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sábado, outubro 18, 2025
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Consumidor

Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável

De Renata Ruiz 21 de agosto de 2024
Escrito por Renata Ruiz

Entender e conquistar a confiança do consumidor é fundamental em um cenário marcado por crises financeiras, ambientais e tecnológicas. Nesse contexto, a segurança e a confiabilidade das marcas tornam-se prioridade para os consumidores.

Essa é uma das principais conclusões da pesquisa Voz do Consumidor, realizada pela PwC, que traz insights valiosos sobre as tendências de consumo. O estudo, que analisou as opiniões de mais de 20 mil consumidores em 31 países, incluindo o Brasil, abordou temas como cuidados com o meio ambiente, saúde, transparência de dados, relação custo-benefício e o uso da inteligência artificial (IA).

Mudanças nos hábitos alimentares

Um dos pontos de destaque para o varejo alimentar é a mudança nos hábitos de consumo no Brasil. A pesquisa revela que 56% dos entrevistados brasileiros pretendem aumentar a ingestão de frutas e vegetais frescos. Além disso, 20% dos consumidores indicaram a intenção de reduzir o consumo de carne vermelha. Esses dados apontam para uma transformação significativa no comportamento alimentar, abrindo oportunidades para o varejo investir em práticas saudáveis que atendam a essa nova demanda.

Segundo o estudo, 42% dos consumidores planejam ampliar o consumo de feijões, grãos e leguminosas, enquanto 38% desejam aumentar a ingestão de peixes e frutos do mar. O interesse crescente por dietas à base de plantas sugere uma maior conscientização sobre os impactos ambientais e uma preferência por escolhas alimentares mais saudáveis, com 66% dos brasileiros se preocupando mais com a saúde e 52% buscando mais informações nutricionais.

Estratégias para o varejo alimentar

A pesquisa da PwC sugere que produtores e varejistas precisam agir rapidamente para reduzir a pegada ecológica da produção de alimentos e capitalizar a disposição dos consumidores em pagar por alimentos mais saudáveis. Estratégias eficazes incluem o uso de embalagens que orientem os consumidores para escolhas ecológicas e construam confiança através da transparência no design dos produtos e na comunicação clara sobre sustentabilidade nos pontos de venda.

Além disso, 69% dos consumidores brasileiros consideram útil uma classificação independente de sustentabilidade nos alimentos, e acreditam que incentivos nos preços de produtos próximos do vencimento aumentariam a probabilidade de compra.

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  • Saiba como o hortifruti pode aumentar a receita do seu supermercado

Quatro passos para se reinventar

Para atender às novas demandas e se manter competitivo, o varejo e os produtores devem considerar os seguintes passos, segundo o relatório da PwC:

  1. Apoiar dietas saudáveis: Facilitar a manutenção de uma dieta equilibrada com sinalização clara de categorias alimentares, informações nas embalagens e campanhas de marketing direcionadas.
  2. Expandir o portfólio: Incorporar uma variedade maior de proteínas e produtos que atendam às novas preferências dos consumidores.
  3. Atender à demanda por bem-estar: Focar na crescente demanda por produtos que promovam saúde e bem-estar.
  4. Inovar com tecnologia: Oferecer produtos inovadores, como dispositivos vestíveis que monitoram a saúde, para atrair uma nova geração de consumidores informados e preocupados com o bem-estar.
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Consumidor

Rede Supermarket celebra 15º aniversário

De Redação SuperHiper 21 de agosto de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

A Rede Supermarket festeja sua 15ª edição de aniversário, com ofertas de até 50% de desconto, em todos os segmentos de produtos, como bebidas, beleza, padaria, açougue e limpeza, nas mais de 130 lojas, em todo o Estado do Rio de Janeiro.

Para ampliar ainda mais a campanha, que este ano tem a temática “O preço baixo arrebenta”, a Rede vai distribuir mais de 130 prêmios, entre Iphone 15, Playstation, Smart TV de 43 polegadas e Echo Dot. Serão prêmios instantâneos sorteados no aplicativo todos os dias, entre 02 a 30 de setembro, além do sorteio final, que vai premiar os clientes com Iphones, Playstations e Smart TV 43 polegadas.

Leia também:

  • Rede Supermarket reinaugura loja em Rio das Pedras (RJ) totalmente repaginada
  • Robô Atendente chega na Rede Supermarket e faz sucesso entre os clientes

E para que as lojas fiquem sempre abastecidas, mais de 500 caminhões sairão, diariamente, dos centros de distribuição, transportando mais de 15 mil itens, com números que chamam a atenção: 10 milhões de toneladas de arroz; 9 milhões de toneladas de açúcar; 3,5 milhões de toneladas de café; 7 milhões de toneladas de feijão; 6 milhões de garrafas de óleo de soja; 80 milhões de rolos de papel higiênico; 4,5 milhões de caixas de sabão em pó; 4,5 milhões de sabonetes; 14 milhões de litros de leite; 4 milhões de toneladas de carne bovina, entre outros itens. Para operacionalizar todo o aniversário, a Rede conta com mais de 25 mil colaboradores.

“Chegamos aos 15 anos e queremos fazer o maior aniversário de todos os tempos. É uma logística desafiadora, mas muito motivadora. A Rede Supermarket não para de crescer e queremos ter sempre o nosso convidado mais especial, o cliente, ao nosso lado nesses grandes marcos. Ao ofertar milhares de itens com preços competitivos, nosso intuito é multiplicar a qualidade da experiência de compra e ajudar no orçamento das famílias em todo o estado do Rio de Janeiro”, afirma o presidente da Rede Supermarket, Paulo Bonifácio.

Além de todas as ofertas, a Rede terá a promoção ‘Super 15’, em que, a cada R$ 150,00 em compras, o consumidor vai concorrer aos mais de 130 prêmios. Todos os dias, no game do aplicativo Superclube Supermarket, os clientes poderão ganhar Airfryers, Echo Dots, Sanduicheiras, Liquidificadores, Aspiradores de pó e Micro-ondas.

Cadastrando as notas fiscais no aplicativo Superclube Supermarket, os clientes também vão receber números da sorte para concorrer a Iphones, Playstations e Smart TVs 43”, no final da promoção. Além disso, adquirindo produtos das marcas parceiras, o consumidor aumenta as chances de ganhar.

“A Rede Supermarket abre suas portas abertas para o cliente que deseja ótimo preço, qualidade de serviços e variedade de ofertas. E estamos sempre perto do cliente, nas mais de 130 lojas no estado”, finaliza Paulo Bonifácio.

Brincadeiras

Além do game no aplicativo ‘Superclube Supermarket’ e do sorteio pela loteria federal, a Rede Supermarket também vai promover brincadeiras em lojas selecionadas para premiar os clientes com Iphones 15 e Playstation 5. Em uma das ações, o apresentador Sérgio Mallandro vai promover a “Porta dos Desesperados”. Apresentando notas de compras a partir de R$ 150,00, os clientes participarão do sorteio para escolher uma porta e concorrer aos prêmios. Em outra ação, a influenciadora Evelyn Regly vai liderar o viral “Jogo das Garrafas”. Com o mesmo formato de participação, os sorteados tentarão colocar as garrafas na ordem correta para ganhar os prêmios. Todas as informações e datas serão divulgadas nas redes sociais da Rede Supermarket e no www.redesupermarket.com.br/aniversario.

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GenteLojas

Fort Atacadista chega em Santa Cruz do Sul (RS)

De Redação SuperHiper 21 de agosto de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

O Grupo Pereira reforça sua atuação no Rio Grande do Sul com a instalação de nova loja na cidade de Santa Cruz do Sul, localizada na região central do Rio Grande do Sul. O anúncio marca a primeira unidade de bandeira Fort Atacadista no Vale do Rio Pardo.

“Com a entrada em Santa Cruz do Sul, reafirmamos nossa intenção de crescer no Estado, onde houver oportunidades. É um importante passo em uma nova região e na cidade que representa a quinta maior economia gaúcha”, destaca o diretor do Fort Atacadista, Lucas Pereira Santiago.

O Fort Atacadista vai ocupar o espaço que antes era do Carrefour, entre as ruas Paul Harris e Ernesto Alves, e que fechou as portas em janeiro deste ano. Não é a primeira vez que a rede aproveita uma estrutura já existente para se expandir no Estado. Em Viamão, onde inaugurou sua unidade em setembro do ano passado, a bandeira utilizou o espaço que antes era ocupado pelo Maxxi Atacado, também do Grupo Carrefour.

“Faremos um importante investimento para reformar o espaço e oferecer a experiência de Compra Fort para os clientes da cidade, com Açougue Carne Fresca, Padaria Fort, loja iluminada com amplos corredores, e com o melhor preço da região”, detalha Pereira. “O que podemos antecipar é que, nossos planos, são de inaugurar a loja em breve, talvez ainda em 2024”, revela.

Feirão de Empregos

Para agilizar o início das atividades em Santa Cruz do Sul, o Grupo Pereira já abriu a seleção de vagas. Ao todo, serão 255 empregos gerados, que precisarão ser contratados para iniciar o treinamento. A empresa tem a inclusão entre seus princípios. Então, pessoas 50+, PCDs, estrangeiros e LGBTQIAPN+ são bem-vindos e terão espaço no Grupo. Além disso, não é necessária experiência anterior no varejo ou nas funções requeridas para se candidatar.

Nesta quinta e sexta-feira, 22 e 23 de agosto, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h, será realizada a primeira seleção já em frente à nova loja do Fort Atacadista, na Rua Paul Harris, 291, no Centro, de Santa Cruz do Sul. Os candidatos devem comparecer com currículo e documento de identidade. A seleção é para diversas vagas, como operador de caixa, repositor, auxiliar de perecíveis, auxiliar de cozinha, cozinheira, conferente, auxiliar de carga e descarga, operador de empilhadeira, encarregados de setores, entre outros.

O Fort Atacadista vai promover neste mês ainda dois feirões de empregos para acelerar as contratações na região. De 26 a 30 de agosto, das 9h às 12h e das 13h às 16h, o feirão será realizado em parceria com o SINE de Santa Cruz do Sul, na Câmara de Vereadores, localizada na Rua Fernando Abott, 940. E, nos dias 27 e 29 de agosto, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h, a parceria será com o SINE de Rio Pardo, com feirão na Câmara de Vereadores, na Rua Andrade Neves, 227, no centro, de Rio Pardo.

Benefícios: Café da manhã, almoço e/ou jantar; transporte; assistência odontológica; vale-transporte; premiações por produtividade; kit maternidade/paternidade; seguro de vida; descontos de 7% nas compras no Fort (Cartão Vuon Card); e suporte social (com atendimento por telefone 0800 para assistência financeira, jurídica, social, psicológica e previdenciária) aos funcionários e familiares, além de outras facilidades.

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Gente

Assaí abre 340 vagas de emprego para 1ª loja no Guarujá (SP)

De Redação SuperHiper 21 de agosto de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

O Assaí Atacadista está com 340 vagas de emprego abertas para compor o time de colaboradores da sua primeira loja no Guarujá. Situado na rua Waldomiro Macário, no bairro Conceiçãozinha, o local tem fácil acesso à rodovia Piaçaguera-Guarujá – via alternativa ao trajeto de balsas Santos/Guarujá.

Desta forma, a companhia segue com o seu objetivo de tornar as suas lojas cada vez mais próximas de seus clientes, facilitando o acesso ao diminuir o tempo de deslocamento e, também, de estar presente em regiões de grande densidade urbana. A unidade já está em obras e deverá ser inaugurada até o final do ano.

As oportunidades são para contratação imediata e todas as posições de trabalho são efetivas, elegíveis às pessoas com deficiência e abrangem diferentes áreas e níveis de experiência, com funções técnicas, operacionais e de lideranças. Entre elas, estão:

  • Chefe de Seção;
  • Açougueiro(a);
  • Padeiro(a);
  • Fiscal de Prevenção de Perdas;
  • Repositor(a) de mercadorias;
  • Operador(a) de Caixa;
  • Empacotador(a);
  • Vendedor(a) de Cartão;
  • Auxiliar de Depósito;
  • Operador(a) de Empilhadeira, entre outros.

Os interessados devem se cadastrar exclusivamente no site até o dia 16 de setembro. Para iniciar a participação no processo seletivo, que será realizado com etapas presenciais e online, é necessário ter em mãos RG, CPF, número de telefone e endereço de e-mail.

A empresa oferece remuneração e pacote de benefícios compatíveis com o mercado e possui, também, um plano estruturado de carreira, com investimentos constantes em capacitação e no desenvolvimento profissional de seus colaboradores em todo o país.

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Lançamentos

Perdigão apresenta nova identidade visual e assinatura

De Redação SuperHiper 21 de agosto de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

A Perdigão celebra seus 90 anos inaugurando um novo momento para a marca com rebranding que inclui identidade visual renovada, novo logotipo e nova assinatura. A reformulação do logo preserva a essência da marca, enquanto adota um design mais moderno e atraente. Linhas mais suaves e formas simplificadas foram introduzidas para criar uma imagem contemporânea e relevante, se conectando às novas gerações. Já a nova assinatura “Perdigão. O sabor de comer juntos”, reafirma os pilares de qualidade e sabor da marca, presente em diversas ocasiões de consumo dos brasileiros.

“A Perdigão está vivendo seu melhor momento, liderando o mercado e sendo a marca mais escolhida pelos consumidores. Renovar a marca no ano em que celebramos 90 anos é uma forma de nos reinventar e garantir relevância para as próximas gerações. Essa mudança reforça ainda mais a presença da Perdigão na vida dos brasileiros – seja em celebrações ou no dia a dia, unindo as pessoas através do sabor inconfundível dos nossos produtos”, afirma o diretor de marketing e Inovação da BRF, Luiz Franco.

O icônico coração da Perdigão, com as duas perdizes que simbolizam a marca, foi refinado com um contorno mais simétrico, mantendo sua identidade, mas com um toque de modernidade. O vermelho, cor registrada da Perdigão, ganhou ainda mais destaque, adicionando dinamismo e contraste à comunicação “Optamos por simplificar nosso logotipo, passando de um design 3D para 2D, alinhado com a tendência de clareza e funcionalidade no mercado de design. Essa mudança estratégica adapta a marca Perdigão aos diversos pontos de contato, especialmente nas embalagens e no ambiente digital, onde a interação com os consumidores ocorre cada vez mais em telas menores”, explica o gerente executiva de marketing da Perdigão, Marina Secaf.

A nova tipografia, desenvolvida exclusivamente pela agência brasileira Plau, agrega valor e personalidade à identidade visual. “Esta nova tipografia reflete a evolução da marca, modernizando nossa comunicação e conectando-nos de maneira mais relevante com as novas gerações. Este movimento gráfico de simplificação reflete a essência da Perdigão e a prepara para o futuro, garantindo uma presença clara, moderna e impactante no mercado”, acrescenta Marina Secaf.
rebranding
O novo design foi criado para ser adaptável a diversos meios, atendendo às necessidades dos consumidores e da equipe de vendas. As embalagens, que chegarão às gôndolas ao longo do ano, contam com um QR code na parte frontal, que direciona os consumidores a experiências digitais, como acesso a receitas, informações sobre procedência e rastreabilidade dos produtos. “Nossa reformulação foi cuidadosamente pensada para proporcionar uma experiência de marca ainda mais envolvente e relevante. As novas embalagens integram o físico e o digital, acompanhando a jornada do consumidor e oferecendo soluções adequadas para diversas ocasiões de consumo”, finaliza Marina Secaf.

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Internacional

Aquisição cria nova potência em lojas de conveniência

De Redação SuperHiper 21 de agosto de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

Por Renato Müller

Ao menos no que se refere às lojas de conveniência, os canadenses querem dominar o mundo. A Couche-Tard, dona das marcas Circle K e Couche-Tard, com ampla presença na América do Norte, fechou um acordo com a rede de supermercados Giant Eagle para adquirir as 270 lojas da rede GetGo Café + Markets.

A GetGo conta com uma diversidade de modelos de loja, indo desde quiosques até lojas de conceito aberto, com um amplo menu de alimentos preparados na hora. “A GetGo construiu uma base de clientes fiéis, com um time talentoso e engajado que trabalha para entregar ótimas experiências para seus clientes”, afirma o presidente e CEO da Couche-Tard, Brian Hannash.

Com a aquisição, que deverá ser finalizada no ano que vem, a empresa amplia sua presença nos estados da Pennsylvania, Ohio, West Virginia, Maryland e Indiana. O valor da transação não foi divulgado e dá continuidade à estratégia da companhia de crescer por meio de aquisições. No ano passado, a empresa comprou 112 lojas do grupo Mapco e 45 da Big Red Stores, ganhando musculatura no sudeste americano (Arkansas, Tennessee, Alabama e Georgia).

Tudo isso, porém, pode ser apenas uma ponta de lança para uma ação mais agressiva da varejista. A Couche-Tard disse que submeteu recentemente uma proposta de aquisição da Seven & I Holdings, companhia dona da rede de lojas de conveniência 7-Eleven. Atualmente, a Seven & I, com 84 mil lojas em 20 países, tem um valor de mercado de cerca de US$ 38 bilhões. Caso a compra avance, a Couche-Tard irá multiplicar de tamanho: a empresa opera atualmente 16.700 pontos de venda em 31 países, sendo que 13.100 lojas também contam com postos de combustíveis.

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Lançamentos

Fini e Warner Bros. lançam linha exclusiva de balas de gelatina

De Redação SuperHiper 21 de agosto de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

A Fini, em uma parceria inovadora com a Warner Bros., lançou uma linha exclusiva de balas de gelatina inspirada no encantador universo de Harry Potter. Esta iniciativa visa fortalecer a conexão e a identificação da marca com os Millennials e a Geração Z, oferecendo formatos lúdicos e icônicos que ressoam com esses públicos.

A coleção traz sabores variados e formas que remetem aos elementos mais emblemáticos da saga, como o Chapéu Seletor, o Raio, os Óculos do Harry e a coruja Edwiges, proporcionando uma experiência mágica de sabor que promete conquistar fãs de todas as idades.

Nossa jornada pelo sabor e pela magia começa com os elementos mais queridos e reconhecidos pelos fãs, transformados em deliciosas balas de gelatina. Cada formato é uma homenagem aos símbolos do mundo de Harry Potter, convidando todos a embarcar nesta aventura de paladar e fantasia.

Sobre a Fini

Fini é líder no segmento de balas de gelatina e regaliz no Brasil e faz parte da marca global The Fini Company. Com o propósito de que sempre é tempo de se encantar, a marca está presente em mais de cem países e conquistou a posição de uma das principais produtoras mundiais de balas de gelatina, marshmallows, tubes e chicles.

Em 2021, completou 50 anos na Espanha e 20 anos no Brasil, com presença em importantes canais de vendas do varejo, plataformas de delivery, e-commerce, cinemas, parques e franquias em todo o País.

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Eventos

“Esta será a Expoagas da superação”, diz presidente da AGAS

De Redação SuperHiper 20 de agosto de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

Organizada pela Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS), acontece nesta semana, entre os dias 20 e 22 de agosto, a 41ª edição da Convenção Gaúcha de Supermercados – Expoagas 2024, em Porto Alegre, no Centro de Eventos Fiergs, com a expectativa mais uma vez de quebra de recordes em negócios em relação a edições anteriores.

Além de superar recordes, a Expoagas de 2024 terá como como tema “Superação é a nossa marca”, começando pelo local, a sede da Federação das Indústrias do RS sendo mais uma vez o palco do encontro, mesmo com adaptações devido aos prejuízos estruturais trazidos pelas enchentes de maio no Estado.

A feira deve movimentar mais de R$ 700 milhões em negócios nos três dias, recebendo 63 mil visitantes de toda a cadeia do abastecimento. Ao todo, serão 496 expositores de produtos, equipamentos e serviços para o setor varejista, com destaque para fornecedores de alimentos, produtos de limpeza, de equipamentos e de bebidas, entre outros.

Presidente da AGAS, Antônio Cesa Longo

Entre os estandes, a maioria (72%) mais uma vez é de empresas gaúchas. “As pré-inscrições mostraram que, mesmo com as dificuldades logísticas e de aeroporto, o Brasil vem à feira e teremos um público recorde prestigiando a indústria gaúcha neste evento. A qualidade, a diversificação e a competitividade dos nossos fornecedores são um modelo para todo o Brasil. Por isso, temos certeza de que a Expoagas 2024 será uma grande vitrine de negócios, crescimento e superação para a nossa indústria regional”, destaca o presidente da AGAS, Antônio Cesa Longo.

Durante a cerimônia de abertura da ExpoAgas 2024, o presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), João Galassi, que também esteve presente, elogiou a coragem dos gaúchos neste momento de retomada, enfatizando que a reconstrução do Rio Grande do Sul não se dará somente com todas as contribuições que todos já estão fazendo, mas sim com um projeto de longo prazo que contemple os setores público e privado. Lembrou do apoio da ABRAS junto às Estaduais, para o Brasil todo apoiar a reestruturação das cidades e empresas atingidas pela tragédia.

Presidente da ABRAS, João Galassi.

O presidente da ABRAS destacou também as frentes de atuação da associação durante sua gestão, como o trabalho para aprovar as leis complementares da Reforma Tributária, especialmente aquelas relacionadas ao consumo do Brasil. Ressaltou ainda que a entidade tem colaborado diretamente para evolução das discussões que definem as políticas públicas trabalhistas, além de propostas para combater a insegurança alimentar, gerar empregos formais no País e melhorar o acesso a medicamentos pela população brasileira.

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Consumidor

WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas

De Renata Ruiz 20 de agosto de 2024
Escrito por Renata Ruiz

O WhatsApp, amplamente utilizado pelos brasileiros, tornou-se uma presença constante no cotidiano, seja para interações pessoais, profissionais ou até mesmo para realizar compras. Com uma penetração de 99% no Brasil, o aplicativo é utilizado por 147,21 milhões de pessoas, sendo que 34% dos usuários o consideram sua rede social favorita, segundo dados do Statista.

Essa popularidade aponta para a evolução do WhatsApp como um super aplicativo, especialmente pela praticidade e dinamismo que oferece. Empresas de diversos setores, incluindo o varejo alimentar, têm aproveitado essa característica para estabelecer um relacionamento mais próximo com os consumidores, enviando sugestões de compras e até mesmo facilitando transações pelo aplicativo.

Adoção no Varejo Alimentar

O grupo Cencosud é um exemplo de como o varejo alimentar tem inovado no uso do WhatsApp. A empresa implementou uma operação no aplicativo que permite aos clientes enviar listas de compras por áudio ou imagem, simplificando e otimizando a experiência de compra. Essa iniciativa reflete a tendência crescente de utilizar o WhatsApp como uma ferramenta estratégica de vendas e relacionamento.

Leia mais:

  • WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
  • OXXO passa a oferecer atendimento via WhatsApp
  • WhatsApp é o novo canal de atendimento da Rede do Tonin para cliente PJ
  • Novo canal de WhatsApp gera cerca de mil vendas por dia
  • Pão de Açúcar está pronto para vender por WhatsApp e entregar em 15 minutos
  • Redes de supermercados investem cada vez mais no WhatsApp

Principais recursos utilizados

Segundo a pesquisa da OpinionBox, a troca de mensagens de texto é o recurso mais utilizado no WhatsApp, com 93% dos usuários aproveitando essa funcionalidade. Além disso, 80% utilizam mensagens de áudio, indicando uma preferência por formas de comunicação mais pessoais e expressivas.

O uso intensivo do aplicativo é evidente: 36% dos usuários mantêm o WhatsApp aberto o dia todo, e 56% o acessam várias vezes ao dia. Comparado ao passado, 37% afirmam que utilizam o aplicativo ainda mais, enquanto 67% mantêm o mesmo nível de uso. Esses dados mostram a consolidação do WhatsApp como um canal de comunicação indispensável.

Relacionamento com empresas

A comunicação entre empresas e consumidores via WhatsApp é uma realidade consolidada: 79% dos usuários já se comunicaram com empresas através do aplicativo. Destes, 66% contrataram um serviço e 62% realizaram uma compra. Além disso, 54% dos entrevistados já compraram mais de uma vez pelo WhatsApp, o que demonstra a confiança crescente no canal como uma ferramenta de compras.

Para os consumidores que já realizaram compras pelo WhatsApp, 74% o fazem há mais de um ano. A receptividade ao uso do aplicativo para interações comerciais é alta, com 67% dos entrevistados considerando o WhatsApp um excelente canal de comunicação com empresas. Além disso, 49% não se importam em receber publicidade, desde que tenham fornecido seu número para a empresa.

Desafios do WhatsApp Pay

Lançado no Brasil em maio de 2021, o WhatsApp Pay ainda enfrenta desafios de adoção. Apesar de ser uma funcionalidade integrada ao chat, que permite pagamentos dentro do próprio aplicativo, 79% dos usuários ainda não utilizam o recurso, principalmente por questões de segurança.

A popularidade do PIX, que rapidamente se tornou a ferramenta preferida para transferências financeiras no país, também influencia essa dinâmica. De acordo com a pesquisa, 41% dos entrevistados preferem usar o PIX para realizar transferências.

Um dos principais fatores que inibem a adoção do WhatsApp Pay são os golpes frequentes via WhatsApp, que continuam sendo uma preocupação significativa para os consumidores brasileiros. Em 2022, o Brasil foi o país com mais ataques de phishing por WhatsApp, com mais de 76 mil tentativas de fraude, segundo relatório da consultoria Kaspersky.

O WhatsApp continua a se consolidar como uma ferramenta essencial no cotidiano dos brasileiros, não apenas para comunicação pessoal, mas também como um canal estratégico para empresas. Com a crescente utilização para interações comerciais e a exploração de funcionalidades como o WhatsApp Pay, o aplicativo caminha para se tornar ainda mais central na vida digital dos consumidores.

 

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ESG

Troco Solidário: Cencosud Brasil lança edital para selecionar 36 instituições parceiras

De Redação SuperHiper 20 de agosto de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

A Cencosud Brasil, através do Instituto Cencosud Sustentabilidade, acaba de lançar o edital para o Troco Solidário, programa por meio do qual os clientes podem destinar seu troco para beneficiar importantes causas sociais. Ao todo, 36 ONGs dos estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Ceará, Pernambuco, Sergipe, Goiás, Minas Gerais e Rio de Janeiro serão selecionadas e poderão receber as doações em dinheiro feitas pelos clientes das lojas e farmácias GBarbosa, Perini, Bretas e Prezunic. As inscrições estão abertas até 31 de agosto e devem ser feitas exclusivamente pelo site ri.cencosud.com.br.

Leia também:

  • Cencosud Brasil registra receita líquida de R$ 2,6 Bi no 2T24

Lançado em 2021, o programa já teve como parceiros as Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), Amigos do Bem, Instituto Cencosud Sustentabilidade, Fazer o Bem nos Faz Bem e Acomcer Juiz de Fora.

“O Troco Solidário é uma iniciativa muito importante e que, de forma simples, no dia a dia, contribui com o trabalho desenvolvido localmente pelas instituições. A renovação anual das ONGs participantes ampliará nosso impacto social nas localidades onde estamos presentes, permitindo que as doações apoiem diversas causas, ações e projetos com impacto positivo nas comunidades”, pontua o gerente de ESG da Cencosud Brasil, Fábio Oliveira.

Após avaliação do comitê e com base nos critérios de elegibilidade, as instituições selecionadas para o novo ciclo do Troco Solidário serão anunciadas no próprio site da empresa e nas redes sociais das bandeiras Bretas, GBarbosa, Perini e Prezunic.

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Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

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SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 50 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

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