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sábado, dezembro 13, 2025
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Lançamentos

Plant Power traz o Nitro400

De Redação SuperHiper 6 de outubro de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

A Plant Power apresenta o Nitro400, suplemento alimentar pensado para o dia a dia de quem busca manter energia, disposição e performance. Com 400 mg de nitratos naturais da beterraba por dose, ferro e vitaminas do complexo B, o produto contribui para a produção de células vermelhas do sangue, facilita o transporte de oxigênio pelo corpo e apoia o metabolismo energético.

O consumo diário do Nitro400 é simples e prático: basta diluir 9 g (um medidor) em 100 ml de água. Pode ser incorporado à rotina matinal junto ao café da manhã, antes de treinos ou em qualquer momento do dia que seja necessário um suporte nutricional, sempre de acordo com a orientação de nutricionista ou médico. Cada embalagem de 270 g oferece 30 doses, permitindo o uso diário por um mês.

O suplemento combina beterraba e laranja em pó, bisglicinato ferroso e um conjunto completo de vitaminas do complexo B, incluindo tiamina, riboflavina, piridoxina, ácido fólico e cianocobalamina. A formulação é adoçada naturalmente com glicosídeos de esteviol, livre de glúten e sem aditivos artificiais.

Incluir o Nitro400 na rotina diária pode ajudar quem precisa de energia para começar o dia, manter o rendimento em atividades físicas. A proposta da Plant Power é oferecer um produto de fácil uso, que se integra à vida cotidiana sem comprometer sabor ou qualidade nutricional.

“Além de apoiar o metabolismo energético e muscular, o Nitro400 pode contribuir para a redução do estresse oxidativo e otimizar a função celular, especialmente em indivíduos com alta demanda física ou mental. Sua combinação de nutrientes atua de forma integrada para promover equilíbrio fisiológico, performance e bem-estar”, explica o médico do esporte parceiro da marca, Filippo Savioli.

O produto está disponível no site oficial da marca Positive Market e nos principais pontos de venda e e-commerces do Brasil.

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Lojas

Jaú Serve inaugura loja em Novo Horizonte (SP)

De Redação SuperHiper 6 de outubro de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

Seguindo o seu plano de expansão, o Jaú Serve Supermercados inaugurou nesta terça-feira, 07, a 47 ª loja da rede. Instalada na cidade de Novo Horizonte, interior de São Paulo, a unidade possui mais de 9000 mil m², sendo 1800m² de área de vendas.

A nova loja oferece uma experiência completa de compras, com seções de pizzaria, culinária oriental, rotisserie, frios, padaria, hortifrúti, floricultura, além de uma moderna lanchonete e restaurante. Tudo foi planejado para garantir comodidade e atendimento com o padrão de qualidade Jaú Serve, reforçando o lema da rede: “Tradição em bem servir”

Além da ampla variedade de produtos, a nova unidade da rede Jaú Serve oferecerá 15 check-outs, incluindo três de autoatendimento, além de venda pelo e-commerce e estacionamento com mais de 140 vagas para carros e motos.

Presente agora em 21 cidades do interior paulista, a rede Jaú Serve também possui lojas em: Araras, Araraquara, Avaré, Barra Bonita, Botucatu, Brotas, Descalvado, Ibaté, Ibitinga, Itápolis, Jaú, Leme, Lençóis Paulista, Matão, Novo Horizonte, Piracicaba, Pirassununga, Taquaritinga, Ribeirão Preto, São Carlos e São Manuel.

Serviço
Jaú Serve – Novo Horizonte
Endereço: avenida Domingos Baraldo, 2636, Vila Patti, Novo Horizonte, SP
Horário: de segunda a sábado, das 7h30 às 21h, e domingos e feriados, das 7h30 às 13h.

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Lojas

DIA Supermercados reinaugura loja em Socorro (SP)

De Redação SuperHiper 6 de outubro de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

O DIA Supermercados anuncia a reinauguração de sua loja em Socorro, cidade do interior de São Paulo. A unidade, considerada estratégica para a operação da rede, reabre totalmente renovada após uma ampla reforma.

O projeto incluiu melhorias nos ambientes internos e externos, com nova iluminação, sinalização e gôndolas, além de ajustes que tornam o espaço mais prático e confortável. Como novidade, o estacionamento ganhou um espaço instagramável, pensado especialmente para que os clientes registrem fotos e compartilhem o momento nas redes sociais, reforçando a proximidade e a conexão da marca com a comunidade.

“A loja de Socorro sempre tem uma posição relevante dentro da nossa operação, estando entre as 10 unidades de maior vendas na rede”, afirma o CEO do DIA Supermercados, Fabio Farina. “Essa reinauguração reforça nosso compromisso com a comunidade local, entregando um ambiente mais moderno, com mais variedade, qualidade e economia, sempre alinhado ao nosso conceito de Atacadinho de Bairro”, complementa.

A nova loja oferece um sortimento com produtos de grandes marcas nacionais e marca própria “Melhor a Cada DIA”, que reúne mais de 800 itens de qualidade e economia. Os clientes também encontram verduras, frutas e legumes frescos, com reposição diária, além de uma padaria prática com pão francês, pão de queijo e bolos, garantindo ainda mais sabor para o dia a dia dos clientes.

Serviço
DIA – Luiz Piza
Endereço: avenida Luiz Piza, 54, Centro, Socorro, SP.
Horário de funcionamento: das 7h às 21h (diariamente).

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Lançamentos

Sucrilhos relança sua linha de biscoitos recheados

De Redação SuperHiper 6 de outubro de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

Sucrilhos está recheado de novidades em 2025. Depois do sucesso da campanha “Desperte o Tigre em Você”, que apresentou o Tigre Tony em versão 3D, a marca seguiu surpreendendo com lançamentos como Sucrilhos Mix e a parceria icônica com Ovomaltine. Agora, dando continuidade a esse ano memorável, Sucrilhos relança sua linha de biscoitos recheados, reafirmando sua força como uma marca inovadora e presente em diversos momentos do dia.

Disponível em três versões — chocolate, morango e leite —, o lançamento foi pensado para tornar todos os momentos irresistíveis, tornando os lanches ainda mais divertidos e com muita energia. A iniciativa aproveita um segmento estratégico, já que recheados doces é um dos segmentos com maior penetração nos lares brasileiros. Com isso, a marca líder em Cereais Matinais segue fortalecendo sua relevância no mercado nacional.

“Sucrilhos é uma marca icônica para os brasileiros, na qual investimos continuamente. O relançamento dos biscoitos recheados é uma oportunidade de reforçar nossa presença junto aos consumidores em mais momentos ao longo do dia. A receita foi cuidadosamente elaborada para trazer a crocância única que os flocos de Sucrilhos podem oferecer, com o recheio saboroso e a casquinha que traz o famoso Tigre Tony”, afirma a gerente sênior de marketing para Kellanova Brasil, Ticiane Oquendo.

Os novos biscoitos chegam às gôndolas a partir de outubro com nova embalagem de 85g, disponíveis nas principais redes supermercadistas de todo o país.

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Internacional

Walmart inova no uso de internet das coisas

De Redação SuperHiper 6 de outubro de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

Por Renato Müller

O Walmart colocou o pé no acelerador em sua iniciativa de Internet das Coisas (IoT). A empresa está implementando milhões de sensores ao longo de sua cadeia de suprimentos, em um movimento que pretende aumentar a eficiência dos processos, dar mais precisão ao controle dos estoques e melhorar a administração de itens refrigerados.

Desenvolvido em parceria com a Wiliot, empresa especializada em dados, o projeto é a primeira implementação em larga escala de sensores de IoT no varejo. “Com o Walmart, queremos levar o desempenho da cadeia de suprimentos a um novo patamar”, diz Tal Ramir, CEO da Wiliot. Já adotado em 500 lojas do Walmart nos EUA, com planos para expansão para todo o país no ano que vem, o sistema traz um nível extra de digitalização para a cadeia de suprimentos da rede, permitindo a obtenção de dados em tempo real e automatizando processos para gerar ganhos para o varejo.

Leia também:
  • Com inovações em IA, Walmart antecipa o futuro do varejo

A tecnologia de IoT está sendo usada para rastrear pallets nas lojas, com o objetivo de uso em 90 milhões de unidades até o final do ano que vem. Segundo o Walmart, o sistema já tem apresentado um impacto importante, ao eliminar tarefas manuais e entregar alertas automatizados sobre posição de estoque e vencimento de produtos. Isso permite que os colaboradores das lojas tomem melhores decisões e tenham mais tempo para o atendimento direto aos clientes.

“No Walmart, a tecnologia é usada em prol das pessoas, tanto dos consumidores quanto de nossos associados”, afirma Greg Cathey, vice-presidente senior de transformação e inovação da rede. “Com a IoT, integrada aos nossos sistemas de Inteligência Artificial, otimizamos nossa cadeia de suprimentos para tomar decisões de estoque melhores e mais rápidas, além de resolver um dos maiores problemas de qualquer varejista: saber exatamente o que temos em estoque e onde está cada item em cada momento”, completa.

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Negócios

Inovação com sabor de tradição: o equilíbrio da MBRF para atender o consumidor brasileiro

De Redação SuperHiper 6 de outubro de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

Por Edevaldo Figueiredo

A MBRF, por meio de sua marca emblemática Perdigão, mantém há 90 anos uma trajetória marcada pela união entre tradição e inovação, levando o sabor de comer juntos para todas as ocasiões dos brasileiros. Segundo a gerente executiva de Inovação da MBRF, Carolina Furlan, o grande desafio está em equilibrar o histórico de confiança construído com a criação de soluções que respondam às transformações rápidas no consumo. Para isso, a empresa alia escuta ativa e pesquisa constante das demandas do consumidor, garantindo que o portfólio evolua com produtos relevantes e funcionais.

A inovação na MBRF é guiada por dados robustos de comportamento, como o estudo da BRF Global Insights em parceria com a Provokers, que mapeou hábitos e preferências regionais e sociodemográficas no País. Esse olhar orienta o desenvolvimento de linhas como a recente Perdigão Meu Menu, que oferece refeições congeladas completas, práticas e feitas com tecnologia de ultracongelamento, assegurando qualidade e sabor de comida feita em casa. A personalização regional também é prioridade, respeitando tradições locais e adaptando produtos e comunicação para diferentes regiões do Brasil.

Além do foco no consumidor, a sustentabilidade se destaca como pilar central da estratégia de inovação da MBRF. Cada lançamento passa por uma avaliação criteriosa para alinhar impacto ambiental, responsabilidade social e governança, refletindo os compromissos da agenda ESG da companhia. Essa postura reforça o posicionamento da marca frente às exigências dos consumidores e stakeholders por soluções mais conscientes e responsáveis.

Carolina destaca, ainda, o investimento em tecnologias emergentes, incluindo inteligência artificial para acelerar a geração e validação de ideias. Essa inovação digital torna o processo mais ágil, desde a identificação de tendências até a prototipagem e testes de aceitação, mantendo a relevância da marca diante da concorrência crescente no segmento alimentar.

Por fim, a MBRF aposta na integração contínua da voz do consumidor em seu processo de criação, utilizando pesquisas proprietárias, monitoramento de redes sociais e painéis de consumo. Esse contato direto é fundamental para ajustar formulações e garantir que as inovações reflitam as expectativas e necessidades reais, assegurando que a essência e o sabor marcante da Perdigão permaneçam presentes no dia a dia dos brasileiros.

Confira a seguir, a entrevista exclusiva realizada pela SuperHiper com a gerente executiva de inovação da MBRF, Carolina Furlan.

Como a Perdigão equilibra a tradição da marca com a inovação na criação de novos produtos para os consumidores brasileiros?
Buscamos trazer esse equilíbrio em nosso portfólio, com produtos que já são referência, como a Salsicha Hot Dog Perdigão, e lançamentos que traduzem as principais demandas dos consumidores para diferentes ocasiões, como a linha recém renovada de Perdigão Meu Menu, agora com opções de refeições congeladas completas.

A Perdigão é uma marca reconhecida por unir a tradição e levar o sabor de comer juntos para a mesa dos brasileiros. Mantemos a confiança construída ao longo de décadas e, ao mesmo tempo, investimos na criação de soluções que respondem às novas demandas de consumo.

Quais principais tendências de consumo vocês estão observando no mercado brasileiro atualmente e como elas impactam o desenvolvimento de novos produtos?
Há 90 anos, a Perdigão constrói uma trajetória marcada pela união entre tradição e inovação, levando o sabor de comer juntos para todas as ocasiões dos brasileiros — do café da manhã ao jantar; do dia a dia às datas especiais. Esse legado é sustentado por uma estratégia contínua de proximidade e escuta ativa, que nos permite estar onde o consumidor está, compreendendo suas necessidades e respondendo de forma estratégica e relevante.

Todo nosso processo de inovação do portfólio tem como premissa a entrega de uma proposta de valor muito clara para o consumidor: oferecer soluções que façam sentido no dia a dia das pessoas, sempre conectada à essência e o sabor marcante que tornou a Perdigão uma das mais queridas do país.

Um exemplo disso é o estudo conduzido pela BRF Global Insights, em parceria com a Provokers, que ouviu mais de 4 mil pessoas de diferentes regiões do Brasil e mapeou perfis de consumo entre faixas etárias e classes sociais. Os dados revelaram que 19,7% priorizam uma dieta saudável, 19,6% valorizam a economia de tempo e 11,9% optam por pratos prontos. A partir desses insights, desenvolvemos a linha Perdigão Meu Menu — refeições completas com sabor de feito em casa, produzidas com tecnologia de ultracongelamento que garante segurança alimentar e dispensa o uso de conservantes.

De que forma a Perdigão utiliza dados de mercado e comportamento do consumidor para direcionar seus investimentos em inovação?
Nossos times de inteligência realizam pesquisas proprietárias, com constante escuta ativa sobre as necessidades e hábitos dos consumidores e usamos isso para aperfeiçoar e lançar produtos que atendam as necessidades dos consumidores.

Como a sustentabilidade influencia as decisões de inovação e lançamento de produtos na Perdigão?
A sustentabilidade é um pilar central na estratégia de inovação da Perdigão, guiada pelos compromissos institucionais da agenda ESG da MBRF. Isso significa que qualquer novo produto ou iniciativa precisa estar alinhado com diretrizes claras de impacto ambiental, responsabilidade social e governança. Os lançamentos passam por uma avaliação criteriosa para garantir que estejam em conformidade com essas normas — seja na escolha de ingredientes, na cadeia de fornecimento, nas embalagens ou nos processos produtivos. Essa abordagem não apenas reforça o posicionamento da marca, como também responde às expectativas crescentes dos consumidores e stakeholders por soluções mais responsáveis e conscientes.

Vocês têm investido em tecnologias específicas ou parcerias estratégicas para acelerar o processo de inovação? Pode citar alguns exemplos?
Sim, temos investido em tecnologias emergentes e parcerias estratégicas para acelerar a inovação de forma mais ágil e assertiva. Um exemplo recente é o uso de ferramentas de inteligência artificial para refinar insights e conceitos de novos produtos. Estamos testando soluções que permitem simular comportamentos de consumidores sintéticos, o que nos ajuda a validar ideias com mais rapidez e menor custo. Além disso, essas tecnologias têm potencial para otimizar o processo de desenvolvimento desde a identificação de tendências até a prototipagem e testes de aceitação.

De que modo a Perdigão busca atender às demandas regionais do Brasil ao lançar novos produtos inovadores?
A Perdigão tem como prioridade promover a democratização do sabor, um conceito que reforça a missão de unir as pessoas ao redor de uma alimentação de qualidade, saborosa e acessível para todos. Para isso, valorizamos, estudamos e entendemos as particularidades de cada região, buscando adaptar nossas comunicações e estratégias de distribuição, de forma a estar mais próximos de cada comunidade e respeitar suas tradições alimentares.

Um exemplo dessa estratégia é a venda de Chester e Peru em Belém durante as celebrações do Círio de Nazaré, uma forma de valorizar as tradições locais e oferecer uma alternativa de produto que atende às características do prato típico da região. Já no Nordeste, apostamos na liderança regional de Perdigão, além da sinergia dos produtos da marca com ocasiões de consumo especiais como o São João, que conversa com produtos dos quais a marca é líder regional, como a salsicha, típica para o cachorro-quente. Essa postura de respeitar e se adaptar às diversidades culturais reforça nosso compromisso de estar presente em momentos de celebração de todas as regiões do Brasil.

Como a empresa integra a participação dos consumidores no processo de criação e teste de novos produtos?
A escuta ativa é parte central do nosso processo. Utilizamos pesquisas proprietárias, monitoramento de redes sociais e painéis de consumo para compreender as necessidades do público. Essas interações são fundamentais para ajustar produtos, avaliar percepções de sabor e garantir que nossas inovações reflitam as expectativas dos consumidores. Para a construção das novas refeições completas da linha Perdigão Meu Menu o consumidor foi parte essencial no processo.

Iniciamos com uma pesquisa qualitativa, com o objetivo de entender os hábitos alimentares e as principais necessidades dos consumidores. Essa pesquisa envolveu tanto compradores quanto não compradores, permitindo uma visão mais ampla e assertiva sobre o que realmente importa na hora da escolha. A partir dos insights obtidos, identificamos que os principais pontos de conexão com o consumidor são: preço acessível, qualidade dos ingredientes, variedade de sabores, tamanho adequado, tempo de preparo reduzido, praticidade e equilíbrio nutricional. Esses atributos foram considerados pilares para o desenvolvimento das refeições completas Perdigão Meu Menu. Como resultado, chegamos à elaboração de pratos práticos e rápidos — prontos em até 5 minutos — mas que ainda entregam o sabor e a composição de comida feita em casa, com opções variadas para o dia a dia.

Quais desafios a Perdigão enfrenta ao introduzir inovações em categorias tradicionais que já possuem forte aceitação pelo público?
O maior desafio em manter a relevância de uma marca tão tradicional como a Perdigão, que carrega décadas de história e uma reputação construída com base na qualidade e no conhecimento, é acompanhar a rápida transformação dos comportamentos dos consumidores.

Ser uma marca tradicional é ser referência de confiança e experiência para quem busca qualidade e segurança nas escolhas. Para isso, adotamos uma escuta ativa e contínua, além do monitoramento constante de nossas redes e consumidores. Semestralmente, avaliamos a força das nossas marcas com a metodologia de Brand Equity da Kantar Insights, que nos fornece uma visão ampla sobre relevância, diferenciação e capacidade de atender às necessidades do público atual. Essa combinação de ações nos permite ajustar estratégias de forma ágil, preservando e fortalecendo a essência das nossas marcas, mesmo diante das mudanças rápidas no comportamento dos consumidores.

A inovação em produtos da Perdigão está focada mais em ingredientes, embalagens, formatos ou em toda a cadeia do produto? Pode explicar?
Adotamos um processo de inovação integrado, que abrange desde o desenvolvimento de novos ingredientes e receitas até embalagens pensadas para se comunicar de forma eficaz com o consumidor, além da criação de formatos que atendem a diferentes momentos e ocasiões de consumo. Essa abordagem completa garante consistência, relevância e valor agregado ao nosso portfólio.

Como a Perdigão enxerga o papel da inovação para manter a fidelidade dos consumidores diante do aumento da concorrência no segmento de alimentos?
A inovação é essencial para manter a relevância e a preferência do consumidor. Ao ampliar o portfólio com soluções que dialogam com diferentes perfis de público reforçamos a presença da Perdigão em diversas ocasiões de consumo. Esse movimento fortalece a fidelidade, pois demonstra que estamos atentos às necessidades em constante transformação para levar o Sabor de Comer Juntos para todos os momentos.

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Consumidor

Sam’s Club celebra 30 anos no Brasil com campanha exclusiva

De Redação SuperHiper 6 de outubro de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

O Sam’s Club, clube de compras do Grupo Carrefour Brasil, completa 30 anos de atuação no país e celebra o marco com uma campanha especial voltada aos seus mais de 3,8 milhões de sócios. Entre 25 de setembro e 27 de outubro, a rede promoverá uma série de iniciativas comemorativas, incluindo descontos em diversas categorias, benefícios exclusivos e um dia de portas abertas para que não-sócios conheçam a proposta de valor do clube.

Um dos destaques da celebração é a parceria inédita com a estilista Isabela Capeto e sua filha, a artista Chica Capeto, que assinam a coleção especial “30 Anos Sam’s Club by Isabela e Chica Capeto”, com três modelos de bolsas exclusivas. Durante a campanha, a cada R$ 700,00 em compras, os sócios ganharão uma bolsa colecionável da edição limitada. As peças foram cocriadas pela dupla criativa, reconhecida pelo estilo vibrante e autoral, em uma collab que marca o lançamento oficial da marca Capeto.

“Essas bolsas são como pequenas obras de arte que carregam afeto, cor e história. Estampas que falam do Brasil, da nossa alegria, da primavera, das fitinhas de fé e até do colchete do Sam’s Club, que virou símbolo dessa parceria. O público adora nos ver juntas”, comenta Isabela Capeto.

Com o mote “Vem comemorar com a gente porque vale muito”, a campanha, criada pela WMcCANN em parceria com a Able2, traz três modelos exclusivos que celebram a brasilidade por meio de flores, referências da cultura popular e a icônica bonequinha da marca Capeto, somados ao símbolo do Sam’s Club.

“Queremos que essa celebração materialize a relação única que temos com nossos sócios. A collab com Isa e Chica traduz nosso espírito de clube: exclusivo, vibrante e conectado com o que nosso público valoriza”, afirma o CMO de Sam’s Club e Carrefour Varejo, Júlio Alves.

Já para a diretora de negócios da WMcCANN, Janaina Yana, a celebração é mais uma oportunidade de conectar os sócios ao clube também de forma emocional. “Nos inspiramos na conexão real entre Isabela e Chica e na maneira como elas representam um Brasil plural, afetivo e expressivo para propor uma colaboração que despertasse esse mesmo vínculo com o público do Sam’s Club”, comenta.

Benefícios especiais e fortalecimento da marca exclusiva

Durante a campanha, os produtos da linha Member’s Mark, a marca própria exclusiva da bandeira, terão 30% de desconto, além de outras ofertas em categorias como bazar, têxtil, bebidas e higiene.

Outros eventos promocionais também ganham destaque: Leve 2, Pague 1; Compre +, Leve 1 grátis; Combine e Economize; desconto especial de 30% na adesão da assinatura para novos sócios, além de acesso liberado em qualquer unidade do Sam’s Club, entre 25 e 29 de outubro, para clientes dos cartões Carrefour e Atacadão que não possuem carteirinha.

“Preparamos o maior aniversário da nossa história, com ofertas especiais, destaque para a linha Member’s Mark e um dia de portas abertas para que mais pessoas possam experimentar nossa proposta de valor. Além de celebrar, queremos fidelizar ainda mais o nosso cliente”, reforça Júlio Alves.

O Sam’s Club oferece cerca de 5 mil itens cuidadosamente selecionados entre produtos importados, embalagens econômicas e itens exclusivos. Trata-se de uma experiência de compra personalizada com uma base de sócios 100% identificada com direcionamento mais assertivo de ofertas conforme o perfil do cliente.

Operação no país e integração ao Grupo Carrefour Brasil

O Sam’s Club inaugurou sua primeira unidade no país em outubro de 1995, em São Caetano do Sul (SP), sendo pioneiro no modelo de clube de compras no Brasil. Hoje, a rede conta com 58 unidades em 17 estados e no Distrito Federal, oferecendo cerca de 5 mil itens cuidadosamente selecionados entre importados, embalagens econômicas e produtos exclusivos.

Desde 2022, com a integração ao Grupo Carrefour Brasil, o Sam’s Club vem ampliando sua presença com a inauguração de 16 novos clubes entre 2022 e 2025, além de registrar crescimento de mais de 95% na base de sócios no mesmo período.

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Eventos

Setor supermercadista celebra o Dia do Empreendedor

De Redação SuperHiper 6 de outubro de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

No próximo dia 5 de outubro, o Brasil comemora o Dia do Empreendedor, uma data que reconhece o espírito de inovação, coragem e liderança daqueles que transformam desafios em oportunidades. No setor supermercadista, esse papel é ainda mais essencial, pois os empreendedores são responsáveis por adaptar rapidamente suas estratégias diante das mudanças no comportamento do consumidor e nas tendências de mercado.

O empreendedor no ramo supermercadista enfrenta uma jornada que vai além da gestão tradicional, exigindo visão estratégica para integrar tecnologia, experiência do cliente e uma cadeia de suprimentos eficiente. Em um mercado altamente competitivo, a capacidade de inovação nos processos, na oferta de produtos e nos canais de venda, incluindo o digital, é decisiva para o sucesso e a sustentabilidade dos negócios.

Ao celebrar o Dia do Empreendedor, é importante destacar também o impacto que esses líderes têm na geração de empregos e no desenvolvimento econômico local. Supermercados muitas vezes são a porta de entrada para produtores regionais, fortalecendo a economia da comunidade e promovendo o consumo consciente. O empreendedorismo inspirado em valores sustentáveis ganha cada vez mais destaque nesse setor.

Além disso, a data é uma oportunidade para reconhecer o esforço contínuo dos empreendedores supermercadistas em oferecer uma experiência de compra diferenciada. Isso inclui desde a organização e ambientação das lojas até ações de fidelização que geram proximidade com o cliente, fundamental para manter competitividade e relevância em um mercado em constante transformação.

O Dia do Empreendedor reforça, portanto, a importância daqueles que lideram o setor supermercadista com coragem e visão, enfrentando desafios diários e inovando com propósito. Celebrar essa data é valorizar o protagonismo que move o comércio varejista, inspirando novos negócios e fortalecendo a cadeia produtiva do setor alimentar no Brasil.

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ESG

GPA, Connecting Food e Food To Save fecham parceria contra o desperdício de alimentos

De Redação SuperHiper 6 de outubro de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

No Brasil, mais de 27 milhões de toneladas de alimentos são desperdiçados anualmente e 28,5 milhões de pessoas vivem em situação de insegurança alimentar, segundo a ONU. Diante desse cenário, o Dia Internacional da Conscientização sobre Perdas e Desperdício de Alimentos, celebrado em 29 de setembro, reforça a urgência e a importância do compromisso com a sustentabilidade e a redução do desperdício.

Nesse contexto, a parceria do Grupo Pão De Açúcar com a Connecting Food,  primeira foodtech brasileira especializada em inteligência de redistribuição de alimentos em perfeitas condições de consumo para organizações sociais, e com a Food To Save, app nº1 no combate ao desperdício de alimentos no Brasil, demonstra que é possível transformar esse cenário por meio de soluções inovadoras, escaláveis, estruturadas e colaborativas.

Atuando em parceria com o GPA desde 2018 a Connecting Food e a organização já evitaram que 11,2 mil toneladas de alimentos fossem desperdiçadas, complementando aproximadamente 21 milhões de refeições para mais de 400 organizações sociais parceiras do Instituto Pão de Açúcar por meio do programa Parceria contra o Desperdício. Já com a Food To Save, por meio das redes Pão de Açúcar, Extra Mercado, e os modelos de proximidade Minuto Pão de Açúcar, Mini Extra e Pão de Açúcar Fresh, controlados pelo GPA, em pouco mais de um ano, mais de 268 toneladas de alimentos próprios para consumo foram salvos do desperdício.

Frentes complementares, impacto conjunto

Com expertises distintas, mas com o mesmo objetivo, GPA, Connecting Food e Food To Save atuam para garantir que alimentos ainda próprios para consumo ganhem um novo destino.

A Food To Save conecta consumidores a produtos excedentes por meio de “Sacolas Surpresa” vendidas com desconto via aplicativo, solução que estimula o consumo consciente e reduz perdas no ponto de venda. “Cada sacola vendida representa uma escolha consciente do consumidor e uma chance de evitar o desperdício. Trabalhar com o GPA potencializa nosso impacto e reafirma o papel do varejo como protagonista nessa mudança,” afirma Lucas Infante, CEO da Food To Save.

Por outro lado, a Connecting Food é responsável pela gestão da redistribuição de alimentos para organizações sociais, implementando processos e tecnologias para que todas as doações realizadas por meio do programa Parceria Contra o Desperdício aconteçam de forma segura e transparente, gerando impacto real nas comunidades atendidas. “Redistribuir alimentos que perderam valor comercial, mas continuam em perfeitas condições de consumo significa levar refeições nutritivas à mesa de milhares de pessoas e reduzir emissões de carbono provenientes do descarte em aterros. Com tecnologia e inteligência, transformamos junto com o GPA desperdício potencial em impacto socioambiental positivo”, destaca Priscila Socoloski, CEO da Connecting Food.

Integrando as duas soluções, o GPA e seu Instituto reforçam o compromisso com o respeito ao alimento e com a transformação social, se posicionando como um dos maiores grupos varejistas do país em consolidar parcerias estratégicas que contribuem para a redução do desperdício e a promoção da inclusão alimentar. Renata Amaral, gerente de Sustentabilidade do Grupo Pão de Açúcar, destaca que todas essas frentes de trabalho estão alinhadas ao propósito de alimentar sonhos e vidas.

“Acreditamos que as ações de responsabilidade social são de grande importância e geram um impacto significativo tanto para a empresa, como para as pessoas que são beneficiadas. No caso do Food To Save, conectamos o excedente das nossas lojas a clientes e potenciais clientes, evitando o desperdício de alimentos. Já com o Parceria Contra o Desperdício, levamos alimentos perfeitos para consumo à organizações sociais, contribuindo para o acesso à alimentação e combate à fome. Esses compromissos reforçam nossa atuação em prol do respeito ao alimento e à transformação social”, afirma.

Sustentabilidade com escala

O exemplo do GPA reforça o papel do setor privado como agente ativo na transformação dos sistemas alimentares, alinhando-se diretamente aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Ao evitar perdas e desperdícios, a parceria do GPA com Connecting Food e Food To Save gera um impacto social e ambiental significativo, mostrando que soluções permanentes — e não ações pontuais — são essenciais para transformar os sistemas alimentares de forma sustentável.

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Consumidor

SuperKoch lança novo e-commerce integrado ao CRM e com experiência de compra aprimorada

De Redação SuperHiper 3 de outubro de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

O Grupo Koch lançou o novo e-commerce de sua marca de varejo, o SuperKoch. A plataforma está no ar em www.superkoch.com.br e foi desenvolvida para ser uma extensão da loja física, com objetivo de refletir a modernidade das novas unidades do Grupo e assim oferecer uma experiência de compra ágil, prática e totalmente integrada ao CRM, o app de vantagens do Grupo, o Clube K.

O grande diferencial está na integração com o Clube K, que possibilita uma jornada de compra personalizada, com rapidez, fluidez e tecnologia. O SuperKoch opera com o e-commerce em 10 lojas que funcionam como pontos de retirada (“clique e retire”) e de expedição para entregas em domicílio, atendendo atualmente 15 cidades de Santa Catarina: em Tijucas, Porto Belo, Itapema, Camboriú, Itajaí, Penha, Bombinhas, Navegantes, Florianópolis, Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Palhoça, Gaspar e São Francisco do Sul.

“Agora, com a nova plataforma, desenvolvida especialmente para o segmento supermercadista, os clientes terão acesso a uma experiência de compra muito mais fluida e eficiente”, explica o gerente de e-commerce do Grupo Koch, Jeferson Harter.

Entre as novidades, destacam-se: navegação aprimorada com maior velocidade, compra rápida pela busca, busca por voz, lista de compras, favoritos e fotos de produtos em 360°; Gestão operacional mais eficiente com novo backoffice de separação e entregas, garantindo processos mais produtivos e ágeis; Comunicação em tempo real com acompanhamento do status do pedido pelo site e notificações automáticas via WhatsApp, incluindo link para trocas de produtos de forma simples e imediata.

“Esses recursos transformam a experiência do cliente do início ao fim da jornada de compra, conectando ainda mais os canais físico e digital. O projeto foi desenvolvido para aproximar ainda mais a experiência da loja ao ambiente online, entregando ao consumidor um processo de compra com mais funcionalidades, integração e comunicação eficiente”, acrescenta Harter.

Próximos passos no digital

Com o lançamento, o Grupo Koch amplia sua estratégia digital e projeta novas etapas. A integração com o CRM abre espaço para explorar de forma mais assertiva a jornada de compra dos clientes, com personalização e novas soluções. Entre os próximos projetos estão a expansão do e-commerce para mais cidades e a integração entre lojas físicas e digitais.

3 de outubro de 2025 0 Comentários
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Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

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SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 50 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

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