SuperHiper
  • Seções
    • ABRAS
    • Consumidor
    • Consumo nos Lares
    • Economia
    • ESG
    • Eventos
    • Gente
    • Internacional
    • Legislação
    • Lojas
    • Mentores do Varejo
    • Negócios
    • Tecnologia
    • Lançamentos
  • TV SuperHiper
  • Newsletter
  • Revista
  • Anuncie
  • Contato
  • Seções
    • ABRAS
    • Consumidor
    • Consumo nos Lares
    • Economia
    • ESG
    • Eventos
    • Gente
    • Internacional
    • Legislação
    • Lojas
    • Mentores do Varejo
    • Negócios
    • Tecnologia
    • Lançamentos
  • TV SuperHiper
  • Newsletter
  • Revista
  • Anuncie
  • Contato
quarta-feira, outubro 22, 2025
SuperHiper
SuperHiper
SuperHiper
  • Seções
    • ABRAS
    • Consumidor
    • Consumo nos Lares
    • Economia
    • ESG
    • Eventos
    • Gente
    • Internacional
    • Legislação
    • Lojas
    • Mentores do Varejo
    • Negócios
    • Tecnologia
    • Lançamentos
  • TV SuperHiper
  • Newsletter
  • Revista
  • Anuncie
  • Contato
EventosLojas

Grupo Vanguarda apresenta campanha de 38 anos da rede de supermercados

De Renata Ruiz 4 de setembro de 2024
Escrito por Renata Ruiz

Na semana passada, no dia 27/08, o Grupo Vanguarda, detentora das marcas Carvalho Super e Carvalho Mercadão, realizou uma importante reunião para apresentar aos fornecedores as ações e estratégias da Campanha de Aniversário 2024 das lojas de sua rede. Com início marcado para o dia 14 de setembro, a campanha terá duração de 45 dias e promete ser um marco para todos os envolvidos, com ofertas agressivas e uma série de eventos imperdíveis.

Com o slogan “Chega de contar com a sorte! Não conte com a sorte, conte selinhos!”, a campanha deste ano vem recheada de prêmios para os clientes, que totalizam mais de 700 mil reais. Para participar, os consumidores poderão utilizar o aplicativo Clube Super, que já conta com mais de 210 mil cadastrados e tem se destacado como um diferencial competitivo do Grupo Vanguarda. A mecânica é simples: a cada 30 reais em compras, o cliente ganha um selo, e haverá produtos aceleradores que facilitarão a coleta dos selos.

Uma das grandes atrações da campanha será a tradicional Corrida de Rua “Carvalho Super 38 anos”, que acontecerá no dia 14 de setembro. O percurso terá início na Avenida João XXIII, com destino à unidade da Frei Serafim, retornando ao ponto de partida. Além disso, o “Super Verão Especial de Aniversário” será promovido nos dias 21 e 22 de setembro no Parque Potycabana, em Teresina-PI, com competições de skate, vôlei e futebol, todas com premiações, além de ativações de marcas e apresentações culturais.

Sérgio Silva, Coordenador Comercial e de Marketing do Grupo Vanguarda, destacou a importância da campanha e o apoio massivo dos fornecedores: “Este ano, como vocês viram na apresentação, vamos prestigiar todos os nossos clientes. Não será apenas um ganhador, todos sairão beneficiados. Temos o apoio dos nossos parceiros, e isso faz com que a campanha seja realmente especial, com ofertas incríveis e eventos que vão marcar os 38 anos de história do Carvalho Super.”

Sérgio Silva, Coordenador Comercial e de Marketing do Grupo Vanguarda

As comemorações se estenderão até outubro, com eventos especiais, como o Pet Day no dia 22 de setembro, dentro da programação do Super Verão, e o Super Dia, em 23 de setembro, com o tradicional corte de bolo em todas as lojas da rede. No dia 12 de outubro, Dia das Crianças, a loja da Avenida Homero Castelo Branco receberá uma ação especial com carrinhos de compras turbinados, pensados para divertir as crianças e proporcionar uma experiência única.

O Diretor Comercial e de Marketing, Reginaldo Júnior, enfatizou a abrangência da campanha: “Este ano, nossa intenção é atingir ainda mais pessoas, tanto nas premiações quanto nas celebrações. Estamos trazendo muita interatividade e ofertas irresistíveis para nossos consumidores. Além disso, a campanha de selos permitirá que nossos clientes obtenham produtos de qualidade sem custo adicional.”

Reginaldo JúniorDiretor Comercial e de Marketing

Para incrementar as festividades, um time de 11 influenciadores, sendo 5 em Teresina, atuará para reforçar a campanha nas redes sociais e nas lojas Carvalho Super e Mercadão. Um destaque será o quadro “Super na Minha Casa”, que premiará os clientes com até 500 reais em cashback, em um total de três programas durante o período de aniversário.

A campanha de Aniversário 2024 promete ser inesquecível, reforçando a relação de confiança e fidelidade entre o Grupo Vanguarda e seus clientes, e celebrando 38 anos de sucesso com muita festa, prêmios e ofertas imperdíveis.

4 de setembro de 2024 0 Comentários
0 FacebookTwitterPinterestLinkedinWhatsappTelegramEmail
GenteNegócios

Supermercados Pague Menos anuncia Central de Panificação

De Redação SuperHiper 4 de setembro de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

A Rede de Supermercados Pague Menos está prestes a inaugurar um marco em sua trajetória de excelência: sua Central de Panificação, na cidade de Nova Odessa. Pensada para abastecer todas as 36 lojas, o projeto faz parte do audacioso plano de expansão, e acontecerá em fases, com previsão para início em novembro de 2024 e conclusão prevista para fevereiro de 2025.

A nova central se compromete a ser uma referência, sendo reconhecida pela qualidade inigualável de seus itens. “Estamos crescendo para oferecer ainda mais qualidade aos nossos Clientes. Temos o prazer de anunciar a inauguração da nossa nova Central de Panificação. Esse moderno espaço produzirá, com todo o cuidado e excelência, os itens que você ama, garantindo produtos frescos e de alta qualidade”, afirma o gerente de novos negócios da rede de Supermercados Pague Menos, Ozeias Pereira Oliveira.

Todo plano de expansão da Rede de Supermercados Pague Menos visa melhorar a experiência do Cliente, e essa novidade não é diferente. “Identificamos oportunidades significativas para aprimorar nossos serviços, e essa central é um passo decisivo nessa direção. Assim, reforçamos o nosso compromisso de levar o melhor para a mesa do nossos Clientes, todos os dias “, comenta o gerente de produção da central de panificação da rede de Supermercados Pague Menos, Remo Leite Torres.

Se você quer fazer parte dessa jornada e ajudar a proporcionar a melhor experiência para milhares de lares, venha trabalhar na Rede de Supermercados Pague Menos! Visando a montagem de uma equipe especializada, confira as vagas abertas e candidate-se pelo site.

4 de setembro de 2024 0 Comentários
0 FacebookTwitterPinterestLinkedinWhatsappTelegramEmail
Lojas

Hiper Select inaugura nova unidade em Florianópolis

De Redação SuperHiper 4 de setembro de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

A rede de Supermercados Hiper Select acaba de inaugurar a sexta unidade da bandeira Select no centro da capital catarinense. O evento marca o início da mudança de bandeira das unidades Hiperbom para Hiper Select, que agora assume um posicionamento focado principalmente em variedade, saudabilidade e perecíveis.

Com 650 m² e cerca de 80 colaboradores diretos, a nova loja Hiper Select localizada na rua Deodoro, 281, conta com um amplo autoatendimento de padaria, cortes nobres de carnes, iogurtes especiais além de uma ampla variedade de produtos importados, saudáveis e um hortifruti onde o foco são os processados e orgânicos. A unidade diferencia-se ainda por estar localizada no coração do Centro de Florianópolis em uma região de grande fluxo de pedestres, próxima a Praça XV de Novembro.

Da esquerda para a direita: Thuany de Souza Cabral, Taynara Souza dos Santos, Mauri Railenchain e Fabíola Railenchain

“Estamos dando uma atenção na qualidade do Hortifruti, na variedade de produtos saudáveis e restritivos, além de um aumento no mix de vinhos e mercearia Importada. Nossa Padaria também é um ponto de destaque, já que esta unidade abre às 7h da manhã e atende principalmente clientes que trabalham e estudam no centro”, comentou a diretora da rede, Taynara Souza.

O Hiper Select Centro atende cerca de 3500 clientes por dia e conta também com serviço de venda on-line e ifood. “Nosso foco é trazer cada vez mais comodidade aos nossos clientes, agregando sempre um atendimento personalizado”, enfatizou Taynara.

Marcando o crescimento do grupo, a rede realiza ainda durante o mês de setembro, o Hiper Aniversário Premiado, com sorteio de 180 vale-compra no valor de 500,00 e um grande prêmio no final, no valor de 100mil em barras de ouro. A ação é exclusiva para clientes que possuem o Clube Select.

Autoatendimento, Setor de Padaria

 

4 de setembro de 2024 0 Comentários
0 FacebookTwitterPinterestLinkedinWhatsappTelegramEmail
Legislação

ABRAS participa de audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal

De Redação SuperHiper 4 de setembro de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) participou na última terça-feira, 3, em Brasília, de um valoroso debate no Senado Federal. O vice-presidente de Ativos Setoriais da ABRAS, Rodrigo Segurado, foi o representante da entidade a discutir, junto aos senadores da casa, os impactos da Reforma Tributária (PLP 68/2024) nos setores de comércio e serviços.

“Venho representando o presidente da ABRAS, João Galassi, e com uma mensagem muito clara, sobre o grande avanço que a Câmara dos Deputados promoveu com a reforma tributária de consumo, com a criação da cesta básica nacional de alimentos os quais proporcionaram grandes conquistas da população brasileira em relação a isso. Porém, nós trazemos algumas sugestões de aperfeiçoamento desse projeto no Senado e que nós gostaríamos de destacar. Começando com uma informação sobre a carga tributária do setor supermercadista, que a nossa sugestão é de neutralidade, pois isso se transfere em preço ao consumidor, mas a necessidade de um reequilíbrio entre os diversos regimes fiscais que o IVA propõe”, declarou Rodrigo Segurado.

O estudo da ABRAS sobre o impacto tributário da cesta básica nacional de alimentos, entregue ao Ministério da Fazenda e esclarecido aos técnicos da pasta, demonstra que a desoneração das carnes e queijos não é responsável pelo aumento da alíquota para 28%. De fato, a pesquisa indica que a contribuição das carnes e queijos seria de apenas 0,2 ponto percentual, elevando a alíquota do IVA de 26,5% para 26,7%.

No debate sobre os impactos da reforma tributária promovido pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal, liderado pelo Senador Izalci Lucas, o economista, Roberto Giannetti da Fonseca, comentou sobre a alíquota de referência de 26,5% e pontos cruciais para avançarmos com equidade e justiça social. “No imposto de consumo, no mundo inteiro, as alíquotas múltiplas são aplicadas no critério da essencialidade dos produtos. Aquilo que é mais essencial tem que ter alíquota zero. E outra coisa, quem paga o imposto é o consumidor. Nós mudamos os regimes de pagamento na origem para o destino e o destino é o consumidor. Então não há setor beneficiado, isso não existe”.

Roberto Giannetti ainda argumentou que, segundo cálculos das Contas Nacionais, os atuais 5 Impostos de Consumo (PIS/Cofins, IPI, ICMS, e ISS) geraram uma arrecadação agregada (IVA) de R$ 1,38 trilhão em 2023, equivalente a 20,3% do consumo da sociedade brasileira (pessoas físicas e jurídicas). Assim, a alíquota a ser considerada sobre o consumo seria uma alíquota ponderada de 20,3%, conforme dados de PIB e da arrecadação de 2023, ao contrário dos 26,5% de alíquota de referência indicados pela Secretaria Extraordinária da Reforma Tributária. Segundo Giannetti, essa alíquota ponderada reflete com mais precisão a realidade da arrecadação no país.

O economista ainda reforçou ao Senado a respeito do Cashback na reforma tributária. Segundo o economista, trata-se de um mecanismo ineficiente, injusto e oneroso, já que irá segregar uma parcela dos pobres entre os mais pobres, deixando dezenas de milhões de brasileiros sem o pretendido benefício: seja aqueles milhões logo acima da linha de corte, e tão pobres quanto, seja aqueles milhões ditos “invisíveis”, que não são bancarizados, nem sequer acessíveis para este cashback.

O Senador Izalci Lucas reforçou o pedido para que a secretaria extraordinária da reforma tributária e a receita federal apresentem o detalhamento sobre a alíquota do IVA de 26,5% para que seja possível melhor compreender a base de cálculo e ampliar este debate crucial para o país e para os brasileiros.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por ABRAS / Supermercados🇧🇷 (@portalabras)

4 de setembro de 2024 0 Comentários
0 FacebookTwitterPinterestLinkedinWhatsappTelegramEmail
Gente

Assaí apresenta novo executivo para seu conselho

De Renata Ruiz 4 de setembro de 2024
Escrito por Renata Ruiz

O Assaí Atacadista anunciou na noite de segunda-feira, dia 2, José Roberto Müssnich como membro independente do conselho de administração. Müssnich atuou anteriormente como CEO do Atacadão, sendo responsável por seu avanço no mercado. O anúncio saiu logo após especulações sobre a possível fusão entre a companhia e o Grupo Mateus, mas ambas as empresas envolvidas negaram as informações.

Leia mais:

  • Grupo Mateus e Assaí Atacadista negam possível acordo de fusão

Por mais de uma década, Müssnich foi responsável por transformar o negócio do Atacadão, transformando-o no principal motor de crescimento do Grupo Carrefour no Brasil. O executivo ocupará a vaga de Luiz Nelson Guedes de Carvalho que renunciou por motivos de saúde.

Müssnich vai atuar no conselho ao lado do atual CEO da companhia, Belmiro Gomes, com o qual dividirá seu conhecimento de mercado. Além dele, o conselho tem Enéras Pestana, ex-GPA.

Currículo

José Roberto Meister Müssnich possui vasta experiência no mercado de cash and carry, tendo atuado como diretor-presidente da Atacadão S.A por 14 anos, liderando o processo de venda da empresa para o Grupo Carrefour e tendo sido responsável pela gestão e expansão da bandeira Atacadão no Brasil e no exterior. Müssnich é membro do Conselho de Administração do Grupo LabelVie SA, empresa listada na bolsa marroquina com operações no Marrocos, Costa do Marfim e França. Ao longo de sua carreira teve experiências em cargos de gestão de empresas e consultorias em diversos grupos e empresas brasileiras e internacionais. O executivo possui mestrado (MSc) em gestão empresarial (PUCRS), pós-graduações em administração de empresas (MAN/PUCRS, PPGA/UFRGS) e administração pública (UFRGS), e especialização em marketing (PPGA/UFRGS).

4 de setembro de 2024 0 Comentários
0 FacebookTwitterPinterestLinkedinWhatsappTelegramEmail
Internacional

Supermercados alemães batem recorde e faturam 200 bi de euros

De Redação SuperHiper 4 de setembro de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

Por Renato Müller

Pela primeira vez na história, as vendas do varejo supermercadista da Alemanha ultrapassaram a marca de 200 bilhões de euros. Em 2023, o setor movimentou 204,5 bilhões de euros, quase 5% mais que no ano anterior. O desempenho foi impulsionado pelas lojas focadas em descontos (hard discount), com avanço de quase 7% na comparação anual. Os dados são do relatório “Handelsdaten Aktuell 2024”, da associação de varejo EHI.

O grande fator no comportamento das vendas do varejo alimentar alemão é a inflação. Em 2023, os alemães viram o preço da cesta média de produtos saltar quase 12%, levando a uma busca intensa por formatos baseados em valor e diminuindo os investimentos das empresas em expansão. Ao longo do ano passado, somente 175 supermercados foram convertidos e 46 foram construídos.

Com isso, o formato hard discount, que tem redes como Aldi, Lidl e Netto como principais representantes, já responde por 46,3% do faturamento do setor – um ponto percentual mais que em 2022. A seguir vêm os supermercados tradicionais, com 42,2%, seguidos pelo cash & carry, com apenas 9,3%.

“Os supermercados são o setor mais estável e forte do varejo. As mudanças na participação de cada tipo de loja nas vendas do setor refletem as alterações do comportamento de compra dos consumidores, conforme eles reagem às crises globais”, afirma o gestor da EHI, Marco Atzberger.

De forma muito lenta, o setor de supermercados vem diminuindo o número de pontos de venda na Alemanha: entre 2013 e 2023, houve uma queda de 5% na quantidade de lojas em operação, para 36.858. Dessas, pouco mais de 16 mil são hard discount e 12.215 são supermercados tradicionais. No total, os supermercados somam 37,3 milhões de metros quadrados de área de vendas no país.

4 de setembro de 2024 0 Comentários
0 FacebookTwitterPinterestLinkedinWhatsappTelegramEmail
Lançamentos

Dove lança variante de sabonetes para pele sensível

De Redação SuperHiper 4 de setembro de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

Dove, marca reconhecida por seu compromisso com o cuidado da pele, anuncia o lançamento da linha de sabonetes Dove Pele Sensível. Seguindo a proposta “menos para a sua pele ser muito mais”, o produto possui uma fórmula hipoalergênica e livre de ingredientes agressivos em sua composição, respeitando as necessidades específicas desse tipo de cútis e proporcionando uma limpeza suave, eficaz e segura.

A novidade, que está disponível nas versões em barra e líquido, busca garantir uma pele mais macia, bem cuidada, saudável e protegida do ressecamento, minimizando os riscos de irritações. É adequada para uso tanto no corpo quanto no rosto e, assim, ser uma opção de limpeza completa em um único passo.

Além de contar com a tecnologia de limpeza Syndet, que ajuda a preservar a barreira de proteção natural da pele, apresenta uma fórmula com glicerina e livre de sulfatos, parabenos e alergênicos.

Tendo em vista o quanto os brasileiros gostam de fragrâncias, a linha Dove Pele Sensível também possui uma fragrância suave e hipoalergênica, evitando o risco de alergias.

“No Brasil, 46% das mulheres declaram ter pele sensível, uma condição em que a pele reage de forma intensa a fatores externos, desenvolvendo sintomas como vermelhidão, ressecamento, irritação etc. Além disso, descobrimos que 56% dos lares brasileiros que consomem produtos infantis para a higiene diária não têm crianças em casa, o que mostra uma lacuna de mercado importante e uma demanda a ser atendida. Dove Pele Sensível veio para propiciar o Banho Dove agora para todos”, comenta a gerente de marketing de Sabonetes Dove, Mariana Krause.

4 de setembro de 2024 0 Comentários
0 FacebookTwitterPinterestLinkedinWhatsappTelegramEmail
Economia

Satisfação do consumidor em julho atinge 81,61% no Ceará

De Redação SuperHiper 3 de setembro de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

Em julho, o Índice Nacional de Satisfação do Varejo (INSV-Consumidor), monitorado pela Inroots, ficou em 81,61%, com uma leve alta em relação ao mês anterior (81,04%). O indicador INSV-Consumidor acompanha as manifestações dos consumidores sobre suas experiências nos supermercados, compartilhados espontaneamente na internet em relação às suas experiências de compra. No total, foram coletados 15.833 comentários dos consumidores em 285 cidades brasileiras.

Aqui trazemos a análise da satisfação dos shoppers de supermercados do Estado do Ceará. Para este estudo no estado foram coletados 2.439 comentários dos consumidores sobre suas experiências de compra nos supermercados da região que estão na lista dos 200 maiores do País, segundo o Ranking ABRAS 2024. O nível de satisfação ficou em 79,35%, um nível bom de satisfação, mas ainda assim 2,26 pontos abaixo da média nacional.

Pilares de Satisfação

Quando analisamos os principais pilares da satisfação no Ceará, encontramos destaque para o pilar Loja. O pilar com o menor nível de satisfação no período foi o Preço, seguido do Atendimento.

Os dez principais indicadores com relação aos pilares de satisfação encontram-se no quadro a seguir, e os destaques foram: variedade boa de produtos, ótimo atendimento, preço bom e acessível e qualidade de produtos.

 

3 de setembro de 2024 0 Comentários
0 FacebookTwitterPinterestLinkedinWhatsappTelegramEmail
ABRAS

ABRAS’24 food retail future reunirá líderes globais e nacionais para discutir o varejo alimentar

De Renata Ruiz 3 de setembro de 2024
Escrito por Renata Ruiz

A ABRAS’24 food retail future, evento realizado pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) e que se renova há 58 anos, reunirá mais de 1200 convidados para conhecer a visão de futuro e a estratégia do Varejo Alimentar Brasileiro. Com o tema “The Consumer Life Challenge – Melhorando a vida do consumidor”, o encontro terá a participação dos maiores decisores do varejo alimentar brasileiro, de 15 a 17 de setembro no Royal Palm Plaza Resort, em Campinas, São Paulo.

A programação abordará a agenda empresarial, temas institucionais, políticos e econômicos, reunindo especialistas nacionais e internacionais, e autoridades que compartilharão suas perspectivas sobre como compreender e decifrar a realidade da vida dos consumidores brasileiros, visando melhorar suas vidas.

Segundo João Galassi, presidente da ABRAS, o encontro promete ser transformador, proporcionando aos líderes do varejo alimentar brasileiro a visão, a estratégia e o conhecimento necessários para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades do futuro. “O futuro do varejo alimentar no Brasil depende de nossa capacidade de inovar e de atender às necessidades dos consumidores de forma próxima, eficaz e sustentável. Com a ABRAS’24 food retail future, queremos inspirar e orientar o setor para que possamos juntos mergulhar na vida dos consumidores e definir as novas fronteiras do varejo alimentar no Brasil”, afirma Galassi.

O primeiro dia da plenária começará com a abertura feita pelo Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias. Também terá um painel político e institucional com a presença dos senadores Efraim Filho, presidente da Frente Parlamentar de Comércio e Serviços no Senado,  ngelo Coronel, membro do GT da Reforma Tributária da CAE e membro titular da CCJ, e Izalci Lucas, coordenador do GT da Reforma Tributária da CAE, e dos deputados Joaquim Passarinho, presidente da Frente parlamentar do Empreendedorismo e membro do GT da Reforma Tributária na Câmara, Domingos Sávio, presidente da Frente Parlamentar de Comércio e Serviços na Câmara, e Luiz Gastão, vice-presidente da Frente Parlamentar de Comércio e Serviços na Câmara e membro do GT da Reforma Tributária na Câmara. O dia será encerrado com uma homenagem especial ao Senador Eduardo Braga, relator da Reforma Tributária no Senado Federal, em reconhecimento do setor à sua destacada carreira política.

Fortalecimento da função empresarial de marketing nas empresas de varejo alimentar

A ABRAS traz como grande destaque desta edição a maior autoridade global em Marketing, Philip Kotler, professor da Kellogg School of Management da Northwestern University. Kotler abordará o Marketing no Varejo Alimentar, enfatizando que “marketing é a função empresarial que identifica necessidades e desejos insatisfeitos, define e mede sua magnitude e seu potencial de rentabilidade, especifica mercados-alvo, decide sobre produtos, serviços e programas adequados para servir aos mercados selecionados e convoca a todos na organização para pensar e atender ao cliente.”

Entre os palestrantes confirmados também estão:

  • Dymfke Kuijpers, Sócia Sênior e Líder Global de Varejo da McKinsey & Co, que discutirá “O Potencial do Varejo Alimentar na Vida dos Consumidores”.
  • Luciana Medeiros, Sócia e Líder da Indústria de Consumo e Varejo da PwC Brasil, e Renato Meirelles, Fundador do Instituto Locomotiva e do Data Favela, com o tema “Perfil dos Consumidores Brasileiros”.
  • Domenico Tremaroli Filho, Diretor da Vertical Varejo da Nielsen IQ Brasil, abordará “A Relação dos Consumidores com o Varejo Alimentar”.
  • Jorge Rujana, Líder de Produtos de Consumo para Américas Bain & Co, com “O Contexto Competitivo do Varejo Alimentar”.
  • Cristiane Amaral, Sócia da EY e Líder do Segmento de Consumo, Produtos e Varejo para América Latina, e Will Auchinloss, Líder de Produtos de Consumo e Varejo da EY-Parthenon Americas para América Latina, discutirão “O Ecossistema do Varejo Alimentar”.
  • Sidney Manzaro, Sócio MD Indústrias de Bens de Consumo e Varejo da Alvarez & Marsal Brasil, falará sobre “Ampliação de valor para acionistas e consumidores”.
  • Giuseppe Stigliano, presidente da Spring Studios, professor de Marketing na UCL e co-autor de Marketing 4.0, Onlife Fashion, e Redefining Retail com Kotler.

 

ABRAS’24 trará festival folclórico do Amazonas para Campinas

Como um momento especial desta edição, o encerramento da ABRAS’24 contará com um show dos bois de Parintins, que celebram o renomado festival folclórico do Amazonas, reconhecido como patrimônio cultural do Brasil pelo Iphan. “Este evento reúne líderes de todo o Brasil para debater o futuro do varejo alimentar. Neste ano, estamos empolgados em trazer para Campinas a vibrante experiência do festival de Parintins. É essencial valorizar nossa rica cultura e compartilhar nossas tradições com o mundo”, afirma João Galassi, presidente da ABRAS.

 

Serviço

ABRAS’24 food retail future
Data: 15 a 17 de setembro de 2024
Local: Royal Palm Plaza Resort – Campinas/SP
foodretailfuture.abras.com.br

Jornalistas interessados na cobertura presencial devem se inscrever no link: https://docs.google.com/forms/d/1nJufnWh7rcS0u8vyRtub9uxjGGNq8yFJbawJvl-zI0o/edit

 

3 de setembro de 2024 0 Comentários
0 FacebookTwitterPinterestLinkedinWhatsappTelegramEmail
ESG

Inventário de emissões da Ypê recebe selo ouro do programa GHG Protocol

De Redação SuperHiper 3 de setembro de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

A Ypê recebeu, pelo segundo ano consecutivo, o selo ouro do programa brasileiro GHG Protocol, a maior qualificação nacional de inventários de emissões de gases do efeito estufa (GEE) que são submetidos ao programa e que visa dar transparência às emissões de gases de efeito estufa. A publicação oficial dos inventários aconteceu durante o Evento Anual em que são divulgados todos os membros do Ciclo 2024.

O selo ouro é concedido aos inventários completos que contabilizam as emissões da empresa conforme a metodologia do GHG Protocol, além de serem auditados por terceira parte independente e acreditada pelo Inmetro. A Ypê tornou-se membro do Programa no ano passado e, com apoio da GSS Carbono e Bioinovação, elaborou o inventário com base nas emissões do ano de 2023 enquadradas nos Escopos 1 e 2 e, de forma voluntária, também reportou e auditou as emissões indiretas do Escopo 3. A conquista reitera a qualidade na mensuração e rastreio das informações relacionadas às emissões da empresa, o que demonstra uma gestão cada vez mais consolidada do tema.

Em comparação a 2022, a Ypê reduziu suas emissões em mais de 13,65% no Escopo 1; manteve suas emissões zeradas no Escopo 2 dentro da abordagem de Escolha de Compra a partir da aquisição de I-RECs e reduziu as emissões em quase 10% na abordagem de Localização; e manteve as emissões de Escopo 3 no mesmo patamar, com um aumento de aproximadamente 2,5%.

No Escopo 1 a maior redução adveio das emissões fugitivas, na casa dos 80%, impulsionada pelo aumento nas manutenções preventivas e à variação na quantidade de recargas de gases realizadas nos equipamentos, fatores que tendem a resultar em grande flutuação das emissões anualmente. A redução também foi fruto de uma forte cultura de eficiência operacional, com diversos treinamentos realizados com o time operacional, mantendo o rigor das manutenções de equipamentos e garantindo o correto funcionamento da capacidade instalada.

No contexto de geração de energia, houve uma diminuição de quase 35% nas emissões de combustão estacionária em virtude de uma expressiva redução no consumo de gás natural na unidade de Amparo (SP), decorrente de uma melhoria no sistema de queima a biomassa como fonte energética. Já no Escopo 2, a redução foi decorrente de uma diminuição de 9,59% no fator médio de emissão do Sistema Interligado Nacional (SIN) e uma queda da ordem de 1% na aquisição de eletricidade.

No Escopo 3, o aumento mais expressivo ocorreu nas emissões de viagens a negócios, decorrente do aumento de deslocamentos aéreos realizadas para diferentes fins. Esse aumento foi contrabalanceado pela redução nas emissões de deslocamento casa-trabalho e na geração de resíduos na operação. Apesar disso, mesmo com o aumento das vendas da empresa, a manutenção das emissões do Escopo 3 demonstram a maturidade das ações iniciadas em 2022, com foco na intermodalidade e no ganho logístico, com o uso do modal ferroviário, somado a estratégias de rotas de menos distâncias viabilizadas pelos novos CDs e a otimização dos paletes para o transporte dos produtos

“A conquista do Selo Ouro pelo segundo ano consecutivo e os resultados do nosso inventário de emissões refletem o amadurecimento da Ypê em relação ao gerenciamento de suas emissões e reforçam a nossa busca constante pelo desenvolvimento da gestão climática. Nessa direção, destaco um marco significativo alcançado no final de 2023 do investimento de R$ 250 milhões na participação acionária da Ypê no Complexo Eólico Rio do Vento, localizado no Rio Grande do Norte, com 1.038 MegaWatts de capacidade instalada, energia suficiente para evitar a emissão de aproximadamente 2 milhões de toneladas de CO2 por ano na atmosfera e vai abastecer 40% do consumo de energia da Ypê previsto para os próximos 15 anos. A iniciativa contribuirá para o nosso papel na transição energética e nos posiciona como impulsionadores de uma economia de baixo carbono no setor industrial brasileiro”, diz o diretor de pesquisa, desenvolvimento e sustentabilidade da Ypê, Gustavo de Souza.

Somada à utilização de I-RECs para a compensação das emissões do Escopo 2, a parceria com a Casa dos Ventos, anunciada em fevereiro de 2024, demonstra um grande passo da Ypê rumo à descarbonização, com investimento robusto em fontes de energia renovável e olhar atento à transição energética, reforçando o compromisso da empresa com a oferta de produtos de qualidade e de menor impacto ambiental aos seus clientes e consumidores.

A conquista da certificação está alinhada aos temas materiais da empresa, que orientam a agenda de sustentabilidade, sobretudo o tema material Energia e Clima. As iniciativas deste tema material também contribuem com o atingimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº 13 – “Ação Contra a Mudança Global do Clima”, reforçando o papel fundamental do setor privado na agenda climática global.

3 de setembro de 2024 0 Comentários
0 FacebookTwitterPinterestLinkedinWhatsappTelegramEmail
Mais recentes
Mais Antigas
AA AGAS
banner para anunciantes
banner do canal whats
previous arrow
next arrow
  • Danone lança iogurte com cinco zeros
  • Supermercados São Vicente reinaugura loja em Nova Odessa (SP)
  • Supermercados BH inaugura loja em Lagoa Dourada (MG)
  • Via Atacadista investe R$ 40 mi em nova loja em Concórdia (SC)
  • Supermarket realiza feirão para 1500 vagas de emprego no Rio
  • Supermercado Pinheiro e Doe Gols levam crianças do Instituto Bom Vizinho para assistir jogo do Ceará
  • Grupo Muffato e Mondelēz lançam ambientações de gôndola

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

logo-c-superhiper@2x.webp

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 50 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

  • Seções
    • ABRAS
    • Consumidor
    • Consumo nos Lares
    • Economia
    • ESG
    • Eventos
    • Gente
    • Internacional
    • Legislação
    • Lojas
    • Mentores do Varejo
    • Negócios
    • Tecnologia
    • Lançamentos
  • TV SuperHiper
  • Newsletter
  • Revista
  • Anuncie
  • Contato
  • Seções
    • ABRAS
    • Consumidor
    • Consumo nos Lares
    • Economia
    • ESG
    • Eventos
    • Gente
    • Internacional
    • Legislação
    • Lojas
    • Mentores do Varejo
    • Negócios
    • Tecnologia
    • Lançamentos
  • TV SuperHiper
  • Newsletter
  • Revista
  • Anuncie
  • Contato

Leia a última edição

Abras

Com o Programa RAMA, a ABRAS incentiva as boas práticas agrícolas em...
Entre cautela e otimismo
ABRAS em Ação nas Estaduais – Ceará promove evento estratégico para o...

Super atualizada. Hiper Conectada

Siga-nos
Linkedin Instagram Facebook Youtube Tiktok
SuperHiper
  • Home3 Homes
  • Home 1
  • SuperHiper