SuperHiper
  • Seções
    • ABRAS
    • Consumidor
    • Consumo nos Lares
    • Economia
    • ESG
    • Eventos
    • Gente
    • Internacional
    • Legislação
    • Lojas
    • Mentores do Varejo
    • Negócios
    • Tecnologia
    • Lançamentos
  • TV SuperHiper
  • Newsletter
  • Revista
  • Anuncie
  • Contato
  • Seções
    • ABRAS
    • Consumidor
    • Consumo nos Lares
    • Economia
    • ESG
    • Eventos
    • Gente
    • Internacional
    • Legislação
    • Lojas
    • Mentores do Varejo
    • Negócios
    • Tecnologia
    • Lançamentos
  • TV SuperHiper
  • Newsletter
  • Revista
  • Anuncie
  • Contato
terça-feira, setembro 9, 2025
SuperHiper
SuperHiper
SuperHiper
  • Seções
    • ABRAS
    • Consumidor
    • Consumo nos Lares
    • Economia
    • ESG
    • Eventos
    • Gente
    • Internacional
    • Legislação
    • Lojas
    • Mentores do Varejo
    • Negócios
    • Tecnologia
    • Lançamentos
  • TV SuperHiper
  • Newsletter
  • Revista
  • Anuncie
  • Contato
Lançamentos

M. Dias Branco reforça compromisso ambiental com linha de Granolas carbono neutro

De Redação SuperHiper 25 de junho de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

Para seguir com o propósito de um futuro de baixo carbono, a M. Dias Branco investe na implementação de medidas para reduzir continuamente as emissões de CO2 e compensar as emissões residuais, em toda a cadeia produtiva da linha de granolas Jasmine.

Para o produto carbono neutro, todas as granolas do portfólio da Jasmine tiveram a sua pegada de carbono calculada. A pegada de carbono considerou o impacto das entradas, processos produtivos e saídas do sistema de produto ao longo do seu ciclo vida. O cálculo foi verificado por empresa de terceira parte independente, para garantia de que os dados e métodos utilizados são consistentes e transparentes.

Esta quantificação acontece a partir do cálculo da emissão dos gases de efeito estufa, que por convenção, são generalizados como CO2 equivalente.

Em 2023, a M. Dias Branco lançou o Descarbonize, programa de Transição Climática formado por 10 pilares que abrangem todas as áreas da Companhia com objetivo de mitigar as emissões de GEE nas operações, ao longo de toda sua cadeia de valor.

Entre os pilares do Descarbonize, temos o pilar “Desenvolvimento de Produto de Baixo Carbono”.

A linha de granolas, através da pegada de carbono, mensurou o impacto das ações realizadas na unidade produtora, que impactaram positivamente na redução das emissões ao longo da cadeia de valor.

Entre estas ações é possível citar:

  • Utilização de 100% de energia renovável na matriz elétrica;
  • Zero destinação de resíduos para aterro;
  • Desenvolvimento de iniciativas nas estruturas de embalagens e cadeia de fornecedores;
  • Ações de eficiência energética aplicada ao processo produtivo, entre outras.

O programa possui como um dos objetivos principais o atendimento à meta de redução de 20% das emissões absolutas de GEE dos Escopos 1 e 2 (ano base 2020) até 2030. A meta está atrelada à Agenda Estratégica de Sustentabilidade da M. Dias Branco, relançada em 2022, com metas alinhadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

E o que é a compensação de carbono?

A compensação de carbono das emissões residuais é realizada através da compra de créditos de carbono certificados por padrões reconhecidos e rastreáveis. Estes créditos são gerados a partir de projetos que promovem a preservação e restauração de áreas naturais, garantindo que o impacto gerado seja revertido, por exemplo, na conservação de florestas.

A Jasmine sempre teve, em sua essência, uma preocupação com a redução do impacto ambiental e agora lança a linha de Granola Carbono Neutro por Compensação em seu portfólio.

Sustentabilidade e ações

A jornada de descarbonização da M. Dias Branco foi iniciada em 2021, com ações direcionadas para a transição energética, avançando no percentual de energia renovável na matriz elétrica, na primarização dos dados de emissão para os fornecedores e desenvolvimento de iniciativas voltadas para a eficiência nos processos produtivos.

As metas públicas e ambiciosas criadas pela Companhia, compiladas no “Nossos Compromissos 2030”, são baseadas nos três pilares que representam o ESG – Cuidar do planeta (E), Acreditar nas pessoas (S) e Fortalecer alianças (G), e acompanhadas pelo Comitê de Sustentabilidade, Comitê ESG e Conselho de Administração.

O engajamento com a sustentabilidade fez a M. Dias Branco anunciar, em janeiro, sua inclusão no Índice Carbono Eficiente da B3 (ICO2 B3) 2025, reforçando seu compromisso com a eficiência na gestão de emissões de Gases de Efeito Estufa e com práticas voltadas para a transição climática.

Criado em 2010, o índice é uma importante ferramenta para fomentar discussões sobre mudanças climáticas no Brasil, promovendo a adoção de estratégias que contribuam para a redução de emissões e a construção de um futuro de baixo carbono.

“Nosso comprometimento com o tema é baseado no Compromisso e Transparência nas informações, avaliação de Riscos e Oportunidades, Inovação e o Desenvolvimento de lideranças de diferentes áreas para, com esforços em conjunto, trabalharmos diariamente na redução de emissões de GEE e na transição para um futuro de baixo carbono”, conta a Gerente de Estratégia Climática e Ambiental Corporativa da M. Dias Branco, Daniella Pessoa. A executiva ainda explica que o acompanhamento contínuo das ações é determinante para os resultados alcançados.

25 de junho de 2025 0 Comentários
0 FacebookTwitterPinterestLinkedinWhatsappTelegramThreadsBlueskyEmail
Eventos

Itu (SP) recebe o Circuito Corridas Pague Menos

De Redação SuperHiper 25 de junho de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

A cidade de Itu foi palco de mais uma vibrante etapa do Circuito Corridas Pague Menos 2025, realizada no dia 15 de junho. Com a presença de mais de 1.900 corredores, a prova reforçou o compromisso da Rede de Supermercados Pague Menos com a promoção da saúde, do bem-estar e do esporte nas cidades em que atua.

Com organização da Chelso Sports, apoio da Prefeitura Municipal da Estância Turística de Itu e supervisão técnica da Federação Paulista de Atletismo (FPA), o evento movimentou a região com muita energia e espírito esportivo. A concentração, largada e premiação aconteceram na avenida Galileu Bicudo, em frente à unidade dos Supermercados Pague Menos.

O percurso trouxe o melhor da corrida de rua, com distâncias de 5 km e 10 km, tanto nas categorias masculina quanto feminina. A etapa ainda premiou os atletas com vales-compras para os primeiros colocados de cada distância. A equipe Girls Runners, que marcou presença com o maior número de participantes, foi reconhecida com o prêmio especial de R$ 1.000,00.

O evento contou com a presença do prefeito Herculano Passos e do secretário municipal de Esportes, Carlinhos Bertagnolli, que destacaram a importância de iniciativas como essa para fomentar o esporte amador e o lazer na cidade. A etapa Itu foi mais um sucesso do Circuito Corridas Pague Menos, que segue levando movimento, incentivo à qualidade de vida e experiências inesquecíveis para corredores de toda a região.

5 km – Feminino:
1º Colocado: SOLANGE BENTO BELA – Tempo: 18:21
2º Colocado: THAIS VIDOTTO BAGGIO – Tempo: 19:10
3º Colocado: LANE SILVA – Tempo: 19:24
4º Colocado: KEYLA DA SILVA LISBOA – Tempo 19:44
5º Colocado: FABIANE CRISTINA DOS SANTOS OLIVEIRA – Tempo 19:55

5 km – Masculino:
1º Colocado: JHENNIFFER RAISSA BUENO DA SILVA – Tempo: 14:55
2º Colocado: CARLOS DUARTE DOS SANTOS- Tempo: 15:07
3º Colocado: LUCAS SOARES DA SILVA – Tempo: 15:16
4º Colocado: ELIONAY FERREIRA CORREIA – Tempo 15:17
5º Colocado: ANTONIO PEDRO DA SILVA SALES – Tempo: 15:44

10 km – Feminino:
1º Colocado: CARMEN PATRICIA MARTINEZ AGUILERA – Tempo 36:38
2º Colocado: FRANCIELE MONALISA DOS SANTOS – Tempo 37:14
3º Colocado: SIDALIA NOBRE DE QUEIROZ – Tempo 38:06
4º Colocado: CAROLINE NUNES – Tempo 45:24.394
5º Colocado: VICTORIA BARBOSA URRUTIA – Tempo 46:44

10 km – Masculino:
1º Colocado: WELLINGTON BEZERRA DA SILVA OLYMPIKUS- Tempo 29:58
2º Colocado: FERNANDO AUGUSTO RODRIGUES DA SILVA – Tempo 30:24
3º Colocado: RAFAEL SOARES SANTERAMO – Tempo 30:48
4º Colocado: EDSON TIBURCIO ALVES ALVES – Tempo 30:58
5º Colocado: RAFAEL SANTOS NOVAIS – Tempo 31:12

O objetivo fundamental do Circuito é incentivar os praticantes do esporte a adotarem um estilo de vida saudável, correndo nas ruas e perseguindo suas próprias metas. Além disso, visa estimular a prática esportiva na comunidade local e impulsionar o turismo, já que muitos participantes vêm de outras cidades.

Outras quatro cidades recebem etapas do Circuito neste ano: Piracicaba (17/8), Paulínia (20/9), Mogi Guaçu (26/10) e Campinas (17/11). As inscrições para todas as etapas já estão abertas e podem ser feitas pelo site oficial.

25 de junho de 2025 0 Comentários
0 FacebookTwitterPinterestLinkedinWhatsappTelegramThreadsBlueskyEmail
Gente

As muitas línguas do varejo alimentar brasileiro

De Redação SuperHiper 25 de junho de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

Por Giseli Cabrini

Alemães, angolanos, argentinos, bolivianos, colombianos, cubanos, dominicanos, haitianos, marroquinos, paraguaios, peruanos, portugueses suíços, uruguaios, venezuelanos, entre outros. Essas são algumas das nacionalidades que fazem parte do quadro de colaboradores de redes supermercadistas do Brasil, como a Comercial Zaffari os grupos Pereira e TOP.

Para as varejistas, empregar imigrantes, incluindo refugiados, é uma oportunidade para promover o acolhimento dessas pessoas, bem como ampliar a diversidade cultural e a troca de experiências entre os próprios colaboradores e, até mesmo, com os clientes que têm o espanhol como língua de origem, em especial, os argentinos. Esse grupo, mais recentemente, tem intensificado suas compras no Brasil em virtude da valorização do peso frente ao real. Além disso, os estrangeiros representam uma alternativa diante da escassez de mão de obra enfrentada pelo varejo alimentar.

Já para os estrangeiros, trabalhar nas redes supermercadistas vem ao encontro de suas expectativas de acessar novas oportunidades de vida e de trabalho. E, como analisa o Grupo Pereira, “todos têm em comum a coragem de recomeçar – e a chance de construir uma nova história”. São trajetórias de superação que ganham ainda mais força neste 25 de junho, quando é comemorado no Brasil, o Dia do Imigrante.

Comercial Zaffari

Atualmente, a rede Comercial Zaffari mantém mais de 400 colaboradores estrangeiros e atua de forma ativa no recrutamento e acolhimento desses profissionais. A maior representatividade é de venezuelanos, com 324 colaboradores, o que corresponde a 73,8% do total de imigrantes contratados. Também integram o time pessoas de diversos países africanos, bem como haitianos, cubanos, africanos, uruguaios, argentinos, colombianos, entre outras nacionalidades. Isso reflete o compromisso da companhia com a diversidade e a inclusão no ambiente de trabalho.

Para transformar boas-vindas em pertencimento, a rede lançou o projeto Entre Culturas, braço do seu programa de diversidade, que tem como objetivo promover a equidade e igualdade de oportunidades para todos os colaboradores da Comercial Zaffari e Stok Center.

Coordenada pela psicóloga, Stéfani Girardello, a iniciativa aborda três eixos: cultura, linguagem e acolhimento. A ideia era trazer essa troca de experiência entre os colaboradores e desenvolver suas habilidades enquanto aprendiam sobre a cultura brasileira e de seus países de origem.

“Observando que nós tínhamos dentro da empresa um número bem significativo de imigrantes, a gente não podia deixar de trabalhar com o pilar étnico-racial. A permanência das pessoas imigrantes dentro do nosso negócio era bem significativa. Então existia uma oportunidade de a gente estar valorizando esse público, reconhecendo e acolhendo eles”, explica Stéfani.

Durante os encontros, que foram realizados em Passo Fundo (RS), os colaboradores tiveram a oportunidade de conversar sobre comunicação, costumes, assistência social e outros temas. A possibilidade da troca cultural foi um dos diferenciais para criar um ambiente mais integrado.

“É difícil chegar em outro país, uma língua diferente, uma cultura diferente. Apesar disso deu certo. E o projeto foi muito enriquecedor para a gente, porque conhecemos muita coisa nova”, relata o colaborador que trabalha na frente de caixa do Stok Center há seis meses, Norberto Romeno.

Os resultados do projeto têm sido promissores. Além da melhora no clima organizacional e na qualidade do atendimento, a iniciativa fortalece a posição da Comercial Zaffari como empresa referência em inclusão e diversidade no varejo gaúcho. Por isso, a empresa já planeja a expansão da iniciativa. “Já temos programado uma próxima turma para o segundo semestre do ano. Do mesmo formato, três módulos”, confirma Stéfani.

Grupo Pereira

No Grupo Pereira, a primeira contratação de estrangeiros aconteceu em 1989. Atualmente, a rede tem 1.402 estrangeiros em seu quadro de funcionários. A maioria é composta por venezuelanos (973), cubanos (197), haitianos (111) e argentinos (39). Completam esse montante pessoas de diferentes origens: da Bolívia, da Colômbia, do Peru, do Uruguai, do Paraguai, da República Dominicana, de Angola, do Marrocos e de Portugal, entre outros.

Eles representam 6,3% do total de colaboradores composto por 22 mil profissionais. Os estrangeiros atuam em lojas, centros de distribuição e unidades administrativas em diversos estados do País. Eles estão presentes em todas as bandeiras da companhia, incluindo Comper (supermercado) e Fort Atacadista (atacarejo) nos estados de: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal. A praça de maior concentração é Santa Catarina.

Parte dos imigrantes que atuam na empresa são refugiados, que chegaram ao Brasil por meio de programas de acolhimento humanitário. Outros vieram por vontade própria. “Acreditamos que toda pessoa merece a chance de recomeçar com dignidade. Por isso, abrimos as portas para colaboradores estrangeiros e oferecemos oportunidades. Em troca, aprendemos muito com suas histórias de superação, força e esperança. Essa troca diária enriquece nossa cultura e nos fortalece como empresa”, afirma o diretor de Gente & Gestão do Grupo Pereira, Paulo Nogueira.

Segundo a gerente nacional de Gente & Gestão do Grupo Pereira, Gislaine Sandim, entre os pontos positivos está a possibilidade de compor um quadro diverso e inclusivo de colaboradores, no qual todos possam aprender com as histórias de vida e de superação dos imigrantes, bem como o enriquecimento da cultura da empresa.

Quanto aos desafios, o principal se relaciona à questão do idioma, isto é, integrar os colaboradores estrangeiros aos clientes brasileiros (gerar empatia) por conta da limitação da língua. Porém, para minimizar isso, a companhia tem iniciativas, como deixar a integração e o código de conduta traduzidos para o espanhol. E ações de treinamentos presenciais com pessoas do time de Recursos Humanos ou líderes que sejam fluentes e facilitem a aprendizagem.

Em contrapartida, a questão idiomática também pode ser um trunfo no caso dos colaboradores estrangeiros, cuja língua de origem é o espanhol. “Em Santa Catarina, principalmente no verão, recebemos muitos clientes turistas da América do Sul, grande parte vinda da Argentina, e no Centro-Oeste também recebemos visitantes do Paraguai devido à proximidade geográfica”.

Grupo TOP

Com atuação concentrada em território catarinense, o Grupo TOP iniciou a contratação de estrangeiros em 2011. Atualmente, a rede emprega 94 estrangeiros, sendo 4,69% do quadro total de colaboradores. As origens são variadas: da Venezuela, da Argentina, de Cuba, do Haiti, da Alemanha, do Paraguai e da Suíça.

“Acreditamos que a presença de colaboradores estrangeiros enriquece nosso ambiente de trabalho. Valorizamos a diversidade cultural e de experiências, bem como as variadas perspectivas que cada pessoa traz por conta disso. Essa pluralidade fortalece o aprendizado coletivo dentro da empresa e enriquece nossa cultura corporativa. Além disso, há também o fato de que os estrangeiros contribuem muito para o desenvolvimento econômico na medida nos ajudam a lidar com a escassez de mão de obra”, explica a diretora de Recursos Humanos do Grupo TOP, Graziela Schmoller.

Ela também pondera que o principal desafio está na comunicação, especialmente porque vários desses profissionais estão há pouco tempo no Brasil. Com isso, naturalmente, o domínio do idioma ainda está em desenvolvimento, gerando algumas dificuldades iniciais. “Mas a nossa cultura de apoio mútuo entre os colegas, algo que valorizamos muito, facilita o processo e diminui bastante as barreiras idiomáticas.”

No entanto, segundo Graziela, ter colaboradores cujo idioma nativo é o espanhol pode oferecer uma experiência de compra ainda mais agradável e fácil para clientes argentinos e outros hispânicos. “Em Santa Catarina, os argentinos têm movimentado bastante a economia, principalmente em cidades, como Florianópolis e Balneário Camboriú. Esse é outro benefício que a diversidade cultural, fruto da contratação de estrangeiros, traz para o nosso grupo.”

Embora a empresa não disponha, no momento, internamente de um programa de treinamento específico para o português, ela procura oferecer todo o suporte possível para garantir a adaptação. “Inclusive o nosso RH está sempre disponível para indicar escolas e dar orientações de como aprender o idioma até mesmo com os colegas de trabalho. Outro ponto importante é que temos o cuidado de, sempre que possível, integrar os novos colaboradores estrangeiros com colegas da mesma nacionalidade e que estão há mais tempo na empresa. Isso facilita a comunicação inicial, acelera o entendimento das rotinas da loja ou de quaisquer outras áreas e contribui para que se sintam mais acolhidos e confiantes no dia a dia.”

Personagens reais

Confira depoimentos de alguns colaboradores estrangeiros da Comercial Zaffari e dos grupos Pereira e TOP:

A venezuelana Lourdes Maria, que desembarcou sozinha no Rio Grande do Sul em busca de segurança e estabilidade para trazer sua família. Instalou-se primeiro em Ciríaco (RS), onde trabalhou e economizou até possibilitar a vinda dos dois filhos e marido. Em seguida, transferiu-se para Passo Fundo (RS) em busca de melhores oportunidades e, logo ao chegar, conquistou uma vaga no Stok Center, bandeira de atacarejo da Comercial Zaffari. Dessa jornada já se passaram três anos como colaboradora da rede de supermercados. Nesse período, Lourdes avançou no domínio do idioma, superou o choque cultural e foi promovida quatro vezes, assumindo seu primeiro cargo de liderança na posição líder de frente de caixa. “Quando cheguei morava perto de uma das lojas do Stok Center, então decidi ver se conseguiria algo. Entrei no site, fiz o meu cadastro e no mesmo dia recebi a chamada para uma entrevista. Eu não conseguia me comunicar muito bem, mas mesmo assim eu recebi a oportunidade”, relata Lourdes.

Giskar Ramon Hernandez e Yenifer Pierina Mosquera, funcionários do Grupo Pereira. Foto: Divulgação/Grupo Pereira

“Tenho saudade da Venezuela, mas graças a Deus o Brasil abriu as portas para mim e para minha família”, conta Yenifer Pierina Mosquera. A jornada dela começou por Roraima, seguiu por Manaus (AM) e depois pelo município de Parobé, no Rio Grande do Sul. Há dois anos, ela vive e trabalha em Novo Hamburgo (RS). Yenefer é atendente de cafeteria no Fort Atacadista da cidade. Ela lembra que os primeiros tempos não foram fáceis, especialmente por não falar o idioma. “Foi difícil, mas minha filha está estudando, e nós seguimos aprendendo cada vez mais o português.”

O venezuelano Giskar Ramon Hernandez, de 39 anos, deixou a cidade de Porlamar em busca de uma vida melhor no Brasil. Está no País há apenas 11 meses, mas já construiu uma nova história. “Minha vida era muito diferente antes de vir para o Brasil, em todos os sentidos, familiar, econômico e profissional”, conta. No Rio Grande do Sul, mais do que trabalho, também no Fort Atacadista, Giskar encontrou amor, formou uma família com sua companheira Rosa Aurora, que também é venezuelana, e celebrou recentemente o nascimento da filha, Lyanna Arleth, que tem apenas um mês. “Ela me falava muito sobre as oportunidades, a qualidade de vida e as pessoas daqui. E eu gostei. Agora estamos juntos, conhecendo cada vez mais a cultura gaúcha. Muita gente humilde e maravilhosa cruzou nosso caminho.”

A haitiana Nadege Pierre, que trabalha na área de frutas, legumes e verduras (FLV), do Grupo TOP, conta que há oito anos vive no Brasil. No país de origem, ela trabalhava na área de restaurantes. Segundo Nadege, o trabalho atual é importante para ajudar no sustento da família. E, como consumidora, ela enxerga oportunidades de aprimoramento na seção onde atua.

Também parte do quadro de colaboradores do Grupo TOP, a venezuelana Yohannis del Carmen Arriojas Arias está morando no Brasil há dois anos. Embora não tenha trabalhado anteriormente em supermercados em seu país de origem, ela descarta que existam muitas diferenças entre o varejo alimentar daqui e de lá. Ela, que é operadora de caixa, também destaca a ajuda entre as pessoas, mas enxerga pontos de melhoria pessoal voltados ao atendimento. Como cliente, ela acha importante que as lojas facilitem o posicionamento dos produtos no sentido de encontrar aquilo que ela procura na hora de ir às compras de forma descomplicada.

Nos vídeos, a seguir, mais depoimentos de colaboradores estrangeiros do Grupo Pereira, que participaram do programa de comunicação interna da empresa, o “Viva suas Raízes”. Nos vídeos, eles compartilham sua trajetória pessoal e dentro da rede, além de aspectos da sua cultura de origem.

 

25 de junho de 2025 0 Comentários
0 FacebookTwitterPinterestLinkedinWhatsappTelegramThreadsBlueskyEmail
Negócios

Automação avança no País, revela pesquisa da GS1 Brasil

De Redação SuperHiper 25 de junho de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

A digitalização da vida cotidiana tem ganhado força no Brasil nos últimos oito anos. Em âmbito nacional, o Índice de Automação de Consumidores, levantamento da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, chegou a 0,30 em 2024, o que representa aumento de 100% em relação ao início da apuração, em 2017, quando o patamar era de 0,15.

Ao longo dos oito anos analisados, todas as regiões brasileiras apresentaram crescimento significativo no índice, o que reflete ampla expansão da automação e da digitalização no cotidiano da população, ainda que em diferentes ritmos.

No entanto, no ano passado, o destaque ficou por conta da convergência dos índices, com todas as regiões se aproximando da média nacional ao mostrar que a automação não é mais restrita a centros urbanos ou a áreas mais ricas.

O resultado mostrou que a digitalização está avançando de forma mais equilibrada pelo País. Prova disso é que o Norte partiu do menor patamar em 2017 – 0,11 – e alcançou 0,28 em 2024. Apesar de ser a última região no ranking, foi a que mais reduziu sua distância em relação às demais, demonstrando progresso significativo na inclusão digital e no acesso a tecnologias. O Nordeste avançou de 0,12 em 2017 para 0,29 em 2024. O Centro-Oeste também acelerou em conectividade e acesso a dispositivos digitais, passando de 0,13 para 0,30. Na Região Sul, o índice teve evolução de 0,14 para 0,30. O Sudeste, por sua vez, manteve patamares que ultrapassam a média nacional, com maior nível de automação ao longo de toda a série, e atingiu o índice de 0,31 em 2024.

Metodologia

O estudo acompanha, desde 2017, a incorporação de tecnologias e recursos automatizados em diversas esferas da vida dos consumidores, como: compras, saúde, mobilidade, educação e relações sociais.

A pontuação varia de 0 a 1, sendo que o índice mais próximo de 1 tem maior nível de automação, tecnologia e digitalização adotado pelo consumidor. A amostra da edição 2024 entrevistou 4,2 mil consumidores em todo o País, a partir de 18 anos de idade até 50+, com metodologia quantitativa em coleta de dados por meio de painel on-line.

Confira, a seguir, o resultado detalhado:

Conectividade

Segundo os dados mais recentes, referentes a 2024, a conectividade se manteve como o aspecto mais avançado. O acesso à internet, que registrava índice de 0,48 no início da série histórica, atingiu 0,72 neste ano — alta de 50%. Para a associação, o resultado indicou consolidação da internet como infraestrutura básica para as demais transformações digitais.

Aplicativos

Outro destaque do levantamento apareceu no uso de aplicativos. A categoria avançou de 0,17 em 2017 para 0,41 em 2024, refletindo o aumento expressivo do uso de plataformas de mensagens instantâneas, redes sociais, serviços de entretenimento e mobilidade urbana.

Itens pessoais

Embora ainda tenha permanecido em patamar baixo, o uso de dispositivos conectados à saúde e bem-estar cresceu de 0,1 para 0,13.

Residência

Um dos itens que surpreenderam foi de automação de residências, com recuo leve de 0,18 e 0,14. O uso de digitalização, no entanto, permaneceu estável em itens, como lâmpadas, mas houve desaceleração em equipamentos de segurança, por exemplo, portão automático, alarme, circuito interno de câmeras.

Veículos

A conectividade e sensores nos veículos se manteve em ascensão gradual, saindo de 0,06 em 2017 para 0,12 em 2024.

25 de junho de 2025 0 Comentários
0 FacebookTwitterPinterestLinkedinWhatsappTelegramThreadsBlueskyEmail
Internacional

Rede de supermercados agradece a paciência dos clientes

De Redação SuperHiper 25 de junho de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

Por Renato Müller

A rede de supermercados Co-op foi uma das vítimas de um ataque cibernético que afetou diversas varejistas britânicas no final de abril – mas a empresa decidiu aproveitar a falha para reforçar seu relacionamento com os consumidores. Na semana passada, a empresa realizou uma ação promocional para agradecer aos clientes pelo apoio e paciência durante o período em que os sistemas ficaram parcial ou totalmente fora do ar.

A varejista ofereceu a seus 6,5 milhões de membros um desconto de 25% nas compras acima de 40 libras (R$ 297,88) entre os dias 18 e 25 de junho. A oferta valeu para todas as 2.300 lojas físicas da rede no reino Unido, inclusive para novos clientes da empresa, que atua em um sistema de cooperativa. Dessa forma, a empresa aproveitou o limão que foi o ataque para fazer uma limonada e avançar em sua estratégia para chegar a 8 milhões de consumidores filiados até 2030.

“Graças ao trabalho das nossas equipes, estamos quase 100% recuperados do ataque cibernético que sofremos. É ótimo ver nossas lojas de volta ao normal para podermos atender nosso público”, disse o diretor executivo da rede, Matt Hood. A campanha acontece na virada das ações promocionais para a temporada de verão no hemisfério norte, como parte do posicionamento da empresa em oferecer uma ótima relação custo/benefício em alimentos e bebidas.

No dia 30 de abril, diversas varejistas britânicas, como Co-op, Marks & Spencer e Harrods, foram vítimas de um ataque cibernético que afetou o abastecimento de produtos, a conexão com fornecedores e a integração logística. Dias depois, a Co-op revelou que os hackers conseguiram acessar dados de um de seus sistemas que continham dados de clientes associados à rede. Além disso, pedidos online ficaram paralisados durante duas semanas.

25 de junho de 2025 0 Comentários
0 FacebookTwitterPinterestLinkedinWhatsappTelegramThreadsBlueskyEmail
Lançamentos

Plenitud apresenta nova linha de embalagens

De Redação SuperHiper 24 de junho de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

Com o objetivo de facilitar ainda mais a jornada de compra do consumidor, Plenitud, marca de roupas íntimas descartáveis para incontinência urinária da Kimberly-Clark, apresenta nova identidade visual, que traz maior diferenciação entre os produtos e tem os benefícios comunicados de forma mais clara – além de um design mais moderno e atrativo para as gôndolas.

“Queremos destacar para o consumidor que ele está no centro das nossas atenções. Por isso, buscamos constantemente formas de facilitar o momento da compra e oferecer ainda mais inovação. Com essa diferenciação, as embalagens ganham destaque na gôndola, assim como a classificação e os benefícios, que podem ser identificados rapidamente, facilitando a escolha do produto ideal para cada grau de incontinência”, explica a gerente executiva de marketing da Kimberly-Clark Brasil, Marisa Cazassa.

Além da atualização das embalagens, a marca reforça seu compromisso em oferecer os melhores produtos do mercado. A linha conta com uma tecnologia que oferece absorção imediata proporcionando uma sensação de pele seca em segundos, um diferencial essencial para conforto e proteção.

A linha de roupas íntimas descartáveis de Plenitud também reduz preocupações ao oferecer uma experiência com até zero odor, aumentando o conforto e a confiança dos usuários. “Nossa missão como marca é proporcionar liberdade aos nossos consumidores, para que possam realizar suas atividades do dia a dia com segurança, sem medo ou receios”, reforça Marisa Cazassa.

O portfólio de Plenitud conta com opções de produtos indicados para cada grau de incontinência: Penitud Classic, para incontinência moderada, Plenitud Plus, para incontinência severa e Plenitud Noturna, para incontinência severa noturna, que protege por até 12 horas e ajuda a prevenir irritações.

Com essa renovação de embalagens, Plenitud e Kimberly-Clark reforçam seu posicionamento de liderança em inovação, cuidado e praticidade para seus consumidores.

24 de junho de 2025 0 Comentários
0 FacebookTwitterPinterestLinkedinWhatsappTelegramThreadsBlueskyEmail
Lojas

Assaí veste fachada de loja em Caruaru (PE) com bandeiras juninas

De Redação SuperHiper 24 de junho de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

A unidade do Assaí Atacadista no centro de Caruaru (PE), cidade que abriga uma das maiores festas juninas do Brasil, fica localizada no polo principal do evento e está totalmente decorada para o São João. Desde o início de junho, a fachada da loja ganhou bandeirolas e elementos visuais oficiais da festa, reforçando o patrocínio da rede ao evento pelo quarto ano consecutivo. A ação evidencia o compromisso do Assaí com a valorização das tradições regionais e integra a estratégia de regionalização das campanhas da Companhia. A fachada permanecerá caracterizada até o fim do mês, com bandeirolas que trazem símbolos típicos do período, como sanfona, fogueira e balões, além de destacar a identidade visual oficial do São João de Caruaru.

“O São João e as Festas Juninas são algumas das celebrações mais relevantes do nosso calendário comercial e cultural. Têm um significado especial para milhões de brasileiros, especialmente nas regiões Norte e Nordeste. Para o Assaí, essas datas representam uma oportunidade de estreitar laços com os clientes, apoiar economias locais e valorizar a diversidade cultural do país. Ao mesmo tempo, são períodos de grande movimentação econômica, sobretudo para os pequenos comerciantes — um público historicamente importante para o Assaí. Ao nos conectarmos com essas festividades, reforçamos nosso papel como parceiro das famílias brasileiras, oferecendo variedade, preço justo e tudo o que o cliente precisa para comemorar com qualidade e economia”, comenta Marly Yamamoto, CMO do Assaí Atacadista.

A ambientação temática da loja faz parte de um conjunto de ações que o Assaí desenvolve na região durante o São João. Em Caruaru, o tradicional trem do forró circulará com a identidade do Assaí durante os dias de evento junto a um trio pé de serra, que acompanha a ação com música ao vivo e anima os participantes da festa. A rede também patrocina o Maior Cuscuz do Mundo – evento que apoia desde 2018 – com exposição da marca e distribuição de brindes durante o festival. Além dessas ações externas, o clima do São João e das Festas Juninas também invade a área interna das lojas da rede, que contarão com ambientações típicas, como barracas temáticas, sanfoneiros e atrações especiais do mês.

As unidades em Pernambuco também participam da campanha de São João “Preço Baixo Assaí é Arraiá até o Sol Raiá!”, estrelada por Michel Teló e Raphaela Santos. A ação, que conta com um vídeo promocional e jingle personalizado interpretado pelos cantores, ressalta aspectos da tradição junina e o compromisso da Companhia com a cultura e a economia popular nordestina.

Com 302 lojas em 24 estados e no Distrito Federal, sendo 82 delas no Nordeste, a região possui a maior quantidade de unidades da empresa fora do eixo Rio-São Paulo. Em Pernambuco, o Assaí tem 14 lojas, sendo Caruaru o local de inauguração da primeira loja da Cia. no estado, em 2010. Ao todo, a rede tem duas lojas em Caruaru: uma no centro (onde se encontra a ambientação temática do festival) e outra em Petrópolis. As demais encontram-se nas cidades de Recife, Jaboatão dos Guararapes, Garanhuns, Paulista, Olinda, Cabo de Santo Agostinho, Petrolina, Serra Talhada e Camaragibe.

Serviço
Assaí Caruaru
Endereço: avenida Cleto Campelo, 9, Centro, Caruaru, Pernambuco.
Horário de funcionamento: de segunda a sábado: das 07h às 22h. Domingos: das 07h às 20h. Feriados: das 07h às 22h

24 de junho de 2025 0 Comentários
0 FacebookTwitterPinterestLinkedinWhatsappTelegramThreadsBlueskyEmail
Lojas

Supernosso reinaugura loja no bairro Castelo, em Belo Horizonte

De Redação SuperHiper 24 de junho de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

O Supernosso reinaugura na próxima quinta-feira, 26, sua loja no bairro Castelo, em Belo Horizonte, após uma ampla modernização. As mudanças visaram tornar a experiência de compra mais eficiente e confortável para os clientes da região.

Entre as principais melhorias estão a instalação de novos balcões refrigerados, reformulação do setor de sushi, criação de uma ilha de queijos especiais e a implantação de caixas de autoatendimento. O estacionamento também foi ampliado, com a adição de 80 novas vagas.

Segundo o gerente da unidade, Willian Basílio, todas as intervenções foram planejadas com foco no dia a dia dos consumidores. “A reforma foi pensada para oferecer mais praticidade, conforto e agilidade em cada etapa da compra”, afirma.

24 de junho de 2025 0 Comentários
0 FacebookTwitterPinterestLinkedinWhatsappTelegramThreadsBlueskyEmail
Lançamentos

Original Ginger chega nas prateleiras do Supermercados Mambo

De Redação SuperHiper 24 de junho de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

O Original Ginger, refrigerante de gengibre 100% nacional elaborado com extratos naturais, chega as prateleiras dos supermercados Mambo, em São Paulo e regiões metropolitanas. O produto foi lançado faz um pouco mais de um ano com investimento inicial de mais de R$13 milhões.

A parceria entre o Mambo e a marca representa a união entre inovação e qualidade, pilares que ambas as empresas compartilham. Com um sabor único e fórmula diferenciada à base de gengibre, o Original Ginger vem conquistando fãs por todo o país, e agora passa a integrar as gôndolas da rede de supermercados premium mais tradicional de São Paulo.

A ideia do Original Ginger surgiu pelas mãos do empresário e empreendedor Felipe Titto que se apaixonou pelo refrigerante Ginger Ale, à base de gengibre, quando morava nos Estados Unidos, e viu no Brasil uma oportunidade promissora de negócio. “Desde quando voltei dos Estados Unidos, carregava o sabor do Ginger Ale e faz muito tempo que tenho planos de lançar uma bebida semelhante no Brasil, já que apreciamos sabores exóticos. Pesquisei mais de 13 formulações, e só na última cheguei ao sabor que esperava, e assim nasceu o Original Ginger, um refrigerante com a cara do Brasil”, explica o fundador do Original Ginger, Felipe Titto.

“Acreditamos muito em parcerias que tenham sinergia com os nossos valores. O Original Ginger é uma bebida moderna, com identidade forte e muita personalidade, tudo a ver com o público do Mambo”, destaca a equipe de marketing da rede.
Atualmente o Original Ginger pode ser encontrado nas lojas de conveniência Select (@brasil.shell), lojas Doog Original (@doog_original) e Supermercados Mambo (@supermercadosmambo).

“Essa parceria vai ao encontro do proposito da marca, ou seja, se tornar acessível a um grande número de pessoas. Esperamos até o fim do ano expandir ainda mais nossa distribuição”, conclui Titto.

Com essa parceria o Original Ginger segue seus planos de expansão.

Sobre Original Ginger

Há pouco mais de um ano no mercado o Original Ginger surpreende pelo sabor e refrescância, o desenvolvimento teve como inspiração o Dry Ginger Ale, um produto leve, que carrega um aroma que lembra bem as notas terrais do gengibre. A receita do Original Ginger foi desenvolvida primando pelos aromas e extratos naturais extraídos das notas do gingerol.

A ideia foi realçar o aroma do gengibre, mas sem acentuar a picância do sabor da raiz em seu estado puro, sendo assim o Ginger Ale é uma bebida refrescante ao paladar, que harmoniza com diversas experiências gustativas, perfeita para acompanhar diferentes culinárias, além de compor diferentes drinks, uma verdadeira experiência de sabor!

O Original Ginger é fabricado no Brasil, a princípio em duas versões a normal e zero açúcar (sete calorias), ambas sem glúten, envasadas em latas recicláveis de 220ml, seguindo o slogan “Somos apaixonados, emocionados, mas não exagerados”, e preço sugerido. A ideia da embalagem de 220ml vem ao encontro da ideia de uma bebida na medida certa! Afinal alguns dizem que quanto mais melhor, outros que menos é mais, mas o Original Ginger é fiel a ideia de que tudo deve ser aproveitado na medida certa

O projeto tem à frente também quatro parceiros do empresário Caio Luis, Fred Marcondes e Caio Sanches, todos responsáveis pelo conceito, comunicação visual e embalagem, todos trabalham na Tittanium agência de comunicação de Titto. Já Stefano Bittar, o quarto parceiro, é responsável pela formulação e produção da bebida.

Composição versões Original Ginger (220ml):

Normal: Água gaseificada, Açúcar, Extrato de Gengibre, Acidulante: Ácido Cítrico, Ácido Cítrico, Aromatizante, Regulador de Acidez: Citrato Trissódico, Antioxidante: Ácido Ascórbico, Conservador: Benzoato de Sódio, Corante: Caramelo IV. Não Fermentado. Não Alcoólico.

Zero: Água gaseificada, Extrato de Gengibre, Acidulante: Ácido Cítrico, Ácido Cítrico, Aromatizante, Regulador de Acidez: Citrato Trissódico, Antioxidante: Ácido Ascórbico, Conservador: Benzoato de Sódio, Edulcorante Artificial: Sucralose (15,5 mg/100 ml, Corante: Caramelo IV*. *Fornece quantidades não significativas de açúcares. Não Fermentado. Não Alcoólico.

24 de junho de 2025 0 Comentários
0 FacebookTwitterPinterestLinkedinWhatsappTelegramThreadsBlueskyEmail
Lojas

Mariano Atacadista inaugura segunda loja em Ponta Grossa (PR)

De Redação SuperHiper 24 de junho de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

Em ritmo acelerado, as obras da segunda loja do Mariano Atacadista estão em fase final. Nova unidade será inaugurada na próxima quinta-feira, 26, e contará com amplo mix de produtos. Além disso, o espaço chega estruturado com um centro comercial composto por 30 salas de diferentes tamanhos disponíveis para locação, academia e posto de combustível.

Disposto com um ambiente moderno e estrutura ampla, os clientes locais terão uma experiência completa de compras, reunindo economia e inovação.

Essa nova etapa reafirma o compromisso do Mariano Atacadista de buscar constantemente melhorias em seus serviços, infraestrutura e mix de produtos. A empresa mantém como prioridade a excelência no atendimento e a oferta de soluções que atendam às necessidades de economia e praticidade do dia a dia, sempre com foco em inovação e desenvolvimento constante.

Serviço
Mariano Atacadista
Endereço: rua Luiz Frederico Daitschmann, 501, entre os bairros Cará-Cará e Uvaranas, Ponta Grossa, PR.

Fonte: arede.info

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Mariano Atacadista (@marianoatacadista)

24 de junho de 2025 0 Comentários
0 FacebookTwitterPinterestLinkedinWhatsappTelegramThreadsBlueskyEmail
Mais recentes
Mais Antigas
BANNER SITES
feed
previous arrow
next arrow
  • Bérengère Guillemin é anunciada como nova CFO do Grupo Carrefour Brasil
  • CRS Brands lança novos sabores do Whisky Chanceler
  • Cencosud investe na formação de especialistas em padaria e açougue
  • Sadia quer transformar casas em hamburguerias com o novo Pop Burger
  • Nicolini chega a Alegrete (RS) com foco no modelo de atacarejo
  • Oxxo leva estratégia de retail media para festivais de música em SP
  • Super Moniari inaugura loja de 1.000 m² em Criciúma (SC)

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

logo-c-superhiper@2x.webp

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 50 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

  • Seções
    • ABRAS
    • Consumidor
    • Consumo nos Lares
    • Economia
    • ESG
    • Eventos
    • Gente
    • Internacional
    • Legislação
    • Lojas
    • Mentores do Varejo
    • Negócios
    • Tecnologia
    • Lançamentos
  • TV SuperHiper
  • Newsletter
  • Revista
  • Anuncie
  • Contato
  • Seções
    • ABRAS
    • Consumidor
    • Consumo nos Lares
    • Economia
    • ESG
    • Eventos
    • Gente
    • Internacional
    • Legislação
    • Lojas
    • Mentores do Varejo
    • Negócios
    • Tecnologia
    • Lançamentos
  • TV SuperHiper
  • Newsletter
  • Revista
  • Anuncie
  • Contato

Leia a última edição

Abras

ABRAS’25 food retail future: participação na vida do consumidor é tema central...
Super Live apresenta programação da ABRAS’25 food retail future
ABRAS’25 Food Retail Future: é hoje a nossa Super Live!

Super atualizada. Hiper Conectada

Siga-nos
Linkedin Instagram Facebook Youtube Tiktok
SuperHiper
  • Home3 Homes
  • Home 1
  • SuperHiper