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domingo, dezembro 14, 2025
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Gente

Grupo Koch forma turma da escola de negócios e reforça investimento em desenvolvimento interno

De Redação SuperHiper 11 de novembro de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

Desenvolver talentos é um dos pilares que movem o Grupo Koch. Com esse propósito, a rede supermercadista criou a Escola de Gestão e Negócios – Compradores, uma formação completa voltada à capacitação e ao crescimento de colaboradores em processo de transição de carreira e desenvolvimento dentro do Grupo. O último encontro da turma aconteceu na última sexta-feira (7), marcando o encerramento de um ciclo de aprendizado e transformação.

O gerente de RH do Grupo Koch, Alisson Santos, explica que a trilha formativa contou com mais de 100 inscritos, dos quais 23 profissionais foram selecionados após um processo seletivo para integrar o programa. “Durante cinco meses de imersão, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer, aprender e se conectar com as diversas áreas do setor Comercial do Grupo Koch. Entre os diferenciais da formação, uma aula especial de Negociação ministrada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), que reforçou o compromisso da empresa com a excelência do ensino e o desenvolvimento técnico e comportamental de suas equipes”, explica.

Cada integrante da turma também desenvolveu um projeto de conclusão de curso, acompanhado de perto por mentores internos, o que fortaleceu a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos e estimulou o protagonismo profissional. “O encerramento do programa foi celebrado em um evento de formatura, que simbolizou a conquista individual de cada participante e o fortalecimento da cultura de valorização e crescimento conjunto que orienta o Grupo Koch. Com o sucesso da iniciativa, novas trilhas e escolas de desenvolvimento estão sendo planejadas, para ampliar as oportunidades para que mais colaboradores possam se capacitar e construir um futuro promissor na empresa”, acrescenta Alisson.

11 de novembro de 2025 0 Comentários
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ESG

COP30: Rede Bom Lugar Supermercados reduz impacto ambiental com Cupom Verde

De Redação SuperHiper 11 de novembro de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

Por Edevaldo Figueiredo

A Rede Bom Lugar Supermercados lançou a campanha Cupom Verde com o objetivo de reduzir o impacto ambiental das suas operações e incentivar o consumo consciente. Ao substituir o cupom impresso pela versão digital, a rede reforça seu compromisso de minimizar o uso de papel e preservar os recursos naturais, alinhando suas práticas comerciais aos valores ambientais que sustentam sua atuação. Essa iniciativa reflete o respeito da empresa pela comunidade e pelo ambiente que a cerca.

A adesão dos clientes à opção pelo cupom digital tem crescido de forma expressiva, demonstrando uma conscientização maior sobre o impacto das pequenas escolhas do dia a dia. A campanha tem recebido avaliações muito positivas, com média de 4,9 estrelas no aplicativo da Rede Bom Lugar, despertando reflexões sobre o consumo responsável e fortalecendo um sentimento coletivo de corresponsabilidade ambiental. Cada atitude tomada pelos consumidores por meio da campanha contribui para um futuro mais sustentável.

Leia também:

  • Fort Atacadista avança em sustentabilidade com solarização de lojas
  • Grupo Big Box e Ultrabox é a 1ª rede do varejo alimentar do mundo a participar da Conferência da ONU

Para medir os resultados, a Rede Bom Lugar monitora a quantidade de cupons digitais emitidos em comparação aos impressos, e realiza o plantio de uma árvore a cada 70 mil cupons digitais emitidos, totalizando 49 árvores plantadas até o momento. Além disso, a campanha faz parte de um movimento maior da empresa para redução de resíduos, que inclui diminuição do uso de água, petróleo, gases de efeito estufa e plásticos. A empresa continua empenhada em expandir suas práticas sustentáveis, com planos para ampliar campanhas educativas, reciclagem e digitalização de processos, consolidando um varejo mais sustentável e consciente.

Confira a seguir, a entrevista exclusiva realizada pela SuperHiper com a gerente de marketing da Rede Bom Lugar Supermercados, Tariana Guglielmo.

Qual foi a motivação da Rede Bom Lugar para lançar a campanha Cupom Verde e como ela se conecta com os valores ambientais da empresa?
A Rede Bom Lugar sempre teve como um de seus pilares o compromisso com a comunidade em que está inserida, e esse respeito também se reflete no cuidado com o meio ambiente que nos cerca. A campanha Cupom Verde nasceu desse propósito — reduzir o impacto ambiental das nossas operações e incentivar o consumo consciente, contribuindo para um ambiente melhor para todos. Ao substituir o cupom impresso pela versão digital, reforçamos nossa responsabilidade em minimizar o uso de papel e em preservar os recursos naturais, alinhando nossas práticas comerciais aos valores que norteiam a atuação da Rede Bom Lugar.

Como a campanha Cupom Verde tem influenciado o comportamento dos clientes em relação ao consumo consciente e sustentável?
Percebemos uma adesão crescente dos clientes à opção do cupom digital, o que demonstra uma conscientização cada vez maior sobre o impacto das pequenas escolhas do dia a dia. A iniciativa tem sido muito bem recebida, refletida em uma média de avaliação de 4,9 estrelas no aplicativo, onde os clientes elogiam a proposta sustentável. A campanha tem despertado reflexões sobre consumo consciente e fortalecido o sentimento de corresponsabilidade ambiental, reforçando a ideia de que cada atitude faz diferença para o futuro do planeta.

De que modo a Rede Bom Lugar mensura os impactos ambientais positivos gerados pela campanha até o momento?
Monitoramos os resultados da campanha por meio da quantidade de cupons digitais emitidos em comparação aos impressos, além do número de árvores plantadas em nome da Rede Bom Lugar — iniciativa vinculada à redução do uso de papel, na qual a cada 70 mil cupons digitais emitidos, uma árvore é plantada. Até o momento, já contabilizamos 49 árvores plantadas, resultado que simboliza o impacto positivo coletivo gerado pela ação. A partir desses indicadores, conseguimos estimar a economia de papel, a redução no consumo de insumos e a diminuição de resíduos. Esses dados são consolidados e analisados periodicamente, reforçando nosso compromisso com a transparência e com a evolução contínua de nossas práticas
sustentáveis.

Quais desafios a Rede Bom Lugar enfrentou na implementação da campanha Cupom Verde e como foram superados?
O principal desafio foi promover a mudança de hábito — tanto internamente, entre colaboradores, quanto junto aos clientes. Investimos em uma comunicação clara e educativa, destacando os benefícios da iniciativa e tornando o processo de adesão simples e acessível. Hoje, os clientes do Clube Bom Lugar têm acesso aos seus cupons diretamente pelo aplicativo, o que facilita o acompanhamento das compras e reforça a praticidade da solução digital. A receptividade positiva e o engajamento das equipes foram fundamentais para o sucesso da implementação.

Como a campanha envolve e engaja colaboradores e parceiros na promoção da sustentabilidade ambiental?
Os colaboradores são agentes fundamentais da campanha. Desde o início, foram sensibilizados sobre a importância da ação e capacitados para orientar os clientes sobre o funcionamento do Cupom Verde. Além disso, nossos parceiros comerciais também foram convidados a apoiar a iniciativa, fortalecendo uma rede de compromisso coletivo em prol de práticas mais sustentáveis.

De que forma a campanha Cupom Verde contribui para a redução do uso de plástico e outros materiais prejudiciais ao meio ambiente?
Embora o foco principal da campanha seja a redução do uso de papel, ela faz parte de um movimento mais amplo da Rede Bom Lugar voltado à diminuição de resíduos em geral. Muitas vezes, ao falar do cupom digital, pensamos apenas na economia de papel e na preservação das árvores, mas os benefícios vão além — há também redução no consumo de água, petróleo e na emissão de gás carbônico. Ao incentivar o uso de recursos digitais e a diminuição do consumo de materiais físicos, promovemos uma cultura interna e externa que valoriza escolhas mais sustentáveis, impactando positivamente também na redução do uso de outros insumos, como o plástico.

Que ações futuras a Rede Bom Lugar planeja para ampliar os benefícios ambientais iniciados pela campanha Cupom Verde?
Seguimos comprometidos em ampliar nossas práticas sustentáveis. Entre as próximas etapas, estão o fortalecimento de campanhas educativas sobre descarte consciente, a ampliação de projetos de reciclagem e a digitalização de outros processos operacionais. A campanha Cupom Verde é apenas o início de uma jornada contínua rumo a um modelo de varejo mais responsável e alinhado às demandas ambientais.

Qual mensagem você gostaria de deixar para os consumidores sobre a importância da participação deles na campanha e na preservação ambiental?
Cada cliente tem um papel essencial nessa transformação. Ao optar pelo Cupom Verde, você não apenas reduz o consumo de papel, mas contribui diretamente para um futuro mais sustentável. Pequenas atitudes somadas fazem grandes diferenças — e quando escolhemos o caminho da consciência ambiental, todos ganham: o planeta, as pessoas e as próximas gerações.

Gostaria de complementar alguma outra informação?
Reforçamos que a sustentabilidade é um compromisso contínuo da Rede Bom Lugar. Iniciativas como o Cupom Verde refletem nossa visão de que o varejo pode — e deve — ser um agente transformador, promovendo impacto positivo em toda a comunidade. Seguiremos trabalhando para oferecer não apenas boas experiências de compra, mas também boas práticas que inspiram cuidado, responsabilidade e respeito com o meio ambiente.

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Consumidor

Bistek lança 9ª campanha “Apaixonados por selos de desconto”

De Redação SuperHiper 11 de novembro de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

Os clientes que adoram colecionar e aproveitar as campanhas de selos do Bistek têm um novo motivo para se encantar. O Bistek Supermercados dá início à nova edição da campanha “Apaixonados por Selos de Desconto”, em parceria com a L- founders of loyalty, líder global em programas de fidelização para o varejo. Nesta 9ª campanha conjunta, a rede apresenta uma coleção da tradicional marca francesa Medard de Noblat, reconhecida mundialmente pela elegância e design atemporal de suas cerâmicas, perfeitas para completar a mesa das famílias neste fim de ano.

A cada R$ 20 em compras em um único cupom fiscal, realizadas em todas as lojas físicas ou no e-commerce da rede, os clientes Clube Bistek recebem um selo para acumular e comprar com desconto de até 98% as peças da coleção. São sete itens: travessas em três tamanhos, uma caçarola, ramequins e duas opções de cerâmicas redondas. Todas as peças são esmaltadas e resistentes ao forno até 250 °C, combinando sofisticação e funcionalidade para o dia a dia. A distribuição de selos e a venda dos produtos ocorrerão de 10 de novembro de 2025 a 3 de março de 2026. O período para compras com desconto se estenderá até 15 de março de 2026.

Ao longo dessa parceria, as companhias já distribuíram mais de 1,6 milhão de produtos, entregaram mais de 160 milhões de selos e contemplaram mais de 560 mil clientes. “As campanhas já são aguardadas pelos clientes, que gostam da experiência de colecionar os selos e da oportunidade de adquirir produtos diferenciados com condições especiais. Por isso sempre buscamos trazer itens que possam surpreender o público. Além disso, é uma forma de enriquecer a experiência de compra, fortalecendo o relacionamento e a fidelização dos clientes com o Clube Bistek”, assinala o diretor de marketing do Bistek, Wagner Ghislandi.

“Na L- founders, buscamos tornar as dinâmicas de fidelidade mais engajantes e encantadoras para as famílias que frequentam o Bistek. É uma parceria que já proporcionou experiências marcantes com diferentes coleções. O sucesso passa por oferecer uma mecânica de fácil entendimento, associada a produtos que atravessam gerações, como as cerâmicas Medard de Noblat. Conseguimos aliar a estratégia de negócio a uma conexão emocional com o cliente e somos muito gratos ao Bistek pela parceria ao longo desses 4 anos”, destaca a CEO da L- founders of loyalty para a América Latina, Beatriz Ramos.

Detentora da marca Fidelidade com Propósito, a L- founders of Loyalty tem como propósito unir engajamento e impacto social, incorporando responsabilidade social nas campanhas que realiza. Nesta edição, o Bistek reforça o compromisso social por meio de uma ação solidária: ao comprar uma cesta básica e destiná-la à doação, o cliente recebe os selos correspondentes à compra e mais 5 selos adicionais como reconhecimento pela iniciativa.

As cestas serão deixadas diretamente nas lojas, mediante autorização do cliente, e todo o volume arrecadado será destinado a famílias em situação de vulnerabilidade social, com apoio da rede Movimento União BR, rede nacional de voluntários que atuou ativamente na reconstrução do Rio Grande do Sul após as enchentes de 2024.

“O Fidelidade com Propósito amplia o impacto positivo da campanha ao conectar o ato de comprar ao de cuidar. É uma forma de unir todos os que fazem parte dessa jornada em uma corrente de solidariedade que transforma vidas”, afirma a CEO da L-founders of loyalty para a América Latina, Beatriz Ramos.

“Estamos muito felizes e honrados em iniciar essa parceria tão importante, pois vamos auxiliar as ONGs locais, nossos companheiros fundamentais que nos auxiliam diretamente na ponta. O Movimento União BR trabalha com doações somente da iniciativa privada e da sociedade civil e essa campanha é o exemplo concreto de que juntos, somos mais fortes, e sempre com o objetivo de ajudar quem precisa”, afirma a fundadora e presidente do Movimento União BR, Tatiana Monteiro de Barros.

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ABRASEventos

ABRAS celebra o Dia dos Supermercados com jantar especial em SP

De Redação SuperHiper 10 de novembro de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

Por Edevaldo Figueiredo

Em um jantar especial, repleto de convidados ilustres, a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) celebrou na noite da última segunda-feira, 10, o Dia dos Supermercados. O evento aconteceu no Grand Hyatt, localizado na Zona Sul de São Paulo, e teve a presença de supermercadistas de todo o Brasil, além de grandes nomes da indústria e autoridades governamentais. Ainda, a ocasião foi marcada pelas homenagens Supermercadista Honorário, Executivo do Ano e pelo prêmio Dove “Mulheres que Inspiram no Varejo”. O jantar visa celebrar e evidenciar a importância do setor para o País, que atende mais de 30 milhões de consumidores e corresponde a 9,2% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

O presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), João Galassi, fez o seu discurso de abertura dando boas-vindas a todos os convidados e destacou essa celebração tão importante para o segmento. Além disso, ele agradeceu a presença dos patrocinadores e do apoio de todas as Associações Estaduais. “Hoje é noite de celebrar. Celebrar porque celebrar é reconhecer, é agradecer, é enaltecer. Celebrar porque quando o varejo celebra, ele celebra o Brasil inteiro. Celebrar o nosso compromisso com os milhões de consumidores que abastecem suas famílias em nossas mais de 420 mil lojas, onde encontram cuidado, conforto, segurança do produto, economia e qualidade. Registando o crescimento de 2,79% do consumo nos lares brasileiros em relação ao ano passado. Celebrar os líderes, os empresários e os profissionais que fazem este setor, que representa 9,12% do PIB, acontecer com trabalho, presença e dedicação. Celebrar as conquistas que tivemos até aqui. E que conquistas! Entre elas, uma histórica: a Cesta Básica Nacional livre de impostos. Uma conquista que fica, que transforma, que faz sentido para o Brasil que mais precisa. A Farmácia Completa dentro dos supermercados aprovada no Senado, de autoria do senador Efraim Filho e relatoria do senador Humberto Costa, e que agora avança na Câmara dos Deputados, com requerimento de urgência do nosso amigo deputado Luís Carlos Gomes. O Prazo de Preferência, o Best Before, projeto da deputada Bia Kicis, que amplia a informação ao consumidor e reduz desperdício ao modernizar a forma como entendemos o prazo de validade. A Política Nacional de Combate à Perda e ao Desperdício de Alimentos, defendida pelo senador Alan Rick, pela qual seguimos mobilizados para ampliar o benefício fiscal que incentiva doações”, declarou Galassi.

Presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), João Galassi. Foto: Divulgação/ABRAS

Evento teve a presença de supermercadistas de todo o Brasil, além de grandes nomes da indústria e autoridades governamentais. Foto: Divulgação/ABRAS

Galassi aproveitou o momento para falar, também, do decreto de regulamentação do programa de alimentação do trabalhador (PAT) que deverá limitar a taxa de desconto e encurtar o tempo de repasse dos pagamentos para lojistas nas operações com vale-alimentação (VA) e vale-refeição (VR). A portabilidade, que daria ao trabalhador a possibilidade de escolha sobre a operadora do seu tíquete, deve ficar de fora dessa regulamentação, por razões técnicas. “A modernização do Programa de Alimentação do Trabalhador, o PAT, que amanhã ganha um novo capítulo no Palácio do Planalto, com a assinatura de decreto do presidente Lula, acompanhado do vice-presidente Geraldo Alckmin e de importantes ministros e que vai beneficiar milhões de trabalhadores no País”, completou Galassi.

Padaria Artesanal

Convidada para subir ao palco, a primeira-dama da ABRAS, Virgínia Galassi, conduziu o momento destacando a importância do projeto Padaria Artesanal que traz oportunidade de trabalho e dignidade a pessoas carentes. “Que alegria ter vocês conosco nesta noite tão especial. Durante o Jantar do Poder, na ABRAS25, lançamos um desafio aos parlamentares: cada discurso de agradecimento em até dois minutos geraria uma doação de R$ 2 mil para a Padaria Artesanal, projeto que você conduz com tanto amor. O gesto foi lindo. Arrecadamos R$ 44 mil, valor que a ABRAS dobrou, e, com o apoio da patrocinadora DM, liderada por Denis Correia, somamos um total de R$ 132 mil. Assim como o fermento faz o pão crescer e ser partilhado, a solidariedade também se multiplica quando é feita em várias mãos. É com esse espírito que entregamos hoje essa doação ao projeto Padaria Artesanal. Muito obrigada, Lu, por nos inspirar com seu exemplo de generosidade e amor ao próximo”.

Com sentimento de dever cumprido, Denis Correa ainda declarou: “quando fizemos o desafio, fiquei em dúvida se o prazo seria cumprido. E estou muito feliz e grato com o resultado”.

Bastante emocionada, a segunda-dama da república, Lu Alckmin, fez uma retrospectiva sobre o início do projeto, em âmbito estadual, e o alcance atual em escala nacional. “Eu queria contar aqui para vocês sobre o projeto da padaria artesanal. Em 2001, eu tiver a oportunidade de atuar no Fundo Social como voluntária. A padaria é um curso de um dia para fazer pães e hoje já atendemos milhares de profissionais qualificados no preparo desse alimento. Eu gostaria muito de agradecer a colaboração que a ABRAS tem feito a projetos, como esse.”

Primeira-dama da ABRAS, Virgínia Galassi e segunda-dama da república, Lu Alckmin. Foto: Divulgação/ABRAS

Prêmio ABRAS | Dove “Mulheres que inspiram no varejo”

Esta é a oitava edição do prêmio ABRAS | Dove “Mulheres que inspiram no varejo”, cujo intuito é reconhecer o trabalho das mulheres que atuam no varejo, além de reunir as histórias dessas personagens que servem de inspiração para outras pessoas. As finalistas deste ano foram: Alessandra Giugliano Russo, coordenadora de marketing do Roldão Atacadista (São Paulo – SP); Fabiana Gonçalves Vieira, diretora de gente e gestão do Grupo Coutinho (Serra – ES); e Janaina Morais Bortone, gerente executiva de marketing do Nordestão Supermercado (Natal – RN).

Este ano, a iniciativa recebeu mais inscrições do que em 2024, mais de 15 mil votações e contou mais uma vez com uma incrível premiação. “Independentemente da vencedora, sabemos que o prêmio estará em mãos de mulheres merecedoras desse reconhecimento. As três comprovam que histórias de força e de superação são inspiração para fortalecer o protagonismo feminino”. E acrescentou. “Mais do que troféus, estamos entregando reconhecimentos a tudo isso.”

O presidente da ABRAS, João Galassi, e o vice-presidente de vendas da Unilever Brasil, Ricardo Zuccollo, foram responsáveis por anunciarem a grande ganhadora de 2025: Alessandra Giugliano Russo, destacando-se por sua trajetória.

“Se eu pudesse resumir minha vida em uma palavra seria persistência”, declarou Alessandra, durante seu vídeo de apresentação. Muito emocionada, ela relembrou a importância do incentivo dado pela avó sobre a necessidade de estudar para conquistar seus sonhos.

Nas edições anteriores, as vencedoras foram: Hiltrudes Pereira, matriarca e fundadora do Grupo Pereira (2018); Reni Rosa Muffato, diretora da Rede Irmãos Muffato (2019), Lydia Haruko Hissatugue, proprietária do Supermercado Carioca (2020), Conceição Moura, diretora da Rede Supermercado Montealegrense (2021), Ramaiana Valadares de Sena, gerente de produção do Supermercado Nordestão (2022), Van Fernandes, CEO do Grupo Vanguarda (2023) e Jocy Astolphi Cassimiro, diretora-geral da Rede Plus Supermercados (2024).

Alessandra Giugliano Russo, coordenadora de marketing do Roldão Atacadista recebe o Prêmio ABRAS | Dove “Mulheres que inspiram no varejo”. Foto: Divulgação/ABRAS

Homenagem Supermercadista Honorário

De volta ao palco, o presidente da ABRAS, João Galassi, anunciou os homenageados de “Supermercadista Honorário 2025” ao deputado federal Luis Carlos Gomes (Republicanos/RJ) e ao senador Alan Rick (Republicanos/AC). Essa homenagem reconhece o trabalho de personalidades que empregam grandes esforços em prol do desenvolvimento do setor. É uma imensa gratidão que me dirijo a vocês neste momento tão especial. Receber esta honraria da ABRAS é algo que me enche de orgulho e responsabilidade. Quando penso no setor supermercadista, penso em muito mais que grandes corredores ou prateleiras bem abastecidas. Penso em milhões de brasileiros despertando para o dia, abrindo a geladeira,  tomando o café da manhã, almoçando com a família. Penso no trabalho silencioso de quem percorre mercados, armazéns, centros de distribuição, muitas vezes, de madrugada para que o alimento chegue à mesa. É essa engrenagem, frequentemente, invisível, que move a vida das pessoas e que se valoriza quando reconhecemos o esforço, a ética e a vocação desses empresários, das redes, das pequenas e médias unidades, e de todos que participam da cadeia. Nesse sentido, destaco dois eixos que julgo fundamentais: a segurança alimentar e a redução do desperdício. O supermercado é, afinal, o elo de uma longa cadeia que começa na roça, no pescador, no pequeno produtor, no cooperado, e termina com o sorriso de quem coloca o produto no carrinho e sabe que está fazendo bem para si e para sua família”, declarou Alan Rick.

O senador Efraim Filho (União Brasil/PB) foi agraciado com menção honrosa. “Receber esse título é algo que é muito importante para defender quem acredita no setor. Nós somos o setor que mais paga imposto e mais gera empregos. É preciso ter uma voz ativa no Congresso para apresentar e defender todas as pautas de interesse do setor supermercadista. Então, eu gostaria de oferecer uma salva de palmas para João Galassi, como representante do setor, porque ele merece.”

Senador Efraim Filho (União Brasil/PB) foi agraciado com menção honrosa. Foto: Divulgação/ABRAS

Deputado federal Luis Carlos Gomes (Republicanos/RJ) homenageado como “Supermercadista Honorário 2025”. Foto: Divulgação/ABRAS

Senador Alan Rick (Republicanos/AC) homenageado como “Supermercadista Honorário 2025”. Foto: Divulgação/ABRAS

Homenagem Executivo do Ano

Seguindo com a tradição do jantar, foi anunciada por João Galassi a homenagem de “Executivo do Ano”. Essa categoria tem como objetivo, valorizar profissionais e relacionamentos. O “Executivo do Ano” é o profissional eleito pelos supermercadistas por ser parceiro do setor, por sua carreira de destaque, e que procura atuar sempre em benefício da cadeia de abastecimento e do consumidor.

O grande ganhador foi o diretor corporativo do canal off trade da Ambev, Luis Felipe Carvalho. “Estou muito feliz em estar aqui neste palco recebendo este prêmio e gostaria de agradecer a todos os supermercadistas, à Ambev e áa minha família aqui presente. Finalizo o meu agradecimento a Deus, pois sem ele, nada teria acontecido.”

Homenagem ao Empresário do Ano

O título de “Empresário do Ano”, criado pela ABRAS para celebrar lideranças visionárias e inovadoras do varejo alimentar, foi concedido ao fundador e conselheiro administrativo da MBRF Global Foods Company, Marcos Antonio Molina. Uma homenagem a quem inspira e impulsiona o crescimento do setor. “É uma honra estar aqui com vocês supermercadistas, que estão trabalhando todo dia para que o nosso produto esteja na gôndola de suas lojas, na mesa do consumidor, para cada dia ter um produto melhor. E é uma honra poder estar juntos para crescer.  Felizmente, consumidor está comendo mais. O que nós queremos? Uma cadeia mais eficiente para  que o produto chegue mais barato à mesa do consumidor. Então, este é o momento de reforçar esse compromisso, e trabalhar mais para atender nossos clientes. Muito obrigado”, declarou Molina.

A homenagem de “Executivo do Ano” foi o diretor corporativo do canal off trade da Ambev, Luis Felipe Carvalho. Foto: Divulgação/ABRAS

A homenagem de “Empresário do Ano” foi para o fundador e conselheiro administrativo da MBRF Global Foods Company, Marcos Antonio Molina. Foto: Divulgação/ABRAS

Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e vice-presidente da República, Geraldo Alckmin. Foto: Divulgação/ABRAS

Momento Especial

E, para finalizar em grande estilo, João Galassi chamou subiu ao palco com um convidado bastante especial, o ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e vice-presidente da República, Geraldo Alckmin. Em sua fala, ele destacou a importância do varejo alimentar para a economia e para o País. “É um setor campeão de emprego, de desenvolvimento, de excelência e de qualidade.” Bem como, Alckmin chamou a atenção para projetos importantes envolvendo o PAT, a Farmácia Completa nos Supermercados, a reforma tributária, a Cesta Básica Nacional Isenta de Impostos e as mudanças no Imposto de Renda, a partir de 2026.

Em breve, confira a cobertura completa na edição impressa da revista SuperHiper.

10 de novembro de 2025 0 Comentários
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Lojas

Preceiro Atacadista investe R$ 5 milhões e reinaugura loja de Indaial (SC)

De Redação SuperHiper 10 de novembro de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

O Preceiro Atacadista, rede de atacarejo catarinense, reinaugurou na última quinta-feira, 06, a loja de Indaial (SC). Com investimento de aproximadamente R$ 5 milhões, a unidade passou por uma reforma completa, com troca de piso, fachada, sistema de iluminação, retrofit da padaria, aumento da área de perecíveis e modernização de equipamentos. O objetivo, segundo Paulo Cesar Lopes, CEO do Grupo, é garantir mais conforto, espaços otimizados e, consequentemente, melhorar a experiência de compra dos clientes.

Com 4,3 mil metros quadrados de área construída e 1,8 mil metros quadrados de área de vendas, a loja conta com estacionamento com 110 vagas, self-checkout para agilizar as compras, televendas para os comerciantes e Clube Preceiro para pessoa física e jurídica. O evento de reinauguração contou com diversos atrativos para os visitantes, como degustações, entrega de brindes, diversão para as crianças e preços especiais para celebrar a data.

“Temos uma relação muito forte com Indaial. Inclusive, é neste município que está localizada nossa central de distribuição, toda área administrativa e nossa indústria de panificação, a Infinito Sabor. Portanto, a reinauguração desta loja do Preceiro é muito importante para o Grupo TOP, tanto pelo potencial da região quanto pela ligação afetiva que temos com Indaial. Por isso, queremos oferecer a melhor experiência de compra para as famílias e para empreendedores da região, reafirmando nossa proposta de ser o Parceiro da Família e do Comerciante”, comenta Lopes.

Esta reinauguração dá sequência a uma série de retrofits em diversas lojas da Rede TOP e do Preceiro Atacadista, ambas bandeiras que pertencem ao Grupo TOP. “As reinaugurações refletem nosso compromisso de seguir um dos nossos principais valores: ‘Pessoas em Primeiro Lugar’. Como grupo, buscamos sempre oferecer o melhor ambiente, atendimento, experiência e preços competitivos para os nossos clientes. Com isso, fidelizamos e nos mantemos próximos, nos tornamos realmente parceiros das famílias e das empresas que compram conosco. Esse é nosso propósito enquanto grupo: melhoria constante!”, finaliza a diretora de marketing e RH do Grupo TOP, Graziela Schmoller.

10 de novembro de 2025 0 Comentários
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Negócios

Atividade industrial registra alta de 22% em outubro

De Redação SuperHiper 10 de novembro de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

O Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial em outubro de 2025 apresentou crescimento de 22% na comparação dessazonalizada com setembro. Em relação a outubro de 2024, houve queda de 34,8%, sinalizando menor atividade em comparação a igual período do ano anterior. No acumulado dos últimos 12 meses, o índice recuou 12,5%. Por sua vez, no acumulado do ano, a retração foi de 13,8%.

“Apesar do avanço em relação a setembro, os resultados acumulados até o início do quarto trimestre indicam que a indústria ainda não retomou o dinamismo observado em 2024. A GS1 Brasil se mantém como parceira estratégica da indústria, apoiando a construção de um futuro mais inovador e competitivo por meio de insights que orientam decisões e ajudam a impulsionar a transformação do setor”, afirma a CEO da GS1 Brasil, Virginia Vaamonde.

Na análise setorial, no comparativo mês a mês, o destaque ficou com bebidas com alta de 38,8%. Já no contraponto ano a ano, têxtil registrou elevação de 16,7%. Porém, no acumulado de 2025, todos os segmentos analisados apuraram quedas, com exceção de produtos diversos (+5,6%).

No recorte por regiões, o Norte foi o destaque com elevação de 172,7% no comparativo mês a mês. No contraponto ano a não, apenas o Nordeste teve retração de 19%. Por sua vez, no acumulado de 2025, tiveram altas: o Norte (15,3%), o Centro-Oeste (5,3%) e o Sul (1,9%).

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Lojas

Gaúcha Dom Pedrito terá 3ª loja do Peruzzo ainda em 2025

De Redação SuperHiper 10 de novembro de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

O Grupo Peruzzo oficializou na quarta-feira (5) a abertura da terceira loja da rede na cidade gaúcha de Dom Pedrito. A nova unidade será instalada no prédio do antigo supermercado Nacional, que encerrou a operação na cidade.

A formalização de mais um empreendimento da varejista na cidade foi realizada pelo presidente da rede, Lindonor Peruzzo, na quarta-feira (5) junto ao prefeito de Dom Pedrito (RS), Diego da Rosa Cruz (PP).

O investimento no novo espaço contempla a modernização completa da loja, com melhorias internas e externas, incluindo novos mobiliários, equipamentos e a atualização da fachada, de acordo com o padrão de operação e atendimento do grupo.

“Esta loja representa um marco no nosso crescimento, é a 31ª operação, no ano em que comemoramos nossos 31 anos de história. E expandir nossa atuação em Dom Pedrito é acreditar no potencial da cidade, no ponto em que estaremos, que por muitos anos foi um supermercado e, principalmente, colaborar com o desenvolvimento do município e a geração de empregos”, enfatizou o presidente, Lindonor Peruzzo. A previsão de abertura é para o fim do ano. “Estamos otimistas para abrir as portas antes mesmo do Natal, encerrando o ano com uma bela inauguração”, destacou o executivo.

A abertura deve gerar mais de 70 novas oportunidades de emprego em diferentes áreas, como açougue, padaria, confeitaria, prevenção de perdas, reposição, atendimento, caixa, estágios, entre outros. Os interessados em integrar a equipe podem enviar currículo para: recrutamento@peruzzo.com.br.

Com a terceira loja em Dom Pedrito, a rede passa a ter 31 operações em sua rede. São 24 Supermercados Peruzzo, quatro Ecomix Atacarejo e três centros de distribuição (CDs), divididos em 13 cidades do Rio Grande do Sul.

A história do grupo com a cidade começou em 2000, com a abertura do primeiro supermercado. Em 2011, consolidou sua presença em Dom Pedrito com a inauguração da sua segunda loja. Neste ano, com a abertura da terceira unidade, a companhia não só reforça sua presença na região, como também reafirma seu compromisso com o desenvolvimento econômico local, a geração de empregos e o fortalecimento da comunidade.

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Lojas

DIA Supermercados reinaugura loja em Piracaia (SP)

De Redação SuperHiper 10 de novembro de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

O Dia Supermercados acaba de reinaugurar a sua loja em Piracaia, munícipio de interior de São Paulo. A unidade reabre totalmente renovada após uma ampla reforma.

O projeto incluiu uma reestruturação completa em seus ambientes externos e internos – incluindo, nova iluminação, sinalização e gôndolas, além de ajustes que tornam o espaço mais prático e confortável. A unidade passa a contar ainda com uma geladeira especial para bebidas e um açougue completamente remodelado.

O objetivo da reforma é oferecer uma experiência de compra ainda mais fácil, rápida e completa para o dia a dia, com um espaço mais atrativo e confortável para atender os clientes locais e da região. “Estamos muito felizes em entregar à comunidade de Piracaia uma loja totalmente renovada, mais moderna e preparada para atender às necessidades do dia a dia. Nosso objetivo com essa reforma foi tornar a experiência de compra ainda mais acessível, cômoda e completa, mantendo sempre a proximidade que o Dia tem com seus clientes e nas localidades onde atua”, afirma Fabio Farina, CEO do Dia Supermercados.

Com a reinauguração, os moradores de Piracaia passam a contar com uma loja mais moderna e completa, com a oferta de produtos das marcas nacionais e, também, da marca própria “Melhor A Cada Dia”, que reúne mais de 800 itens de qualidade e economia. Além desses itens, também estão disponíveis verduras, frutas e legumes frescos com reposição diária, e uma padaria que fornece pão francês, pão de queijo e bolos, garantindo ainda mais sabor para o dia a dia dos clientes.

Serviço
Dia Supermercados – Piracaia
Endereço:  rua João de Moraes Goes, 400,  Centro, Piracaia – SP.
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 7h às 21h. Domingos das 7h às 20h.

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Gente

Grupo Koch lança sua Universidade Corporativa

De Redação SuperHiper 10 de novembro de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

O Grupo Koch lançou oficialmente, nesta quinta-feira (6), a Universidade Koch, iniciativa criada para formar, capacitar e impulsionar o desenvolvimento dos colaboradores da rede, que hoje emprega mais de 12,5 mil pessoas, em 35 cidades de Santa Catarina, nas 90 lojas, Centros de Distribuição e Administrativos.

Segundo Antônio Koch, Diretor de RH do Grupo Koch, a Unikoch representa um marco na valorização das pessoas que fazem parte da empresa. “A proposta da Universidade é propiciar educação continuada, com o objetivo de oferecer tanto trilhas de formação obrigatórias, alinhadas às funções de cada cargo, quanto treinamentos abertos, que possibilitam o investimento no autodesenvolvimento”, explica.

Com esse projeto, o Grupo Koch reforça sua aposta no crescimento interno de talentos, ampliando as oportunidades de aperfeiçoamento e evolução profissional de cada colaborador. “Queremos criar um ambiente de aprendizagem constante, que ajude nossos colaboradores a crescerem junto com a empresa. A Universidade Koch vem para apoiar o desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais, preparando cada um para os desafios atuais e futuros do Grupo Koch, que é hoje a maior rede supermercadista de Santa Catarina e a 10ª maior do país”, acrescenta Antônio.

A Universidade Koch surge, portanto, como mais um diferencial no compromisso do Grupo com a valorização das pessoas e com o fortalecimento da cultura de aprendizado contínuo.

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Internacional

Amazon cria experiência de compra unificada em loja Whole Foods

De Redação SuperHiper 10 de novembro de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

Por Renato Müller

A Amazon apresentou nos Estados Unidos um novo conceito destinado a facilitar o processo de compra de seus clientes que também visitam a Whole Foods. Na nova loja conceito da Whole Foods em Plymouth Meeting, na Pennsylvania, os clientes podem comprar alimentos no ponto de venda e encomendar itens de marcas nacionais não disponíveis na rede, mas que são entregues pela Amazon.

A nova loja conta com um micro CD de mil metros quadrados, automatizado, que armazena 12 mil SKUs de alto giro. Dessa forma, os clientes podem fazer suas compras na loja e pedir itens para disponibilidade imediata ou por meio de delivery.

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“Sempre nos orgulhamos de ter uma ampla seleção de produtos naturais e orgânicos, mas entendemos que nossos clientes gostam da conveniência do one-stop shopping. Por isso, estamos unificando as ofertas da Amazon e da Whole Foods para que a experiência de compras seja mais conveniente e alie quantidade, velocidade e experiência”, afirma o vice-presidente da Amazon Grocery Stores e CEO da Whole Foods Market, Jason Buechel.

Na loja de Plymouth Meeting, os clientes encontram QR Codes espalhados pelo piso de vendas. Esses códigos, quando escaneados, dão acesso a uma vitrine especial no app da Amazon. A partir dali, é possível acessar os produtos que estão no mini CD na retaguarda. Segundo a Amazon, a separação é feita em menos de 10 minutos, o que permite que os clientes retirem essa compra online na saída da loja.

Para clientes da vizinhança comprando online na Whole Foods por meio do app ou do site da Amazon, a seleção de produtos já incluirá itens armazenados no mini CD, para que a compra possa ser feita inteiramente nas bandeiras da empresa. Os pedidos podem ser retirados na loja, no drive thru ou por delivery.

O mini CD atrás da loja utiliza robôs de uma empresa americana chamada Fulfil, projetados especificamente para o varejo de alimentos. Os robôs fazem a separação dos produtos e organizam os pedidos de forma autônoma, usando tanto o estoque da Whole Foods quanto a área dedicada aos itens distribuídos pela Amazon. Os pedidos são conferidos por um colaborador antes de serem entregues aos clientes.

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Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

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SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 50 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

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