SuperHiper
  • Seções
    • ABRAS
    • Consumidor
    • Consumo nos Lares
    • Economia
    • ESG
    • Eventos
    • Gente
    • Internacional
    • Legislação
    • Lojas
    • Mentores do Varejo
    • Negócios
    • Tecnologia
    • Lançamentos
  • TV SuperHiper
  • Newsletter
  • Revista
  • Anuncie
  • Contato
  • Seções
    • ABRAS
    • Consumidor
    • Consumo nos Lares
    • Economia
    • ESG
    • Eventos
    • Gente
    • Internacional
    • Legislação
    • Lojas
    • Mentores do Varejo
    • Negócios
    • Tecnologia
    • Lançamentos
  • TV SuperHiper
  • Newsletter
  • Revista
  • Anuncie
  • Contato
domingo, setembro 14, 2025
SuperHiper
SuperHiper
SuperHiper
  • Seções
    • ABRAS
    • Consumidor
    • Consumo nos Lares
    • Economia
    • ESG
    • Eventos
    • Gente
    • Internacional
    • Legislação
    • Lojas
    • Mentores do Varejo
    • Negócios
    • Tecnologia
    • Lançamentos
  • TV SuperHiper
  • Newsletter
  • Revista
  • Anuncie
  • Contato
Negócios

Plasvale celebra novo posicionamento de marca: “Entendemos que o momento pede leveza”

De Redação SuperHiper 17 de julho de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

Em entrevista exclusiva à SuperHiper, a gerente de marketing da Plasvale, Samanta Junges Champi, contou um pouco sobre os quase 50 anos de atuação da empresa fundada na cidade de Gaspar, localizada na região do Vale do Itajaí, Santa Catarina.

Nos conte sobre a história da Plasvale…
A Plasvale é uma marca de utilidades domésticas, que foi criada em 1977 em Gaspar (SC). No mix de mais de dois mil produtos estão potes marmitas, garrafas, organizadores, lixeiras, baldes, bacias, cestos e acessórios.

Os itens em plástico têm fabricação própria e são produzidos por um time de mais de 500 pessoas dentro dos mais altos padrões de qualidade e livres de bisfenol-A (BPA Free) – ou seja, são atóxicos. Já os produtos em outras matérias-primas são desenvolvidos e produzidos por uma rede de fornecedores credenciados.

É considerada uma das principais marcas do mercado no segmento de utilidades domésticas, tanto pela abrangência da linha de produtos quanto pela capilaridade da venda dos produtos, disponíveis em mais de 30 mil pontos de venda em todos os estados brasileiros, além de mais de 30 países.

Em 2024, chegamos a um novo e especial momento desta história, com o lançamento da nova marca e do novo posicionamento de mercado da Plasvale.

Nós incentivamos que as pessoas vivam o real da vida, movimentando suas vontades.

Qual a filosofia de trabalho da empresa?
Assim como o nosso novo posicionamento, que preza pelo real da vida, a Plasvale se relaciona com seus colaboradores, clientes e consumidores de forma objetiva, sempre com o propósito de atuar para que as pessoas possam movimentar suas vontades e realizar seus sonhos.

Por isso, o novo posicionamento “Cabe na sua vida. Fecha com você.” diz tanto sobre o nosso negócio: nós queremos estar próximos, nos comunicar com clareza e fazer com que os nossos produtos façam parte do dia a dia das pessoas.

Quantos colaboradores diretos e indiretos a empresa possui?
São cerca de 500 funcionários diretos em Gaspar (SC) e 100 representantes comerciais trabalhando ativamente em todo o país para fazer com que todos os produtos da marca cheguem aos lares dos consumidores.

Quantos metros quadrados possui a unidade fabril da empresa?
A empresa possui fábrica própria com mais de 16 mil metros quadrados de área construída. Esta área está em constante crescimento, tanto para atender a novas demandas, quanto para suportar o crescimento da produção própria. Além da produção, importa e distribui mensalmente produtos de diversas partes do mundo.

Vocês atuam em todo o Brasil? Exportam?
A empresa distribui seus produtos para todos os estados brasileiros, além de importar e exportar para mais de 30 países. São cerca de sete mil clientes ativos, em mais de 30 mil pontos de vendas.

Como vocês atuam na questão da sustentabilidade e economia circular?
A sustentabilidade é um tema transversal, que está em diversos setores e áreas de atuação dentro da Plasvale.

Na área industrial, por exemplo, a empresa está empenhada em reduzir ao máximo os desperdícios na produção. O que, de fato, há de excedente e poderia ser tratado como resíduo recebe uma solução inovadora e com demanda crescente: é reprocessado e se torna matéria-prima para a produção de lixeiras vendidas na linha Plasvale Eco.

Mas não são apenas os refugos e rebarbas da produção da fábrica que se tornam matéria-prima para as lixeiras desta linha. Temos uma parceria com a ONG Eco Local, que atua no recolhimento de descartes inadequados de plásticos em praias e oceanos. Tudo o que é recolhido passa por um tratamento e se torna também insumo para a Plasvale Eco.

A mesma ONG atua conosco em iniciativas de educação ambiental em escolas da comunidade onde estamos inseridos, promovendo a conscientização das novas gerações sobre a importância do descarte adequado não apenas do plástico, mas de todos os outros resíduos sólidos.

Outra iniciativa interna com um grande impacto é o projeto Coral de Minas. Junto ao Grupo Lince, do qual a Plasvale faz parte, e as suas demais empresas, a companhia apoia o reflorestamento plantando uma nova árvore a cada produto da linha Eco vendido na loja on-line.

Qual o nível de concorrência do setor? É bastante competitivo?
Com os cenários econômicos atuais e o acesso a produtos de forma globalizada, tanto para os pontos de vendas quanto para os consumidores, acredito que o olhar atento para a competitividade é uma das novas necessidades constantes já que há, sim, uma concorrência cada vez mais acirrada pela atenção e pelo investimento das pessoas. Nossa atenção está sempre dedicada a isso: de que forma podemos melhorar nossa competitividade, seja em relação a funcionalidade, design, custo ou qualquer outro atributo dos nossos produtos.

Qual foi o primeiro produto desenvolvimento pela empresa?
Em 1977 a Plasvale criou sua primeira linha de utilidades domésticas em plástico. Este mix era composto de utensílios de cozinha, potes, baldes, bacias e lixeiras. Sob o slogan “Plástico forte”, os produtos chegaram com a promessa de dar mais praticidade para a vida das pessoas.

Estes mesmos itens – obviamente adaptados para o atual cenário – seguem na nossa linha de produtos, que cresceu a partir daí, para que os nossos consumidores pudessem viver o real da vida, sempre acompanhados da Plasvale.

Qual é o produto líder de vendas?
As utilidades domésticas em plásticos, como potes, garrafas e utensílios domésticos no geral seguem na liderança no nosso mix. Acreditamos que isso tem relação tanto com um histórico de mais de 46 anos dedicados a esses produtos e com termos conseguido, durante este tempo, evoluir em design e tecnologia na mesma medida que a vida das pessoas foi mudando.

Nos fale um pouco dos últimos lançamentos…
Tivemos uma grande ampliação no mix de produtos, que foi acontecendo de forma gradativa, com a inclusão de itens em vidro, bambu, térmicos e outras matérias-primas. Então, penso que temos novidades em todas elas.

Nas utilidades domésticas em plástico, evoluímos a nossa linha tanto a partir de novas cores desenvolvidas internamente a partir de pesquisas de mercado nacionais e internacionais, quanto também em mais funcionalidades e melhorias em produtos já existentes. Também lançamos recentemente nossos primeiros produtos licenciados com os personagens Transformers e My Little Poney. Tivemos o fortalecimento das linhas de garrafas de água e marmitas, que conversam muito com o atual comportamento do consumidor.

Ainda dentro dos plásticos, as linhas de limpeza e banheiro também ganharam novos produtos, designs e funcionalidades. As opções em organizadores – desde caixas para volumes maiores quanto separadores de gavetas – também aumentaram bastante.

Estreamos a nossa linha de térmicos, com copos e garrafas multifuncionais, oferecendo tecnologia, design e funcionalidade ao mercado.

Na área de vidros, estamos trabalhando com linhas que aliam o desejo de uma mesa posta com a funcionalidade do dia a dia dos nossos consumidores. São copos, pratos, xícaras e diversos itens que têm o apelo de design, mas não fogem a se adaptarem à rotina das pessoas. O mesmo na linha bambu, que tem bandejas e outros itens que servem tanto para a mesa quanto para outras funcionalidades.

Que tipo de pesquisa de campo vocês realizam junto ao cliente final, a fim de entender as suas necessidades?
Temos um time de especialistas em desenvolvimento de produtos e comportamento de consumo que estão no mercado buscando tendências mundiais do segmento. Outra prática bastante recorrente é a realização de pesquisas próprias com consumidores finais, seja em pontos de vendas, on-line ou com grupos focais.

Gostaria de complementar alguma outra informação?
Sobre o novo posicionamento, acredito que seja importante contarmos um pouco mais sobre o nosso objetivo como marca. A Plasvale sempre foi aquela que dividiu com os consumidores todos os seus momentos. E, depois de quase 20 anos tendo como grande bandeira a utilidade e a organização, entendemos que o momento pede leveza.

Nosso convite como marca, é que o consumidor use os nossos produtos do jeito que cabe na sua rotina, para que sejam ferramentas para boas memórias e momentos felizes. Nosso dia a dia já é cheio de pressão, horários, entregas. Em casa, junto com a Plasvale, nosso desejo é que o consumidor movimente as suas vontades, faça o que lhe fizer bem. A hora de organizar vai chegar. Mas, antes dela, o momento da bagunça, de cozinhar, de brincar, de tirar tudo do lugar… também faz parte da vida.

Estamos muito orgulhosos desse novo momento, que coroa um período de intensas evolução interna e um alinhamento profundo sobre quem a Plasvale é e quem ela vai ser no futuro.

17 de julho de 2024 0 Comentários
0 FacebookTwitterPinterestLinkedinWhatsappTelegramThreadsBlueskyEmail
Consumidor

RJ: Prezunic promove ação de Retail Media com lançamento exclusivo da Ambev

De Redação SuperHiper 17 de julho de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

Utilizando-se do profundo conhecimento do consumidor associado às novas tendências para fortalecer a conexão com seus clientes, a rede de supermercados Prezunic, a CencoMedia – unidade especializada em retail media da Cencosud Brasil – e a Ambev se uniram para realizar o evento de lançamento do Brutal Fruit, primeiro spritzer do portfólio da Ambev, no Rio de Janeiro.

A ação aconteceu no último sábado, 13, na loja Prezunic Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca, reunindo 50 clientes com acompanhantes, com base no perfil de consumo de espumantes na loja.

Na ocasião, foi possível degustar a nova bebida e experimentar sua harmonização com itens disponíveis no Café Unic, espaço de convivência no qual a rede oferece produtos para consumo imediato, de lanches rápidos a refeições diversas.

Ao fim do evento, foi entregue um kit especial contendo uma taça personalizada e uma garrafa do Brutal Fruit. O produto já está disponível nas lojas do Prezunic no Rio de Janeiro.

Foto: Divulgação

 

17 de julho de 2024 0 Comentários
0 FacebookTwitterPinterestLinkedinWhatsappTelegramThreadsBlueskyEmail
Lançamentos

Linha de atomatados da Selecionados Uniagro é ampliada

De Redação SuperHiper 17 de julho de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

A Selecionados Uniagro faz mais um grande lançamento na linha de molhos e atomatados “gourmet”: Alfredo, Bolognese e Puttanesca.

Com esses novos lançamentos, a marca reafirma seu compromisso em trazer inovação e sabor para a mesa dos consumidores, sem abrir mão da qualidade e da saúde. A praticidade dos produtos da marca deixa o preparo de pratos sofisticados e deliciosos mais acessível, tornando as refeições do dia a dia mais especiais e saudáveis.

A Selecionados Uniagro continua a expandir suas fronteiras e a conquistar consumidores que buscam produtos naturais, nutritivos e saborosos. Com esses novos sabores, a marca consolida ainda mais sua posição de liderança no segmento de alimentos saudáveis e “gourmet”, sempre com o objetivo de oferecer o melhor da natureza para você e sua família.

17 de julho de 2024 0 Comentários
0 FacebookTwitterPinterestLinkedinWhatsappTelegramThreadsBlueskyEmail
Lançamentos

Bauducco lança Wafer Maxi sabor Pistache

De Redação SuperHiper 17 de julho de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

O segundo semestre de 2024 está recheado de lançamentos na categoria Bauducco Biscoitos. Em antecipação ao Dia do Biscoito e ao Dia do Amigo, celebrados em 20 de julho, e atenta às tendências de consumo e preferência dos consumidores, a marca anuncia a chegada do Bauducco Wafer Maxi Pistache.

Com o lançamento, a Bauducco amplia o portfólio da linha Bauducco Wafer Maxi, também disponível nos sabores chocolate e choco&cream. A novidade está disponível em edição limitada ou até durarem os estoques no varejo das regiões Sul e Sudeste, e nas Bauducco Lojas.

O pistache caiu na preferência do brasileiro nos últimos dois anos, sendo usado em sorvetes, doces e sobremesas gourmet, e a Bauducco é pioneira em introduzi-lo na categoria de biscoitos no Brasil.

17 de julho de 2024 0 Comentários
0 FacebookTwitterPinterestLinkedinWhatsappTelegramThreadsBlueskyEmail
Lojas

Tauste Supermercados inaugura loja em Campinas

De Redação SuperHiper 17 de julho de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

O Tauste Supermercados inaugura nesta quinta-feira, 18, a sua mais nova loja na cidade de Campinas, interior de São Paulo.

Moderna e espaçosa, apenas para esta unidade foram gerados 555 empregos diretos e 500 indiretos. Com 4.547 metros quadrados de área de vendas, ela chega equipada com diversas seções, como: açougue, padaria, hortifrúti, confeitaria, entre outras. A loja ainda oferece um amplo estacionamento gratuito com 700 vagas.

Questionada sobre a abertura de novas unidades, a empresa respondeu que “para este ano não há previsão. Entretanto, iniciamos as obras da nova loja em Taubaté (SP), mas sem previsão de inauguração”.

Serviço
Tauste – Campinas
Avenidas do Imbês, 52, Alphaville Dom Pedro, Campinas, SP
Horário de funcionamento: aberta todos os dias das 7h às 22h.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Tauste Supermercados (Oficial) (@tauste.supermercados)

17 de julho de 2024 0 Comentários
0 FacebookTwitterPinterestLinkedinWhatsappTelegramThreadsBlueskyEmail
Lojas

Apoio Mineiro Atacarejo chega à cidade de Caeté, Minas Gerais

De Redação SuperHiper 17 de julho de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

O Apoio Mineiro, rede de atacarejos do Grupo Supernosso, vai inaugurar, no último trimestre de 2024, sua primeira unidade em Caeté, na região metropolitana de Belo Horizonte. Com um investimento de R$15 milhões, a nova loja terá 16 checkouts, 3.081 m² de área de vendas e vagas para quase 200 veículos. A expectativa é de geração de 200 postos de emprego diretos e indiretos.

“Vamos levar para Caeté uma grande variedade de produtos de qualidade, como açougue diferenciado, adega de vinhos repleta de rótulos nacionais e internacionais, e um setor completo de insumos para os comerciantes da região”, destaca o diretor de operações do Apoio Mineiro, Epifânio Parreiras. “A nova unidade será um facilitador importante para a população de Caeté, que não terá mais que se deslocar para Belo Horizonte a fim de abastecer suas casas e negócios”, afirma.

Leia mais:

  • Rede Supernosso reinaugura quatro lojas em BH e prevê faturar R$ 4,5 bi
  • Supernosso lança campanha de fidelização

Segundo Parreiras, Caeté é um importante polo comercial e econômico da RMBH e com grande potencial de crescimento, em função de sua matriz econômica bastante diversificada. “Esses fatores fizeram com que o grupo viesse para a região. A nova unidade irá atender não só ao município, mas a todas as cidades do entorno, sempre com o propósito de facilitar o abastecimento de lares e negócios”, ressalta.

O diretor enfatiza que a loja terá preços especiais para compras em maiores quantidades, que poderão ser feitas na hora, na própria loja, ou por meio do site apoioentrega.com ou o canal de televendas para atacado. “Também possuímos o aplicativo Clube Apoio, versão moderna do modelo cash & carry praticado na loja. O aplicativo aponta promoções exclusivas e outras ofertas disponíveis no Apoio”, conclui Parreiras.

Para este ano, o Grupo Supernosso ainda irá inaugurar, além de Caeté, duas novas lojas Supernosso em Belo Horizonte, nas avenidas Abrahão Caram e João Pinheiro. E se mantém focado na busca por oportunidades de expansão tanto na Região Metropolitana de Belo Horizonte, quanto no estado de Minas Gerais, para as bandeiras Supernosso e Apoio.

17 de julho de 2024 0 Comentários
0 FacebookTwitterPinterestLinkedinWhatsappTelegramThreadsBlueskyEmail
Negócios

Os impactos do novo processo de importação para os supermercados

De Redação SuperHiper 17 de julho de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

Oferecido por Simões Advogados

O que é o novo processo de importação?

A partir de outubro deste ano se inicia uma nova era no Comércio Exterior brasileiro.

O até então utilizado SISCOMEX – plataforma de registro das operações de comex no Brasil – será desligado e ocorrerá a migração para um sistema mais integrado e moderno: O Portal Único de Comércio Exterior, ou PUCOMEX.

Além das inúmeras benesses que um processo integrado traz consigo, como melhores controles, facilidade de governança e redução do trabalho manual, essa mudança carrega consigo alguns desafios que devem ser enfrentados pelos importadores.

Uma questão recorrente no segmento supermercadista é sobre a complexidade da gestão do cadastro de materiais, visto que o volume de itens é alto e está em constante mudança. E é aí que mora o principal desafio do novo processo de importação.

O que até então era um campo de digitação livre, sem parâmetros e pouco (ou nada) padronizado, será algo totalmente padronizado, com um nível de detalhe das informações dos produtos ainda maior, e com a necessidade de uma conformidade tributária essencial. Este é o “Catálogo de Produtos da DUIMP”: uma base de dados com todos os itens importados pela empresa, abertos de uma única vez para a RFB, seguindo diretrizes e padrões específicos que, incluem também um maior nível de informações dos itens para o preenchimento dos chamados “atributos”, que são basicamente desdobramentos de uma NCM para maior especificidade dos itens e facilitação do controle aduaneiro.

Isso traz algum risco aos importadores?

Sim. A empresa que não possuir seu item cadastrado no Catálogo de Produtos, não conseguirá desembaraçá-lo, ou seja, retirá-lo do recinto alfandegado, gerando possíveis custas e cobranças adicionais relevantes até sua regularização, podendo até sofrer perdimento da mercadoria.

Não menos importante, uma vez que a fiscalização possuirá toda a base de dados da empresa em sua mão, ela poderá a qualquer momento revisitar tais informações e questioná-las com efeitos retroativos aos últimos 5 anos.

Qual o cronograma para que isso ocorra?

A mudança ocorrerá em fases. A grande parte dos supermercadistas será afetada a partir de janeiro de 2025. Embora a mudança comece já em outubro deste ano, ela impactará somente o modal marítimo de importações atreladas a 3 regimes especiais (RECOF, REPETRO e Adm. Temp.), que são regimes pouco ou nada utilizados pelo segmento.

Quais as oportunidades que esse novo processo traz?

Por meio da DUIMP e um Catálogo sólido e consistente, a empresa conseguirá desembaraçar a mercadoria antes mesmo do navio atracar, agilizando o processo de coleta, gerando maior previsibilidade de chegada e impactando os níveis de estoque dada a previsibilidade da entrega.

Não menos importante, um catálogo sólido permitirá que a empresa possua a conformidade e otimização tributária ideal, além de evitar erros de cadastro como itens duplicados ou mesmos itens com NCMs distintas, entre outros. Vale ressaltar que em grande parte das empresas do segmento, o cadastro de materiais não é uma função específica de um departamento, mas sim de vários, o que dificulta ainda mais a correta determinação da NCM e transformação dos dados na correta informação para a descrição do item e seus atributos.

O prazo para se movimentar é agora. O volume de itens importados do segmento é mais relevante para uns e menos para outros, mas certamente poderá impactar a disponibilidade do produto importado no ponto de venda caso este processo não esteja regularizado.

Caso encontre dificuldades ao longo do caminho, procure um especialista para receber orientação sobre a melhor maneira de percorrer esse caminho até o futuro do comércio exterior.

João Casalatina
Sócio líder de Global Trade no Simões Pires
(11) 91599-1777

17 de julho de 2024 0 Comentários
0 FacebookTwitterPinterestLinkedinWhatsappTelegramThreadsBlueskyEmail
Lançamentos

Urbano lança macarrão sem glúten com personagens de Rei Leão

De Redação SuperHiper 16 de julho de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

Como parte da comemoração de 30 anos do lançamento do primeiro filme do Rei Leão, a Urbano Alimentos, em parceria com a Disney, maior indústria de entretenimento do mundo, lança o macarrão sem glúten com formato dos animais.

Misturando sabor, nutrição e diversão, o novo lançamento é feito com massa de arroz e grão-de-bico e oferece o mesmo sabor, consistência e cozimento da massa tradicionais e ainda conferindo mais nutrição com ferro, zinco e magnésio, importantes para desenvolvimento infantil.

Sopa de legumes com novo produto. Foto: Urbano

16 de julho de 2024 0 Comentários
0 FacebookTwitterPinterestLinkedinWhatsappTelegramThreadsBlueskyEmail
ESG

Grupo Carrefour Brasil investirá mais de R$ 28 milhões em ações na Amazônia

De Redação SuperHiper 16 de julho de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

O Grupo Carrefour Brasil investirá R$ 28 milhões em cinco projetos voltados à conservação da Amazônia e à promoção da biodiversidade na região numa área de 1,2 milhão de hectares. Mais de 6 mil moradores deverão ser impactados. As ações envolvem cinco ONGs: The Nature Conservancy, Imaflora, Idesam, Amazônia 4.0 e MapBiomas.

Batizado de Fundo de Florestas, o programa receberá outros R$ 22 milhões, que devem ser aportados até o fim de 2025.

Leia mais:

  • Carrefour 24 horas: lojas da rede de hipermercados têm horário de atendimento ampliado
  • Carrefour Brasil aprova incorporação do Grupo BIG
  • Grupo Carrefour Brasil divulga resultados do 1T24

Alguns dos projetos escolhidos contemplam questões estratégicas para a companhia, como rastreabilidade e, também, assegurar que os itens comercializados pelo grupo varejista não estão associados a desmatamento.

Porém, a ideia é mais ampla: promover uma transformação e gerar impactos positivos para a região e os produtores de lá, bem como o desenvolvimento de métricas ambientais que contribuirão para a economia local.

A seguir, confira um resumo de cada projeto:

Biofábrica/ biomanufatura inaugural de “cupulate”: uma versão similar ao chocolate à base de sementes de cupuaçu. Das máquinas, operadas pela população local e movidas a energia solar, sairão barras embaladas e prontas para o consumo. A expectativa é produzir inicialmente 80 quilos do produto por dia. O plano é que o varejista também ajude na distribuição. Em abril, a companhia anunciou as primeiras gôndolas dedicadas exclusivamente a produtos que têm origem na floresta.

Café da floresta: produzido em um dos pontos mais críticos do arco do desmatamento, no estado do Amazonas, o Café Apuí Agroflorestal foi uma das iniciativas selecionadas e vai usar os recursos para superar alguns obstáculos em sua busca por mais escala.

Custo Amazônia: devido a questões logísticas e de infraestrutura precária ou até inexistente, muitos dos produtos da floresta chegam custando caro demais para os compradores e as comunidades ficam mal remuneradas. O mecanismo de equalização de preços, ou seja, o valor justo a ser pago pelo ingrediente e ou produto ainda está em fase de formatação.

Os outros dois projetos selecionados são uma plataforma, que disponibiliza de forma gratuita informações sobre mudanças na cobertura vegetal dos biomas brasileiros, e um programa relacionado ao monitoramento do desmatamento associado à produção de carne bovina na Amazônia e no Cerrado.

Fonte: https://capitalreset.uol.com.br/

16 de julho de 2024 0 Comentários
0 FacebookTwitterPinterestLinkedinWhatsappTelegramThreadsBlueskyEmail
Negócios

Três etapas: saiba como colocar em prática a sucessão familiar no setor supermercadista

De Redação SuperHiper 16 de julho de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

A sucessão familiar no setor supermercadista é bastante comum e o que garante que tudo aconteça corretamente é basicamente o planejamento e a dedicação em cumpri-lo.

Um dos primeiros passos para que esse projeto seja iniciado é a criação de um comitê responsável, composto por diversos profissionais de diferentes áreas, como recursos humanos, conselheiros, gestores e consultores de desenvolvimento.

O comitê ficará responsável por reportar diretamente para o conselho consultivo, que acompanha o desenvolvimento do programa. Com o conselho criado, o programa pode ser dividido em três etapas, com o propósito de desenvolver os futuros sucessores a respeito dos negócios da rede, de modo que eles aprendam sobre a dinâmica, decisões e funcionamento da empresa. “Com mais de 20 anos de experiência na administração de uma rede de Atacarejo no interior de São Paulo, sei como esse processo pode parecer desafiador, mas não impossível”, comentou o sócio proprietário do Flex Atacarejo e Asp Horti-mercado, Amílcar Pavan.

Confira abaixo as etapas a serem seguidas:

Primeira

Essa fase do processo é responsável por oferecer uma visão geral dos negócios e seu funcionamento. Durante esse processo, os sucessores serão também responsáveis por cuidar de uma área da empresa de sua escolha, que no caso do Flex Atacarejo, a área escolhida foi o e-commerce. No entanto, essa escolha deve ser feita em comum acordo para que todos consigam se desenvolver nesse momento, focando no aprendizado e no conhecimento. No total, essa etapa possui a duração de 24 meses.

Segunda

Aqui os sucessores precisarão adquirir uma visão aprofundada de todas as áreas de negócios. Com duração média de 36 a 48 meses, eles deverão estudar detalhadamente cada área e elaborar um benchmarking que auxilie a rede a identificar o que está sendo feito em outras instituições. Esse conhecimento geral do mercado é um grande diferencial para que os futuros sucessores tenham a magnitude da concorrência que vão enfrentar no setor e o que é preciso ser feito para que eles possam se destacar.

Terceira

Por fim, é chegado o momento da prática. Esse momento pode parecer o mais desafiador e complexo. Mesmo que a vivência no mercado já esteja desenvolvida, assumir uma função em um dos negócios pode ser desafiador. Nessa fase, os sucessores poderão colocar em prática tudo o que aprenderam, enquanto provam suas habilidades no dia a dia do varejo.

“No caso do Flex Atacarejo, empresa da qual faço parte da diretoria e que já passou por um processo de sucessão familiar, decidimos criar esse cronograma de desenvolvimento porque acreditamos que os sucessores terão a oportunidade de aprender e se preparar para as responsabilidades dos cargos. Uma de nossas maiores vantagens é o tempo, pois tanto nossos sucessores quanto os sócios são jovens, o que nos permite conduzir o processo com calma, respeitando cada etapa”, comentou Amilcar.

Outro ponto importante é compreender que, eventualmente, os filhos podem não desejar trabalhar na empresa. Nesse caso, o programa deve garantir que eles recebam preparação para se tornarem futuros sócios, se assim desejarem. “Caso isso aconteça com o Flex, estaremos prontos para considerar outras opções para a sucessão futura, que não envolvam a família, mas sim um formato diferente”, finalizou o empresário.

16 de julho de 2024 0 Comentários
0 FacebookTwitterPinterestLinkedinWhatsappTelegramThreadsBlueskyEmail
Mais recentes
Mais Antigas
BANNER SITES
banner para anunciantes
feed
previous arrow
next arrow
  • Assaí anuncia primeira loja em Aparecida de Goiânia (GO)
  • Supermercado Pinheiro celebra Dia da Cachaça em Maranguape (CE)
  • Supermercados BH inaugura mais uma loja em Sabará (MG)
  • Dia reinaugura loja na Vila Mariana, zona sul de SP
  • Jose Messias Akira Goto é o novo vice-presidente do Hirota
  • Roldão celebra 25 anos com maior investimento em mídia da história
  • Dia do Cliente movimenta varejo alimentar

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

logo-c-superhiper@2x.webp

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 50 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

  • Seções
    • ABRAS
    • Consumidor
    • Consumo nos Lares
    • Economia
    • ESG
    • Eventos
    • Gente
    • Internacional
    • Legislação
    • Lojas
    • Mentores do Varejo
    • Negócios
    • Tecnologia
    • Lançamentos
  • TV SuperHiper
  • Newsletter
  • Revista
  • Anuncie
  • Contato
  • Seções
    • ABRAS
    • Consumidor
    • Consumo nos Lares
    • Economia
    • ESG
    • Eventos
    • Gente
    • Internacional
    • Legislação
    • Lojas
    • Mentores do Varejo
    • Negócios
    • Tecnologia
    • Lançamentos
  • TV SuperHiper
  • Newsletter
  • Revista
  • Anuncie
  • Contato

Leia a última edição

Abras

ABRAS’25 food retail future: confira os palestrantes do segundo dia do evento
ABRAS’25 food retail future: confira os palestrantes do primeiro dia do evento
ABRAS’25 food retail future: participação na vida do consumidor é tema central...

Super atualizada. Hiper Conectada

Siga-nos
Linkedin Instagram Facebook Youtube Tiktok
SuperHiper
  • Home3 Homes
  • Home 1
  • SuperHiper