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quarta-feira, outubro 22, 2025
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Eventos

10 Atacadista realiza evento “Assadão do 10” em União da Vitória

De Redação SuperHiper 15 de agosto de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

O “Assadão do 10”, promovido pelo 10 Atacadista de União da Vitória, tornou-se um fenômeno regional desde sua estreia em 17 de fevereiro. Mais do que um simples evento de promoções, o “Assadão do 10” se consolidou como uma grande celebração, unindo tradição, cultura, gastronomia e negócios em um só lugar. A ideia original, que era de atrair clientes para aproveitar as ofertas e experimentar uma deliciosa carne assada no fogo de chão, evoluiu para um encontro imperdível, tanto para os consumidores quanto para as principais marcas do mercado.

Agora, indo para sua sexta edição, o evento alcançou um novo patamar de sucesso. A edição especial de Dia dos Pais, realizada recentemente, bateu recordes ao movimentar mais de 3 mil tickets de venda em um único dia. O “Assadão do 10” se transformou em uma verdadeira vitrine para as mais de 25 marcas que se associaram ao evento, incluindo gigantes como Frigodasko, Cantu, Semalo, Casa do Queijo, Yoki, Nissin Cup Noodles, Dori, Barion, Sulita, Perdigão, Aurora, Pudim Rebeka, HiperSorte, Mimassas, Copacol, Pão de Alho Silas, Salsicha JCW, Canção, Polpa Norte, Tirol, Scotch Brite, Soeto, Elite do Brasil, AG Viagens, Farinha Irati, Carvão Padrão, 51, Eisenbahn e Mazutti.

Mais do que uma experiência de compra, o “Assadão do 10” proporciona aos participantes uma jornada cultural e gastronômica única. Desde a primeira edição, já foram distribuídas mais de 3 toneladas de carne assada, cortesia do 10 Atacadista, que faz questão de valorizar seus clientes com esse gesto de hospitalidade e generosidade. Mas o evento vai além da carne: em parceria com o CTG e o Cantinho da Gurizada, o “Assadão do 10” incentiva as tradições gaúchas entre as crianças, oferecendo oficinas de dança, desenho e até mesmo momentos dedicados ao chimarrão.

Os artistas locais também encontram espaço no “Assadão do 10”, onde podem se apresentar e compartilhar seu talento com o público, enriquecendo ainda mais o evento. A presença dos influenciadores digitais Vera Ribas, Adrielly Neppel (Rainha da Festa do Trator) e os irmãos Bruna e Geovane Kurosk, que acumulam milhões de visualizações e seguidores nas redes sociais, contribui para a divulgação massiva das atividades e das marcas envolvidas, gerando um impacto positivo e ampliando o alcance do evento.

Para as marcas parceiras, o “Assadão do 10” representa uma oportunidade única de se conectar diretamente com os consumidores em um ambiente festivo e de alta energia. Ao participarem, as empresas não só aumentam sua visibilidade, como também reforçam sua presença no mercado local e regional, criando laços duradouros com o público.

O sucesso do “Assadão do 10” é um reflexo da sinergia entre o 10 Atacadista, seus parceiros e a comunidade de União da Vitória. A cada edição, o evento não apenas atrai mais clientes, mas também fortalece sua posição como um dos eventos mais aguardados da cidade, tornando-se um verdadeiro ponto de encontro para famílias, amigos, e amantes de uma boa carne e de boas oportunidades.

Com todo esse sucesso, o “Assadão do 10” já está se preparando para suas próximas edições, prometendo continuar inovando e surpreendendo seus participantes, consolidando-se cada vez mais como um marco no calendário de eventos de União da Vitória e região.

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Eventos

Supermercados Prezunic leva “Espaço Unic” para o Rio Gastronomia 2024

De Redação SuperHiper 15 de agosto de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

O Espaço Unic – área gourmet das cinco novas lojas da rede de supermercados Prezunic, com opções para café da manhã, almoço, jantar e alimentos para consumo imediato – está presente no Rio Gastronomia 2024, um dos maiores eventos do setor gastronômico do país, que acontece por três semanas, de quinta a domingo, a partir de 15 de agosto no Jockey Club RJ.

Com o intuito de reforçar o novo conceito das lojas Prezunic que disponibilizam o Espaço Unic e apresentar produtos e serviços disponíveis nesse ambiente, o estande no Rio Gastronomia terá pizzas, sopas, sonhos e uma icônica torta de limão com cookies, dentre outros produtos já conhecidos dos clientes que frequentam as unidades. As pizzas artesanais também serão destaque, com sabores exclusivos, como “Peito de Peru com Catupiry e Alho Poró” e “Pera com Gorgonzola e Mel”.

O Espaço Unic também oferece, no Rio Gastronomia, uma apresentação gratuita do chef João Marcelo, com o tema “Delícias artesanais na sua cozinha”. Ele irá preparar receitas ao vivo com a utilização de produtos da marca própria Prezunic. Entre os pratos selecionados estão “Minestrone no Pão Italiano” e “Croissant com Chocolate e Sorvete”.

O primeiro Espaço Unic surgiu em 2021, com a inauguração do Prezunic Park Jacarepaguá. Atualmente, o ambiente está presente em cinco lojas da rede de supermercados – Park Jacarepaguá, Voluntários, Marapendi, Jardim Oceânico e Vila Isabel – atraindo clientes que aproveitam o ambiente amigável para se alimentar, relaxar durante o período de compras ou promover encontros e até pequenas reuniões de trabalho.

Com cerca de 20 metros quadrados de área, o estande do Espaço Unic do Rio Gastronomia fica localizado na Tenda Lagoa, próximo ao lago e à roda gigante do evento.

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Negócios

Market4u bate recorde de lojas abertas

De Redação SuperHiper 15 de agosto de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

O segmento de mercados autônomos está em constante crescimento, com cada vez mais condomínios e empresas buscando soluções de praticidade e comodidade para condôminos e colaboradores. O market4u, maior microfranquia do país, segundo ranking da Associação Brasileira de Franchising (ABF), bateu novo recorde nos dois últimos meses: foram 101 lojas inauguradas em junho e 40 novos franqueados em julho. E não para por aí, julho garantiu outro recorde: foram quase 62 mil novos downloads do aplicativo.

Segundo o CEO da empresa, Eduardo Córdova, o crescimento se deve, também, pela incorporação de unidades de concorrentes. “Com a popularização do modelo, surgiram muitos concorrentes que ofereciam propostas tentadoras para os condomínios, mas que, na prática, não eram sustentáveis para o modelo”. Córdova destacou que muito da experiência do market4u veio das unidades próprias. “Nós começamos a companhia administrando todos os condomínios, depois, entendemos que para manter o padrão de qualidade e atenção aos síndicos, o modelo de franquias seria o ideal. Vivenciamos na prática os principais desafios, validamos o modelo e replicamos”, diz.

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O market4u hoje se consolida como a maior marca de mercados autônomos para condomínios residenciais e empresariais do país. Com 2.100 lojas em 170 cidades brasileiras, a rede conta com mais de 600 franqueados. Este crescimento contínuo reafirma o compromisso do market4u em proporcionar praticidade e inovação para seus clientes, sendo referência no segmento.

Com sede em Curitiba, a empresa também comemora uma nova conquista: recentemente, migrou para um novo centro de distribuição para atender as operações da capital paranaense. A nova unidade conta com um espaço de 348 m² e foi planejada para facilitar a rotina dos franqueados da região. O local foi escolhido de forma estratégica, após um estudo do time de Business Intelligence da empresa, que analisou onde estão os principais pontos de venda da capital. Desta forma, os franqueados da rede têm fácil acesso ao local para retirar os pedidos de reabastecimento de suas unidades em uma estrutura otimizada e com um contato mais assertivo com a franqueadora.

“O novo endereço foi pensado para atender o maior número de franqueados e suas lojas, aprimorando o atendimento e, consequentemente, as vendas”, afirma o responsável por compras e negociações do market4u, Eduardo Lima. “O suporte ao franqueado é um dos destaques da nossa operação. Além da estrutura oferecida, o empreendedor também tem acesso a eventos para treinamentos e capacitação, além de um time de mais de 200 especialistas que o ajudam em todas as áreas do negócio a todo momento”, finaliza.

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Lojas

Supermercado Pague Menos anuncia expansão em Indaiatuba (SP)

De Redação SuperHiper 15 de agosto de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

A Rede de Supermercados Pague Menos está em pleno processo de expansão, mantendo seu ritmo acelerado. Em 2023, foram inauguradas com sucesso uma loja em Campinas e uma unidade em Santa Bárbara d’Oeste. Também, aconteceram as reinaugurações de quatro lojas: Nova Odessa, duas em Campinas e outra em Santa Bárbara d’Oeste. Já o ano de 2024, começou com a inauguração da 36ª loja, em Tietê.

Em março deste ano, foram reinauguradas as lojas da avenida Paschoal Ardito, em Americana, e José Ometo, em Araras. Agora, agosto de 2024, anuncia mais uma aquisição para a Rede: a compra de um terreno, na cidade de Indaiatuba, no bairro Recanto Alvorada. O município já conta com uma unidade, localizada na rua Três Marias, número 736, bairro Cidade Nova.

Ao anunciar a compra de um novo terreno para expansão em uma cidade onde já possui uma loja, a Rede busca não apenas atender às crescentes demandas dos moradores, mas também proporcionar mais conveniência e acesso a produtos de qualidade. Também planeja oferecer uma experiência de compra ainda melhor, com um ambiente moderno, variedade de produtos e serviços que atendam às necessidades de todos.

Para o CEO da Rede de Supermercados Pague Menos, Murilo Brotherhood, “Indaiatuba é uma cidade promissora, onde identificamos a possibilidade de ter uma segunda loja na cidade, para atendermos da melhor maneira nossos Clientes, principalmente aqueles que já frequentam nossa unidade em funcionamento, mas que estão em lado oposto da cidade”. Sobre a aquisição o CEO diz que “tomamos a decisão de adquirir esse terreno numa área onde está o vetor de crescimento do município, que tem um potencial de crescimento, incluindo expansão imobiliária, por isso a decisão de investirmos nesse terreno para a construção de mais um Pague Menos”.

A primeira unidade da Rede de Supermercados Pague Menos em Indaiatuba foi inaugurada em 2008, e conta com mais de 200 colaboradores. Já são 16 anos presentes no município, contribuindo para o desenvolvimento econômico, geração de empregos, além de oferecer toda qualidade e tradição de 35 anos do Supermercados Pague Menos. “Cada loja que inauguramos, geramos, aproximadamente, 200 vagas diretas, sem falar dos empregos indiretos, e nosso plano de expansão não para”, complementa Brotherhood.

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Lançamentos

Robinson Crusoe aposta em nova embalagem

De Redação SuperHiper 14 de agosto de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

Um bom ingrediente culinário chama atenção pelos olhos, paladar e procedência. Por isso, a Robinson Crusoe do Brasil – empresa pertencente ao grupo espanhol Jealsa – acaba de renovar o layout do seu portfólio diversificado e diferenciado de sardinha e atum em lata, produzidos com pescados frescos, extraídos dos mares brasileiros por pesca tradicional à vara, método sustentável que não impacta na população de peixes.

O projeto de rebranding da marca foi desenvolvido pela agência Dlamata, da Espanha, para a matriz Jealsa Rianxeira, com o objetivo de promover uma comunicação visual moderna para conectar-se com os consumidores e varejistas, além de posicionar a marca como aquela que leva para a mesa pescados em conserva, ricos em nutrientes, preparados de forma quase artesanal, com cuidados minuciosos, tanto na pesca quanto no processamento. “As novas embalagens foram criadas para destacar, de forma visualmente atraente, a qualidade e sustentabilidade da nossa linha de produtos, tornando a escolha mais fácil e inspirando os consumidores a explorar as inúmeras possibilidades de uso”, afirma a gerente de trade e marketing da empresa no Brasil, Juliana Antunes.

Pautada nos pilares “Qualidade, Sustentabilidade e Confiança”, a nova comunicação visual da Robinson Crusoe recebeu uma adaptação para o mercado brasileiro. A logomarca foi modernizada, com traços mais simplificados e levemente inclinada, em tom de azul marinho, para dar mais visibilidade ao produto. Contrastando com o logo, as cores vibrantes e amadeiradas da lata transmitem leveza e bem-estar no dia a dia, e servem para identificar cada tipo de produto. As embalagens em tons de azul estão associadas ao atum sólido em óleo e água, enquanto as latas em tom de verde identificam atum em pedaços e as latas vermelhas são para sardinha e atum em molho de tomate.

Todas as embalagens, assim como rege a nova legislação, trazem informações nutricionais de forma clara, além do contato do SAC e o selo BDK, concedido para produtos Kosher, avaliados por rabinos, que seguem os princípios alimentares do Torá.

Os consumidores ainda podem identificar na nova lata o selo Dolphin Safe, atestando que a empresa adota práticas e pescas de atum sem apresentar riscos aos golfinhos e outras vidas marinhas, e um QR Code, que dá acesso ao link do ecossistema do bem We Sea, um programa do Jealsa, que reforça e norteia o compromisso com o meio ambiente.

Com o rebranding, a expectativa da Robinson Crusoe é dar maior visibilidade ao portfólio e atrair a atenção dos consumidores, traduzindo nas embalagens os diferenciais do produto, como baixo índice de gordura saturada, sabor e leveza e a pesca com vara. A remodelação da embalagem será apoiada com divulgação nas redes sociais e material de ponto de venda, que, no Brasil, está sendo desenvolvida e aplicada pela agência 365 Full.

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Lojas

Rapidão Atacadista inaugura loja em São Roque (SP)

De Redação SuperHiper 14 de agosto de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

Foi inaugurado nesta quarta-feira, 14, na cidade de São Roque, localizada no interior de São Paulo, o Rapidão Atacadista. De bandeira pertencente ao Grupo São Roque Supermercados, a celebração contou com a participação dos diretores da empresa e claro, da forte presença da população local.

Recebidos com música ao vivo e sorteio de prêmios, os clientes ganharam hoje uma loja de grande porte, com 2000 metros quadrados de área de vendas. Para a unidade foram geradas cerca de 250 vagas de emprego diretos e indiretos.

O estabelecimento ainda dispõe de amplo estacionamento, diversos checkout e self checkout e setores como padaria, embutidos, açougue, hortifruti e adega.

Serviço
Rapidão Atacadista
Local: avenida Prefeito Bernardino de Lucca, 1022, Jardim Carambeí, São Roque, SP

 

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Negócios

Buybye expande presença no mercado de franquias

De Redação SuperHiper 14 de agosto de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

Após três anos validando a sua atuação e apresentando os seus diferenciais ao mercado, a buybye — empresa que nasceu como startup de varejo inteligente com soluções e experiências 100% autônomas — chega a um momento de consolidação, iniciando um consistente plano de crescimento para os próximos anos.

Já a partir deste segundo semestre de 2024 a estratégia de expansão será focada na criação de franquias da buybye, com previsão de saltar dos atuais 48 pontos de venda para 150 até o final deste ano. Ou seja, triplicar de tamanho. Para chegar a este patamar, a buybye — fundada em 2020 por Evandro Maximiano, seu atual CEO —, colocou em prática ações importantes que na avaliação de seu corpo diretivo serão fundamentais para atingir as metas de crescimento estipuladas.

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A primeira delas foi a incorporação da Zaitt em 2023, então empresa pioneira no segmento de mercados autônomos da América Latina. Outro passo importante no processo de consolidação da buybye foi a sociedade fechada com o artista e empreendedor Lucas Lucco, no início de 2024. O fato da empresa ter a sua expertise ancorada na tecnologia foi fundamental para que Lucco visse o potencial para o negócio escalar, da mesma maneira com que também investiu e viu crescer a sua rede de academias.

Por fim, está a recente parceria com a Divina Terra — rede de franquias de alimentação saudável, dona do maior mix do Brasil em produtos a granel, naturais, integrais, sem açúcar, vitaminas, sem glúten e sem lactose, orgânicos, veganos e suplementos – para a criação da Divina Go. A nova marca será a primeira de mercado autônomo de alimentação saudável da América Latina.

“Temos um propósito claro: queremos ser a melhor rede de mercado autônomo inteligente do país. Para tanto, focamos a experiência de nossos clientes em qualidade e não em quantidade. Acreditamos que, ao cumprir esse propósito, o crescimento exponencial se torna uma consequência natural, nos tornando assim os maiores”, destaca Evandro Maximiano.

Modelo de Franquia – O plano de franquia da buybye parte do princípio de que os eventuais parceiros compartilhem do propósito e da cultura da marca, tendo à frente a ambição para transformar as suas vidas. A partir daí a empresa oferece suporte para todas as etapas, desde a escolha do ponto ideal até a inauguração da loja, ou seja, validando ambientes, formatos, riscos, tecnologias e operações, além de monitoramento, reabastecimento e inteligência de dados para relacionamento com o cliente. Com treinamento especializado e ferramentas de gestão avançadas, os franqueados já iniciam o trabalho prontos para maximizar seus resultados.

“Nossa entrega de valor é acompanhar o cliente desde a escolha do ponto, inauguração, até o pós inauguração, com sugestões de estratégia em varejo e marketing, colaborando na boa performance na loja”, enfatiza Evandro Maximiano. Ele destaca ainda que “a qualidade das operações e o sucesso dos franqueados vêm em primeiro lugar”.

Investimento e Retorno – Para abrir uma unidade buybye, o investimento inicial é de R$ 25 mil — já incluindo taxa de franquia —, valor que pode variar em até R$ 200 mil, de acordo com o formato de loja escolhido para cada ambiente. Atualmente o foco de expansão da buybye está em operações com faturamento médio de R$ 36 mil, com tempo médio de retorno em 12 meses e previsão de ponto de equilíbrio já para o primeiro mês de operação.

“Queremos que o significado de fazer parte da buybye seja personalização, segurança e retorno de investimento. Com base nessas premissas, esperamos encerrar 2024 com 150 unidades operacionais no Brasil”, projeta o CEO.

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Legislação

STJ pode tomar decisão que afetará os consumidores, alerta ABRAS

De Redação SuperHiper 14 de agosto de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

Nesta quarta-feira, 14, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) analisará, sob a sistemática de recurso repetitivo (Tema nº 1.191), a questão da restituição do ICMS Substituição Tributária (ICMS-ST). O cerne da discussão é se o substituto tributário, que recolheu o ICMS na primeira etapa da cadeia de produção, deve comprovar que assumiu o encargo do tributo ou se está autorizado a solicitar a restituição em nome de quem o assumiu.

A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) participa do processo como amicus curiae (amigo da corte) e expressa preocupações quanto ao impacto que uma decisão desfavorável poderá ter sobre os contribuintes. A ABRAS acredita que uma decisão que crie barreiras para o ressarcimento do ICMS-ST poderá resultar em um impacto bilionário para os consumidores brasileiros, com um possível aumento da carga tributária.

A entidade, que representa o varejo alimentar no Brasil, alerta que supermercados que possuem pedidos de ressarcimento/restituição/compensação de valores pagos a maior a título de ICMS-ST, quando a base de cálculo efetiva for inferior à base de cálculo presumida, podem enfrentar a negativa de seus pedidos pelos Fiscos Estaduais. Isso pode ocorrer caso o STJ imponha restrições operacionais que inviabilizem o legítimo direito ao ressarcimento ou devolução do imposto pago indevidamente.

Em geral, os contribuintes envolvidos em atividades comerciais estão sujeitos à apuração e recolhimento do ICMS, seja pelo regime “normal” (débito/crédito), seja pelo regime de “substituição tributária”. A escolha do regime depende das atividades econômicas realizadas em cada unidade federativa e da natureza das mercadorias comercializadas.

O instituto da substituição tributária (artigo 150, § 7º, da CF/88) é amplamente utilizado pelos Governos Estaduais e pelo Distrito Federal para facilitar a fiscalização do ICMS e garantir a arrecadação. Nesse regime, o legislador transfere a obrigação de recolher antecipadamente o ICMS a um terceiro (denominado substituto tributário), presumindo que as mercadorias serão comercializadas internamente e que o valor da operação será estimado com base na venda ao consumidor final. No entanto, essa antecipação não reflete necessariamente o preço real sobre o qual o ICMS deve ser calculado.

Em 2016, o Supremo Tribunal Federal (STF) reinterpretou o artigo 150, § 7º, da CF/88 e o artigo 10 da Lei Complementar nº 87/96 ao julgar o RE nº 593.849/MG (Tema-RG nº 201). O STF reconheceu o direito à restituição ao contribuinte do ICMS-ST quando a base de cálculo “presumida” adotada pelo Fisco exceder o preço final de venda efetivamente praticado pelo substituído.

A ABRAS reforça que a decisão a ser proferida pelo STJ nesta quarta-feira será crucial para definir a forma como o ressarcimento do ICMS-ST será tratado e terá implicações significativas para a carga tributária dos consumidores.

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Gente

Superintendente de RH do Verdemar avalia como o setor pode impulsionar o varejo

De Redação SuperHiper 14 de agosto de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

Compreender o papel estratégico do Recursos Humanos dentro de uma empresa vai muito além das tradicionais funções de recrutamento, treinamentos e até demissões. Hoje, o RH desempenha um papel crucial como parceiro da gestão, trabalhando em sintonia para alcançar metas comuns e manter um ambiente de trabalho produtivo e harmonioso.

No contexto do varejo, esse setor desempenha um papel ainda mais vital, moldando a experiência do cliente por meio do desenvolvimento e engajamento dos colaboradores. Leandro Souza de Pinho, superintendente de RH da rede de supermercados Verdemar, enfatiza que o departamento se tornou um elemento essencial no cenário dinâmico do varejo moderno.

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Confira entrevista com o especialista que atua na rede há 21 anos, participando da estruturação das políticas e práticas de gestão de pessoas. Ele é mestre em Administração de Empresas, pós-graduado em Gestão Estratégica de Pessoas e bacharel em Psicologia. Em 2022, assumiu a presidência da ABRH/MG – Associação Brasileira de Recursos Humanos em Minas Gerais, tendo como desafio desenvolver uma visão estratégica para o desenvolvimento das organizações e principalmente dos profissionais de gestão de pessoas.

Como você define uma boa gestão de recursos humanos em termos de impacto positivo na experiência do cliente?
Penso que não conseguimos impactar positivamente os clientes, sem antes impactar os funcionários. Acredito que não se pode cobrar algo que não foi oferecido. Nossos esforços são dirigidos para a reflexão sobre políticas, processos e práticas que ofereçam a melhor experiência possível aos nossos funcionários, desde o primeiro contato com nossa empresa.

Mas é claro que também treinamos, continuamente, nossos funcionários quanto às técnicas de atendimento ao cliente, objetivando garantir uma equipe bem treinada, capaz de proporcionar um atendimento eficiente e amigável, para responder prontamente às necessidades dos consumidores.

No Verdemar, o setor de RH está presente em todas as unidades por meio de uma equipe de profissionais da Psicologia, que realizam atendimentos diariamente a todos os funcionários em suas demandas. Nosso objetivo é cuidar, ouvir e direcionar as pessoas em seus momentos de maior vulnerabilidade.

Leandro Souza de Pinho, superintendente de RH do Verdemar Supermercados. Foto: Cassia Cinque.

Quais estratégias ou práticas específicas sua empresa adota para garantir que os funcionários estejam bem alinhados com as necessidades e expectativas dos clientes?

Realizamos uma comunicação clara, mantendo os canais abertos entre a equipe de funcionários e seus líderes para que possam ser compartilhados os feedbacks dos clientes, ideias de melhorias e preocupações relacionadas ao serviço realizado.

Também realizamos monitorias de atendimento constantes, por meio da nossa equipe interna de relacionamento com os clientes, fornecendo, assim, retornos e treinamentos pontuais sobre os itens que cada funcionário precisa desenvolver.

Os elogios dos clientes aos nossos funcionários são públicos nos canais de comunicação e os funcionários elogiados recebem o registro da boa prática em suas fichas funcionais, reforçando, assim, os comportamentos esperados e divulgando internamente as nossas boas práticas.

Planos de ações são elaborados para sanar as críticas dos clientes, assim como, a partir destas sinalizações, são elaboradas intervenções individuais e coletivas nos setores. Esses conteúdos são utilizados para a construção de nossos treinamentos e indicam o que precisamos desenvolver.

Fomentamos a cultura do bom atendimento em todas as ações do setor de RH. Ao implementar essas práticas, buscamos garantir que os funcionários estejam alinhados às necessidades e às expectativas dos clientes, resultando em uma experiência mais positiva e satisfatória.

Poderia compartilhar exemplos de iniciativas bem-sucedidas de RH que resultaram em melhorias perceptíveis na experiência do cliente?
Nossas iniciativas perpassam por todos os subsistemas de RH, desde o primeiro contato do candidato com a empresa, seguindo pela sua jornada conosco, até o momento de desligamento, em que o cuidado e o respeito sempre devem ser concretizados. Acreditamos que todos os investimentos realizados nos processos e nas políticas voltadas para os funcionários nos auxiliam na experiência e na percepção que nossos clientes vivenciam em nossas lojas.

Dentre tantas iniciativas, destaco que nossas políticas de inclusão são reconhecidas positivamente por nossos clientes e já foram premiadas diversas vezes. O programa “Inclusão como valor” inclui pessoas com deficiência de forma verdadeira e sustentável. Fomos a segunda empresa do Brasil e a primeira de Minas Gerais a incluir Pessoas com Transtornos Mentais/Psiquiátricos, que vivenciavam um histórico de estigmas e exclusão social. Essa parceria com o Ministério de Trabalho e Emprego, a Prefeitura de Belo Horizonte, o SENAC/MG e o Verdemar tornou-se uma boa prática reconhecida e multiplicada em nossa cidade.

O Programa “Talentos da Maturidade” inclui e valoriza pessoas aposentadas que anseiam por continuar ou retornar ao trabalho. O desejo de contribuir, o cuidado e a gentileza com nossos clientes são destaques nestes profissionais em nossas operações. Já o Programa “Verdemar Sem Fronteiras” abriu as portas para a inclusão de profissionais imigrantes de vários países, que viram nesta oportunidade uma forma de pertencimento e reconstrução de suas histórias profissionais e de vida.

Esses exemplos demonstram como as iniciativas de recursos humanos podem ter um impacto direto na experiência e nas oportunidades para os funcionários. Consequentemente, essa cultura tem impacto positivo na percepção e no atendimento dos clientes, impulsionando nosso sucesso e os resultados.

Como você lida com desafios relacionados à gestão de talentos e desenvolvimento de habilidades para garantir que os funcionários possam atender efetivamente às necessidades em constante evolução dos clientes?
Acredito que somente por meio do trabalho das pessoas uma organização alcança seus resultados. Logo, lidar com desafios relacionados à gestão de talentos é uma tarefa que deve ser vista como prioritária, tendo em consideração que este desenvolvimento está diretamente ligado às necessidades do mercado, envolvendo investimentos e uma abordagem multifacetada.

Nosso “Programa Potenciais”, por exemplo, tem o objetivo de identificar e selecionar talentos internos que possam ocupar vagas de liderança, e o “Programa RI – Recrutamento Interno”, possui o intuito de selecionar funcionários para ocupar outras posições na empresa, gerando, assim oportunidades e desenvolvimento constante.

Nossa “Escola de Líderes” oferece formação inicial aos potenciais identificados e aos novos líderes contratados no mercado, desenvolvendo os comportamentos esperados e os processos de interface com todos os setores da empresa.

Regularmente, avaliamos as habilidades e competências das equipes, buscando mapear lacunas que precisam ser trabalhadas, por meio de feedbacks e registros de comportamentos esperados ou que precisam de mudança.

A equipe de RH apoia as lideranças em todas as decisões ligadas à gestão de pessoas, realizando, diariamente, mentorias e acompanhamento de suas demandas. Acreditamos que a aprendizagem é contínua e, por isso, promovemos cultura, incentivando e apoiando oportunidades de desenvolvimento profissional, como cursos online, workshops.

O que uma empresa precisa fazer para fidelizar seu quadro de funcionários mantendo aqueles que realmente correspondem com a cultura da organização?
Penso que esse é o maior desafio do varejo atualmente: fidelizar em seu quadro de funcionários aqueles que realmente correspondem à cultura da organização. Para isso, os desafios são múltiplos. Primeiramente, é preciso conhecer e divulgar corretamente os seus diferenciais. Isso pode ser um fator decisivo na atração de profissionais, porém, é necessário ter o máximo de transparência com os desafios que compõem a realidade que o funcionário vivenciará na empresa. Desta forma, temos maior êxito na atração de pessoas que se identificam com a organização.

Em seguida, trabalhar uma cultura organizacional sólida e positiva é fundamental para atrair e reter os funcionários certos. Isso envolve definir missão, visão e valores claros, além de garantir que sejam comunicados e incorporados em todas as práticas e decisões da empresa.

A oferta de oportunidades de desenvolvimento profissional é outra forma de incentivar e valorizar os talentos na empresa. Oferecer programas de recrutamento e promoção, treinamentos e incentivo à formação continuada auxiliam diretamente no desejo de pertencimento na empresa.

O respeito é valorizado em todas as relações e não é diferente no trabalho. Todos buscam um ambiente em que os funcionários se sintam valorizados, respeitados e apoiados. Assim, deve-se reconhecer o bom desempenho, promover o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal e incentivar uma cultura de colaboração. Práticas como essas auxiliam diretamente nessa realidade buscada por todos.

A diversidade e a inclusão devem ser sempre valorizadas. Uma empresa inclusiva, em que as pessoas podem se sentir acolhidas sendo quem elas são, promove um ambiente onde todas as vozes são ouvidas e valorizadas. É necessário, portanto, celebrar a diversidade com políticas e práticas que promovam a igualdade de oportunidades para todos os funcionários.

Manter os funcionários informados sobre os acontecimentos da empresa, metas e objetivos e incentivar uma comunicação aberta e transparente em todos os níveis da organização são ações que demonstram que todos são importantes para o alcance dos objetivos organizacionais.

Além de salários competitivos, é necessário oferecer benefícios e incentivos que sejam atrativos para os funcionários, como plano de saúde, plano odontológico, incentivos à formação superior, auxílio alimentação, entre outros.

Quais são os principais elementos que você considera essenciais para integrar com sucesso a gestão de RH e o desenvolvimento humano na estratégia geral de experiência do cliente da empresa?
A ética e a transparência são fundamentais e, cada vez mais, necessárias nas relações profissionais, principalmente nas propostas de gestão de RH e desenvolvimento humano como um todo. Quanto à estratégia geral da experiência do cliente na empresa, precisamos reconhecer a importância dos funcionários na entrega de uma experiência satisfatória e, a partir desta percepção, fomentar os objetivos e valores da empresa.

Como tornar o funcionário um profissional receptivo, bem treinado e preocupado em oferecer ao cliente o melhor atendimento?
Penso que não tornamos as pessoas o que desejamos, mas, sim, oferecemos as oportunidades para elas se engajarem com os propósitos da empresa. Isso só ocorre quando selecionamos adequadamente profissionais aptos às necessidades que possuímos, treinamos e desenvolvemos, cotidianamente, lideranças e funcionários, reconhecemos e valorizamos comportamentos esperados e apoiamos as pessoas em suas dificuldades. Ou seja, se desejamos que nossos funcionários ofereçam o melhor atendimento aos nossos clientes, precisamos nos estruturar para oferecer a eles também a melhor experiência no âmbito do trabalho.

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Internacional

Quer um conselho? Não diga que um produto é feito por IA

De Redação SuperHiper 14 de agosto de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

Por Renato Müller

As palavras não são somente uma forma de explicar o que é alguma coisa. A escolha correta das frases faz uma enorme diferença na percepção que as pessoas têm sobre um produto, serviço ou marca. Um estudo realizado pela Washington State University dos EUA mostra que produtos indicados como “AI-powered” (impulsionados pela Inteligência Artificial) são menos atraentes para os consumidores.

Segundo o estudo, publicado em junho no Journal of Hospitality Marketing & Management da universidade, destacar o uso de IA em um produto diminui a intenção dos clientes em adquiri-lo. Consumidores de diferentes faixas etárias viram produtos de diversas categorias, de TVs e aspiradores de pó a serviços de saúde, com a diferença de que alguns eram descritos como “high tech” e outros (semelhantes aos primeiros) como “AI-powered”.

Em todos os casos, a intenção de comprar ou usar um produto era significativamente menor sempre que a Inteligência Artificial era citada na descrição. Embora produtos de alto valor agregado movidos a IA tivessem mais rejeição (como no caso de automóveis autônomos), em qualquer categoria mais da metade dos consumidores disse que não compraria um produto “IA-powered”.

“Uma das razões pela resistência ao uso de IA é o medo do desconhecido”, acredita Dogan Gursoy, um dos autores do estudo. “Antes do ChatGPT, a maioria das pessoas não tinha a menor ideia do que era IA, mesmo que ela já estivesse sendo usada há bastante tempo”, argumenta.

Outro ponto que diminui a confiança na IA é a forma como vem sendo retratada há décadas na cultura popular, especialmente em filmes: como uma ameaça à humanidade. Gursoy também aponta para as preocupações sobre privacidade. “O fato de que a forma de funcionamento dos algoritmos não é clara para a maioria das pessoas contribui para essa falta de confiança”, argumenta.

Para o pesquisador, marcas que querem posicionar seus produtos por meio da Inteligência Artificial precisam focar nos benefícios, e não na tecnologia usada. “É preciso mostrar como o uso da IA vai melhorar o dia a dia das pessoas, em vez de incluir a sigla na comunicação sem um foco específico”, recomenda Gursoy.

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