca por diferenciação, no entanto, está presente desde o início da empresa.

O primeiro item de gôndola, além de um snack de framboesa coberto com chocolate, a BerryBites disponibilizava um análogo sem açúcar adicionado, com coberturas de chocolate amargo e ao leite e opção de mirtilo no recheio, todos atributos até então inéditos na categoria inaugurada no Brasil pelo doce argentino.

Mais tarde vieram as linhas proteicas com diferentes opções de fruta no recheio e formulação com proteína do soro do leite (whey) com até 20 gramas de proteína a cada 100 gramas de snack, mirando o público fitness e a crescente preocupação das pessoas com a maior ingestão de proteínas.

No mês passado, a empresa lançou ovos de Páscoa com coberturas de chocolate e pistache vendidos congelados nos mesmos freezers dos snacks de frutas, numa estratégia incomum que lhe permitiu iniciar atuação nas categorias Páscoa, quase sem espaços para novos entrantes, além das grandes marcas.

A estratégia de Cotrim é seguir com a inserção da BerryBites em novas categorias de alimentos. “Nosso produto tinha que ser diferenciado em qualidade como condição para que se consolidasse”, defende.

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Negócios

Grupo Zaffari estreia campanha em comemoração aos seus 90 anos

De Redação SuperHiper 24 de junho de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

O Grupo Zaffari estreou no dia 13, em suas redes sociais, o filme que faz parte das comemorações dos 90 anos de sua trajetória. Com produção cuidadosa, a produção segue o padrão dos tradicionais comerciais de fim de ano do Grupo para relembrar as origens da empresa. O filme tem duração de dois minutos e conta como tudo começou, reproduzindo cenas da casa de comércio e da rotina da família de Francisco José Zaffari e Santina De Carli Zaffari, os fundadores do Grupo Zaffari. A época reconstituída é a dos anos 50, quando o casal já havia se mudado para Erval Grande-RS, após terem iniciado seus negócios em 1935, na Vila Sete de Setembro, localidade que hoje pertence ao município de Erechim-RS.

As gravações do filme foram realizadas em um casarão histórico de Antônio Prado, município da Serra Gaúcha, e a direção de arte primou pela reconstituição em detalhes do cenário, com objetos cuidadosamente selecionados para recriar um típico armazém de secos e molhados do século passado, onde alimentos dividiam as prateleiras com rolos de tecidos e brinquedos. O esmero na ambientação também se reflete na pesquisa para a elaboração dos figurinos e a escolha dos automóveis antigos que compõem as cenas.

No filme, criado pela Matriz Brasil e dirigido por Cláudio Catota e Thomas Ventura, o próprio armazém ganha vida, tornando-se um personagem da história e revelando-se como o cenário que testemunha o nascimento da dedicação, do cuidado com a qualidade e do atendimento que marcam a trajetória e a visão de futuro da empresa.

 

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Negócios

Rede lança projeto “Vizinhada Oxxo”

De Redação SuperHiper 24 de junho de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

A rede Oxxo, de mercados de proximidade, acaba de lançar o projeto “Vizinhada Oxxo”, estratégia de marketing de influência que aposta em criadores de conteúdo para fortalecer sua identidade como o verdadeiro “amigo do bairro”. A ação reúne um grupo fixo de criadores de conteúdo com o objetivo de aproximar ainda mais a marca do dia a dia dos consumidores, por meio de narrativas autênticas e espontâneas nas redes sociais.

A estratégia ganha força em um momento em que o papel das redes sociais na construção de marcas se torna cada vez mais relevante. Plataformas como Instagram e TikTok vêm se consolidando como canais essenciais para gerar conexão, confiança e engajamento. De acordo com a segunda edição do Censo dos Criadores de Conteúdo do Brasil, realizado pela plataforma referência em marketing de influência baseado em dados, Wake Creators, a maioria dos creators (83%) tem até 100 mil seguidores, 33% possuem até 10 mil seguidores e 38% estão na faixa de 10 a 50 mil seguidores. Essa estratégia de usar micro influenciadores se destaca pela proximidade e engajamento junto à sua audiência.

Foi com esse olhar que o Oxxo criou a iniciativa, reunindo um grupo fixo de criadores que têm como missão ampliar a presença da marca nas redes sociais, especialmente no Instagram e TikTok, com conexões mais autênticas e conteúdos que refletem o cotidiano dos consumidores.

Para Camila Assis, Head de Marketing e Comunicação Externa do Oxxo, o projeto aposta em perfis que já mantêm uma relação próxima e de confiança com suas comunidades, gerando maior identificação e engajamento. Muito além de produzir conteúdo sobre o Oxxo, os influenciadores compartilham experiências reais e espontâneas, fortalecendo o vínculo de vizinhança e ajudando a construir uma narrativa de proximidade genuína com a marca.

“Acreditamos na força das conexões. Por isso, escolhemos trabalhar com oito micro-influenciadores que vão de encontro com esse objetivo e dialogam diretamente com quem vive o dia a dia dentro de cada bairro. Mais do que ampliar alcance, essa rede de criadores nos permite construir uma presença digital mais humana, próxima e orgânica, fortalecendo nosso posicionamento como o Oxxo sendo um amigo do bairro para os nossos consumidores”, explica Camila.

Para Julia Affonseca, Diretora de Negócios e Operações da Wake Creators, o projeto representa uma evolução na forma como as marcas podem se conectar com seus consumidores. “Esta ação é um exemplo claro de como o marketing de influência pode ir além do alcance e realmente construir conexões genuínas entre marcas e seus respectivos públicos. Ao apostar em microinfluenciadores, que têm uma relação mais próxima e autêntica com suas comunidades, conseguimos traduzir o posicionamento do Oxxo como o ‘amigo do bairro’ para as redes sociais, criando uma presença digital que reflete o cotidiano real das pessoas. Na Wake Creators, acreditamos no poder dos dados aliados à criatividade, e foi exatamente isso que trouxemos para essa parceria: identificar os perfis certos, entender suas audiências e cocriar narrativas que gerem identificação e engajamento verdadeiro”.

O projeto “Vizinhada Oxxo” marca mais um passo da rede no fortalecimento de seu posicionamento como marca de proximidade, não apenas no ponto de venda, mas também nas conversas digitais que importam para os consumidores.

Acompanhe a vizinhada Oxxo nos canais:

  • Instagram: thisavaldez, tiagoegabi, avosdarazao e femoreiraw.
  • TikTok: eai.bora, gameassado, isabellazampini e danielfaustto.
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Negócios

Fort Atacadista está entre as dez marcas mais valiosas do varejo

De Redação SuperHiper 24 de junho de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

A rede Fort Atacadista, bandeira de atacarejo do Grupo Pereira, conquistou a sexta posição entre as marcas mais valiosas do varejo alimentar brasileiro, com valor estimado em R$ 1,21 bilhão. O reconhecimento é fruto do ranking “Marcas Mais Valiosas do Varejo Alimentar”, realizado pela consultoria brasileira TM20, em parceria com InfoMoney, Brazil Panels e Elos Ayta. O levantamento considera indicadores financeiros e entrevistas com consumidores de todas as classes sociais nas cinco regiões do País.

O Fort Atacadista faz parte do Grupo Pereira, sob a presidência do empresário Luiz Humberto (Beto) Pereira. Fundado em 1962, atualmente está presente em vários estados brasileiros. O Fort já tem 68 lojas abertas em lugares, como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul e Distrito Federal. O crescimento da rede se deve ao modelo de negócio que mistura atacado e varejo (o chamado “atacarejo”), oferecendo preços baixos e variedade de produtos.

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ESG

Sustentabilidade em ação: Coop reforça compromisso com o meio ambiente e comunidades

De Redação SuperHiper 24 de junho de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

No mês do meio ambiente, a Coop destaca os avanços de seus programas sustentáveis, voltados à redução de impactos ambientais e à promoção de benefícios sociais nas comunidades onde atua com unidades de varejo alimentar e drogarias.

O compromisso com a sustentabilidade faz parte da rotina da Coop e se reflete em todas as frentes da operação, desde as negociações com fornecedores até a gestão de resíduos, uso eficiente de recursos e engajamento de colaboradores.

Energia limpa e redução de emissões

Entre as ações em curso, a eficiência energética se destaca. Com a migração de 30 unidades para o mercado livre de energia, a rede reduziu em 2024 a emissão de 1,8 tonelada de CO₂. A Coop é reconhecida há seis anos com o Certificado de Energia Renovável, reforçando seu alinhamento com práticas de baixo impacto ambiental.

Em parceria com a Ambipar Triciclo, o programa Coop Recicla instalou máquinas Retorna Machine em 10 lojas, incentivando clientes a descartarem embalagens pós-consumo. Em quatro meses, 163 quilos de resíduos foram recolhidos e encaminhados à reciclagem.

Nas drogarias, todas as 70 unidades da rede estão equipadas com coletores de medicamentos vencidos, caixas e bulas. O material é enviado para incineração ambientalmente segura. Em 2023, o programa recolheu mais de 10,6 toneladas de resíduos farmacêuticos.

Gestão de resíduos e combate ao desperdício

A Coop também intensificou o controle sobre os resíduos gerados internamente. Apenas em 2024, foram destinados corretamente 4.736 toneladas de materiais, além de 18.664 litros de óleo usado.

Para combater o desperdício de alimentos, a rede mantém parcerias com entidades como Bancos de Alimentos, SESC Mesa Brasil e ONG Infineat. Em 2024, já foram doadas 178,6 toneladas de alimentos próprios para consumo, mas fora dos padrões de exposição — número que, somado ao resultado do ano passado, chega a 1.326 toneladas de alimentos encaminhados a famílias em situação de vulnerabilidade.

“Aqui na Coop, nada se perde, quase tudo é aproveitado. Trabalhamos para gerar impacto positivo, não apenas ambiental, mas também social. E temos orgulho de contribuir com as comunidades onde estamos presentes”, afirma Luciana Benteo, coordenadora de Responsabilidade Social da Coop.

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Gente

Grupo Savegnago realiza Arraiá da Inclusão com mais de 100 vagas para PcD

De Redação SuperHiper 24 de junho de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

O Grupo Savegnago realiza no dia 26 de junho, o Arraiá da Inclusão, um feirão temático que disponibiliza 100 vagas de emprego exclusivas a pessoas com deficiência (PcD). As oportunidades contemplam diversas funções para as unidades do Savegnago Supermercados e do Paulistão Atacadista instaladas em Ribeirão Preto.

Os interessados em participar do Arraiá da Inclusão devem procurar, das 9h às 16h, o Paulistão Atacadista, da avenida Presidente Castelo Branco, 1865, bairro Lagoinha. O objetivo do evento é atrair talentos diversos para oportunidades como empacotador, repositor de mercadoria, operador de caixa, atendente, entre outros cargos. Para concorrer às vagas, os candidatos não precisam ter experiência e devem apresentar um documento original com foto.

O Grupo Savegnago mantém mais de 400 pessoas com deficiência (PcD) integradas ao seu quadro de funcionários, se destacando como referência em responsabilidade social no varejo. Segundo o gerente de Desenvolvimento Humano Organizacional da empresa, Danilo César da Silva Ribeiro, o Grupo investe em um ambiente que valoriza as habilidades e talentos de cada profissional, reafirmando o compromisso com a equidade.

“O Arraiá da Inclusão é um feirão temático exclusivo para pessoas com deficiência, com o propósito de ampliar as oportunidades de trabalho para PcD, fortalecendo nosso compromisso com a inclusão social e profissional. Buscamos atrair talentos diversos que contribuam com o engajamento e o fortalecimento da cultura organizacional do Grupo Savegnago”, afirma Danilo.

Além das oportunidades de emprego, o Arraiá da Inclusão também proporcionará um ambiente de socialização, com barracas com comidas típicas e decoração temática. Profissionais do Grupo Savegnago estarão presentes para conhecer os candidatos e apresentar as vagas disponíveis.

“Essa é uma iniciativa criativa que demonstra nosso compromisso com a inclusão e também mostra aspectos da nossa cultura, que valoriza inovação, criatividade, inclusão e qualidade no relacionamento com as pessoas. É uma forma diferente de recrutar futuros profissionais com um processo seletivo mais leve, divertido e inclusivo”, avalia a diretora de RH do Grupo Savegnago, Jaciani Rizzioli.

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Gente

Angeloni anuncia reestruturação em sua diretoria executiva

De Redação SuperHiper 23 de junho de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

O Angeloni acaba de anunciar um marco importante para o seu futuro. Sidney Manzaro assume o cargo de CEO da empresa e José Augusto Fretta será o diretor presidente institucional da rede supermercadista. Segundo o grupo, a partir dessa transição, surge o conselho de administração, inovando o modelo de governança corporativa.

José Augusto Fretta atuará com foco nas frentes Institucional, jurídica e imobiliária. Já o Sidney Manzaro será o responsável pela concentração nos supermercados, Super A, farmácia, posto, divvino, comércio eletrônico, locações e serviços financeiros.

Esta é a primeira vez que o Angeloni contrata um CEO executivo, embora tenha diretores profissionais. O diretor-presidente do Grupo Angeloni, José Augusto Fretta, afirma que Sidney tem ampla experiência, perfil transformador e engajador para a formação de equipes de alta performance, avanço em produtividade e resultados.

A decisão foi tomada com análise estratégica para potencializar a força de gestão, unindo expertises complementares, ampliando a capacidade de decisão e fortalecendo o posicionamento no mercado. “Com uma comunicação transparente e integrada entre as lideranças, todas as áreas da empresa, parceiros, fornecedores e clientes, garantiremos que a nova etapa será marcada por crescimento, eficiência e engajamento, mantendo com orgulho nossa cultura e nosso DNA”, declarou Fretta.

Fundado em maio de 1958 pelos irmãos Antenor e Arnaldo Angeloni, de Criciúma, a empresa cresceu rápido no modelo de supermercado, pelo qual os clientes podiam escolher os produtos nas prateleiras. Em 2023, o grupo estreou no segmento de Atacarejo com a rede Super A e, também criou um braço imobiliário, no segmento de incorporação.

Atualmente, conta com 32 supermercados em Santa Catarina e Paraná, quatro atacados, 20 farmácias, dez postos de combustíveis e um centro de distribuição.

Com informações de www.nsctotal.com.br

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Internacional

Venda de alimentos ganha força no Prime Day da Amazon

De Redação SuperHiper 23 de junho de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

Por Renato Müller

Entre os dias 8 e 11 de julho, a Amazon realizará a edição 2025 do Prime Day, sua grande ação promocional – pela primeira vez com quatro dias de duração. E, ao menos dentro da plataforma de e-commerce da empresa, essa vem se tornando uma data cada vez mais importante para o setor de supermercados.

De acordo com uma pesquisa realizada pela RetailMeNot com consumidores nos Estados Unidos, 84% dos consumidores adultos pretendem aproveitar a data promocional – eram 81% no ano passado. Em média, a intenção de gastos é de US$ 430 (quase 10% menos que em 2024), sendo US$ 242 na plataforma própria da Amazon e US$ 188 em produtos de terceiros dentro do marketplace.

Um destaque é a intenção de compra de itens de supermercado durante o Prime Day. A categoria é a terceira mais bem colocada, com 28% dos consumidores pretendendo aproveitar as ofertas para “fazer supermercado”. O número só fica atrás de vestuário e calçados (36%) e itens para pets (29%). Itens de cozinha, saúde, beleza e Volta às Aulas também têm índices relevantes de intenção de compra.

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Lançamentos

Festa junina: Açaí da Barra e Paçoquita anunciam parceria

De Redação SuperHiper 23 de junho de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

O Açaí da Barra e a Paçoquita anunciam uma parceria trazendo um toque especial das festas juninas para o cardápio.

A união de dois ícones amados pelos brasileiros reforça a campanha “Mistura que dá Bom” de Paçoquita, que convida os consumidores a viver experiências deliciosas e criar a sua própria mistura especial para o período junino.

As novidades no cardápio incluem o Açaí de Paçoquita, o Sorvete de Paçoquita e, para quem gosta de personalizar, o Topping de Paçoquita para montar do jeito que quiser.

“Estamos muito empolgados em concretizar essa parceria com a Paçoquita, uma marca que representa tão bem a tradição e o sabor do Brasil, especialmente no período junino”, afirma o CEO e Sócio do Açaí da Barra, Alexandre Ustulin. “Acreditamos que essa ‘mistura que dá bom’ não só vai deliciar nossos clientes, mas também trazer um gostinho de festa junina para o dia a dia, com toda a liberdade para criar combinações incríveis!”

“É gratificante ver o sabor icônico de Paçoquita ganhando novas formas e experiências que conectam as pessoas e levam o clima de festa junina para o dia a dia. Essa parceria com o Açaí da Barra é mais uma forma de mostrar que inovar faz parte do nosso DNA, sempre com o compromisso de oferecer o melhor aos nossos consumidores”, comenta o gerente executivo de marketing da Santa Helena Alimentos, Breno Carvalho.

A campanha convida o cliente a viver uma experiência nas lojas do Açaí da Barra, explorando todas as possibilidades de sabores e texturas.

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Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

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SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 50 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

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