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quinta-feira, setembro 11, 2025
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Lançamentos

Qualitá reformula marca e segmenta portfólio

De Redação SuperHiper 16 de agosto de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

Diante da ascensão do mercado de marca própria no Brasil, o GPA, detentor das redes Pão de Açúcar e Extra, anuncia o rebranding de Qualitá, sua maior marca. Criada em 2008, a marca passou por uma reformulação completa, que inclui a modernização da identidade visual, novas embalagens e a segmentação do portfólio em cinco tiers desenvolvidos para atrair diferentes perfis de consumidores: Exclusive, com produtos de alta performance; Home, com itens para casa; Care, voltada para cuidados diários; Baby, destinada à linha infantil; e Pet, focada em animais de estimação.

Sob o slogan “Viva suas boas escolhas”, Qualitá está pautada em cinco pilares: criatividade, oferecendo inovação em produtos por meio de experiências únicas; acessibilidade, com opções que cabem no bolso do consumidor; confiabilidade, garantindo produtos seguros e de qualidade; cuidado, promovendo autocuidado e momentos de qualidade com boas escolhas; e proximidade, acompanhando quem busca fazer escolhas assertivas e desfrutar o melhor delas.

“Entendemos que tomar decisões faz parte do dia a dia, e nossos produtos são destinados para aqueles que buscam praticidade e qualidade. Sendo assim, o objetivo de rever a comunicação de Qualitá é crescer a percepção de qualidade por meio de uma marca e embalagem moderna, que se aproxime do consumidor, gerando maior identificação para que se torne a sua primeira opção”, explica o executivo.

Criada em parceria com a agência de branding Pande, a nova identidade visual de Qualitá atualiza os equities da marca com elementos que buscam construir uma comunicação mais próxima com os clientes. “É importante reforçar que a mudança no posicionamento, a revitalização da identidade da marca e a renovação de todo o seu portfólio buscam simbolizar um novo momento de Qualitá, que atinge um estágio de marca própria mais madura e próxima de seus consumidores”, afirma o sócio e head de estratégia da Pande, Gian Franco Rocchiccioli.

“Ao longo dos últimos anos, observamos uma mudança nos hábitos de compra com consumidores que buscavam principalmente por itens de qualidade com um custo-benefício atraente. No atual cenário, estamos percebendo uma crescente demanda por produtos com alto valor agregado, combinando exclusividade, alta qualidade e inovação”, afirma o diretor de marcas exclusivas do GPA, Allan Gate Hock.

“Como forma de conectar a marca à diferentes perfis de consumidores, Qualitá expande sua presença em diferentes tiers, oferecendo desde produtos acessíveis para um público que está em busca de trazer maior indulgência e descobertas para sua alimentação, até a oferta de produtos que atendem a necessidade do consumidor AA e aumentam sua identificação com a marca”, explica. Essa premissa reorientou a organização dos mais de 1000 produtos que estão previstos para serem lançados e relançados com as novas embalagens e identidade visual até o final do ano. Os principais itens incluem vinhos, cápsulas de café e fraldas.

Alinhado com o atual momento da companhia, que está em processo de turnaround e visa recuperar a rentabilidade, as marcas próprias representam um aumento da frequência e importante ferramenta de fidelização, essencial para o crescimento do fluxo dos clientes nas lojas e, consequentemente, impulsionar as vendas. Atualmente, as marcas próprias são um dos projetos estratégicos da companhia, com um olhar diferenciado para o desenvolvimento de táticas que colaborem para potencializar e reforçar os atributos das marcas, especialmente Qualitá.

“A frequência de um cliente que compra marca própria é 2,5x maior do que aquele que não consome esses itens, e seu ticket médio é 60% superior. Cerca de 80% de nossos consumidores levam algum produto de marca exclusiva, sendo que seis em cada 10 levam pelo ao menos 1 item da marca Qualitá. As marcas próprias são imprescindíveis, uma vez que atuam na fidelização do cliente e ajudam em um pilar estratégico importante para a companhia, que é a concentração das compras daquele cliente nas nossas lojas”, analisa Gate. Hoje, as marcas próprias representam 22,5% das vendas totais do GPA.

Os produtos Qualitá são submetidos a rigorosos testes de qualidade, semelhantes aos realizados pelas grandes indústrias alimentícias. Há uma equipe dedicada para garantir os processos e realizar testes periódicos de qualidade. “Mantemos um padrão de exigência elevado para liberar um item para venda, com projetos que podem levar até dois anos até chegar ao produto final, assegurando a qualidade que desejamos oferecer aos clientes”, finaliza Gate.

16 de agosto de 2024 0 Comentários
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Lançamentos

Xandô lança embalagem de 1,5L do suco de limonada siciliana

De Redação SuperHiper 16 de agosto de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

O limão siciliano é uma fonte generosa de vitamina C. Uma única fruta, por exemplo, contém 88% das propriedades indicadas para consumo diário. Além disso, a vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico, é um poderoso antioxidante que combate os radicais livres e protege o corpo contra doenças, fortalece a imunidade e desempenha um papel fundamental na produção de energia no organismo. O aroma cítrico do limão siciliano tem sido associado a efeitos calmantes, redução do estresse e melhora do humor.

A gerente de marketing comenta que existe uma preferência por sucos de frutas cítricas, sendo esses os sabores de maior crescimento nesse ano, essa busca norteou no lançamento da embalagem de 1,5l do Limão Siciliano.

Segundo ela, o objetivo da nova embalagem maior é facilitar o consumo do produto para os consumidores. “As pessoas querem introduzir em suas rotinas produtos que ofereçam maior nível de frescor e sabor e elas têm encontrado isso em nossas bebidas. Uma embalagem maior atende melhor, por exemplo, o consumo das famílias ou encontro entre amigos”, avalia a executiva.

Outro fator que deve ampliar ainda mais as vendas dos sucos cítricos, e que foi levado em consideração, são as altas temperaturas que são esperadas durante o Verão deste ano.

16 de agosto de 2024 0 Comentários
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Lojas

Grupo Bahamas anuncia sua primeira loja em Lima Duarte (MG)

De Redação SuperHiper 16 de agosto de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

O Grupo Bahamas anuncia sua primeira loja na cidade de Lima Duarte, interior de Minas Gerais, em uma área total de 17.500 metros quadrados. Esta inauguração faz parte de uma ação estratégica alinhada aos planos de expansão da empresa na Zona da Mata Mineira.

O empreendimento, contará com 6.000m² de área construída e de 2200m² de área vendas, irá gerar mais de 100 vagas de empregos diretos e abrigará as bandeiras Bahamas Mix e Bahapet. O Bahamas Mix focará na venda de produtos tanto no varejo quanto no Atacarejo, atendendo às necessidades dos consumidores finais, revendedores, transformadores e pequenos varejos locais.

Já o Bahapet, um encantador Atacarejo Pet & Garden, foi concebido a partir de nossa dedicação ao bem-estar dos animais de estimação e ao amor pela jardinagem, representando um espaço singular para todos os entusiastas, além disso empreendimento contará com uma clínica veterinária, oferecendo cuidados especializados para pets.

O empreendimento contará também com uma ampla gama de lojas como: lanchonete, farmácia, entre outros. O Grupo Bahamas chega à cidade para suprir a demanda por mais qualidade e
variedade a preços baixos, possibilitando compras em grandes volumes, garantindo um atendimento completo e diferenciado para toda a cidade de Lima Duarte e região.

A loja estará localizada na Rua Padre Pedro Nogueira, ao lado do Clube do cavalo.

16 de agosto de 2024 0 Comentários
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ConsumidorEventos

Supermercadistas e indústria celebram o Dia do Pão de Queijo

De Redação SuperHiper 16 de agosto de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

Celebrado no próximo sábado, 17, o Dia do Pão de Queijo foi instituído como forma de reconhecimento pela sua importância na culinária brasileira. Com receita simples e sabor irresistível, esse alimento faz sucesso não apenas em nosso País, mas também é reconhecida mundo afora.

O pão de queijo é mais do que um simples lanche, é um pedaço da nossa cultura. Originário de Minas Gerais, ele começou como um lanche simples, mas rapidamente conquistou o país com seu sabor único e sua textura irresistível. Feito com polvilho e queijo, essa delícia está na casa das famílias.

Para celebrar essa data, redes supermercadistas preparam ações promocionais. No supermercados Mundial a celebração deu início já na segunda-feira, 12, oferecendo ótimos descontos na compra do produto até o próximo dia 18 de agosto.

Já na rede de supermercado de bairro St Marchê, é possível encontrar uma seleção especial de pães de queijo diferenciados, com receitas artesanais e ingredientes de alta qualidade, que foi eleito um dos 3 melhores da capital em pesquisas com os consumidores. “Produzimos todos os dias pão de queijo para manter o máximo frescor, com isso a textura fica mais crocante por fora e areada por dentro. Utilizamos um blend especial de polvilho azedo e doce que auxilia na acidez e contraste com o toque doce do queijo”, esclarece o gerente de qualidades e produtos do St Marche, Rafael Feitosa.

O segredo da receita de Pão de Queijo do St Marche é combinação de queijos selecionados e produção artesanal. Na massa é utilizado queijo minas frescal, queijo meio cura da Serra da Canastra e é empanado com parmesão de maturação longa. Mais crocante, mais dourado e mais saboroso!

Indústria

Considerado uma paixão nacional, o pão de queijo foi ganhando ao longo dos anos diversos sabores e formatos. As versões criadas pela Catupiry, marca que alimenta momentos, leva Catupiry seja no recheio ou na própria massa, o que as tornam irresistíveis.

Com um vasto portfólio, a marca oferece opções com Catupiry Original na massa, como a versão Coquetel e a Chipa, além de opções com recheio, sejam elas doces, como Goiabada com Catupiry Original e o de Doce de leite com Catupiry Original, como também opções salgadas, como o recheado de Catupiry Original, na versão tradicional e de multigrãos, e de Calabresa com Catupiry Original.

Como lançamento nessa categoria, a Catupiry trouxe neste ano o Pop Cheese, que são mini pães de queijo em uma embalagem muito prática, e o Waffle de Pão de queijo, ambos com Catupiry Original na massa.

Para celebrar a data, a marca vai realizar uma ativação divertida com premiações exclusivas no Conjunto Nacional, localizado na Avenida Paulista, em São Paulo, no próximo sábado, 17, a partir das 10h30.

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Eventos

Sam’s Club promove experimentação de produtos de sua marca própria

De Redação SuperHiper 16 de agosto de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

O Sam’s Club realizará uma experimentação gratuita e sensorial na cidade de São Paulo para apresentar os produtos exclusivos, importados e diferenciados da sua marca própria, a Member’s Mark, que oferece um amplo portfólio de produtos alimentícios e voltados aos setores de vestuário, casa e brinquedos, por exemplo. São produtos premium com ótimo custo-benefício.

Entre os dias 15 e 20 de agosto, a avenida Paulista irá receber uma cabine imersiva para degustação de produtos Member´s Mark, registrando as reações das pessoas ao consumi-los. Os participantes serão surpreendidos por sabores, cheiros e sensações com essa experiência única que só Sam’s Club, único clube de compras do Brasil, pode proporcionar. No espaço, serão instaladas algumas câmeras escondidas para registrar todos os participantes e, ao final, os donos das melhores reações serão as personalidades da nova campanha do clube, reforçando a assinatura da marca de que “Vale muito ser Sam’s”.

Leia também:

  • Sam’s Club inaugura segunda loja do ano em Minas Gerais
  • Sam’s Club celebra crescimento vigoroso

A ação, assinada pela WMcCann, tem como objetivo gerar experimentação dos produtos da Member’s Mark, incentivando que os consumidores conheçam a qualidade premium e os seus diferenciais. Para os participantes que ainda não são sócios, o Sam’s Club oferecerá a oportunidade de cadastro no local da ativação. No balcão ao lado da cabine, após a inscrição, os sócios ainda poderão adquirir os produtos da marca.

A ação de experiência de marca integra o plano de expansão do Sam’s Club que, só em 2024, já conta com um crescimento total de 16% em comparação ao ano anterior, além da inauguração de mais sete clubes, chegando a 55 unidades distribuídas pelo Brasil. No primeiro semestre, a empresa também atingiu a marca de três milhões de sócios ativos, número que reforça o interesse do público pelo clube e suas vantagens, como o acesso à marca própria Member’s Mark, produtos importados e exclusivos de diversos setores, descontos especiais e personalizados e programa de cashback.

“Os números reforçam como o modelo de clube de compras é um sucesso para o varejo e tende a crescer ainda mais. Com a ação, conseguimos tangibilizar os principais atributos da nossa marca por meio de uma experiência única para os consumidores: uma experimentação dos produtos exclusivos, de forma gratuita, em uma das vias de maior fluxo do País”, explica a CMO do Sam’s Club, Claudia Vilhena.

A estratégia de mídia irá amplificar a ação nas redes sociais com o squad de influenciadores da marca liderado por Lais Cintra (@lais.cintra), Patrícia Bomm (@patibomm) e Marieli Mallmann (@marielimallmann), além de conteúdos em rádio e em mídia digital.

Serviço
Taste Room
Local: Avenida Paulista, 1230, Bela Vista, São Paulo – SP
Datas: de 15 a 20 de agosto

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Internacional

Com foco em marcas próprias, Target triplica venda de alimentos

De Redação SuperHiper 16 de agosto de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

Por Renato Müller

Em 2019, a rede americana de lojas de departamentos Target já vendia US$ 8 bilhões em alimentos e bebidas. Percebendo uma oportunidade, a varejista reforçou seu foco nas categorias de supermercados, entrando de vez na briga com redes especializadas, como Kroger e Albertsons, e com generalistas como o Walmart.

Cinco anos depois, a estratégia vem se mostrando um enorme sucesso. De lá para cá, as vendas de alimentos na Target triplicaram, chegando a US$ 24 bilhões. A participação dos itens de supermercados no faturamento da varejista avançou de 10,2% para 22,3%.

Além disso, os itens de supermercados têm um papel estratégico para a Target, pois ajudam a atrair consumidores. “Mais de 55% das cestas de compras contam com alimentos e bebidas”, revela o VP Sênior de produtos para alimentos e bebidas da varejista, John Conlin.

Não é de hoje que a Target investe na venda de alimentos. A categoria foi introduzida no mix das lojas há 20 anos, inicialmente com resultados bastante tímidos. Uma estratégia executada ao longo de muitos anos fez a empresa avançar na entrega de pedidos no mesmo dia, contratar profissionais com experiência em supermercados e construir marcas próprias que aliassem preços acessíveis e qualidade superior. “Mudamos da mentalidade de ‘vender alimentos’ para uma de ‘celebrar as refeições’, e isso fez toda a diferença”, acrescenta Conlin.

Hoje, o momento é de crescimento sustentável e de ganho de participação de mercado em alimentos e bebidas. “Temos muitas oportunidades para avançar nessas categorias”, afirma o VP Executivo e Chief Commercial Officer da empresa, Rick Gomez. Os produtos de marca própria têm um papel importante nesse futuro crescimento: a marca Good & Gather, lançada em 2019, já movimenta US$ 4 bilhões ao ano, e a empresa criou marcas para snacks e produtos de indulgência, além de posicionar a Market Pantry com o preço mais baixo em diversas categorias.

“Marcas próprias de alimentos e bebidas não são simplesmente substituições para marcas líderes. Passamos muito tempo entendendo o que os consumidores desejam e precisam”, diz o VP de alimentos e bebidas de marcas próprias da Target, Jasmine Vasquez. Como resultado, cerca de 60% dos itens private label da varejista não possuem um equivalente de uma marca de alcance nacional.

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Eventos

COOP sedia feira de adoção animal em Santo André (SP)

De Redação SuperHiper 16 de agosto de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

Preocupada com a comunidade em seu entorno e com o elevado número de animais abandonados, a Coop – por meio do pilar Coop Faz Bem Pra Comunidade da sua plataforma de responsabilidade Social, Coop Faz Bem, sediará uma feira de adoção animal no próximo sábado, 17, das 10h às 15h, no estacionamento da loja localizada na rua dos Coqueiros, 310, Bairro Campestre – Santo André.

Em parceria com protetores independentes, a feira terá aproximadamente 20 animais disponíveis para adoção, entre cães e gatos, e aqueles com mais de quatro meses já estarão devidamente castrados e vacinados.

O candidato a tutor de um pet deverá apresentar documento de identificação original (RG, CPF ou CNH), comprovante de endereço recente no nome do proprietário e passar por uma entrevista. No dia, também haverá arrecadação de ração animal.

Atualmente, a Coop possui mais de 1 milhão de cooperados ativos, 35 unidades de varejo alimentar, sendo 27 no Grande ABC, uma em Piracicaba, três em São José dos Campos, duas em Sorocaba, duas em Tatuí, 68 drogarias e canais digitais.

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Negócios

Segmento pet cresce no setor supermercadista

De Redação SuperHiper 16 de agosto de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

Por Adriana Silvestrini

Quem não tem um animal de estimação em casa, certamente tem alguém próximo que cria os pets como se fossem membros da família. Atualmente eles totalizam 160,9 milhões no Brasil. De acordo com o presidente-executivo do Instituto Pet Brasil, Caio Villela, as principais espécies criadas no País, e que entram nas estatísticas do setor são, na ordem de quantidade de animais: os cães (62,2 milhões), aves ornamentais (42,8 milhões), gatos (30,8 milhões), peixes ornamentais (22,3 milhões) e répteis e pequenos mamíferos (2,8 milhões).

“Os dados apontam que a cada residência brasileira existe, estatisticamente, em média 1,6 pet. Ou seja, mais de um animal de estimação para cada lar brasileiro”, explica Villela. Os números são baseados nas informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e levantamentos da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet). Ainda segundo Caio Villela, as famílias estão cada vez mais reconhecendo os benefícios que a convivência com um pet traz para a saúde mental e a harmonia do lar. “Eles se tornam membros da família, o que aumenta a disposição das famílias em investir em produtos e serviços de alta qualidade para o bem-estar de seus animais. Isso inclui desde alimentação até cuidados médicos e produtos de higiene especializados”, afirma o executivo do Instituto Pet Brasil.

Portanto, além da troca de afeto e de companheirismo com seus donos, os animais também proporcionam bons negócios, inclusive para os supermercadistas. A Abinpet, junto com o Instituto Pet Brasil, indica um ano positivo para o setor. As projeções das entidades apontam que o mercado pet brasileiro chegará a um faturamento de R$ 76,3 bilhões em 2024.

A pesquisa ainda mostra que os pequenos e médios pet shops, os populares “pet shops da vizinhança”, representam metade do faturamento dos canais de acesso e o comércio eletrônico se consolida como o que mais cresce. Entre os canais de acesso, o canal varejo alimentar está em sexto lugar, com faturamento de R$ 5,52 bilhões e com 7,2% de representação do faturamento total do segmento.

No levantamento feito de janeiro a março de 2024, o faturamento do segmento de Pet Food, que é a venda de alimentos industrializados para animais de estimação, foi de R$ 41,7 bilhões (54,7% do total do setor). Esse valor corresponde a mais da metade do mercado. Com relação aos pet shops, os pequenos e médios são os estabelecimentos que concentram a maior parte da movimentação, representando 48,7% do faturamento ou R$ 37,2 bilhões. Em seguida estão as clínicas e hospitais veterinários, com 18% ou R$ 13,7 bilhões. Em terceiro lugar estão os pet shops considerados megastore, com 9,4% do faturamento, ou R$ 7,1 bilhões.

Caio Villela explica que pequenas e médias lojas de produtos para animais de estimação têm uma presença local forte e são altamente eficientes em atender os consumidores. Eles oferecem um atendimento personalizado e conhecem bem as necessidades dos clientes e de seus animais, criando uma relação de confiança que é difícil de replicar em grandes redes de supermercados. “Embora supermercados e hipermercados tenham aumentado a sua oferta de produtos para animais de estimação, ainda estão construindo suas reputações e adaptando suas operações para competir com pet shops já estabelecidos. Entendemos que o investimento e a expansão nesse segmento são recentes e, portanto, ainda em fase de crescimento e consolidação”, ressalta Villela.

Vendas on-line

De acordo com a pesquisa da Abinpet, dentro do segmento de e-commerce, o varejo especializado também é o segmento que mais vende. Os pet shops virtuais representam 40,6% do faturamento das vendas on-line, ou R$ 2,4 bilhões, seguidos pelas lojas virtuais das megastores (26,8% ou R$ 1,6 bilhão) e lojas virtuais de pequenos e médios pet shops, com 21,5%, o equivalente a R$ 1,3 bilhão.

“Os brasileiros aprovaram a comodidade da compra on-line e, hoje, o hábito é algo corriqueiro, principalmente nos grandes centros. Os consumidores também aproveitam esses canais para promoções exclusivas e facilidades como assinaturas de produtos. Assim, quando o pet food está acabando, ele sabe que já existe uma entrega agendada”, explica Caio Villela.

Experiências da Covabra e Pague Menos

De acordo com a gerente de compras do setor de bazar da rede Covabra Supermercados, Fabiana Prata, o setor de Pet da rede é consolidado há muitos anos e a demanda por produtos pet cresce a cada ano. “No último ano registramos 30% de aumento nas vendas quando comparado ao ano anterior. “Temos mais de 160 itens para cachorro e outros 110 para gato. Além de produtos para tartaruga, porquinho da Índia, hamster, peixe e aves”, detalha Prata.

A rede ainda oferece diversidade em itens de alimentação, higiene, além de brinquedos para os pets. “Preparamos promoções exclusivas, principalmente para quem faz parte do nosso programa de fidelidade gratuito, o Cliente Bem-Estar”, pontua a gerente da Covabra Supermercados.

A rede paulista Supermercados Pague Menos vende produtos para pets em suas lojas desde quando começou suas atividades no setor varejista. Porém, o gerente comercial dos Supermercados Pague Menos, Ricardo Franco, ressalta que neste ano notou-se uma procura maior no segmento pet, localizado próximo ao setor de Bazar. “Um dos motivos desse crescimento foi constatado após realizarmos ações junto às indústrias e também uma melhoria significativa nos abastecimentos das lojas, onde são vendidos alimentos, higiene/limpeza e acessórios para cães, gatos e pássaros”, explica Franco.

O executivo ainda comenta que a melhor exposição dos produtos para pets é em terminais e pontos extras, quando há ações específicas, além de um abastecimento correto no ponto natural. De acordo com Franco, a varejista faz com frequência ações com as indústrias, no calendário há Festival Pet e no Circuito de Corridas Pague Menos há etapas com caminhada pet friendly. “Para o setor, nossos planos estão voltados para o aumento da participação em vendas, além de fomentar a categoria nos canais de e-commerce, CRM e calendário promocional”, revela Ricardo Franco.

Investimentos da indústria

Segundo pesquisa da Abinpet, os segmentos de indústria de produtos para animais de estimação devem encerrar 2024 com um crescimento médio de 12,8% em relação a 2023. O faturamento do Pet Food, Pet Care e Pet Vet deve superar os R$ 54 bilhões e representam cerca de 70% de todo o mercado. “Sem grandes variações no preço das commodities, mantém-se o crescimento sólido dos mercados Pet Vet e Pet Care, além da demanda constante da cadeia de varejo em relação ao Pet Food. Isso demonstra que os consumidores têm procurado os produtos da indústria pet e se preocupam em oferecer além do alimento completo de qualidade, produtos que garantem higiene, saúde e bem-estar para seus pets”, comenta o presidente-executivo da Abinpet, José Edson Galvão de França.

Demanda crescente

Há mais de 30 anos atuando no segmento, a Brazilian Pet Foods comprova que atender à crescente demanda do mercado de alimentos para animais de estimação no Brasil é um bom negócio. O diretor comercial da Brazilian Pet Foods, José Marcos Viudes Calsavara, compartilha que a empresa tem em seu portfólio mais de 28 marcas e mais de 500 itens, voltados principalmente para alimentação de cães e gatos. Entre as marcas vendidas em supermercados estão a Foster Original, a Snow Dog e a Snow Cat Premium, que oferece uma opção natural. Ainda tem a Good Friends que traz em seu cardápio as frutas amarelas e a Canister com um leque variado de sabores.

De acordo com Calsavara, para este ano a companhia planeja lançar novos produtos que atendam as demandas específicas do segmento, aumentar a presença em pontos de venda estratégicos e fortalecer parcerias com grandes redes de supermercados e distribuidores. Além disso, investir em tecnologia para melhorar a logística e garantir uma distribuição mais eficiente. “Prevemos um aumento de vendas de mais de 15% este ano em relação ao ano passado no canal supermercadista. Este crescimento será impulsionado por nossa expansão em novas regiões, lançamento e aprimoramento de novos produtos, intensificação de nossas campanhas de marketing e promoções em parceria com varejistas”, revela José Marcos Viudes Calsavara.

Importância dos pets

De olho neste segmento promissor, a BRF Pet nasceu como unidade de negócios da BRF S.A. – uma das maiores empresas de alimentos do mundo – em 2018 e, em pouco tempo, se tornou uma das líderes do mercado de nutrição para cães e gatos.  De acordo com o head de marketing da BRF Pet, Denis Nakashima, a unidade de nutrição pet é, atualmente, uma das maiores em faturamento no Brasil, considerando o segmento de Pet Food, com atuação em todos os canais de vendas, incluindo o autosserviço, estando presente em supermercadistas de diferentes portes e perfis. “Estamos também em mais de 20 países, incluindo Américas e Ásia, e temos um dos portfólios mais completos para cães e gatos: alimentos secos (em todos os segmentos, desde o Standard ao Super Premium Natural), alimentos úmidos, além de snacks e suplementos alimentares. Atualmente, produzimos marcas referência de mercado, como Biofresh, Guabi Natural, GranPlus e Balance. Acreditamos que os pets são parte importante das famílias e trabalhamos para proporcionar vida melhor para pets e seus tutores”, explica o executivo.

Nakashima explica que os alimentos secos são os mais procurados nas lojas do canal de varejo alimentar para o objetivo de compra de abastecimento. “Porém, vemos uma grande evolução na busca por alimentos úmidos, que fazem sucesso no paladar dos pets. É uma forma saudável e saborosa de alimentar os cães e gatos de maneira acessível, pois cada sachê pode custar menos de R$3,00 e são ofertados com uma ampla diversidade de sabores, ajudando o tutor a variar as refeições do pet, seja oferecendo o alimento úmido puro ou misturado ao alimento seco”, pontua.

Dicas de exposição

  • Expor os produtos de pet na seção do Bazar ou próximo dela.
  • Fazer montagem de ilhas com sacos grandes de ração nos corredores da loja ou apostar em pontas de gôndola com os pacotes menores e alimentos úmidos.
  • Para aumentar o tíquete médio, exponha os alimentos úmidos próximos ao check-out, estimulando a lembrança do tutor a levar um alimento saudável e saboroso para seu pet também.
  • Tutores têm examinado cada vez mais os produtos, rótulos e listas de ingredientes em alimentos para animais de estimação. Pensando nisso, reforce a comunicação nas embalagens dos produtos, destacando as características dos mesmos.
  • Invista em datas especiais, como o Dia Mundial dos Animais (4 de outubro), por exemplo, para trabalhar campanhas específicas voltadas para os pets, trazendo maior visibilidade para a categoria tanto em comunicação quanto em ações promocionais que alavanquem as vendas.

Fonte: BRF Pet

Mercado mundial

O mercado pet mundial cresceu 7,4% em 2023 em relação a 2022, chegando a US$ 180,8 bilhões. O Brasil atualmente se consolida no terceiro lugar no quesito faturamento, representando 5,54% dos US$ 180 bilhões, atrás somente de Estados Unidos (44,9%) e China (8,45%). Atrás do Brasil estão Reino Unido (4,11%); Alemanha (3,87%); Canadá (3,75%), França (3,6%), Japão (3,37%), Rússia (2,48%) e Itália (2,48%).

Fonte: Abinpet/Instituto Pet Brasil

Lições para o varejo

  • Os consumidores que frequentam supermercados tendem a fazer compras mais generalistas e, frequentemente, buscam conveniência e preço. Isso pode limitar a percepção de variedade e especialização que os pet shops oferecem.
  • É esperado que, com o tempo, o varejo alimentar continue a expandir e melhorar suas ofertas no segmento pet. Mas vale comentar que o crescimento desse segmento no varejo alimentar dependerá de sua capacidade de criar experiências de compra.
  • Uma das maiores vantagens dos pet shops é o atendimento personalizado e a expertise dos funcionários. Esses estabelecimentos contam com profissionais bem treinados que podem oferecer conselhos especializados sobre nutrição, saúde e cuidados gerais com os pets. Portanto, acredito que as lojas de varejo alimentar possam investir em treinamento para seus funcionários, capacitando-os a fornecer informações úteis e orientações personalizadas aos clientes.

Fonte: Caio Villela, presidente-executivo do Instituto Pet Brasil.

O que o supermercadista NÃO deve fazer

  • Deixar a categoria de pet muito apertada, com um mix pequeno de produtos. Sabemos que o espaço da loja é limitado, mas o consumidor deste canal também busca variedade de opções. Mesmo com espaços pequenos, é possível fazer uma boa execução, usando materiais de PDV que orientem o consumidor na sua escolha.
  • Há algo que no segmento de pet food é essencial: a segurança alimentar. Existe uma prática informal de furar os sacos de ração para acomodá-los mais facilmente nas prateleiras e no estoque, o que causa um problema de segurança alimentar. O furo na embalagem permite a entrada de insetos, que podem se proliferar dentro do saco sem que o consumidor perceba no momento da compra. Uma compra de um produto infestado é muito frustrante para o tutor e isso acontece principalmente devido ao manuseio errado no PDV. É um desgaste para todas as partes: tutor, varejista e indústria. Por isso, temos trabalhado junto a operadores logísticos, clientes e parceiros para combatermos esta prática e garantir um alimento seguro em toda a cadeia.

Fonte: BRF Pet

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Negócios

A vez do hortifruti

De Redação SuperHiper 16 de agosto de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

Por Renata Ruiz

Um estudo publicado pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) da Esalq/USP, mostraram que as áreas de frutas e hortaliças plantadas no último ano voltaram ao patamar pré-pandemia (2019). Lembrando que durante a pandemia houve uma retração no setor. No quesito consumo, o setor de hortifrúti tem apresentado crescimento mais intenso em termos de valor do que em volume de vendas. E esse aumento de valor é resultado dos maiores custos de produção e de melhorias realizadas na cadeia de comercialização e de serviços.

Para 2024, pesquisadores da Equipe da HF Brasil indicam que a tendência é de que o prato do brasileiro seja mais diversificado, com diferentes frutas e hortaliças. A conveniência vem sendo um fator importante para o consumidor, e, em 2024, os hortifrútis processados também devem estar mais presentes no carrinho de compras do brasileiro.

Devido ao aumento desta demanda contínua por frutas e vegetais está criando sólidas oportunidades de crescimentos para os varejistas alimentares, segundo a diretora de certificação de produtos alimentícios da NSF, Sonia Acuña-Rubio, uma provedora de serviços de teste, inspeção, certificação e consultoria, além de soluções digitais, sediada em Ann Arbor, Michigan, para o site Supermarket News.

Segundo a NielsenIQ, os consumidores estão procurando manter uma dieta mais saudável e comer produtos orgânicos e integrais. E para Acunã-Rubio, um varejista que oferecer opções saudáveis e produtos orgânicos pode gerar mais fidelidade deste consumidor a sua marca, e ao mesmo tempo, se diferenciar dos concorrentes. “Como as prioridades sustentáveis podem variar entre os segmentos de consumidores, é crucial que os varejistas entendam os valores e preferências específicos de seu público-alvo”, disse Acunã-Rubio.

Em uma das visitas da SuperHiper a uma rede varejista brasileira, notamos que a tendência chegou aqui e veio para ficar. Um exemplo é a rede de Curitiba (PR), Verde Mais Fresh Market, que investiu neste segmento para oferecer sempre produtos frescos e orgânicos a seus clientes, além de serviços como foodservice. O consumidor vai mais vezes as lojas para comprar o que precisa, como produtos mais frescos, saudáveis e naturais. A crescente demanda por produtos industrializados vem caindo, mas por comidas prontas, saudáveis e o hortifruti, vem crescendo. Vendo esta oportunidade, há 9 anos atrás, Helton Parizzoto investiu na ideia e criou a rede, a primeira do país a investir no segmento.

Em breve, confira a matéria completa na revista SuperHiper sobre a rede Verde Mais Fresh Market.

“O interesse dos consumidores por produtos orgânicos e sustentáveis continuará a crescer e se tornará uma expectativa generalizada, e os eles estarão cada vez mais dispostos a pagar um prêmio pelos produtos”, disse Acuña-Rubio.

Fonte: SuperMarket News

16 de agosto de 2024 0 Comentários
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Negócios

Covabra registra aumento nas vendas de cervejas

De Redação SuperHiper 15 de agosto de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

A rede de Supermercados Covabra, com lojas instaladas em cidades do interior de São Paulo, obteve um crescimento de 9,3% nas vendas de cerveja, em comparação ao ano passado. Desse total, em média, 97% nas vendas ocorreram em loja física e 3% online.

Para o gerente de compras do Covabra, Fabio Saito, o resultado que a empresa tem obtido reflete, em parte, nas ações de jornada do cliente desenvolvidas pela rede supermercadista. “Trabalhamos com um sortimento amplo, incluindo toda a categoria de cervejas e cervejas especiais. Utilizamos pontos extras para lembrar a categoria em outras áreas da loja e oferecemos as principais marcas com produtos gelados”.

A seleção de rótulos é feita através de pesquisas de mercado com as principais marcas presentes no setor de bebidas alcoólicas. “Em nossas lojas, a cerveja premium do estilo Lager é a que mais tem saída”, declarou Saito.

Para o próximo verão, um dos períodos do ano de maior venda de bebidas e que no Covabra chega em torno de 30% de aumento, a rede contará como um dos dos seus grande lançamentos a cerveja Corona Cero. “Sortimento amplo com preços competitivos, alinhados com o mercado são alguns dos diferenciais que o Covabra tem quando o assunto é cerveja”, completou o gerente de compras.

15 de agosto de 2024 0 Comentários
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SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 50 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

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